Adoro Fotografia e mergulho a algum tempo. Naturalmente tentei unir as duas coisas, então comprei uma câmera bem básica para fotos-sub. A MX-5 da Sea & Sea.
Trata-se de um equipo bem simples, que suporta até 35m, ou seja aparentemente perfeita pra quem faz o mergulho autônomo recreacional.
Agora tem muitas coisas que influenciam a foto sub.
Aquelas que apreendi na marra:
"Backscatter" - ou suspenção. Geralmente a primeira grande frustração de quem começa, é descobrir que muitas vezes, aquela suspenção de areia aparentemente inócua durante o mergulho, tem um efeito desatroso quanto temos o reflexo do flash. A foto fica "qualhada" de pontos brancos, a própria areia refletindo o brilho do flash.
Azul, Azul, Azul... - A água filtra a luz, e em geral quanto mais fundo as cores parecem mais opacas, azuladas... o uso do flash corrige esse problema... ...ou deveria corrigir, no caso do meu limitado equipo, só em fotos bem próximas consigo trazer as cores que uma lanterna ou o flash revelam.
"Sportfinder" - A MX-5 é simples. Praticamente apenas um botão para o disparador, e o tal do Sportfinder para você mirar o motivo da tua foto.... ...mas agora, imagina você lá boiando ou controlando a tua flutuação e tentando "mirar" aquele Garoupa enorme, ou aquela tartaruga... ...quando você revela descobre que decepou várias cabeças e barbatanas... ...cada enquadramento...rsrs ...não tem jeito, tem que praticar...
Hoje, o que eu faria, até para poder treinar mais, é comprar uma dessas caixas-estanque para equipamentos digitais. Já vi alguns modelos incríveis para essas cameras SONY Cybershot, compactas. Dá pra acessar praticamente todas as funções. Não as utilizei, mas tenho a impressão que dá até para consultar o LCD durante o mergulho. Se der mesmo, fica mais fácil corrigir erros, acertar os enquadramentos...e melhorar substancialmente a tua técnica.
Dá uma olhada nesse site.
Esse cara fotografa a um bom tempo e tem muita dica técnica pra foto-sub, inclusive um curso montado pra isso.
www.explorerdive.com.br
Abraços,
Vinicius