Ir para conteúdo

BH Cuenca Equador -via Acre, Cuzco, Lima de carro 2013 7K km


Posts Recomendados

  • Membros

Olás!

 

Eu e a patroa recebemos uma oferta pra trabalhar em Cuenca no Equador... E aceitamos!!! :lol:

O mais gozado é que fizemos um acordo de ir de carro para que pudéssemos levar mais coisas na mini-mudança... E a empresa aceitou! :lol:

 

Então vamos nos organizar e ver a viabilidade efetiva pra ir por essa opção contra a opção de avião.

Os prós e contras já temos enumerados após algumas boas lidas nos posts por aqui e estamos mais quedados a ir de carro. Porém gostaria da orientação dos experientes quanto às rotas, custos, preparações no carro, documentação aceita no Ecuador, enfim...

 

Inicialmente estamos preparando uma rota e a que mais nos aproximou foi via Acre. Basicamente:

 

- Belo Horizonte (ex-casa)

- Uberlândia (MG)

- Rondonópolis (MT)

- Cuiabá (MT);

- Cárceres (MT)

- Ji Paraná (RO);

- Porto Velho (RO);

- Rio Branco (AC);

 

Ao entrar no Peru ::lol3:: a proposta ia ser:

 

- Puerto Maldonado;

- Quinzemil;

- Cuzco;

 

Aí vai por

- Ayacucho;

- Huancayo;

- Lima;

 

Ou por

- Ayacucho;

- Pisco;

- LIma;

 

Oooou por

- Puquio;

- Pisco

- Lima;

 

A intenção é fazer uma viagem pra dormir nas localidades com mais infraestrutura (digamos: hotel), asfalto melhor, sem tantas curvas (tá, sei... piada!) e não vamos fazer turismo. Apenas contemplar a paisagem atras do vidro do carro! ::kiss::

 

Ao passar Lima, percebemos que o trajeto "default" é:

- Trujillo;

- Chiclayo;

- Piura;

- Macará - próximo da divisa Peru - Ecuador

- Loja

- Cuenca! :mrgreen:

 

O que acham?

 

Abraços e obrigado desde já!

 

Robson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Informações complementares:

 

Data de saída estimada: 12 julho 2013;

Dias estimados: 8 dias;

KMs estimadas por dia: 900km (2 pessoas - 450km cada) saindo de manhãzinha (5 ou 6h) pra chegar nos lugares pre-estabelecidos conforme reservas de hotel;

Carro: GM/Chevrolet Vectra

Consumo estimado (geral, considerando R$3,00 o litro para TODO O PERCURSO, inclusive no Peru e Ecuador, onde sabemos que é mais barato - convertido): 13 km/L

 

Acho que é só...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Robson.

 

Fiz esse trajeto entre set e nov/2011. De Cusco siga via Puquio/Nazca. Evite tentar fazer o caminho via Ayacucho pois a rodovia, apesar de muito mais interessante, ainda deve estar em obras, com trechos sujeitos a interrupções e sendo pela região da cordilheira com muitas curvas, demorará bem mais.

 

O veículo não precisa de nenhuma preparação especial, pois só pegará estradas asfaltadas. Lógico que é necessária uma revisão completa.

 

Quanto à documentação, no Peru é necessário fazer o seguro SOAT. Providencie em P.Maldonado. Parece que no Equador também tem um seguro equivalente ao SOAT. Não fiz e nunca me pediram. Leve cópia de todos os documentos pessoais e do veículo. Para entrar no Peru tem onde tirar cópias, mas na aduana do Equador não tinha e foi um sufoco.

 

Será muito difícil conseguir chegar em Cuenca em 8 dias. Para isso teria que fazer BH/Rio Branco em 3 dias, 1 dia até Cuszo, 1 dia Nasca, 1 dia até alguma cidade após Lima, 1 dia Piura e 1 dia Cuenca. Se por acaso o cálculo foi baseado em informações do Google esqueça, pois não refletem a realidade.

 

O roteiro mais viável seria: 4 dias até Rio Branco, 2 dias Cusco, 2 dias Lima, 1 dia Piura (saindo às 4 hs de Lima) e 1 ou 2 dias Cuenca (parando em Loja se não der tempo de fazer em 1 dia).

 

Além disso tem alguns problemas de logística. Tente evitar cruzar a cidade de Lima durante o dia. Pode demorar entre 3 e 4 hs.

