Cancun - Guia de Informações

Dúvidas e dicas sobre viagens pelo México

Cancun - Guia de Informações

Nova mensagempor MauroBr. » 25 Jan 2011, 22:12

Este tópico é um Guia que está sendo construido com informações de viagens realizadas pela equipe do site e também com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com.
Este guia é atualizado periodicamente.

Links

Ag. de Ônibus México Ado
http://www.ado.com.mx/ado/index.jsp
http://www.visitingmexico.com.mx/transp ... mexico.php
http://www.ticketbus.com.mx/wtbkd/index.jsp

Translado Aeroporto Hotel – Aeroporto – e/ou outros lugares
Tabela de preços
http://www.cancun.com.mx/Traslados/
http://www.bestday.com/

Aluguel Veículos
http://www.cancun.com.mx/Autos/

http://www.xcaret.com/
comprando pelo site tem desconto especial
O preço do Taxi fica em torno de US$ 35,00 Aeroporto Centro

Hostal Cancun
http://www.hostalmayapan.com/

Playa Del Carmen e Revieira Maya – Passeios - Hotéis
http://www.playa.info/
http://www.travelyucatan.com/
http://www.locogringo.com/
http://www.hotnewscancun.com/
sobre visto
http://www.toptenflytour.com.br/noticia ... sp?id=1957

De Playa del Carmen para Cozumel são 45 minutos em Ferry Boat. As companhias são:
Ultamar - http://www.granpuerto.com.mx/
Mexico WaterJet - http://www.mexicowaterjets.com
Preço do bilhete ida-e-volta = U$ 24.
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 25 Abr 2005, 21:44
Reputation point: 2704

Re: Cancun - Guia de Informações

Nova mensagempor MauroBr. » 25 Jan 2011, 22:12

poposi

Isla Mujeres - 20 min de ferry boat, um ótimo day trip. As praias são maravilhosas, come-se bem e a cidadezinha é típica caribenha. Alugamos um carrinho de golfe por 1hr pra passear pela ilha, que é pequena, mas não o suficiente para conhecer tudo a pé. O ferry boat custou 280 pesos ida e volta (eu e meu namorado), e o aluguel do carrinho foi 180 pesos.

Isla Contoy - esse é um passeio que eu considero imperdível se você quiser conhecer a ilha caribenha do seu imaginário. Aquela com águas rasas e mar azul turquesa, coqueiros e etc...O passeio sai de Isla Mujeres, então você tem que pagar o ferry boat para de lá de novo. Isla Contoy é uma reserva ambiental com entrada controlada de 200 visitantes por dia, então o que eu fiz foi no dia anterior quando estava em Isla Mujeres, já reservar o passeio. O passeio inclui almoço, lanches e bebidas. O barqueiro é quem cozinha um peixe maravilhoso na brasa lá na areia da praia mesmo. Custou 1230 pesos (eu e meu namorado) o passeio.

Chichen-Itza - esse é o sítio arqueológico maia obrigatório, pois é onde tem a famosa pirâmide e é hoje uma das novas 7 maravilhas do mundo. Não tem como perder, é fascinante a cultura maia e todos os conhecimentos que eles tinham. Chichen-Itza é uma cidade enorme com ruas, templos, mercados...demoramos 3hs para ver tudo. Nós fomos de carro alugado (alugamos por 8 dias), mas existem muitos pacotes que você pode fechar lá em Cancun mesmo. A entrada em Chichen-Itza custa 111 pesos por pessoa.

Valladolid - essa é uma cidadezinha do séc. XVI que tem no caminho para Chichen-Itza. Nós passamos por lá na volta para Cancun. A cidade é fofa, tem um centrinho histórico todo coloridinho e uma igreja enorme muito bonita. Mas não é um passeio que você vá morrer se perder. Vale a pena mesmo porque está bem no caminho de Chichen.

