Ir para conteúdo

Atacama, Santiago e Valle Nevado- relato e preços


Posts Recomendados

  • Membros

Amigos viajantes e mochileiros

 

Voltei há duas semanas de uma viagem linda por paisagens diversas: neve, vulcoes, desertos, lagoas e temperaturas de 24 de dia e 1 grau a noite. Planejamento, pesquisa principalmente aqui no blog , ajuda de pessoas incriveis e um pouquinho de sorte contribuiriam para isso.

 

Antes de viajar seguem algumas dicas uteis:

- O deserto mexe muito com seu metabolismo. Beba muita água, mesmo sem sede. Você não percebe e fica desidratado.

- Aconteceu comigo, com meu marido que é atleta e quase todos os gringos no hostal: mal da altitude. Vem do nada mesmo! Não tem remédio. Descansar e água. Fui muito bem atendida no posto de saúde de SPA.

- Não caia nessa de fazer dois tours por dia ou ir comprar o geyser del tatio logo que chegar. Vi isso em agencia onde trabalham brasileiros. Eles vendem na maior, sem avisar q vc passa mal mesmo, não tem dia. Pode ser no primeiro ou no quarto. Ja nas agencias de locais, todos avisaram para pegar mais leve!

- Leve casacos, segunda pele, bota de trekking. Se quiser pagar barato, ha opções de brechos na avenida Providencia perto da estacao Manuel Montt. Precisa fucar e ter sorte. Se nao va para o shopp Arauco. nao é barato, mas ainda sim melhor que o Brasil. Ja gorros e luvas de lã, pode deixar para comprar nas feiras de artesanato em SPA.

- Leve Reais para SPA. Eu comprei pesos aqui no Brasil e perdi muito dinheiro. A cotação lá estava quase igual de Santiago.

- Deixe para fechar os passeios/tours na cidade. Em uma manhã vc fecha e negocia. Da um bom desconto. Nem precisa ficar cotando por email, é perda de tempo.

- Curta o céu é que lindo!

- Em santiago, há um local de apoio ao Turista na Providencia (meu bairro preferido). O atendimento é dez.

 

segue meu relato:

 

14/05-SP/Santiago/San Pedro de Atacama

Voo Sp/ Santiago : 12:45/16;10

Vôo Santiago/Calama- Lan- 17:30 /19:30.

Transfer Lincacabur- saída 20:00 aeroporto

Chegada Hostal: 21:20

Fomos ao centro num frio de lascar, para jantar, mas quase tudo estava fechado naquele primeiro contato. Só conseguimos comprar para jantar Quiche+ Coca. Hoje saberíamos que há lugares abertos!

 

Vôo Santiago/Calama/Santiago- Lan Chile 68.000 pesos por pessoa. Comprei no site, pagamento a vista mais IOF 6,38%. Deixei apenas 1 hora e meia de troca de voo. Foi pouco, pois tive que sair, passar pela policia federal, ir para lado de voos internos no aeroporto e fazer check in. Quase nao deu tempo! 2 horas é melhor, pois o voo com tarifa promo da lan nao aceita remarcação.

se tivesse mala para despachar nao daria tempo! Outra dica: viaje leve!

Hostal Lackuntur –suite privativa- 30.000 pesos/dia. O melhor preço que encontrei na cidade. E se mostrou uma ótima escolha conforme meu relato:

http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g303681-d6547247-Reviews-Hostal_Lackuntur-San_Pedro_de_Atacama_Atacama_Region.html

Transfer aeroporto Calama/SPA/Calama – 20.000 pesos por pessoa

 

15/05- Pesquisa agencias de turismo e Mal da altitude

Os preços variam muito, e há bons descontos no fechamento de vários. Ou seja não adianta cotar por email, pois pessoalmente muda 100%.

Paramos para comer um lanche de frango, na calle Caracolles e comecei a passar mal. Senti taquicardia, muito enjoou, e dor de cabeça. De repente a fome sumiu e deu lugar a uma sensação muito ruim. Não consegui comer nada e só pensava em deitar,

Dormi a tarde toda, so acordei para tomar chá de coca e muita água. Depois de 4 horas, consegui ir ao centro novamente e jantar um Lomo a lo pobre. A cidade estava mais cheia, animada.

 

16/05- Tour Laguna Cejar e Laguna de Teninquinche

Acordei bem melhor, fomos ao centro da cidade e fechamos passeios na Colquer Tours (apenas reserva, pagamento só do tour do dia).

O Almoço foi leve e as 15:00 saida para o tour Laguna Cejar, Ojos del Salar, salar de Tebinquinche.Não tinha pessoas o suficiente e fomos remanejados para a agencia Incanorth Tours.Atrasou uma meia, hora e finalmente saímos para o primeiro passeio.

Laguna Cejar[/u]- Depois de muita coragem e incentivo de outros brasileiros, entramos na água. Imediatamente a pele começou a arder do sal. Ficou bem vermelha mesmo. A sensação é engraçada.

Saímos e não deu tempo de se lavar nos chuveiros gelados no local. Segundo o guia iríamos mergulhar nos Ojos Del salar. Blz.. mas pele foi fritando até lá. Chegando, não rolou! Tinha pouca água e estava meio mal cheirosa. O jeito foi ficar com o sal do corpo pois o frio estava pegando.

Colocamos as roupas e fomos de carro ao Salar de Teninquinche. O lugar valeu a pena! Lindo por do sol refletido na película de água. O Lincacabur lindo vermelho. No final teve petiscos: Doritos, baratas e Pisco. Fomos um dos últimos da voltar já a noite.

 

Bote.JPG.1b4c63cc8ce82addf01dde80496b3a06.JPG17/05- Trekking Púcara de Quitor[/color]

Iríamos fazer o Valle de la Luna, pois era um passeio tb sem altitude para adaptação. Resolvemos ir de manhã para as ruínas da fortaleza Púcara de Quitor a pé. Estradinha de terra, meio esquisita e parecia que nunca chegava. Depois de mais de 3 km, chegamos. Há uma explicação breve dos caminhos(sendeiros) e historia do povo loca pré-inca que data do século XII . Local muito bem conservado, com estrutura, alem das vistas dos mirantes serem lindas.

Voltamos cansados do sol e caminhada e resolvemos descansar a tarde.

2014-12-251.jpg.30cd114e3756b8e12081e6730790ab48.jpg

 

Preços: 4000 pesos por pessoa

Jantar: Péssima experiência. Pedimos uma pizza no restaurante La Plaza (ao lado da igreja) que havia dois cabelos na pizza. O gerente nem ligou, queria cobrar 100% e ainda falou que nao precisava da gente pois tinha muitos clientes. Enfim evitem!! ::grr::

 

18/05- Lagunas Antiplanicas

A Van das expediciones Corvath passou as 06:30 da manhã no hostal no maior frio. Só tinha chilenos e 1 uruguaio.

1a parada- Salar de atacama – Laguna Chaxa. A primeira laguna. Presença de flamingos e outros pássaros. Tb foi local do café da manhã com muito frio.

2a parada- Pueblo Toconao- rápida parada no pueblo, visita a igrejinha e explicação sobre o cultivo de verduras locais.

3ª parada- lagunas Miscanti y Miñique- Finalmente depois de horas, vimos a paisagem maravilhosa da lagoa Miscanti. Não é possível caminhar próximo, precisa-se caminhar na trilha demarcada. Local lindo, estava sem vento, a água era um grande espelho dágua. De longe haviam animais na beira da lagoa.

E possível ir a pe ate a laguna Minique, mas o guia meio que obrigou todos a subirem na van para ir na outra laguna. Tão linda quanto. Ficamos uns 15/20 minutos e fomos embora.

Na volta o guia propôs almoco em um restaurante de estrada no pueblo Toconao- não sabia que era restaurante de beira de estrada, mas estava bom- sopa de lentinhas, prato principal (tortilha de quinua/arroz/salada ou carne branca) + suco de laranja.

lagunas.jpg.0bf954c437b36037fddd60e6586fef23.jpg

Preços por pessoa: 22.000 pesos + 5.000 pesos duas entradas (laguna Chaxa e lagunas Miscanti e Minique)

4000 pesos por pessoa –almoco

Jantar: Hostal

 

 

 

19/05- Valle de la Lunna e Muerte

Tarde tour Valle de la Luna pela Incanorth, que depois de muito chorar fez um preço melhor se fechar o salar de tara.

Saída: 15:00 frente da agencia. Van lotada com o guia Paulo que falava super bem português.

1a parada- Valle de La Luna- local muito bonito e exótico. So achei meio bobo entrar nas cavernas. Acho que seria mais legal continuar no trekking.

2a parada- Pedra do Coyote- foto obrigatória na pedra com direito a fila. O por do sol lindo no deserto.

3ª parada- Valle da Muerte- Como atrasou os passeios acima, só passamos de carro, pois esta ficando escuro.

Preços por pessoa: 6.000 pesos + 2.000 pesos a entrada

Jantar pizza El Churra de novo! Menos de 10.000 pesos

 

20/05- Salar de Tara

A Van da Incannorth atrasou 40 minutos, e chegou as 8:10 h.O mesmo guia otimo Paulo fez esse passeio tb.

Desta vez haviam + 4 brasileiros e muito espaço.

O salar foi o tour mais longe. Paisagens lindas, e alguns guacanos e vicunhas no caminho.

