Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

Bolívia, Chile, Peru e Equador em 60 dias.

Confira os relatos de Mochileiros que viajaram para países da América do Sul. Se esse também é seu caso, escreva o seu relato!

Mensagempor cmcf » 18 Mar 2006, 15:03

28/01/2006 - Cusco/Puno
Hora de partir rumo a novo destino. Tomei o tal do ônibus turístico, que pára em alguns lugares no caminho entre Cusco e Puno por volta das 8h da manhã. Na boa: acho que o custo X benefício não vale. São 4 paradas: uma igrejinha que tem o teto com umas pinturas (exageradamente propagada pela brochura como a Capela Sistina das Américas), as ruínas do templo de Wiracocha, o limite entre os departamentos de Cusco e Puno, numa região montanhosa, e um pequeno museu arqueológico, além de um almoço incluído. Com exceção do limite entre os departamentos, em todos os outros é necessário pagar a entrada extra. E na boa: o mais legalzinho são as ruínas do templo (mas nada imperdível) e o limite departamental (não sei vocês, mas acho interessante bater foto em frente a essas plaquinhas tipo "Bem vindo a X"). Se fosse mais barato (custa cerca de 25 dólares, não incluso as entradas nos locais), talvez até valesse a pena, mas pelo preço que é, acho que não. Chega-se a Puno no finalzinho da tarde. Encontrei um hotel onde me alojar, reservei o passeio para as Islas Flotantes e Isla Taquile para o dia seguinte e o ônibus para Copacabana no dia posterior e fiquei sabendo que o candidato presidencial peruano OIlanta Humala, então em primeiro lugar nas pesquisas e apoiado por Hugo Chávez (Venezuela) e Evo Morales (recém eleito na Bolívia), estava dando um comício na Plaza de Armas da cidade. Como estudo Ciência Política e me interesso pelo tema América Latina, fui conferir. Cheguei já no finalzinho, mas valeu pelo registro do momento, com a praça lotada e muita gente empolgada. Ainda deu pra tirar uma foto do próprio candidato de pertinho, sendo carregado nos ombros da multidão. Vai que ele ganha em Abril? Essa foto poderá valer milhões! [:D]
Imagem

29/01/2006 - Puno
Cedo pela manhã passaram no hotel para me buscar e levar até o cais da cidade, de onde partiria no barco para conhecer as Islas Flotantes de los Uros e a Isla Taquile. As primeiras consistem em ilhas artificiais construídas a partir da Totora, um tipo de arbusto muito comum pelo Peru e Bolívia e que cresce abundantemente no lago Titicaca. Além das ilhas, também as casas e barcos do povo de Uros são feitas com a mesma Totora, que também serve de comida (não tem gosto de nada, mas dizem que é bem nutritiva e previne artrites). Visitamos duas ilhas, onde os nativos vendem artesanatos diversos, incluindo alguns barquinhos em miniatura feitos com a tal planta, um souvenir bem interessante na minha opinião. Depois, seguimos para a Isla Taquile, essa sim uma ilha "de verdade", natural e firme no lago. O barco que faz o traslado é hiper lento. Explicou-me o guia que nem todo motor se adapta bem à região. Por causa do pouco oxigênio no ar, a maioria dos motores não têm bom rendimento e esse, apesar de lento, é um dos de melhor desempenho. Já chegando à ilha, temos que escutar as piadinhas infames do tipo "Pessoal, é ilha Taquile, não é Tequila" (o que me fez recordar Cusco e "o nome da ruína é Saqsaywaman, não é Sexy Woman"). Um pequena caminhada contornando a ilha até chegar na praça central do vilarejo, onde há mais artesanato à venda e um centro de confecções, além de uma exposição de fotos tiradas pelos próprios nativos. Após o almoço (não incluído), caminha-se mais um pouco até o outro lado da ilha, onde o barco está esperando para o regresso a Puno. A cidade de Puno, aliás, em si mesma é feia e não tem maiores atrativos, de modo que encerro aqui o relato do dia. [:D]
cmcf
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 19 Fev 2005, 17:11
Próximo Destino: Toronto em outubro!
Reputation point: 196

Mensagempor cmcf » 19 Mar 2006, 18:56

30/01/2006 - Puno/Copacabana
O ônibus para Copacabana também sai cedo pela manhã e as companhias passam para buscar os passageiros nos hotéis. Então acordei e fiquei esperando.... esperando... esperando... e eles não vinham! A hora de o ônibus sair aproximava-se perigosamente e nada! Por sorte, o cara do hotel disse que o ônibus saía dali de perto e me acompanhou até o lugar. Senão, acho que teria perdido mesmo. Mas OK! Paramos na fronteira para os procedimentos burocráticos de rotina e chegamos a Copa, onde encontrei com as argentinas Sofia e Luciana que conhecera em Cusco, e também conheci aos argentinos tucumeños Diego e Facundo. Com eles eu ficaria pela cidade e iria à Isla del Sol no dia seguinte. Copacabana é uma cidade pequena e aconchegante do lado boliviano do lago Titicaca. Boa para relaxar. A quem for à cidade, não deixe de subir ao mirante no topo de um morrinho que há na praia. O lugar é local de romaria religiosa dos locais mas também oferece a melhor vista panorâmica do lago e da cidade.

31/01/2006 - Copacabana/Isla del Sol
No dia seguinte, tomamos o barco rumo à ilha do Sol, segundo as lendas incas o local de nascimento do primeiro grande imperador Pachacuteq. Descemos do lado norte da ilha e fomos caminhando até o lado sul, onde a maioria dos hotéis está localizada. Na parte norte existem algumas ruínas arqueológicas, mas há que se pagar 15 bolivianos e sinceramente não vale a pena. Mas ainda assim, recomendo baixar no norte e caminhar rumo ao sul, pois a graça da ilha é justamente essa trilha e as paisagens que se aprecia no caminho. Não deixem de encontrar um bom local para apreciar o pôr-do-sol e de ficar acordado à noite admirando a escuridão do entorno ser rasgada de tempos em tempos por relâmpagos que caem às margens do lago.

01/02/2006 - Isla del Sol/Copacabana/La Paz
Por volta das dez e pouco da manhã, sai o barco de volta a Copacabana. Tempo para almoçar e pegar o ônibus rumo a La Paz. Existem várias companhias que fazem o trajeto e todas têm os ônibus de mesma qualidade. Algumas cobram mais caro e te mostram um ônibus luxuosíssimo, mas no final, todo mundo sai nuns busões da década de 1950 (ou seria de 1940?), então vá pelo preço mesmo. Entre Copa e La Paz, o ônibus pára no Estreito de Tiquina, onde é preciso descer e tomar uma balsa (paga a parte) até o outro lado, onde o ônibus está a espera num pequena praça, e onde é possível ver um monumento aos soldados bolivianos mortos na Guerra do Pacífico, um pequeno lembrete de que o resultado ainda não foi aceito pela Bolívia até hoje. De lá até La Paz, destaque para os maravilhosos nevados da Cordillera Real e para a visão panorâmica da capital boliviana a partir de El Alto: uma cratera rodeada de montanhas e preenchida por favelas. Já em La Paz, hospedei me no hostal El Carretero, bem no centrão de La Paz e administrado por um simpático casal brasileiro-boliviano. O dono nasceu em Curitiba e morou bastante tempo no Brasil, mas hoje se encontra na Bolívia e sabe somente tudo que um mochileiro pode querer saber sobre a cidade: horários de ônibus, preços, atrações... Qualquer coisa! Pra melhorar ainda mais, o lugar tem uma ótima área de convivência e é ideal pra quem quer conhecer uma galera.
cmcf
Colaborador
Colaborador

Mensagempor cmcf » 22 Mar 2006, 15:17

02/02/2006 - La Paz
Andar pelo centro de La Paz é bem interessante, mas exige preparo físico. Não apenas a cidade está a quase 4000m de altitude, praticamente não há planos. Ou você está subindo ou descendo uma ladeira. Dei uma volta pelas Calles Jaén e Sagarnaga, visitei o famoso mercado de las brujas e o excelente Museo de la Coca e fechei com uma agência para o dia seguinte passeio ao Chacaltaya e Valle de la Luna. Voltei ao albergue no meio da tarde e encontrei a porteña Sabrina, a quem conhecera na trilha inca e com ela fui visitar a feira de El Alto, um gigantesco camelódromo onde se vende de tudo. Não comprei nada, mas valeu a pena a visita para uma nova olhadela panorâmica sobre La Paz.

03/02/2006 - La Paz
A agência passou por volta das 8h para me buscar aos passeios contratados e Sabrina resolveu me acompanhar. Começamos por Chacaltaya, a mais alta estação de esqui do mundo localizada na montanha de mesmo nome. O carro da agência nos leva até os 5300msnm e daí se sobe caminhando até os 5400msnm. Não sofri tanto porque já havia subido até mais alto e partindo de mais baixo em Arequipa, mas ainda assim falta fôlego diversas vezes. A vista da cordilheira é bem interessante e brincar na neve pra quem vem do Ceará é sempre um atrativo a parte. De lá partimos para o Valle de la Luna, um vale rochoso que lembra a superfície lunar. Caminhamos um pouco e de lá regressamos ao centro de La Paz, por volta das 16h. À noitinha iria ainda dar uma fuçada pelos sebos do centro da cidade (comprei o Venas Abiertas de América Latina, do Galeano, novinho, por 10 bolivianos. De graça!). É impressionante como a cidade é viva à noite. E o quanto eu não me sentia inseguro em nenhum momento caminhando por lá, apesar da aparência de "periferia" que a cidade passa a quem olha de longe. E como no Brasil nos acostumamos a associar periferia a violência, muita gente tem medo de La Paz, mas eu curti bastante!

04/02/2006 - La Paz/Cochabamba
Resolvi visitar as ruínas de Tiwanaku, importante civilização pré-incaica do altiplano. Apesar de as agências oferecerem o passeio, é tão fácil ir sozinho que não vale a pena fazer de outro modo. Basta pegar qualquer ônibus que vá ao cemitério e de lá pegar as vans para Tiwanaku. A entrada das ruínas e museus de sítio custa 80 bolivianos e o guia precisa ser contratado a parte. Juntamos uma galera na porta das ruínas e rachamos o guia. Apesar de após Machu Picchu outras ruínas ficarem parecendo apenas "outras ruínas", vale a pena sim visitar o lugar. E durante a visita, experimentei uma forte chuva de granizo. O interessante foi ver após o fim da mesma as montanhas ao redor das ruínas branquinhas, quando antes não estavam assim. Voltei a La Paz no finzinho da tarde e às 22h tomei o ônibus rumo a Cochabamba.
cmcf
Colaborador
Colaborador

Mensagempor cmcf » 28 Mar 2006, 09:39

05/02/2006 - Cochabamba/Santa Cruz de La Sierra
Cheguei em Cochabamba pela manhã cedo com o plano de andar pela cidade, matar o tempo durante o dia e já pegar o busão para Santa Cruz à noite. Deixei a mochila no guarda-volumes da rodoviária, comprei a passagem no Bus-Cama (empresa Flota Copacabana) das 22h e saí andando. Fui na praça central da cidade, parei pra tomar café em uma confeitaria que havia no caminho, depois um ônibus até o Palácio de Portales, a antiga mansão do barão do estanho (e fdp-mor da história boliviana) Simón I. Patiño, hoje transformada num ?Centro Cultural?. Aproveitei para tirar um bom cochilo num banco dos jardins do tal palácio. Depois, voltei ao centro andando e parei para almoçar num restaurante de grã-finos que achei no caminho. Fim de viagem, estava disposto a gastar com menos parcimônia, então peguei um banquete! Nachos com guacamole de entrada, depois uma excelente sopa, prato principal um pedaço de picanha enorme e macio com guarnições e sorvete de sobremesa. Já falei que não tava preocupado com os gastos, então paguei sem reclamar os 16 bolivianos que custou (não dá 5 reais! Hehehehe Eu amo a Bolívia!!!! [:D]). Depois matei o resto do dia na praça de novo e em lan houses, até pegar o ônibus rumo ao meu último destino.

