Ir para conteúdo

Chile: Pucon com subida ao Villarica Puerto Varas e Santiago.


Posts Recomendados

  • Membros

Segue meu relato do Chile

Qualquer coisa estou à disposição! link do blog.. la tem as fotos: http://analaeacola.blogspot.com.br

 

Acabo de chegar do Chile então tenho que aproveitar enquanto está tudo fresquinho na cabeça para colocar o maximo de dicas e informações aqui! Ainda estou encantada com tanta beleza desse país e pretendo voltar o quanto antes para fazer o trekking das Torres del Paine!

Mas, vou dividir o post por cidades... começando por Santiago!

Santiago é uma cidade incrível, me surpreendeu bastante! A viagem ja começa a valer a pena desde o avião com a vista da Cordilheira do Andes.. sobrevoar a Cordilheira é incrivel! Se der prefira o lado direito.. dá pra ver até o Aconcágua!

 

Primeira dica importante: se o carregador da sua maquina for daquela tomada quadrada você terá que levar um adaptador.. la so tem tomada de buraquinho! rsrs! Digo isso porque sofri horrores pra achar um adaptador de conector e o hostel queria me vender por 20 conto! Achei em Pucon por 400 pesos (2,00).

Vamos primeiramente aos gastos da viagem!

Passagem ida e volta de Salvador: R$1.200,00

Passagem ida e volta pra Valparaiso: 6.500 pesos

Passagem ida de Santiago para Pucon: 15.000 pesos

Passagem Pucon - Puerto Varas: 9.000 pesos

Passagem Puerto Varas - Santiago 25.000 pesos (como a viagem seria de 12h peguei a opção "cama")

 

Não peguei uma epoca boa do real, primeiro troquei 1,00 real valendo 200 pesos, mas ao fim da viagem ele ja estava valendo 220 pesos! então vamos usar 1 real - 200 pesos para facilitar na hora de fazer as contas!

Total de gastos com passagens dentro do Chile: 55.500 pesos = R$277,00 + R$ 1.200,00 de ida e volta do Brasil

Total: R$1.477,00

 

Gastos em média com alimentação por dia 7 mil pesos = R$35,00

Passei 7 dias inteiros no Chile, outros 2 foram de chegada e saida então só contarei 7

Total gastos com comida R$245,00

 

Achei a comida cara no Chile... em média o menu do dia 4 mil pesos.. ou seja 20,00, ai sempre rola uma tacinha de vinho, com 10% gastava em media no almoço 6.000 pesos, R$30,00. Como só anoitecia às 21h ficava na duvida de quantas refeições deveria fazer.. rsrs

 

Gastos com passeios:

Subida ao Vulcão VillaRica em Pucon 45.000 pesos + 9.000 do teleferico

Passeio pelos Saltos Mariman, Mirador el Turbio, Lago de Caburga, Ojos de Caburga e Terma em Pucon: 20.000

Ida e volta para os Saltos de Petrohue e Lago de Todos los Santos em onibus publico: 5.000 (depois detalhes sobre esse e outros passeios).

Entrada no Museu de Arte Pre Colombino: 3.500

Total de gastos com passeios: 73.500 = + ou -365,00

 

Transfer do aeroporto ida e volta: 12.000 = 60,00

 

Gastos com hospedagem:

3 noites em Santiago= 63 dolares +ou- 154,00

2 noites em Pucon= 23.000 pesos +ou- 100

1 noite em Puerto Varas= 10.000 pesos 50,00

Total de gasto com hospedagem= 204,00

 

TOTAL DE GASTOS (alimentação + transporte + passagens+hospedagem) R$2.351,00

No total gastei 2.800,00 contando com tudo.. suvenirs, muito vinho, saidas e gastos eventuais.

Santiago

A cidade de Santiago é surpreendentemente linda! Eu sabia que era bonita.. mas não tanto! Organizadíssima, com grandes calçadões que eles chamam de Paseo, um metrô gigantesco que te leva para a cidade inteira com vááárias linhas, sem contar com a paisagem da cordilheira sempre ao fundo.

Uma mistura de prédios antigos belissimos com outros super modernos, principalmente o gigantesco Costanera. Enfim... amei Santiago, mas confesso que turismo de cidade não é o que me atrai então.. so programei 2 dias pra Santiago.

 

O que conhecer?

