Ir para conteúdo
Renata_10

ALEMANHA - AUSTRIA - ITÁLIA (Primeira viagem para a Europa)

Posts Recomendados

Estou programando de viajar para Europa em dezembro deste ano, e tenho bastante dúvidas...

Pretendo conhecer a Alemanha, Austria e Itália, entrando por Frankfurt e saindo por Roma. Planejo ficar lá durante 25 dias (do dia 11/12/014 ao dia 08/01/015) (sem contar com os dois dias de ida e volta).

 

O meu roteiro seria:

 

Alemanha

Frankfurt - Würzburg - Weikersheim - Rothenburg o.d.T - Nuremberg - Augsburgo - Munique - Füssen

 

Austria

Innsbruck - Salzburg - Viena

 

Itália

Veneza - Verona - Milão - Florença - Roma

 

(Roteiro feito exatamente nessa ordem)

 

E as minhas dúvidas são:

 

1- Moro em Natal e vi uma passagem, Natal-Frankfurt e na volta Roma-Natal por R$ 2807,00 já com todas as taxas. Esse valor tá caro, barato ou no preço?

2- O roteiro tá legal? Tem algo que eu deveria acrescentar, tirar ou mudar a ordem?

3- Quantos dias devo ficar em cada cidade? Quais cidades vale a pena só passar o dia?

4- Quanto por dia em média seria necessário(contando com hospedagem(podendo ser a hospedagem em hotel o mais barato possível, bed and breakfast ou hostel com quarto para dois e banheiro privado), passeios e alimentação?

5- E quanto sairia em média o deslocamento de trem entre os trechos que citei no roteiro?

6- 25 dias é suficiente para executar esse roteiro?

7- Pensei em adicionar Colônia na Alemanha, vale a pena ou fica muito fora desse roteiro que fiz, corrido demais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, seja bem vinda.

 

1 - Este preço está bom saindo de Natal, uma vez que Natal fica um pouco afastada dos grandes centros que costumam ter passagens mais em conta.

 

2 - Eu só tiraria Milão, que fica meio fora de mão em relação ao resto, e não tem tanta coisa turística para se ver.

 

3 - Minha sugestão seria: Frankfurt(1) - Würzburg(1) - Weikersheim(1) - Rothenburg o.d.T(1) - Nuremberg(1) - Augsburgo(1) - Munique(3) - Füssen(1) - Innsbruck(1) - Salzburg(1) - Viena(3) - Veneza(2) - Verona(1) - Milão(0) - Florença(2) - Roma(4)

 

4 - Isto é muito subjetivo, pois depende unicamente do que vocês escolherem e das datas exatas que estiverem em cada local. Por exemplo, a hospedagem até o dia 25/12 é bem barata, mas entre o Natal e ano novo, dobra de preço. Eu colocaria uma média mínima de 160 a 180 Euros por dia para um casal.

 

5 - Depende das datas exatas, e de quão cedo você reservar. Se reservar tudo com bastante antecedência (90 dias) acredito que os deslocamentos fiquem na média em uns 25 a 30 Euros por pessoa para cada deslocamento.

 

6 - Eu acho que até dá, mas você tem que programar os deslocamentos muito bem.

 

7 - Colônia você poderia fazer num bate-e-volta a partir de Frankfurt, mas aí teria que sacrificar outra cidade...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada pelas dicas AdrianoLB! Realmente Milão tá um pouco fora, eu só coloquei no roteiro porque a minha irmã passou alguns dias lá em dezembro/2013 e elogiou muito, então fiquei curiosa e resolvi incluir. Mas vou repensar pra ter um roteiro mais tranquilo!

 

Sobre as datas eu saio de Natal dia 11/12 e chego em Lisboa (para conexão) dia 12/12 às 6:55 da manha e o voo para Frankfurt só sai as 18:30, então pensei em passear um pouco por lisboa, seria possível? Então chego em frankfurt mais de 22 horas da noite do dia 12/12, que já iria descansar para começar o roteiro no dia seguinte (13/12), sendo assim as datas mais caras a partir do dia 25/12 eu creio que já estaria na Itália.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Milão não deixa de de ser uma cidade boa para se visitar, principalmente se você for interessada em moda, mas a maioria das pessoas acha Milão meio sem graça comparado as outras cidades da Itália como Veneza, Florença e Roma por exemplo, que na opinião da maioria das pessoas são bem mais interessantes que Milão. Então é uma questão de prioridade, liste as cidades que você não quer abrir não de jeito nenhum, e veja se Milão caberia ou se poderia cortar alguma outra cidade e colocar Milão no lugar.

 

Quanto ao passeio em Lisboa é possível sim, o aeroporto fica praticamente no centro da cidade. Só não assuma nenhum compromisso de horário ou passeio em Lisboa, faça um passeio descompromissado, e lá pelas 15:30 volte para o aeroporto, para não correr nenhum risco de perder a conexão.

 

Agora o próximo passo e partir para o detalhamento do roteiro, definindo a sequencia e o número de dias em cada local. Como dica, eu sugiro você montar uma base em algumas cidades centrais e visitar as cidades próximas no esquema de bate e volta, por que ficar fazendo malas, check-in/check/out todo dia é bem chato...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas dicas Adriano! Eu realmente estou pensando em tirar Milão e aproveitar melhor o roteiro com mais tranquilidade. Sobre as cidades pra fazer bate-volta e as pra montar base, como vc sugere?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As outras cidades eu conheço pessoalmente ou já pesquisei a respeito, mas Weikersheim eu não conheço, o que tem para se fazer lá alem do palácio? Parece ser uma cidade minúscula, será que vai ter muito o que você fazer lá no inverno? Falo isto por que muitos locais, principalmente nas cidades menores simplesmente fecham no inverno. Eu pesquisaria um pouco mais a respeito de Weikersheim...

 

Innsbruck, tirando os esportes de inverno não tem lá muita coisa para se fazer. E se já tiver nevado quando você estiver lá, Innsbruk estará lotada de praticantes de esportes de inverno e consequentemente bem cara. O deslocamento até lá não é complicado, mas fica um pouquinho fora de mão. Se a sua intenção for só ver os Alpes e neve, dê uma olhada em Garmisch-Partenkirchen, que fica perto de Munique, e você pode conhecer num bate e volta.

 

Um bom local para fazer uma base seria Nuremberg, de lá você visitaria Würzburg, Weikersheim e Rothenburg o.d.T. Outra base seria em Munique de onde visitaria Augsburg e Füssen. O restante fica meio distante para se fazer bate e volta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renata,

 

De Natal a cia que costumava ter os melhores preços era a TAP. Diante da baixa oferta de vôos, do ticket permitir que você entre por uma cidade e volte por outra e as taxas estarem inclusas, não parece um preço ruim. Entretanto, ainda estamos em fevereiro e está bastante cedo para chegarem as promoções. Às vezes saem boas promoções de Recife e você chega lá em 5h de ônibus.

 

Fica difícil de falar que o roteiro tá legal, porque você não mostrou como pretende distribuir o tempo. E isso você é quem precisa avaliar, de acordo com o teu perfil e suas necessidades. A sugestão do Adriano envolve muitas trocas de hotéis para o meu gosto e só seria viável se você alugasse carro. Aliás, para qualquer roteiro na Rota Romântica um carro ajuda demais, visto que é mal conectada por trens. Há opções melhores na Alemanha se você quiser fazer um roteiro 100% de trem.

 

Não dá para chutar orçamento sem arrumar primeiro o roteiro, até mesmo porque há cidades que podem se tornar inviáveis de conhecer se você distribuir os dias. E não está muito homogêneo em custos, há partes mais baratas e outras bem mais caras. Veneza e Viena por exemplo custam pelo menos o dobro do que você gastaria para se hospedar em Füssen, por exemplo.

 

Colônia não é a melhor das opções nesse roteiro, significa um desvio. Além disso, você já terá visto dezenas de cidades com arquitetura semelhante à que você irá encontrar lá.

 

Seu roteiro na parte alemã está quase que completamente dentro da Baviera, o único ponto fora é Frankfurt. De Frankfurt a Würzburg você compra antecipado na bahn.de e pega descontos. Para todo o resto, use o Bayern Ticket, uma espécie de passe de duração de um dia que dá direito a ilimitadas jornadas em ônibus, metrô e trens regionais no período de 9 da manhã às 3 da manhã do dia seguinte (sem limite nos finais de semana). Custa 23 euros + 4 euros de suplemento por pessoa adicional, até o limite de 5.

 

No restante, basicamente você terá que comprar tickets avulsos. Na maioria dos trechos você terá descontos substanciais se comprar com 3 meses de antecedência nos sites oficiais das cias de trem (não nos revendedores, como Raileurope e similares).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei muito da dica de vocês e mudei bastante coisas no meu roteiro, e pra melhorar eu olhei de novo o site da TAP e o valor da passagem baixou, agora a passagem entrando por Frankfurt e saindo por Roma está R$ 1.865,00 já INCLUINDO TODAS AS TAXAS!

 

Meu roteiro agora está assim(quero a opinião de vocês se agora tá legal ou se ainda devo mudar algo):

 

 

11/12 Natal (Saida 20:55)/Lisboa

 

12/12 Lisboa (Chegada 06:55 e saída 18:20)/FrankFurt (Chegada 22:30) Obs.: O tempo de conexão em lisboa está longo porque quero conhecer um pouco de Lisboa durante esse tempo da conexão

 

13/12 Frankfurt

 

14/12 Frankfurt/Colônia/Frankfurt

 

15/12 Frankfurt/Wurzburg (120 km)

 

16/12 Wurzburg/Rothenburg o.d.T (68 km)

 

17/12 Rothenburg/Nuremberg

 

18/12 Nuremberg/Augsburg (184 km)

 

19/12 Augsburg/ Munique (70 km)

 

20/12 Munique

 

21/12 Munique (passeio dos castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau)

 

22/12 Munique/Salzburg

 

23/12 Salzburg/Innsbruck

 

24/12 Innsbruck/Veneza

 

25/12 Veneza

 

26/12 Veneza/Florença

 

27/12 Florença

 

28/12 Florença/Lucca

 

39/12 Lucca/Pisa(de passagem)/Siena

 

30/12 Siena (Vinículas)

 

31/12 Siena/Roma

 

01/01 Roma

 

01/01 Roma

 

02/01 Roma

 

03/01 Roma

 

04/01 Roma

 

05/01 Roma

 

06/01 Roma (saida 11:35)/Lisboa(Chegada 13:45 e saída 14:45)/Natal(Chegada 19:25)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, hein, Renata? Esse preço tá muito bom.

 

Se ainda não comprou a passagem, eu sugeriria ficar uns dias em Lisboa. Na TAP, isso (stopover) é grátis e ajuda a quebrar um pouco a viagem e, de quebra, conhecer esse destino. Com tantos dias em Roma, dá para usar alguns deles para Lisboa. De 2 a 3 dias lá tá suficiente.

 

Não pernoitaria em Salzburg, para evitar uma troca de hotel por apenas uma noite. Em vez disso, faça bate e volta. No outro dia, você sai cedo de Munique a Innsbruck, deixa as malas na estação e pega o último trem do dia para Veneza.