06/02/2006 - Santa Cruz de La Sierra
Do terminal bimodal, tomei um táxi ao centro da cidade em busca de um hotel. O primeiro que tentei estava cheio, então acabei parando num tal de Amazônia Hotel. Meio carinho para os padrões bolivianos, 80 bolivianos, mas como sabia que o dia não ia render muito, tinha mais era que descansar, resolvi bancar um pouco mais de conforto. Dormi a manhã inteira, caminhei pelo centro de tarde após o almoço e depois matei o resto da tarde vendo filme na TV a cabo. Santa Cruz não tem muito mesmo o que fazer. Fiquei sabendo que meu vôo no dia seguinte estava com overbooking, e me recomendaram chegar o mais cedo possível ao aeroporto para fazer logo o check-in e garantir a vaga. Já que o vôo saía as 16h, resolvi estar lá por volta do meio-dia.

07/02/2006 - Santa Cruz de La Sierra/São Paulo
Chegar ao aeroporto é fácil, há um micro que faz o trajeto centro- Viru-Viru. Cheguei no horário previsto e fiz o check-in por volta das 13h30, assim que abriu o guichê da Varig. Fiquei conversando com duas argentinas que estavam lá esperando também o vôo delas, pela TAM. Na verdade, elas voltariam 4 dias antes, mas tinha passagem pela LAB que tinha entrado em greve por esses dias e só haviam conseguido outra passagem agora. Eu também já deveria estar em Fortaleza, já que meu trabalho começava dia 06, mas como fui por milhas, não dá muito para escolher as datas. Embarquei sem problemas e cheguei a São Paulo por volta das 22h. Como o vôo para Fortaleza só saía no dia seguinte pela manhã, teria que pernoitar no aeroporto de Guarulhos não fosse por uma amiga minha de sampa que me ofereceu abrigo heheheh. Ter amigos é sempre bom! [;)]

08/02/2006 - São Paulo/Fortaleza
Último dia. Se pudesse, ainda seguiria viagem mas o dever me chama. Cheguei em Fortaleza cerca de 11h40 e às 12h30 já estava trabalhando! Por sorte, pelo menos me puseram na primeira classe no avião (não me perguntem por quê, mas que importa né não?), então deu pra descansar um pouquinho. Fim de viagem, tempo de voltar à rotina, matar as saudades da família e da namorada e, porque não?, planejar a próxima viagem! Até lá! [;)]
cmcf
Colaborador
Colaborador

Mensagempor cmcf » 28 Mar 2006, 09:44

Bom, cheguei ao final do relato. Espero que tenham gostado e que ajude aos que pretendem fazer roteiro semelhante. Qualquer pergunta, dúvida ou curiosidade, fiquem à vontade! No total, gastei cerca de US$1600, excluídos os gastos com a câmera que comprei em Arica (270 dólares) e passagens aéreas, que já tinha por milhagem.

Um abraço e até a próxima!
cmcf
Colaborador
Colaborador

Mensagempor igor_dibi » 28 Mar 2006, 10:42

Clayton te adicionei no msn pra gante bater um papo sobre machupicchu.to indo daqui a 20 dias.
Abraço
igor_dibi

Data de registro: 22 Mar 2006, 22:06
Reputation point: 0

Mensagempor dnox2008 » 02 Abr 2006, 20:27

E dae, Clayton
Mto bacana seu relato.
To me programando e planejando fazer uma trip pela américa do sul no início de 2008, via terra. Passando pela Bolívia, Peru, Chile, retornando pela Argentina e fechando a trip em Foz do Iguaçu, nas Cataratas do Iguaçu.
Vamos trocando umas idéias....
Flw
abraço
ate +
dnox2008

Data de registro: 28 Mar 2006, 17:02

Mensagempor garoto_volcom » 10 Abr 2006, 09:58

Po.. cara li tudinho e to terminando de ver as fotos.. então eu to querendo fazer algo muito parecido com o que vc fez... quero ir para bolivia.. peru.. equador .. chile... e se der colombia... argentina.. uruguai...

mais me tire uma duvida.. que mochila vc usou? e como é o quesito Dinheiro.. vc leva em reais.. ? compra com cartão? leva o dinheiro na mochila.. me explica isso por favor
garoto_volcom

Data de registro: 05 Jun 2005, 15:14

Mensagempor cmcf » 25 Jun 2006, 00:45

garoto_volcom escreveu:Po.. cara li tudinho e to terminando de ver as fotos.. então eu to querendo fazer algo muito parecido com o que vc fez... quero ir para bolivia.. peru.. equador .. chile... e se der colombia... argentina.. uruguai...

mais me tire uma duvida.. que mochila vc usou? e como é o quesito Dinheiro.. vc leva em reais.. ? compra com cartão? leva o dinheiro na mochila.. me explica isso por favor

Eu levei uns poucos dólares em espécie e o resto todo eu levei no Visa Travel Money, um cartão que vc deposita aqui em reais, daí eles convertem pro dólar na cotação do dia e vc fica com um saldo em dólares e um cartão para sacar nos países em que vai visitando... Foi super tranquilo e geralmente era fácil achar caixa eletrônico. :D
Colaborador Bolívia
Clayton Mendonça Cunha Filho
Pé em Deus e Fé na Estrada - Fotolog de Viagens.
http://patus.fotopages.com
Colaborador
Colaborador

Mensagempor Salci Fufu » 16 Out 2006, 21:36

Muito bacana o seu relato.

Penso em fazer, num futuro não muito distante, viagem semelhante à sua, mas passando pela Argentina e não pelo Equador. De qualquer forma, pode ser bastante útil, já que prentendo passar por muitos dos lugares que você visitou.

Parabéns pela viagem e pelo relato. Abraços.
Salci Fufu

Data de registro: 10 Jul 2006, 11:29

Mensagempor cmcf » 19 Out 2006, 18:47

Fico feliz que tenhas gostado. Quando estejas por ir a sua viagem e tiveres alguma dúvida, pode perguntar! Inclusive sobre a Argentina, país (um dos) pelo qual estou viajando agora :)
Colaborador Bolívia
Clayton Mendonça Cunha Filho
Pé em Deus e Fé na Estrada - Fotolog de Viagens.
http://patus.fotopages.com
Colaborador
Colaborador

Mensagempor MarciaMM » 23 Out 2006, 00:56

Clayton, obrigada por disponibilizar um relato tão rico em detalhes ! No final do ano farei uma viagem parecida, pretendo "roubar" algumas dicas valiosas. [ ]`s
Marcia Midori Miyashita
MarciaMM

Data de registro: 05 Out 2006, 19:41

Valeu

Mensagempor fraga28 » 13 Nov 2006, 00:46

Clayton, sou novo nessa estória de mochileiro, vou fazer minha primeira viagem assim agora em janeiro/07, seu relato inspirou meu cronograma. Valeu mesmo!

Fiz um tópico no mochileiros 1ª viagem, se vc puder me responder as perguntas eu agradeceria imensamente.

Abraços e boa viagem a todos.
fraga28

Data de registro: 11 Nov 2006, 22:49

Mensagempor malucrazy » 15 Dez 2006, 06:29

muiiiiiiiiiiiiito bommmmmmmmmmmmmmm
"Se avexe não
Toda caminhada começa
No primeiro passo
Se avexe não
Observe quem vai subindo a ladeira
Seja princesa ou seja lavandeira
Pra ir mais alto vai ter que suar"

Acioli Neto
malucrazy

Data de registro: 09 Jul 2006, 16:54

Show de bola!

Mensagempor storm1978 » 19 Out 2007, 14:40

Clayton, li teu relato inteiro. Sensacional!!! Viajei junto com tua narração!!
Vou sair com a mochila em 05/01/08 para a Bolívia via Corumbá e "Trem da morte". A idéia é conhecer o que der - e valer a pena - de lá, incluindo o salar, depois ir para o Peru até Machu Picchu fazer a Trilha Inca. Sem dúvida seu roteiro foi de grande valia; vou encaixar o que vc dise q vale a pena.
O duro é que só terei 20 dias...
Muito obrigado pelo post. Muito bom mesmo!!! Espero por outros!!
Grande abraço e boas viagens. :lol:
storm1978

Data de registro: 19 Out 2007, 14:29

Anterior

Retornar para América do Sul - Relatos de Viagem