A Plaza de Armas, o Museu de Arte PreColombino, Palácio La Moneda, Rua New York, Museu de Bellas Artes, tomar um café no Paseo Ahumada, a noite ir para o Pátio Bellavista e dar um rolê por todos os bares que tem por perto.. rs

Ir ao Cerro Santa Lucía! A vista é linda e a entrada é gratuita, diferente no Cerro San Cristobal. Em frente ao Santa Lucía tem uma feira de artesanato bem legal! Eu não fui nas Viniculas, não tava afim.. rs, mas sei que você pode ir por agência que é bem caro como pode ir de metrô e depois pega um onibus. É super facil e rapido... e barato!

A subida e descida do Cerro San Cristobal é 2.500 pesos e você pode parar na metade para visitar o zoologico. Voce pode subir o Cerro a pé, conheci um pessoal que fez isso mas nem tava afim. La perto do Cerro San Cristobal ja tem a casa de Pablo Neruda pra ir que é bem legal!

 

Não peguei ônibus em Santiago nem taxi.. fiz tudo de metrô! é muito facil andar por la.. sem contar que andei bastante a pé!

 

Onde ficar?

Eu fiquei no Rado Boutique Hostel e gostei bastante!! Gostei da localização que é maravilhosa, do conforto e da galera que trabalha la! A area coletiva no terraço é sensacional e tem uma vista linda! Paguei 21 dolares por noite. Vale ressaltar que em Santiago se você pagar o Hotel ou Hostel com dolar fica isento de uma taxa la que nao sei o nome... então vale levar dolar pra pagar a hospedagem!

 

Valparaíso

Pertinho de Santiago existem 2 cidades costeiras e bem famosas: Valparaiso e Viña del Mar. Elas ficam bem proximas uma da outra e você pode ir de onibus por conta propria. O passeio pelas duas cidades sairia por 35.000 cerca de 150,00 que eu não iria pagar nunca! Conversei com a galera do hostel que me ensinou como chegar e fui sozinha. Voce pega o metrô em direção a San Pablo e desce no Terminal. Pronto! Você ja está no local onde compra as passagens e pega o onibus pra la! Ida e volta foi 3.500 pesos e são so 60km de viagem. Super tranquilo e tem onibus de hora em hora!

Não fui em Viña.. so fui em Valparaíso. A cidade é bem diferente, fui mesmo para conhecer o Pacífico e gostei da cidade! É uma cidade grande, de montanhas, com muito movimento e muitos miradores pra vc subir e ter uma vista legal da cidade! Na rodoviaria peça o mapa da cidade que você conseguirá rodar por la! Eu imaginei encontrar bares e restaurantes na beira da praia, mas nada disso! Me disseram que em Viña poderia até encontrar...

Em Valparaiso vc pode conhecer o museu da casa de Pablo Neruda, eu não fui fiquei mesmo rodando pela cidade e entrei num restaurante bem simples pra comer e tomar uma cervejinha e adorei o clima do lugar.

 

Só mais uma informação: as passagens de ônibus intermunicipal no Chile é igual a de avião, o valor muda com a procura se você comprar com antecedencia! eu não sabia disso.. Por exemplo: comprei uma passagem para a tarde de uma cidade para outra, quis trocar por uma a noite e ela custava o dobro, só pq era mais procurada. Então fica um pouco complicado ter certeza do quanto vc ira gastar exatamente com passagens!

 

Pucón

vamos para Pucón!

Pucón é uma cidade situada à 780km de Santiago, no sul. Dona de uma beleza incomparável ela te oferece inúmeras possibilidades de passeios, aventuras e paisagens. A cidade é pequena e toda com construções de madeira, fui em novembro e de dia fazia calor com um vento frio, mas ao entardecer o clima esfriava bastante. Por receber muitos turistas durante todo o ano Pucon tem uma noite bem animada com muitos barzinhos, mas confesso que não fui la procurando por isso então como queria curtir os dias ao máximo deixava a noite pra descansar tomando vinho no hostel e batendo papo com a galera por la mesmo.

Como a maioria das pessoas sabe, onde quer que você esteja em Pucón você sempre estará vendo o Vulcão Villarica.. e que vista! O Vulcão Villarica é uma das coisas mais lindas que já vi, imponente e belo ele deixa claro que quem manda ali é ele (até você conseguir chegar ao seu topo, então você passa a vê-lo de outra forma).

Ah! Em novembro só anoitecia às 21h. A passagem de Santiago para Pucon custou 15.000 pesos.. lembrando que la os preços da passagem mudam igual de avião aqui no brasil.. de acordo com a procura, coma data, como horario.. achei isso uma doidera!

Onde ficar?

Eu fiquei no Hostel Pucon Sur Backpacker. O hostel é lindo, todo em madeira... eu adorei! ele fica um pouco distante do centro mas nada demais... Fiz a reserva pelo booking e depositei 25,00 numa conta da Caixa Econômica para fazer a reserva. Lembrando que são poucas as reservas que exigem deposito antes, mas como eles tinham conta na Caixa foi tranquilo! Parece que os donos são brasileiros, tem uma bandeira do Brasil na recepção, porem não os encontrei por la.

Só dormi duas noites em Pucon porque viajei de Santiago pra la durante a noite (cheguei la cedinho e ja fui fazer passeio.. foi otimo e ja economizei com hospedagem), curti 3 dias.. na tarde do terceiro dia fui pra Puerto Varas, queria muito conhecer os Saltos de Petrohue.

Total de gastos com hospedagem: 19.000 pesos (+ou- R$100,00)

 

Passeios:

Como tinha pouco tempo fiz dois passeios com agencias e no terceiro dia andei a cidade inteira, passando pelos lagos e pela praia... foi otimo!

Gastos com passeios:

Subida ao Vulcão VillaRica 45.000 pesos + 9.000 do teleferico + 4.000 das meias que tive que comprar (não esqueça de levar!)

Passeio pelos Saltos Mariman, Mirador el Turbio, Lago de Caburga, Ojos de Caburga e Terma Quimey-Co: 20.000

Subida do Vulcão Villarica

Vou tentar descrever essa experiência apesar de acha-la indescritível. Durante 10 anos estive acima do peso e durante esse período fui uma pessoa sedentária e deixei de fazer muita trilha e muita aventura por despreparo ou por medo. Em 2013 dei um basta nisso e perdi 25kg e me tornei uma pessoa altamente ativa, passei a frequentar a academia de verdade e fazer caminhadas com frequência... para comemorar e mostrar pra mim mesma o quão benefica foi essa mudança resolvi subir o Villarica. Me fiz esse desafio.. e consegui!

Quando você decide fazer isso você promete que vai começar a correr, subir ladeira, perder uns quilinhos pra ganhar preparo para as 4h e meia de subida... tudo balela! pelo menos foi assim comigo e com um casal de brasileiros que conheci por la!

Teleférico ajuda bastante.. eu recomendo!

Enfim... primeira dica: coloque na sua mochila uma legging (mulheres) ou uma calça de moletom ou tactel (homens) para utilizar por baixo da calça apropriada. Leve meias que subam até pelo menos metade da canela para que a bota não te machuque.. de preferencia meias grossas e quentinhas. La eles irão te pedir pra comprar 2 litros de agua (levei e me arrependi, bebi 1 litro e esse vaso de agua pesou bastante na mochila durante a subida. Você terá que levar chocolates, sanduiches, biscoitos e bananas.

Todos os equipamentos, inclusive a mochila, são fornecidos pela agencia. A subia custa 45.000 pesos e quem quiser pegar o teleférico e diminuir a caminhada inicial pagará 9.000 mas vale muito a pena. São 4h e meia de caminhada.. nesse percurso eles dão pausas de uns 5 minutos pra respirar de 30 em 30 minutos e duas pausas de 30 minutos para comer e realmente dar uma descansada pois a subida é muito, mito íngreme. Eu fui decidida a chegar ao topo então em nenhum momento pensei em desistir apesar do frio, do medo e do cansaço. Evitava olhar pra baixo e pra cima. No meu grupo haviam 5 brasileiros contando comigo: eu, uma menina e mais 3 homens... os 3 homens desistiram e só nos duas chegamos la! hááá! O indice de desistencia é grande e pra piorar tem uns guias sacanas que ficam botando pilha ou medo pra vc desistir.. isso mesmo! os brasileiros que estavam com a gente contaram depois que o guia ficou falando pra eles desistirem, perceber seu limite, que não daria pra voltar de skibunda e teria que voltar andando.. etc... e eles acabaram desistindo! Eles fazem isso porque eles sobem aquilo todo dia então uns desistindo aquele guia que fica por ultimo vai voltar tambem.. bom pra ele ne? Então fiquem atentos!!! Não caiam nessa história.. se eu consegui, todo mundo pode conseguir!!!

 

A chegada ao topo é indescritivel.. não so pela paisagem e pela grandiosidade da cratera do vulcão, mas pela sensação de desafio vencido e superação que invade você! Lá é tão alto que dá pra ver mais 4 vulcões, inclusive o Osorno em Puerto Varas!!! É surreal descobrir o quanto seu corpo é capaz de coisas incriveis... nos primeiros minutos você acha que não vai conseguir depois nada mais te pára!

 

A descida era uma das minhas preocupações. O guia ficava falando que o gelo estava duro, que se não melhorasse não daria pra descer de skibunda... eu estava morrendo de medo de descer de skibunda, mas tambem não teria condições nenhuma de descer tudo aquilo andado! Hoje eu acho que ele falava aquilo pra ver se a gente desistia.. porque depois descobrimos que a descida era por outro lado e o gelo estava totalmente diferente la!

No inicio, quando vi que o skibunda era so um plastico que a gente sentava e que a descida era muito alta fiquei com bastante medo, mas depois que ele deu as orientações e vi que realmente dá pra diminuir a velocidade da forma que ele ensina fui sem medo.. E FOI UMA DAS MINHAS MELHORES EXPERIÊNCIAAAAS!! Gente, aquilo é sensacionaaaal!!! Eu ficava gritando "quero mais rapidoooooo!!! com plasticooo"!! é muito, muito bom, pode ir sem medo!!!!

 

No ultimo dia, antes de ir pra Puerto Varas fui conhecer a cidade a pé.. fui no lago.. na praia, foi um passeio bem legal!!! Pucón é muito linda...

 

Puerto Varas - Chile

 

Sempre via as fotos dos Saltos de Petrohue e achava que tinha algum tipo de "edição", que não era possivel um lugar ser tão perfeito... aquelas quedas d'agua com o vulcão Osorno no fundo parecia um sonho, então fui la conferir.

Essa ida foi meio louca porque, como com o extravio da minha mala acabei ficando 2 dias a mais em Santiago, ficaram poucos dias para Pucon e quase nada para Puerto Varas. Juntando com a distância, pensei em desistir e ficar mais um dia em Pucon só que a vontade de conhecer Puerto Varas era maior então parti!

Sai de Pucon às 16h, paguei 9.000 pesos na passagem e cheguei em Puerto Varas mais ou menos 21h, estava ainda escurecendo.. quando cheguei consegui ver um pedacinho do Osorno, mas infelizmente a maior parte dele estava encoberto pelas nuvens. Fui dormir na esperança do dia seguinte o tempo abrir e ele brilhar!

Quando cheguei, ele querendo aparecer..

O que não aconteceu... no outro dia chovia e fazia muuito frio! Mas nada de desânimo, parti pros Saltos de Petrohue! Você pode chegar la de duas formas: com a van que passa pela cidade e te deixa na porta e você paga uma merreca ou fechar o passeio com agencias.. como tinha pouco tempo e quando cheguei na cidade nao tinha mais agencia aberta nem sei quanto seria esse passeio, acordei e fui direto pro ponto pra pegar a Van ou microbus. O ponto fica bem no centro e passa onibus tambem para Frutillar!

Paguei 2.000 pesos na passagem de ida, você pede pra descer nos Saltos que o motorista te deixa la.. Paguei pra entrar 1.200 pesos, algo em torno de R$4,00, uma merreca!

 

Saltos de Petrohue

Me faltam palavras pra descrever esse lugar.. estava sozinha e rodei o parque inteiro desfrutando de paisagens belissimas até chegar nos verdadeiros Saltos! Que azul é esse? Enfim.. as fotos falam por si...

Apesar do Vulcão Osorno não ter aparecido (é raro você conseguir vê-lo, assim me disseram) a paisagem estava tão linda quanto as fotos que eu via.. sim, aquele lugar realmente existia! Aquela agua era mesmo daquele azul turquesa.. enfim... ficam as fotos!

 

 

Lago Todos los Santos

Depois de curtir bastante os Saltos fui pra porta pegar o microbus para o Lago Todos los Santos. O mesmo microbus que você pega pros Saltos pode te levar ao Lago por um preço baratinho! paguei 500 pesos e desci no Lago! Para voltar é so pegar o proximo microbus para Puerto Varas pagando 2.500 pesos!!! Total ida e volta para os Saltos de Petrohue e Lago Todos los Santos 5.000!!! Algo em torno de R$20,00!

 

Onde Ficar?