 

Eu dormi no bairro de Miraflores e saí do hotel de madrugada (às 4.30 hs). Consegui atravessar a cidade em menos de 1 h. e escapei de ser parado em vários postos policiais, pois a partir de Lima provavelmente será parado por toda viatura policial que fica observando o tráfego. E todos vão querer alguma grana. Na chegada de qualquer cidade/lugarejo, diminua a velocidade. Obedeça as placas de velocidade, geralmente de 35 a 50 km/h. Mesmo assim será parado e dirão que vc estava acima do limite. Fale educadamente mas com firmeza que estava dentro do limite. Comigo funcionou e não fui multado. Outra coisa: Se tiver película nos vidros, retire.

 

Não cruze a fronteira do Equador com pouco combustível. É provável que não vai encontrar perto da fronteira (o combustível no Equador é muito barato e os peruanos compram lá para trazer para o Peru).

 

Boa viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Poxa Robson, me seguindo até aqui velho? Aí não pode.... cadê minha privacidade? kkkkk

 

Poxa amigão, aquele negócio né... eu estou indo no Corsa para o Chile no dia 29 de Junho. Estava pensando em chegar no Chile e subir pra Antofagasta e Salar de Uyunni, caso eu tivesse companhia na viagem. Meu roteiro "sozinho" é descer de Santiago para Puerto Montt, aproveitando o que á de bom no Chile neste meio caminho.

 

Mas em fim, se conseguir planejar sua viagem pelo Chile ia ser legal pois agente pode se encontrar lá. Porém fica bem mais longe né?

 

Boa sorte na nova empreitada....

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Caro Robson.

 

Fiz esse trajeto entre set e nov/2011. De Cusco siga via Puquio/Nazca. Evite tentar fazer o caminho via Ayacucho pois a rodovia, apesar de muito mais interessante, ainda deve estar em obras, com trechos sujeitos a interrupções e sendo pela região da cordilheira com muitas curvas, demorará bem mais.

 

O veículo não precisa de nenhuma preparação especial, pois só pegará estradas asfaltadas. Lógico que é necessária uma revisão completa.

 

Quanto à documentação, no Peru é necessário fazer o seguro SOAT. Providencie em P.Maldonado. Parece que no Equador também tem um seguro equivalente ao SOAT. Não fiz e nunca me pediram. Leve cópia de todos os documentos pessoais e do veículo. Para entrar no Peru tem onde tirar cópias, mas na aduana do Equador não tinha e foi um sufoco.

 

Será muito difícil conseguir chegar em Cuenca em 8 dias. Para isso teria que fazer BH/Rio Branco em 3 dias, 1 dia até Cuszo, 1 dia Nasca, 1 dia até alguma cidade após Lima, 1 dia Piura e 1 dia Cuenca. Se por acaso o cálculo foi baseado em informações do Google esqueça, pois não refletem a realidade.

 

O roteiro mais viável seria: 4 dias até Rio Branco, 2 dias Cusco, 2 dias Lima, 1 dia Piura (saindo às 4 hs de Lima) e 1 ou 2 dias Cuenca (parando em Loja se não der tempo de fazer em 1 dia).

 

Além disso tem alguns problemas de logística. Tente evitar cruzar a cidade de Lima durante o dia. Pode demorar entre 3 e 4 hs.

 

Eu dormi no bairro de Miraflores e saí do hotel de madrugada (às 4.30 hs). Consegui atravessar a cidade em menos de 1 h. e escapei de ser parado em vários postos policiais, pois a partir de Lima provavelmente será parado por toda viatura policial que fica observando o tráfego. E todos vão querer alguma grana. Na chegada de qualquer cidade/lugarejo, diminua a velocidade. Obedeça as placas de velocidade, geralmente de 35 a 50 km/h. Mesmo assim será parado e dirão que vc estava acima do limite. Fale educadamente mas com firmeza que estava dentro do limite. Comigo funcionou e não fui multado. Outra coisa: Se tiver película nos vidros, retire.

 

Não cruze a fronteira do Equador com pouco combustível. É provável que não vai encontrar perto da fronteira (o combustível no Equador é muito barato e os peruanos compram lá para trazer para o Peru).

 

Boa viagem.

 

Olá Konai! Muito obrigado pela resposta!

 

Então... A intenção é fazer em torno de 900 km dentro do Brasil, partindo sempre de manhã (5:00 ou 6:00) para que possamos aproveitar bastante os trajetos de dia.

Vai eu, minha esposa e meu pai também. Por isso que creio que os 900km, pelo menos no Brasil, será possível. Será que dá?

 

É melhor então ir por Nazca, certo? Pois vi a rota por cima (Ayacucho) e fiquei desconfiado. No caso das reformas da estrada, a mesma estava em reforma quando vc foi (nov-2011)? Será que não está pronta? Apesar de que sua recomendação é pegar mais retas e planos, ou melhor, menos subidas/descidas e menos curvas! :lol:

 

O veículo vai passar por uma boa revisão e já programei o que será feito! E vai ficar novinho! hehehehehe!!!

 

Creio que vou levar as cópias daqui do Brasil. Sabe se precisa ser aquelas cópias com firma reconhecida e tal, ou só um Xerox?

 

Vou revisar os tempos, rota e documentação e posto aqui.

 

Muto obrigado!

 

PS: Estou em Cuenca hj para treinamento. Pero, de avião! Assim que chegar no Brasil, já vamos preparando as coisas pra que em Julho viajemos.

 

Abraços!

 

Robson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Poxa Robson, me seguindo até aqui velho? Aí não pode.... cadê minha privacidade? kkkkk

 

Poxa amigão, aquele negócio né... eu estou indo no Corsa para o Chile no dia 29 de Junho. Estava pensando em chegar no Chile e subir pra Antofagasta e Salar de Uyunni, caso eu tivesse companhia na viagem. Meu roteiro "sozinho" é descer de Santiago para Puerto Montt, aproveitando o que á de bom no Chile neste meio caminho.

 

Mas em fim, se conseguir planejar sua viagem pelo Chile ia ser legal pois agente pode se encontrar lá. Porém fica bem mais longe né?

 

Boa sorte na nova empreitada....

 

Abraço!

 

Ah, nao... vc por aqui?? heheheheheh!!!

 

Poxa, meu caro, nao vou poder ir pelo Chile nao... Sabe que eh realmente mais distante e q tb teria o problema de passar em mais umas porradas de aduanas, né?!

 

Cara, mas q viagem!!! (literalmente!!! kkkk)

Ir assim, sólo! Q bom, cara, q bom! Se eu pudesse, faria o mesmo!

E como (e onde) está o link pra acompanharmos sua jornada?? Ja ta chegando a data, poxa!!!

 

Muitissima boa sorte pra vc na sua empreitada tbm e nos falamos, meu caro!

 

¡Un abrazo ahora cuencano!

 

Robson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Robson.

 

Dentro do Brasil fiz essa média de 900 km/dia. No Peru a média cai bastante.

 

Vi no mapa do Ministério dos Transportes do Governo Peruano que asfaltaram bastante a estrada para Ayacucho. Mesmo que já tenham terminado, seguindo pela região da cordilheira, considero como limite máximo uns 500 ou 600 kms, dirigindo com segurança.

 

As cópias dos documentos não precisam ser autenticadas. Basta um xerox normal.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Robson.

 

Dentro do Brasil fiz essa média de 900 km/dia. No Peru a média cai bastante.

 

Vi no mapa do Ministério dos Transportes do Governo Peruano que asfaltaram bastante a estrada para Ayacucho. Mesmo que já tenham terminado, seguindo pela região da cordilheira, considero como limite máximo uns 500 ou 600 kms, dirigindo com segurança.

 

As cópias dos documentos não precisam ser autenticadas. Basta um xerox normal.

 

Abs.

 

Olá Konai!

Obrigado pelas informaçoes!

 

Nossa, tentei procurar nesses sites do governo, mas nao consegui achar esse tipo de informação. Contudo, para que eu possa sair de CUZCO e ir até LIMA pelo caminho menos demorado (nao necessariamente o mais curto! ::tchann:: ) de carro, parece que é certo que eu teria que ir por NAZCA.

 

Tenho uma dúvida sobre enquanto ESTAR no PERU e no ECUADOR, independente da quantidade de dias:

- Como funciona os formulários de passagem pela aduana de ambos países?

- Tenho que deixar as cópias dos docs. com as aduanas e informar data de retorno?

- Eles vao nos deixar algum documento de passagem pela aduana para que se algum policial de alguma cidade (Peru ou Ecuador)pedir?

- Sabe se há uma data limite de estadia com meu carro nesses países? Por exemplo, eu tenho meu passaporte carimbado com um visto T-3 de turista (3 meses), significa que entao meu carro poderá permanecer durante esses 3 meses?

 

Obrigado!!!!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Robson

 

Não tinha visto teu tópico.

Olhei algumas alternativas de Cuzco - Lima no mapsouce com perut roteable. A melhor opção é via Abancay - Puquio - Nazca; estimado em 13:45 horas o percurso.

Os mapas rodoviarios estão nesse site http://www.mtc.gob.pe/estadisticas/index.html

Que eu saiba, normalmente não precisa levar/deixar cópia de nada em aduana.

Na Argentina e Chile deram-me um documento de entrada do veículo no país, o mesmo, tinha que ser entregue na saída. Tazvez no Peru funcione da mesma forma. Conheço uma pessoa que conhece o procedimento de entrada no peru, vou ver se consigo o contado dele.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...