 

Também não pernoitaria em Siena e Lucca, ainda mais nessa época do ano. Ficaria em Florença e a utilizaria como base.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou fazer o Stopover, é uma ótima ideia Marcos! Mas quantos dias você acha que seria interessante para esse Stopover em Lisboa? Outra dúvida, é que eu ainda to com pena de ter tirado Viena do roteiro, mas pra ir pra lá ficaria muita contra mão né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas sugestões interessantes para pensar (ou complicar) seu roteiro. Heildelberg perto de Frankfurt é muito bacana para um daytrip. Se for do tipo que gosta de passeios em Rio, recomendo visita ao vale do reno de frankfurt, é super lindo para fazer um passeio e ainda com os castelos na margem. Na verdade acho que Colônia é um dos trechos que dá para fazer o passeio do rio. O mais comum é Koblenz até Rüdesheim.

 

MIlão eu não achei turisticamente desprezível. Entre as catedrais que eu conheci, achei a de Milão (Duomo) a mais bonita. Se vc for fã de igrejas, recomendo certamente.

 

Sobre Lisboa, é uma cidade lindíssima. Acho 2 dias inteiros o mínimo para ter uma boa noção. Dado que vcs vão estar cansados depois do voo do Brasil, 3 dias seria adequado. Dá para ficar muitos dias em Lisboa pq tem muita coisa interessante para fazer por perto. 2 dias já daria para ter uma noção de Lisboa e Cintra. Com mais dias daria para conhecer cascais, estoril, fátima, évora, tomar, arrábida, óbidos...Tem coisa demais para ver, mesmo se ficar 6 dias não esgotará tudo que tem nos arredores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Psemple que é melhor fazer o stopover com 3 dias. Na última viagem eu fiz exatamente como você vai fazer, saí de Natal e fui até Lisboa pela TAP. Cheguei um caco e o primeiro dia foi nulo, só deu para fazer uns passeios leves. Daí com mais 2 dias completos você veria Lisboa com mais calma.

 

Achei a cidade bonita mas, não sei quanto a você, eu quando viajo gosto mais de ver o que é diferente. Lisboa lembra muito as cidades brasileiras e isso não é por acaso. Arquitetura semelhante, costumes semelhantes. E não tive uma boa experiência com o povo de lá. Então gostei bem mais de outras cidades, mas não me arrependo de ter feito o stopover. Teria sido bem mais cansativo pegar mais um vôo no mesmo dia, depois de já ter voado 8h entre um continente e outro.

 

Também concordo com ele sobre Heidelberg. Na verdade, tanto Heidelberg quanto as vilas do Reno são alternativas mais interessantes do que Colônia, que se destaca mais pela catedral. O pessoal bem experiente em Alemanha diz que o centro histórico daquelas cidades é melhor, mais bonito e mais bem preservado do que o de Colônia. E as cidades do Reno são mais próximas. Quanto ao passeio de barco, primeiro você tem que ver se funciona nessa época do ano. Se funcionar, o ideal é fazê-lo na direção de Rüdesheim até Koblenz e não o contrário, pois é no sentido do rio e você não perde tanto tempo quanto se fizesse o contrário. Em termos de variedade de beleza, não há necessidade de fazê-lo até Koblenz, o trecho de Rüdesheim até St Goar ou Boppard tem as melhores vistas, custa menos e perde menos tempo do que seguindo todo o rio.

 

Com relação à Viena, fez bem de tirar. O problema de todo viajante na Europa é que ao se dar conta de que o continente é fantástico, lindo e muito variado de opções, com tudo tão próximo e tão bem conectado por transporte público, a tentação é mesmo de tentar ver tudo. Mas quem quer tudo acaba sem nada. É melhor ver com qualidade, do que depois nem se lembrar de onde passou de tão corrido, sem falar na perda de tempo com deslocamentos extras.

 

Psemple, Milão tem sim opções turísticas e concordo que o Duomo é muito bonito. Só acho que, ao comparar com outras cidades, Milão fica bem abaixo. E pelo que observo nos fóruns, essa é uma visão bem comum. Naturalmente, não é unanimidade, toda grande cidade europeia tem seus fãs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei as minhas passagens e fiz como MarcosPereira me sugeriu, com o stopover em Lisboa e agora ficou assim:

 

 

11/12 Natal (Saida 20:55)/Lisboa

 

12/12 Lisboa (Chegada 06:55)

 

13/12 Lisboa

 

14/12 Lisboa

 

15/12 Lisboa(saida 18:20)/Frankfurt(Chegada 22:30)

 

E a volta eu também prolonguei, saindo de Roma no dia 08/01 em vez de sair no dia 06/01.

 

Adorei a dica das cidades para fazer no lugar de Colônia, sendo assim como você disse vale muito mais a pena que Colônia, vou dar uma modificada no roteiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para essa época que vc vai, dá uma pensada no que fazer nos dias de natal e ano novo pq vai ter bastante coisa fechada. Em algumas cidades, até o transporte público pode ser precário. Em alguns países dia 26 também é feriado, embora haja aquele boxing day em vários.

 

Para seu planejamento, é bom já chegar na Europa com alguma roupa para frio, ainda que vc possa comprar mais na Europa. Em Lisboa, vai ser mais tranquilo, o inverno é mais como no sul do Brasil. Em Frankfurt e outras cidades ao norte talvez encare alguma temperatura negativa e eventualmente neve. Além disso, bom lembrar que o dia escurece por volta das 16-17 hs. Então, o ideal é concentrar os deslocamento de noite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

psemple, Pelo roteiro até agora, eu irei passar a véspera de natal 24/12 em Munique, indo no dia 25/12 para Salzburg (Áustria), e o ano novo, dia 31/12 em Florença, indo no dia 01/01 para Lucca. Você acha que são lugares legais para passar essas datas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a impressão que os melhores lugares sejam as grandes cidades. Mas como são datas muito específicas, vale vc tentar dar um google e ver se existe alguma impressão das pessoas nessas datas.

 

De qualquer jeito se vc entrar nos sites das atrações vc consegue descobrir quando estão fechadas. Dia 25 e dia 1, com certeza vc não vai achar quase nada aberto na maioria dos lugares.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estive em Viena, Munique e Salzburg no Natal de 2013, e praticamente nenhuma atração estava aberta, Aproveitei estes dias para bater perna, andei pela cidade toda, vendo as atrações sem entrar em nada.

 

Mais precisamente eu sai dia 25/12 de manhã cedo de Viena, passei o dia em Salzburg e segui a Munique no final da tarde 25/12. Em Salzburg andei pela cidade toda e subi até a fortaleza.

 

No dia 24 muita coisa já fecha ao meio dia ou as 14 horas. No dia 25, o único local aberto que encontrei nas minhas pesquisas foi a fortaleza de Salzburg, em Viena e Munique tudo estava fechado, inclusive a maioria dos restaurantes. No dia 26 muitos locais também estavam fechados, mas a maioria já tinha voltado a abrir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora eu lembrei que estive em Frankfurt num feriado. Não tinha quase nada aberto, inclusive os restaurantes a maioria estava fechada.

 

Pelo pessoal que eu conversei, a melhor coisa que tinha para fazer e o que fiz foi fazer o passeio de barco no Rio Reno. Uma enxurrada de pessoas foram fazer esse passeio também, ainda mais que estava um dia de sol lindo. Inclusive para jantar, como eu não quis ficar procurando coisa aberta, acabei jantando no mcdonalds da estação central.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ver se o passeio de barco funciona nessas datas.

 

De todo modo, é uma ótima oportunidade para fazer o que o Adriano fez, que é simplesmente andar pela cidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma alternativa bacana que costuma ter é passar o ano novo dentro de um barco dos Rios. Em quase todos lugares que tem rios turísticos tem isso (exemplo Rio Douro, Lago Ness). Daí é questão de pesquisar se for do interesse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×