Bem.. eu tinha feito a reserva pelo Booking no Hostel Casa Azul. Apesar do Hostel ser muito bonito e confortavel cheguei às 21h não tinha ninguem na recepção, veio um rapaz que parecia não trabalhar la para me atender que mal falava espanhol, só ingles. Ele me levou no quarto e foi pra cozinha. Como cheguei sozinha e queria aproveitar o dia seguinte precisava de alguem para me dar informações o que não encontrei. Pedi pra ele me dizer onde encontrava informações ele me deu o mapa da cidade e saiu novamente. Fiquei totalmente perdida, sai perguntando na rua sobre agencias (que naquele horario ja estavam todas fechadas) e sobre local para comer na cidade. No outro dia queria ir para os Saltos e tive que me virar sozinha, mesmo pela manhã ninguem me ajudou em nada! A recepção la raramente tem alguem.. inclusive eu ia viajar a noite e precisava ligar para um taxi e eles disseram que no horario nao teria ninguem na recepção pra ligar. Fiquei indignada!

Ou seja, se você quer aquele clima de hostel e funcionarios que te ajudem, te recebam bem... não va pro Casa Azul!

Ah paguei 10.000, mas o cafe da manha nao está incluso, você tem que pagar por fora!

 

Voltando para Santiago...

Na noite voltei para Santiago... isso mesmo, só dormi uma noite em Puerto Varas e passei um dia.. mas valeu a pena! Sai as 22:30 e cheguei em Santiago às 11:00, a viagem foi longa por isso resolvi pagar mais caro pra ir com mais conforto e peguei aquela opção de cama. Paguei 25.00 pesos.

 

É isso, pretendo voltar em Puerto Varas fazendo o Cruce Andino saindo de Bariloche.. tomara que o Osorno apareça da proxima vez.. mas, alem das paisagens incríveis Puerto Varas é uma cidade linda!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Karen!

 

Pedindo licença a colega do relato, respondo essa! rs

 

Existe algumas empresas que fazem o trecho (Pullman, TurBus, Jac...), fui e voltei pela Pullman, serviço satisfatório. Sempre (SEMPRE) recomendam a TurBus e não recomendam a Jac (alegam um serviço precário e/ou poltronas nada confortáveis), mas como não viajei com nenhuma das duas não posso opinar... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Parabéns pelo relato lalachila, deu até vontade de fazer igual!!

 

Thais, sabe de onde partem esses ônibus para Pucon? É que estou pensando em fazer a Patagônia em maio e ir subindo, então queria dar uma passadinha em Pucon, mas não não se teria ônibus de El Calafate, por exemplo, ou se eu teria que ir até Santiago...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Parabéns pelo seu belíssimo relato e pelo seu exemplo de superação e determinação. Tbm quero fazer esse passeio, mas infelizmente fiz uma cirurgia de coluna e não vai dar para fazer a subida ao vulcão, mas a minha superação é ter voltado a andar normalmente, fazendo várias viagens legais e tendo uma vida bem ativa ::mmm: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá lalachila, blz?!

Primeiramente parabéns pela superação. Que bom que você fez essa escolha!

Bom, queria saber alguns detalhes da subida. Primeiro, lembra por qual agencia você foi? A outra coisa é, quando estavam quase chegando ao topo, como estava a neve? Dura como uma pedra ou ainda fofa? E como estava o vento? Forte com rajadas que quase levavam você embora ou nem perto disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola galera!! que bom que pude ajudar vocês!

 

Então.. fechei o passeio com uma agência indicada pelo Hostel então não lembro o nome.. nem reparei pra dizer a verdade, cheguei la 6h da manhã naquela ansiedade que nem olhei! Mas no centro da cidade tem milhares de agências que fazem a subida todos os dias! Só é importante você pedir pra ver todos os equipamentos que eles fornecem, vi gente na subida sem a roupa especial que eu estou usando nas fotos que estão no blog.. que fica por cima da nossa roupa! Confira se fornecem: Machadinha Bases de ferro (garras dentadas para botas) Grampos nas botas Capacete Roupas, luvas e botas para frio Mochila E o plastico que usa como skibunda! Tendo tudo isso pode ir, mas .. cuidado, como falei tem guias que ficam fazendo de tudo pra você desistir de chegar ao cume, falam do tempo, da neve disso e daquilo... vi aqui esse relato que denuncia uma agencia:

golpe-de-agencia-em-pucon-chile-agencia-volcan-villarrica-t76943.html

 

Fabio Viana a neve tava otima, nao tivemos dificuldade.. e nada de ventania la em cima, tudo tranquilo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...