Ao que pude perceber o procedimento padrão de revista é mais ou menos este:
Primeiramente na fila do chek in fica um pessoal da guarda nacional fica observando o comportamento dos passageiros. Daí por amostragem aleatória e sem muito critério( lê-se o guardinha cisma com a cara de alguém) o passageiro é chamado ali mesmo na fila para uma revista e todo mundo fica assistindo eles reivirarem sua bagagem, suas roupas. É algo que para alguns pode ser até constrangedor. Na fila do chek in pude observar que a revista se concentrava principalmente para os voos estrangeiros que seguiam para Colômbia, América Central e do Norte, e Europa. Os passageiros dos voos para demais paises da américa do sul e Brasil são menos revistados.
Após passar pela aduana, já para embarcar no avião uma outra revista é feita. Mas eles procuraram checar apenas documentos e não as bagagens.
No geral, eu achei o pessoal da guarda nacional até educado( não sei se dei sorte) mas andei perguntando a outros passageiros se tiveram algum problema, e todos com quem conversei falaram que apesar da chatice destas formalidades, ninguém relatou nenhum episódio desagradável.
Off Tópic
Dica: realmente vale a pena você plastificar a mochila/ mala ( bagagem despachada) com aqueles protect bag, pois pode rolar sim violação das mesmas por parte dos próprios funcionários e até da guarda nacional. (melhor se prevenir quando a isso)
Comigo aconteceu o curioso fato de que quando cheguei a Guarulhos, notei que minha mochila tinha sido mexida... ( não havia posto proteção alguma, só a capa de chuva mesmo). Claro que não deixei nada de valor dentro da mochila despachada, mas o engraçado é que ao averiguar minhas coisas, havia uma roupa íntima de mulher( creio que uma camisola, ou algo semelhante a um ... espartilho!!!!!!) dentro de minhas cosias

Ou seja, acredito que na correria, com várias bagagens sendo violadas, colocaram às pressas os pertences, misturando alguns...