Playa del Carmen - depois de Cancun, ficamos hospedados 1 semana nessa cidade. Fica a uns 40min ao sul de Cancun e uma atmosfera completamente diferente. O clima é de balneário europeu, cheio de gente chique e estilosa, mulheres de top less na praia...Parece muito com Búzios (RJ) se você já foi lá. As coisas são bem mais caras por lá também, principalmente comer. A praia é maravilhosa, se você for ficar apenas em Cancun mesmo, vale a pena ir um dia lá só pra conhecer a praia.
Cozumel - Apesar de muito famosa, eu preferi Isla Mujeres, achei muito mais charmosa. Cozumel é infestado de passageiros de navios que estão fazendo cruzeiro pelo Caribe, lá é praticamente uma parada obrigatória dos navios. Por isso, eles metem a mão, tudo em Cozumel é um absurdo de caro. A ilha é gigantesca e você não consegue fazer nada a pé, tive que pegar um taxi para uma praia que pelo que eu já tinha visto de Caribe, nem era lááá grandes coisas. O ferry boat para Cozumel você pega em Playa del Carmen e custou 560 pesos ida e volta o casal.

Akumal - Uns 20min ao sul de Playa del Carmen, é uma cidadezinha mínima, cheia de pousadinhas, com uma lagoa maravilhosa. Chama Laguna Yal-Ku, e custou 110 pesos por pessoa para entrar. É um braço de mar que entra no continente, repleto de peixes e com uma visibiladade ótima para mergulhar. Em Akumal também tem uma praia muito tranquila. Lá é bem famoso pra fazer mergulho de cilindro.

Tulum - outra cidade maia. Já que você só quer visitar uma ruína, tem que escolher bem o que você quer. Tulum é bem menor que Chichen-Itza, mas fica localizada numa encosta com uma vista maravilhosa do mar do Caribe, já Chichen-Itza fica no interior. Tulum fica a uns 30min ao sul de Playa del Carmen e a entrada custou 51 pesos por pessoa.

Cobá - mais uma cidade maia, situada no meio de uma floresta. Como ela foi descoberta mais recentemente, não está tão escavada quanto as outras, dizem que é gigantesca e a grande maioria das construções está perdida no meio da mata. O legal de lá é que tem uma pirâmide maior que a de Chichen-Itza e nela você pode subir. A entrada custou 51 pesos por pessoa.

Xel-Ha - escolhemos Xel-Ha porque oferecia all inclusive e porque parecia ter um aspecto mais natural que o Xcaret. Custou US$ 158,00 eu e meu namorado. O parque é muito legal e ficamos o dia inteiro lá. É muito bonito também, e o all-inclusive realmente vale a pena.

Dentro de Cancun, nós visitamos as ruínas de El Rey, ficam na Zona Hoteleira do lado do Hilton. É bem sem graça, não recomendo se você realmente só quiser ir em uma ruína só. Também fomos na Playa Langosta, e passeamos pelo Passeo Kukulkan, um calçadão que acompanha a laguna na Zona Hoteleira. Como ficamos hospedados no centro da cidade, e não na Zona Hoteleira, andamos bastante a pé por lá também, o que é uma coisa bem legal de se ver, ver as crianças saindo das escolas, as pessoas indo trabalhar de manhã etc...ver o dia-a-dia dos mexicanos
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Nova mensagempor MauroBr. » 27 Jan 2011, 10:30

Paeserodrigo

Amigos, Cancun e Playa del Carmen são simplesmente demais!!!

acabo de chegar de viagem e estou maravilhado com tudo! Bom, primeiramente preciso agradecer as dicas que todos me deram aqui, foram muito válidas, pois durante toda minha viagem me senti seguro em relação aos lugares, horários, dinheiro que deveria ter em mãos, etc. É claro que, mesmo com as dicas, ainda tem muita coisa que só lá para aprender.

Pois bem, ai segue minhas observações:
olhando os mapas de Cancun e os hotéis da Zona Hoteleira, achava que eram distantes uns dos outros, devido a extensão da Zona Hoteleira. Então, minha primeira observação é que os hoteis são todos um do lado do outro, o que, apesar de serem dezenas de hoteis, deixam a Zona Hoteleira muito atraente e não um deserto como imaginava. Os hoteis proximos ao mini shopping Plaza Caracol, Out Let Mexicano são também bem próximos das baladas CocoBongo, The City, Roo, etc, onde rola a agitação noturna e pode-se ir a pé.

Todos os hoteis da Zona Hoteleira são aparentemente muito bons! Alguns oferecen o serviço All Inclusive - o que não provei!!

Em Cancun, quem estiver por lá, não pode deixar de ir ao CoCoBongo, a baladinha é muito divertida e além de turistas dá muito mexicano, diferentemente do dia calmo nas praias, as pessoas estão bem agitadas, animadas com os shows malabáricos e hollyoodianos do local. São bem emocionantes e bem americanizados tb.
Pra entrar eles cobram 50 dolares pelo OpenBar. Tem diversas bebidas (marguerita, hi-fi, cervejas, etc), mas o que ninguem explica é que você também pode entrar sem pagar pelo OpenBar. É só pedir (por diversas vezes) para entrar sem o "Barra Liv(b)re". Eles não fazem muito esforço para que vc entre sem o barra livre, mas como fui duas vezes no lugar, na primeira paguei U$50 e na segunda, depois da insistência, me liberaram por U$20 (vinte dolares) e ainda com direito a 4 cervejas. vale a pena!

Alem do CocoBongo (que é um local fechado), possui alguns bares abertos nos quais da pra ver a movimentação do lugar. O Roo é umas dessas baladinhas, ao lado possui uma outra que não recordo o nome que estava muito, mas muito agitada de turistas animados de segunda a segunda.

De dia, a Zona Hoteleira de Cancun é meio parada, o que dá pra fazer é ir ao shopping Plaza Isla que tem umas lojas legais, ou claro, aproveitar mesmo a praia. Definitivamente quem vai a Cancun fica meio que restrito a praia do hotel no qual esta hospedado. As pessoas da cidade geralmente vão para a Playa Delfines, em frente as ruinas El Rey e proximo ao hotel Hilton, lugar que é mais aberto e onde vi o azul mais intenso de Cancun. Essa região tb possui as praias com um pouco mais de ondas.

Um lanche rapido, gostoso, típico e barato na Zona Hoteleira pode ser feito num quiosque de Burritos em frente ao Senior Frogs ( mais ou menos a 1 quadra do CoCoBongo). Os burritos são bem orginais, bem servidos, e o clima é total de praia. Além disso o lugar abre 24h.

Vale lembrar que Cancun é a cidade da Lua de Mel, Meuuuu Deeuuuussssss!!! só tem gente de lua de mel naquele lugar!! E muita, muita família com crianças... Bom, vi em alguns roteiros que existem hotel só para adultos em Cancun (fiquei num desses em laya del Carmen) é bem diferente.

Fui ao Centro da cidade onde me disseram que tinha um mercado super interessante para compras, etc, o Mercado28. Peguei um ônibus proximo ao Plaza Caracol (Rota-2) e pedi ao motorista que me avisasse quando chegassemos ao Mercado 28. Lá chegando pude percebero engano. O local possui um artesanato igual ao da Zona Hoteleira e com mesmo preços, e nada, nada de out-let de marcas famosas ou coisa parecida.
Um outro shopping o Plaza Americas tb não possui nada de muito deiferente do La Isla ou Plaza Caracol da Zona Hoteleira, assim, são programas que só valem a pena ir pra conhecer e se tiver tempo sobrando.

O que é furada: fiz um cartão travel numa casa de cambio (exclusivamente para a viagem), ou seja, ia lá e depositava reais que eram convertidos em dolar, o que me dava um saldo em dolar no cartão. Até aí, otimo, pois o cartão era mais uma garantia. A furada é que quando vamos sacar dinheiro, pelo menos com esse tipo de cartão, se retiravamos em pesos, pagavamos somente a taxa do banco local pelo uso do "cajero automatico", que varia de maquina pra maquina, geralmente de 25 a 60 pesos. Mas quando retirávamos dinheiro em dolar, pagavamos altíssimas taxas, pois acredito que o dolar da minha conta era convertido pra pesos e depois convertido para dolar novamente, o que brincando cheguei a perder mais de 30% do valor sacado em dolares. Uma furadissima!!!

- Aproveitando que estavamos em Cancun fomos a Isla Mujeres, uma vez que de Playa del Carmen não existe ferry boat para ir a ilha. devido a enorme placa que existia em frente ao Plaza Caracol anunciando a venda de passeios para o XCaret e isla Mujeres fomos lá e compramos o passeio para Isla. Nos cobraram U$23 (dolares) por um passio que custa de U$8 a U$15 (dolares) se tivessemos comprado o bilhete do ferry boat em Playa Tortugas. Ou seja, de qualquer hotel que você estiver, pegue um ônibus até playa Tortugas e lá compre seu bilhete para Isla Mujeres, sai mais em conta.

Em Isla Mujeres, fizemos o passeio de barco para as áreas de mergulho - é um mergulho superficial e muito gostoso para ver os cardumes que se aproximam dos corais. Esse passeio é feito por encarregados das cooperativas de Isla Mujeres e custa $250 pesos em média. Durante o passeio é servido um almoço que achei meio sem graça (peixe assado com macarrão, arroz e salada) isso numa barraca de praia bem simples e tb sem estrutura de banheiros, etc. É lá também que ficamos tirando fotos do tubarão que eles mantem há dois anos e já domesticado. Muito pegam o tubarão nos braços.

Ah, e por falar em dinheiro: o ônibus é super facil de usar e custa $8,5 pesos. A Zona é uma avenida de Ida e Volta, assim da para ir e voltar varias vezes sem ter medo de errar o ônibus. De taxi, em cancun eles possuem uma tabela de tarifas, na Zona Hoteleira por exemplo de qualquer hotel para outro custa $90 pesos; da Zona Hoteleira para o Centro da cidade custa $140 pesos. Os taxistas foram muito honestos em todas as corridas e sempre cobraram o mesmo valor. É claro que de alguns hoteis 5 diamantes, como eles chamam, as corridas ficam mais caras, pois eles tem tabelas especificas. Lá me disseram inclusive que possuem tabelas diferenciadas para turistas e para nativos, bom, só pude conhecer a de turistas.

O valor do peso em relação ao dolar também pode variar: Geralmente eles convertem 10 para 1, ou seja, 10 pessos seria 1 dolar, mas possui vários lugares onde a conversão é melhor e isso se repete em Playa Del Carmen, chegando a $11,9 em Cancun e a $12,5 em Playa.

As vezes dá pra se confundir em relação aos valores que eles cobram, pois muitos preços são expostos em pesos e outros em dolar num memso lugar, por isso é sempre bom perguntar antes de colocar um sombreiro em baixo do braço e ir pro caixa!!! Aliás foi o suvenier que queria trazer e acabei não trazendo.

Bom, hco que falei um pouquinho de Cancun, sobre Playa del Carmen melhor abrir outro tópico! O que tenhoa dizer sobre Cancun?? Não deixem de ir, é muito gostoso se sentir turista mesmo no meio d eum monte de turistas!!!
continuação

de cara no aeroporto, NAO TROQUE SEUS DOLARES, troque no max 100 no aeroporto...pq la, diferente de outros lugares, a cidade aceita td em dolar, com cotacao mais alta q nas casas de cambio...e na hora de voltar o troco eles voltam em pesos....entao veja sempre a cotacao e qual vale mais a pena...acima de 12 pesos p um dolar ja compensa pagar em dolar, abaixo disso pague em peso...

Xel-RA
Parque natural afastado(80km) de cancun...mas eh o melhor sem duvida...inclusive se for nadar com golfinhos va nesse parque, q vc fica muito mais tempo q em outros lugares...la a entrada do park all include eh 79 dolares.rachamos taxi em 4, por 120 dolares...bem melhor do q fechar com agencias de la...

Tulum
o parque fecha 17:00h, entao chegue la no max 16:00h...eh bem bonito, mas nao chega aos pes de chichen itza...mas eh legal pela encosta perto da praia.

Cozumel
Fizemos o passeio la atraves de agencia(pagamos 74 US) pq pechinchei...o valor original eh 125 US...passeio FURADO, so tem mergulho p fazer la, e o recife deles eh bem feio..se for p mergulhar, va em xel ra...la vc mergulha mais e a agua eh mais rasa...todos com kem conversamos de cozumel tbm acharam isso...entao pense 2x antes de ir p la...

ISla mujeres
La vale a pena ir em Playa tortuga ou Playa linda, saem botes a cada hora...o valor eh de 15 dolares ida e volta...A praia la eh linda, a melhor q ficamos...na ilha nao tem mto o q fazer....o melhor msm eh ficar na praia o dia inteiro...

Chichen itza
Passeio imperdivel...umas das 7 novas maravilhas...vale a pena conhecer msm q n goste de historia...o ruim de la eh o calor...extremamente quente...e existem passeio em portugues de quarta e domingo...fomos c agencia de turismo..pagamos 69 US, que incluia td...ate o cenote...na ida...mto legal la tbm...o ruim msm eh a comida em valadoid...esta incluso mas a comida eh horrivel....

Coco bongo imperdivel tbm....senor frog vale a pena conhecer, os garcons sao bem folgados...mas eles animam td hr....eh um show o bar...fora q ele pagam varias rodadas de bebidas e comidas para vcs...cheguem cedo senao fica ruim achar lugar...

Xcaret
nao fui pq varios brasileiros estavam la nos desanimaram...apesar de ser o mais badalado dos 3 parkes...e o mais caro, la 70% das coisas eh artificial....cavernas construidas, mtas pessoas onde nao da p mergulhar....enfim, uma furada....prefira ir em xel ra q n vai se arrepender...

Capitao HOOK, navio pirata..
atracao q ocorre as 19h, chegue antes p comprar o bilhete q custa 70 (carne) 80 ( lagosta) pq sao barcos piratas q fazer um show animal no meio do mar...e depois tem jantar...tudo incluso, com bebida...esse vale a pena...sao quase 4 hrs...e o show eh bilingue...
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Nova mensagempor MauroBr. » 08 Fev 2011, 20:58

Para tirar o Visto temporário 30 dias
http://www.inm.gob.mx/index.php/page/So ... pt-br.html

O visto vc consegue pelas cias Taca, Copa ou Aero Mexico via Autorização eletronica com 30 dias de duração
Todos os cidadãos brasileiros nas categorias de turismo, negócios e trânsito, podem solicitar também o ingresso ao México através do Sistema de Autorização Eletrônica (SAE). O sistema emitirá uma autorização válida exclusivamente para cada viagem aérea, a qual deverá ser impressa e apresentada no balcão daquelas companhias aéreas (check – in) que facultativamente estiverem operando com este sistema. Portanto, o solicitante brasileiro não precisa apresentar-se ao Consulado do México para requerer eventual autorização "extra" ou visto mexicano. Sendo o SAE facultativo para as companhias aéreas, o interessado deverá informar-se a respeito das companhias que efetivamente operem o sistema. O Consulado não é responsável pelas políticas das companhias aéreas. O SAE pode ser acessado gratuitamente através dos links das páginas web da Embaixada do México e dos consulados do México no Brasil. A autorização não tem custos. O solicitante poderá utilizar o sistema para cada viagem aérea ao México. A autorização eletrônica é válida por 30 dias após a sua emissão para cada viagem aérea ao México, por isso recomendamos que a data de seu vôo coincida com a duração da sua autorização. A estadia autorizada é de no máximo 180 dias (turismo e negócios) ou 30 dias (trânsito). Vale ressaltar que, por regra geral, os cidadãos brasileiros continuam necessitando de visto para viajar ao México, e que o SAE é uma permissão para que os brasileiros possam viajar ao país sem a necessidade do visto, ou seja, funciona de maneira alternativa. Nas outras categorias migratórias, os cidadãos do Brasil deverão solicitar o visto normalmente através dos consulados do México.
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Retornar para México