Tudo sobre Botas, Tênis e outros calçados.
#415508 por Rubiólogo
29 Out 2009, 19:13
Olá, pessoal!

Estou aqui pois tenho uma dúvida e gostaria que me sanassem, se for possível.

Acho que a maioria já deve ter ouvido falar em botas com CA, o tal certificado de aprovação, exigido às grandes empresas pelas empresas certificadoras (ISO, OHSAS). Todos os EPI's (equipamentos de proteção individual) dessas empresas têm que ter o CA e todos os funcionários da empresa, independentemente do trabalho que exerçam, são obrigados a utilizar esses produtos em seu horário de trabalho.

O fato é que essa porcaria de norma está atrapalhando diretamente o meu trabalho. Tenho duas botas da Nômade, confortabilíssimas, que aguentam o tranco nos trabalhos que faço, sejam eles em chuvas e pirambeiras na Amazônia ou na aridez e ambientes pedregosos do Cerrado. O fato é que essas botas que possuo não têm o tal do CA. Pelo que já li por aí, não conheço nenhuma marca dessas boas botas que tenham CA.

Trocando em miúdos, trabalho tendo que andar muitos km por dia com uma bota desenvolvida para os peões que ficam dentro de um local plano e concretado. Essas botas custam em torno de 90 reais cada, contando o preço embutido pelo fato de terem o CA.

Gostaria de saber se alguém conhece alguma marca de botas dessas de trekking, tipo Nômade e Snake que possuam CA. Pode ser também alguma dessas marcas que vendem coturnos, etc. O fato é que meu pé-de-moça dá bolhas e calos com facilidade e utilizar esses equipamentos é um martírio.

Abraço a todos!

#431492 por Bruno Soneka
21 Dez 2009, 19:05
E ae Rubiólogo, tudo certo.
Já fiz parte da CIPA na emrpesa onde trabalho e até onde conheço, material com CA, só EPI mesmo.
O CA é justamente para garantir que o equipamento vai proteger o usuário de alguma ação externa.
Botas de trekking não são EPIs e por isso acredito que você não vá encontrar nenhuma com CA.
Talvez as Cartepillar tenham, mas não tenho certeza.
Conversa com o pessoal da CIPA da sua empresa e explica o caso, eles até podem conversar com o fornecedor de EPIs e pedirem um calçado mais adequado a você.
Tem empresas que tem um sapatos muito bons mesmo, com modelos bem confortáveis. Mas não vai sair R$ 90,00 não, pode colocar uma grana a mais num sapato de proteção legal.
Tem o site http://www.centraldoepi.com.br/epi/calcado.html
Lá tem os catálogos dos fornecedores, dá uma olhada e fala com o pessoal da CIPA.

Espero ter ajudado.
#432705 por Hugo.Smilgys
28 Dez 2009, 11:39
Bom dia Amigo!

Eu uso uma bota macia e resistente com CA, é feita pela Safetline e até agora estou satisfeito quanto à resistencia e conforto dela.

Achei muito boa.

Comprei pela internet e recebi na minha casa, o serviço foi rápido e deu tudo certo.

Comprei pelo site: http://www.safetline.com.br clicando no botão => LOJA VIRTUAL

Veja abaixo a foto dela:

Imagem
#458653 por Rubiólogo
27 Mar 2010, 01:29
Recebi uma informação de que a Nômade passará a fabricar botas com o famoso CA (talvez ainda esse ano comecem a produzi-las).

Pra mim isso seria sensacional, poder contar com o conforto dessas botas de trilhas aliadas ao CA. Essas botas Marluvas DESTROEM meus pés. Tenho duas Nômade para meus trabalhos de campo e gosto muito delas.

Agora é esperar pra ver quando lançam!!
#661351 por fabiomon
07 Dez 2011, 20:41
Pessoal, to copiando aqui um post que coloquei em outro topico, mas que tem relaçao com esse:

"PESSOAL!!!!!!!

Demorou, mas SAIU O CA da NÔMADE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Os modelos FINISTERRE, GS 3000 e COMANDO foram aprovados e estão homologados no Ministério de Trabalho com o CERTIFICADO DE APROVAÇÃO de EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, ou CA

Foram homologadas para USO OCUPACIONAL OB / SRC/ WR segundo norma ABNT ISO 20347:2008.