1a parada parada café da manhã no deserto. Não lembro o nome, mas local com formação rochosa muito bonita.E frio!

2a parada - Salar de tara- caminhada e almoço. Local com pouquinhas pessoas e lindo. Paredões que lembran o Grand Canyon, lagunas com diversas cores, vegetação contrastante.

3o parada – Laguna diamante (congelada). Linda contrastando com o vermelho das montanhas e vulcoes.

598dc17d59eb4_salardetara.jpg.6c7b68ceb8346fe7b7e8efef1ffaaeb2.jpg

Preços por pessoa: 40.000 pesos

Jantar Delicia da Carmem- 16.000 pesos. Não estava muito bom, carne meio mal passada.

 

21/05- Santiago- Feriado

07:30- Van da Licacabur nos buscou no hostal. As 9:30 estavamos no aeroporto de Calama, que estava em reforma. Nosso vôo saiu as 11:30 e com escala em La Serena, onde pudemos ver uma das piscinas gigantes dos condomínios de praia.

Chegada em Santiago: 14:00.

Check in apartamento Canales as 14:30. Otima opção, cozinha, sala, varanda com vista para o San Cristoban, aquecimento, banheira, portaria e proximo ao metro.

Tarde chuvosa fomos no supermercado Líder no shopping Costaneira e fechar passeios para o dia seguinte.

 

Preços :3 diarias- Apartamento canales- 180 US. Reserva pelo Booking.com

Transfer Compartido- aeroporto- providencia- 6.200 pesos por pessoa

 

22/05- Valle Nevado

A van da Ski Total atrasou cerca de 45 minutos para nos pegar no apartamento.

Chegaram 8:30 e cerca de 40 minutos depois estávamos na loja no bairro de Los Condes. Pagamos e embarcamos com uma van cheia de brasileiros para uma parada em uma lanchonete para comprar água e comida. Como estava super cheia e muito desconfortável pedi ao guia para trocar de carro. Ele concordou e esperamos mais uns 15 minutos e fomos em uma van somente com 6 pessoas.

A guia que tb falava um portunhol muito bom foi dando explicações sobre a região durante as 70 curvas fechadas.

1a parada- Valle Nevado- 40 minutos no local, brincando com neve. A estação estava fechada, então só havia brasileiros.

2a parada- Farellones- um pouco menos de neve, mas lindo tb. Tiroleza e arvorismo.

598dc17da6a11_vallenevado.jpg.6c77cc2e53b5727a7cfb13723a475a57.jpg

Preços :25.000 pesos tour por pessoa + 4000 aluguel de bota de neve

6000 pesos Tiroleza

Volta deixaram no hotel e ainda ganhamos 2 garrafas de vinho. Super recomendo a empresa. Um outro turista disse que havia ido no dia anterior com uma empresa que faz o tour dos onibus de dois andares, e tinha sido mais caro e meio periodo apenas.

 

 

23/05- Santiago

De manhã passeio nos parques e shopping Costaneira. Os parques ficaram lindos no Outono. Achei a cidade bem mais bonita e agradável do que no verão.

A tarde Clube Hípico e compras na avenida providencia.

 

24/05- Santiago/SP

As 04:00 a van do Transfer Delfos passou no apartamento.

Chegáramos as 04:30 no aeroporto. Vôo volta: 06:30 e retorno SP 11:30 .

Valor trnsfer van privativa: 19.000 pesos

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

oi Renata. Gostei do seu post pois tem os preços atualizados. Vc gostou da agência Incanorth?

Me ofereceram os 4 passeios lagunas cejar, geisers, laguna altiplânicas e vale da lua por 55.000 pesos. Achei o preço interessante, mas estou em dúvida quanto à agência.obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi pessoal. O Atacama é surpreendente mesmo. Quanto ao soroche de fato há pouco o que fazer. Nos hotéis tem chá de Coca que alivia o mal estar. Tomem antes do passeio, sem contra indicações. Inclusive há marcas que parecem até mate leão...

Caso vá passar poucos dias em Santiago, leve poucos pesos. Também compramos pesos em San Pedro e vale mais a pena, fora que não tem a roubalheira do iof e nem vão pedir seus documentos e informar a receita.

Fiz meus passeios pela agência recomendada no blog do matraqueando, mas não gostei muito. Achei o preço parecido com as demais e as vans estavam bem feias, sendo que por ser alta temporada, em julho ano passado, eles super lotaram a capacidade do passeio e foi todo mundo muvucado.

Foi desconfortável a ida e pior ainda a volta. Confiram se o valor condiz com a qualidade do passeio. Nem sempre barato é bom...Bom passeio e levem maquina de foto com muitos cartões de memória pois vale cada centavo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...