Para quem não sabe, o CA é exigência do Ministério do Trabalho para que um equipamento possa ser usado como EPI, ou equipamento de proteção individual. Isso quer dizer que agora, se voce tem uma Finis, GS ou Comando, vc pode entrar numa empresa como a Petrobras, sem precisar colocar aquelas botas horríveis e desconfortaveis de seguranca, rs. E melhor ainda, se vc trabalha numa empresa assim, vai poder trabalhar com sua Nômade numa boa... e matar os colegas de inveja, hahaha.

Agora já estamos correndo atras pra homologar toda a linha, hehe.

grande abraço à todos!!!!"
#680779 por fabiomon
29 Jan 2012, 22:55
Pessoal, boa noite.

Seguinte, os modelos Finisterre, GS300 e Comando passaram tambem no teste de isolamento eletrico, ou seja, ela tambem servirá para trabalho no setor elétrico. Ja encaminhamos a papelada pra Brasilia para fazer a inclusão disso no nosso CA.

Abraços.
#687297 por CarlosPA
17 Fev 2012, 19:22
Comprei uma Finisterre, sou estudante de engenharia de Minas, pretendo utiliza-la em aulas de campo, e para frequentar as aulas (Muito Confortável), alguém da área sabe como posso conseguir um comprovante de que esta tem CA, sei que tem, mas necessito de um comprovante, desde já obrigado.
#719073 por fabiomon
21 Mai 2012, 21:50
Carlos, é simples.

acesse o seguinte link do ministerio do trabalho. http://www2.mte.gov.br/sistemas/caepi/P ... netXSL.asp

ai vc coloca o numero do ca da bota, no caso da bota VENTO FINISTERRE o CA é o numero 29525. Ai é so imprimir o comprovante. na bota tambem deve constar o numero do CA, se a sua nao tem, entre em contato com a fábrica que damos um jeito pra voce.

grande abraço.
#731746 por fabiomon
27 Jun 2012, 10:52
Pessoal, boas noticias!

A Vento TITÃ acaba de ser homologada com o CA (certificado de aprovação como equipamento de proteção individual EPI). Agora, quem trabalha em empresas que exigem botas de segurança pode ir numa boa com sua Titã, sem ter que ser obrigado a usar aquelas botas horríveis e desconfortáveis de segurança, rsrsr.

Ahh, e ela tambem foi homologada para proteção contra choques elétricos!!!

Certificado de Aprovação de Equipamentos de Proteção Individual

No do CA: 30585 Situação: VALIDO Validade: 19/06/2017 Emitido originalmente em: 19/06/2012 No do Processo: 46000.002205/2012-72
No do 03.948.244/0001-99 Razão Social: GEO INDUSTRIA E COMERCIO DE CALCADOS LTDA - CNPJ:

Natureza: Nacional Equipamento: CALÇADO TIPO BOTA

Descrição do Equipamento:
Calçado ocupacional tipo bota até o tornozelo, cabedal confeccionado em material têxtil de cor preta, com inserto em cou tingido e com acabamento de cor preta, forro em material têxtil de cor preta, com fechamento através de atacadores, palmilha montagem em material não-tecido de cor rosa, com palmilha interna removível confeccionada em material polimérico de c preta dublado com material têxtil de cor preta, sola à base de borracha de cor preta.
Dados Complemantares Marcação do CA: Etiqueta fixada na lingueta

Referências: "015" Tamanho: 34 ao 44

Laudo Aprovado Para: PROTEÇÃO DOS PÉS DO USUÁRIO CONTRA RISCOS DE NATUREZA LEVE, CONTRA AGENTES
ABRASIVOS E ESCORIANTES E CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS.

Observação: Calçado com absorção de energia na área do salto (calcanhar) (E).

No. do Laudo Laboratório Razão Social
3369/12 87.190.161/0001-73

Normas
Norma
ABNT NBR ISO 20344:2008 ABNT NBR ISO 20347:2008 NBR 12576:1992
IBTEC - INSTITUTO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DO COURO, CALCADO E ARTEFATOS

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes