Ir para conteúdo

Dicas para Pequim


vivian.alt

Posts Recomendados

  • Membros

Bom, como já havia dito no relato Mochilão Sul da China e Tailândia, fui à Pequim em setembro de 2008 a trabalho, onde fiquei um mês e meio. Nesse tempo visitei Tianjin e Shanghai, mas somente a trabalho também.

 

Como fiquei esse tempo trabalhando, conheci Pequim quase como moradora, pois fui visitando tudo aos poucos, durantes os finais de semana e nos horários livres. As dicas e sugestões que seguem saíram de um e-mail que mandei para uma amiga minha que foi me encontrar na China e iria conhecer a cidade como todo turista, naquele pique meio corrido de viagem, pois ela só tinha 6 dias lá.

 

*** Taxa de câmbio: como viajamos ano passado na época que estourou a crise, o câmbio mudou muito desde o planejamento até a viagem em si. No início era 1/4 (real/Rmb), mas quando cheiguei já estava 1/3 (real/Rmb). Que vontade de chorar...rs***

 

Qualquer dúvida sobre câmbio atual entrar no site do Banco Central: http://www4.bcb.gov.br/?TXCONVERSAO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Antes de qualquer coisa:

 

1) Compre um guia de bolso de português/chinês. O que eu levei se chama "Eu vou para a China". É bom porque tem escrito como se fala e em ideograma pros chineses lerem. No Rio tem um lugar chamado Casa de Cultura Br-Cn, lá vende.

 

2) Os chineses são naturalmente enrolados. Tudo demora horas pra ser resolvido, não só porque vc não fala a língua, mas porque eles têm um raciocínio diferente do nosso.

 

3) Eles são muito simpáticos, solícitos e (apesar de muitas vezes não conseguirem) tentam te ajudar ate o final.

 

4) Eles adoram quando vc fala os cumprimentos básicos. Ni hao (oi - serve tb para bom dia, boa noite. É o cumprimento geral deles), xie xie (obrigado - a pronuncia é ciê ciê), zai jian (tchau, ate logo - pronúncia é tzai jian).

 

5) Aprenda as palavras mágicas. Wo (eu - pronuncia é uo), yao (querer), qu (ir - pronuncia é too - igual ao tambem do ingles), you (ter - pronúncia é iôu), zhe ge (isto aqui - pronuncia tchêr kâ) esse último se usa pra tudo, aponta qualquer coisa que vc saber e fala zhe ge.

 

6) Pegue na internet o nome do seu hotel em chinês. IMPORTANTÍSSIMO: Imprima o endereço em ideograma. Por exemplo: Hyatt na China não se chama Hyatt. Eles inventam um nome em chinês e não sabem qual o hotel se vc disser o outro nome.

 

7) Vc tem alguma restrição alimentar? Lá as coisas não são salgadas, mas são muuuuito apimentadas. Até quando vc pede sem pimenta a comida é mais apimentada do que estamos acostumados no brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

PEQUIM: eu AMEI essa cidade, as pessoas, a comida, até o engarrafamento bizarro fica mais engraçado aqui.

 

O trânsito: é surreal. cuidado na hora de atravessar a rua. O sinal fecha pros carros, mas se um carro quiser virar, e não seguir em frente, ele pode e que se danem os pedestres. Quase morri algumas vezes lá Fora os cruzamentos na hora do rush...hahuauhauh. Não dá para imaginar o que é o trânsito com carros embolados cada um seguindo em uma direção. E as buzinas??? O tempo todooo.

 

Os prédios: Em Pequim e Shanghai são todos muito grandiosos e modernos. Claro que há aquela desigualdade bem brasileira. Mas em termos de modernidade nós paramos no tempo e eles estão anos luz na nossa frente.

 

A compra da máquina e do celular: o que deveria ter levado meia hora, levou 2 horas e meia...huahuahuhuahuahua. A máquina foi até ok, mas ai veio a porcaria do celular.

 

Primeiro eles me mostravam o número de telefone pra eu escolher. Detalhe: os números de celulares possuem 13, sim, eu disse 13 algarismos. 1,3 bilhão de pessoas, neh? Da nisso.

 

Até ai eu tava entendendo tudo numa boa. Só que nesse meio tempo eles começaram a mostrar outros números, que eu achava que era outro número de celular, mas na verdade era o preço do celular se eu escolhesse números com determinados algarismos. Até que muuuito tempo depois a gente sacou que eles estavam mostrando que os números de telefone possuem preços diferentes. Aquela história de sorte/azar dos números, sabe? Por exemplo, o 4 em chinês se parece com a palavra morte, então é o pior número de todos. Alguns ficavam mais baratos porque tinham o 9 também. Aqui 9 não é um bom número e eles levam essa parada super a serio. Tanto que eu paguei mais barato porque não me importei de colocar o 9 no meu número.

 

Depois dessa novela, fomos pagar. Só que eles não aceitavam cartão de crédito. Só de débito e de débito da China!!! Oh God. E isso não foi em nenhuma birosca de falsificados não. Foi na maior rede varejista de eletrônicos da China: a Gome. Se for comprar eletrônicos vai nessa loja ou na Sunning.

 

Bom, ai foi outro drama, tive que sair correndo pra sacar 1.600 Rmb pra pagar a maquina e o celular. Enfim, o q tinha tudo pra ser rápido, levou horas. Mas acabou sendo bastante divertido porque eles são muito engraçados. E fizeram o maior esforço do mundo pra explicar tudo pra gente. Faz parte da experiência. Importante: Pouquíssimos lugares aceitam cartão de crédito. Tenha sempre dinheiro vivo com vc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Atrações imperdíveis em Pequim:

 

1) Muralha. Existem vários pontos da muralha para visitação. Badaling é o mais famoso e o mais perto de Pequim. Fuja desse lugar. Só vá lá se não tiver tempo mesmo, porque fica extremamente lotado. E lotado na China, vou te contar, dá vontade de sentar e chorar. Fui a Simatai, que fica a 3 horas de Pequim. Vá até a Praça da Paz Celestial, no final, na mesma rua do mausoléu do Mao. Nesta rua, ao lado da praça saem uns ônibus pras várias partes da Muralha. Dá pra comprar na hora, mas tem que chegar cedo, tipo 7:30 da manhã porque o ônibus sai as 8, 8:30. Sai quando lota, na verdade.

 

2) Cidade proibida. Uma manhã ou uma tarde. Sugiro uma tarde porque o passeio termina na frente de um parque (com um templo budista pequenininho no alto de uma colina) e o pôr do sol lá de cima é absolutamente maravilhoso. Cidade Proibida 60 Rmb + Audio Guide 40rmb (achei besteira, fiquei perdida com ele) + 100rmb de depósito se vc pegar o Áudio Guide, que vc pega de volta na hora de devolver o aparelho.

 

3) Templo do Céu. Lindo demais e vale muito a visita. A visita leva umas 2 ou 3 horas dependendo do seu pique para andar no parque no qual o templo está situado. O parque é enorme e lindíssimo. (25rmb)

 

4) Templo Lama. É o templo budista, também um lugar lindíssimo. Em frente tem uns Hutongs* e vale passear por eles. Ao lado tem um restaurante de comida tibetana, que foi um dos melhores restaurantes que eu comi até agora, simplesmente maravilhoso. Eles têm menu em inglês e com fotos. Peça uma coxa de mutton (carneiro) (1 só porque é grande tipo Axterix...rs) e um negocio que é tipo uma pizza, mas a massa é de pastel recheada de carne. (Templo Lama 35 Rmb)

 

5) Behai Park. Pela manhã ou no final da tarde são os melhores horários. Fica ao lado da saída da Cidade Proibida. Tem uma pagoda branca lindíssima situada numa colina com um visual muito bonito também. Do Jinshang vc vê a Pagoda do Behai e vice-versa. (20 Rmb)

 

*Hutongs: são conjuntos habitacionais da população que, de uma forma bem grotesca e muito de longe, seriam as “favelas” brasileiras. Contudo, elas não em morros e são muito seguras. As casas em geral são bem pequenas e nelas moram várias gerações da mesma família. As casas não possuem banheiro, que são compartilhados. Estes são os banheiros públicos. Não se assustem com as fotos, apesar do buraco no chão, eles possuem descarga como aqui. Só que, claro, isso foi em Pequim, no interior tudo muda e saneamento básico é quase inexistente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

6) Palácio de Verão. Na minha opinião, o lugar mais lindo de Pequim. Alguns amigos que haviam ido preferem o Templo do Céu, mas eu achei o Palácio de Verão o melhor. As construções de todos os lugares turísticos são lindas, mas esse lugar fica em um parque gigantesco com um lago no meio...é simplesmente espetacular. Como ele é bem longe do centro de Pequim, minha sugestão é que vc vá de manhã bem cedo e bem disposto pra andar muito. Se for de metrô, quando chegar na última estação (da linha amarela se não me engano), pegue um táxi até o Palácio, que deve dar uns 20 Rmb. Negocie com o taxista porque ele vai querer te enrolar e te cobrar mais caro. Dá pra pegar ônibus também (foi o que eu fiz), mas só consegui com a ajuda de amiguinhos chineses que eu fiz no metrô e que perceberam minha cara de perdida assim que sai da estação...rs. O parque tem várias atrações, lugares pra vc ver, então a visita bem feita é bem demorada. Mas em minha opinião, vale cada minuto. (60 Rmb)

 

7) Estádios das Olimpíadas. Tem linha do metrô que te deixa dentro do complexo olímpico. Fui à tardinha, já anoitecendo. Melhor hora porque vc consegue entrar pra conhecer os estádios e na saída pode vê-los acesos que é o mais bonito. Só entrei no Cubo d’agua, o Ninho do Pássaro não tive tempo.

 

8) “Antiguidades”. Tem o Panjiayuan que é o maior e mais famoso. Mas ele só fica bom mesmo aos fins de semana. Se vc for barganhe até a alma. O guiazinho de negociação que escrevi e postarei abaixo te ajudará. Tem um outro lugar que eu descobri (sozinha...uhuuulll, que orgulho) de “antiguidades” e artesanatos que é muito legal. É uma rua de pedestre, toda estilizada, casinhas naquele estilinho chinês, parece que vc esta há alguns séculos atrás se olhar pras fachadas. Lá vc também pode comprar "antiguidades" e artesanato. É um reduto de artistas, tem muita loja de quadros, galerias pequenininhas e lojinhas de pintura. Perto tem um restaurante coreano, onde comi churrasco de vários tipos de carne, menos cachorro...hahahhahha. Divertidíssimo e muito gostoso também.

 

9) Ho hai. Também é um parque, mas esse vc não paga pra entrar e é cheio de barzinhos e restaurantes na beira do lago. A noite vai pra lá. Tem um laguinho e a chinesada mais riquinha vai lá. Tem bar pra todas as idades...vc vai ver gente idosa e muita gente da nossa idade. Vc vai ver muito casal, mas vai ver muita galera solteira porque lá também tem boate. As coisas, principalmente bebidas, são bem carinhas (para padrões chineses) nesse lugar, mas vale e muito a visita. É super legal lá.

 

10) The Place. Nada mais é do que um shopping no estilo Downtown da Barra da Tijuca, meio aberto. Por que vale a visita? Porque vc vai ver uma das paradas mais surpreendentes da Pequim moderna. Um mega telão corta o shopping (mega mesmo, nem adianta descrever porque vc só vai entender quando chegar lá). Não vai levar mais que 20 minutos a ida, é super pertinho de tudo e tem lojas de marcas internacionais. A loja da NBA é lá, se interessar a alguém.

 

11) Salitun. É um bairro e concentra outra área de barzinhos. É bem diferente do Hohai porque o Hohai é um parque e Salitun fica é meio um complexo de bares e um shopping também. É uma área mais de estrangeiro. O shopping tem lojas da Nike, Apple, Puma, Quicksilver e a maior loja da Adidas do mundo (4 andares!!!). A parada é bizarra e nada é falsificado não. Vale ir pra tomar uma cerveja e conhecer. Ali perto tem uma loja de cd’s e dvd’s piratas que vale muito a pena se vc quiser comprar temporadas inteiras de seriados ou coleções de CDs. Baratos e parecem originais, muito boa qualidade. Minha amiga comprou a caixa com as 10 temporadas de Friends por R$150,00. Muamba brabaaa. hahahahahahaha

 

12) Zoológico. Se vc tiver tempo ou quiser muito ver o panda eu recomendo. Eu fui com um único objetivo: ver os pandinhas. E adorei. Eu tava igual a todas as outras crianças lá...ridículo!!! Com a cara colada no vidro e tirando foto amarradona. Hahahahahahahaha... (15rmb)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

13) Silk Market. É o mercadão dos falsificados. Na verdade tem de tudo. Tênis, bolsas, casacos falsificados, “antiguidades”, até chás, pérolas, etc... São 5 andares de pura quinquilharia chinesa. Melhor lugar pra comprar lembrancinhas ou alguma coisa pra viagem. Se esqueceu de levar alguma coisa vai lá que vc acha. Só cuidado pra não se empolgar nas compras. A gringolândia europeia e americana sai de lá com malões lotados!! Mas TEM QUE IR, faz parte da experiência!!! Dicas sobre ele abaixo.

 

Manual “Não seja MUITO engabelado no Silk Market”:

 

1) Paciência, bom humor, firmeza e jogo de cintura são as palavras chave para uma boa negociação.

 

2) Não se deixe enganar. NADA é antigo...eles tem o maior esquema pra deixar as coisas com cara de antiguidade, mas elas não são. Obvio que não é porque não é antigo que deixa de ser bonito e não vale a pena comprar, pelo contrario. As coisas são lindas. Vc só precisa ter isso em mente pra não pagar a mais achando que é algo único e antigo porque não é.

 

3) Mostre que vc não é um turista comum (leia-se européia e/ou americana) que não sabe o valor das coisas. Diga que vc vai sempre lá e sabe quanto aquilo custa. Não se preocupe com comunicação porque os vendedores falam inglês. Os do silk market então, até español eles hablam.

 

4) Não vá arrumado. Eles dão o preço de acordo com a cara do turista. Se for vc for loiro(a)/ruivo(a), com cara de europeu, nego vai querer te explorar de cara. Então não piore tudo indo arrumado.

 

5) Não compre ao lado de turistas americanos ou europeus. Como essa galera tem grana, os vendedores sempre pedem mais a eles e não vão abaixar preço pra vc se tiver esse pessoal perto ouvindo. Outra coisa boa é ir durante a semana e a tarde que fica mais vazio e o pessoal mais desesperado pra vender.

 

6) NUNCA pague o primeiro preço que te oferecerem, ele vai ser bizonhamente mais alto do que o real valor do objeto. Para se ter uma idéia, meu tênis estava 900 Rmb e no final eu paguei 90 Rmb por ele. É assim mesmo...com TUDO. Na Liulichang os vendedores são mais artísticos e o jogo de cintura é menor. Mas no Silk não tenha pena, firmeza é a alma do negocio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

7) Como conduzir uma negociação - Vc chega, olha e se gostou não faz cara de muito entusiasmado pro cara não perceber que vc quer muito aquilo. Pergunta quanto custa. Se for no Silk Market a negociação vai ser mais ou menos assim:

 

vc: quanto custa? (de preferência em chinês, decora do livrinho)

 

vendedor: 900

 

vc: ri, faz caretas e exclama: que absurdo, de jeito nenhum.

 

vendedor: qual seu preço?

 

vc: 30

 

vendedor: vai ter a mesma reação q vc e vai ficar mandando vc aumentar o preço.

 

vc: não aumenta.

 

vendedor: vai continuar reclamando e vai abaixar um pouco. Vai falar assim: “Ok, ok, only because you beautifull” hahahahaha, eles são ótimos.

 

vc: continua rindo e fazendo caretas. Ai aumenta só 5 rmb. Não fica com pena, eles são safados.

 

vendedor: vai ficar puto e reclamando (mas rindo). Isso vai continuar por um tempo. Seja firme, não aumente o preço.

 

vc: fala que não é turista, que mora na China como estudante e sabe o preço das coisas.

 

vendedor: vai abaixar consideravelmente, mas ainda não vai ser o ideal. É ai que vc começa a perceber q o produto vale muito pouco e ele ta te enrolando legal.

 

vc: aumenta 10 Rmb. Diz que é brasileiro, que não ganha em dólar ou euro.

 

vendedor: vai ficar todo feliz, dizer que adora o Brasil, começar a falar Ronaldinho. É muito engraçado, eles adoram brasileiro. Uns me pediam uma moeda brasileira. Ai ele vai abaixar o preço, mas nada demais, muito pouco.

 

Vc: Aumenta um pouco mais (uns 20, 30 Rmb) e diz que não paga mais que isso. Diz que sabe que ele vai diminuir porque o seu preço é justo e que os chineses são legais, que vc adora a China. Bla bla bla...

 

vendedor: Vai amar o elogio, mas vai dizer que é impossível (ou vai baixar pouquíssimo).

 

vc: sai andando. Se for no Silk ele vai te segurar e falar "ok, last price" e vai te dar um preço bem mais baixo (não se engane, o valor ainda será alto).

 

vc: não arreda o pé e mantém seu preço. Não pára de falar q vc vai sempre ali e que sabe quanto aquilo custa.

 

vendedor: vai se recusar a vender pelo preço que vc quer.

 

vc: vai embora de novo.

 

Ai ele vai te fazer voltar e mandar vc dar seu preço.

 

vc: avisa "last price and no more" ai nesse momento vc dá o valor que realmente quer pagar naquilo e não arreda o pé. NÃO ARREDA MESMO.

 

vendedor: se o seu preço for justo ele vai te vender. Se não valer a pena pra ele, ele vai te deixar ir embora. Se isso acontecer, o que é bem difícil, vc volta, aumenta um pouco seu preço, chega a um acordo com ele e compra.

 

Por isso que é bom ir quando está vazio. Se tiver cheio não tem essa negociação porque tem quem pague o que ele quer. Todos os estandes tem coisas iguais, então qualquer coisa vc sai e vai negociar com outro.

 

Entenda: o objetivo não é sacanear o vendedor, é só vc não ser sacaneada e pagar um preço absurdo. Não seja grosso, nem fique de cara amarrada. Eles só precisam saber que vc não é o turistão comum.

 

Não se assuste, comprar coisas nesses lugares na China requere tempo, paciência e bom humor. Essa negociação não é irritante. Pelo contrario, é engraçada, eles ficam falando: you kill me, you kill me. Se divertem horrores quando vc fala que é brasileiro. A maioria é mulher e todas me diziam que eu era linda porque meus olhos eram grandes e meu nariz também. É super divertido. Mas tem que ficar relax.

 

Nas lojas oficiais, tipo Nike, Apple, Gome não rola negociação. O preço é aquele e ponto final. Nem tenta porque eles se ofendem. Mas nesses mercadões é lei. Quem não pechincha se estrepa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sugestão de roteiro para 1 semana:

 

1º. dia: vc vai chegar cansado e doido com o fuso. Minha sugestão pra vc não chegar arrasado demais e conseguir aproveitar alguma coisa do dia, é tomar remédio pra dormir e morgar durante o vôo. Apesar do fuso confuso, vc pelo menos já vai ter descansado um pouco no avião. Não durma em hipótese alguma quando chegar no hotel. Não faça isso de jeito nenhum, senão além de não aproveitar o dia, vai ficar acordado na noite e depois vai ferrar sua vida nos dias seguintes.

 

Chegue no hostel, guarde suas coisas e vá passear. Coisa simples tipo ir a Praça da Paz Celestial, dar uma volta na rua, comer e ir ao The Place. Durma cedo pra descansar pro dia seguinte.

 

2º. dia: acorde e vá ao Templo Lama. Quando sair dê uma volta pelos Hutongs. Pode ir de máquina na mão, numa boa. É super seguro, vc vai ver inclusive carros de luxo la no meio. Só não sai entrando na casa dos outros...rs. É tranqüilo passear por eles, ninguém vai te assaltar...lá não é Rio de Janeiro. Depois almoce no restaurante tibetano que do lado da entrada do Templo Lama.

 

3º. dia: Muralha ou Palácio de Verão. (tenta ir num dia que estiver sol). Se for ao Palácio, quando voltar dá uma passada nos estádios porque é no caminho da linha do metrô.

 

4º. dia: igual ao de cima

 

5º. dia: Acorde e vá ao Templo do Céu. De lá mesmo pegue um taxi e vá para a Liulichang street (a rua dos artesanatos). É perto e o taxi sai barato.

 

6º. dia: Zoológico e Beihai Park. É melhor deixar o Beihai por último pra ver o fim de tarde do alto da Pagoda.

 

7º. Dia: Vá ao Mausoleo do Mao na Praça da Paz Celestial e depois à Cidade Proibida (que fica em frente à Praça). A Cidade Proibida é muito grande e leva no mínimo umas 3 horas pra ver tudo. Quando acabar, vá ao Jinshang Park, que fica em frente a saída da Cidade. Assista o por do sol do alto do templo que tem lá, é muito lindo.

 

As idas ao hohai e salitun vc faz a noite. Encaixe a ida ao Silk Market em algum dia mais tranquilo. O Panjiayuan deixe para sábado ou domingo de manhã, porque ele só fica aberto até as 15:00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Transporte:

O táxi é o meio mais utilizado pelos turistas porque é ridiculamente barato. Uma corrida longa custa uns de 20 Rmb (o que seria uns R$ 6). Só fique atento para ver se eles ligaram o taxímetro, porque aí não tem como ser enrolado. Ônibus eu só peguei uma vez, mas é bem farta a oferta. O metrô eu usava sempre e aconselho. É muitíssimo bem sinalizado, tudo moderno por conta das olimpíadas, te leva para praticamente todos os pontos turísticos da cidade e está todo em inglês, não tem erro mesmo. E se táxi é barato, o metrô nem se fala. Custa 2 Rmb o bilhete (R$ 60 centavos). O táxi é recomendado para, por exemplo, se vc viu um restaurante longe das atrações turísticas. Ai tem que ir de táxi mesmo e uma dica: ligue para o restaurante e peça para ele falar com o motorista onde fica. Eles são muito enrolados, assim facilita as coisas.

 

Alimentação:

Primeira coisa antes de pedir qualquer prato, repito, qualquer prato. Aprenda a pedir sem pimenta, mesmo se vc gosta de comida apimentada (que é meu caso). Porque mesmo a comida sem pimenta é MUITO apimentada. A palavrinha mágica é bú lada (pronuncie o “b” com som de “p”).

 

Postarei dicas de restaurantes depois, mas tenha em mente que comida na China é baratíssima. Se o estilo da viagem for economia a qualquer custo vc economizará MUITO em alimentação. Se estiver no pique de gastar mais, também não deixará muito dinheiro nos restaurantes. Dá para se ter uma idéia de preço médio por pessoa no Relato Mochilão Sul da China e Tailândia também. Lá, os preços estão exatos por saiu do meu bolso. Em Pequim, como estava a trabalho, esses gastos eram cobertos pela empresa.

 

Mais algumas coisas importantes de saber:

 

• Não é porque o restaurante é mais caro que necessariamente a comida é melhor. Na China come-se bem tanto na birosca como no restaurante chique. Vc paga a mais pelo ambiente mesmo. Até o serviço é de qualidade nas biroscas, isso porque a maioria delas é um negócio pequeno e fica na casa da família. Então, enquanto vc está comendo verá também a família fazendo refeição e vendo tv, como se estivesse em casa. É muito engraçado.

• Eles comem cedo. Almoço é ao meio dia e jantar as 5, 6 da tarde. Se vc for a um restaurante maior, mais voltado ao turista com certeza conseguirá ser atendido mais tarde; senão (se for no jantar) esquece.

• Não se tem o hábito de pedir um prato individual, a não ser em cadeias de fast food (chinesas e estrangeiras). O esquema são porções grandes de cada coisa. Por exemplo: vc não verá um prato combinado de arroz, vegetais e peixe; vc verá porção de vegetais, porção de arroz, prato de peixe, que em geral alimentam umas 3 a 4 pessoas tranqüilamente. Isso porque as refeições em geral são feita com muita gente à mesa, então divide-se tudo, como se vc estivesse jantando na sua casa aqui no Brasil. O ideal é sair com mais alguém pra comer porque é possível experimentar vários pratos e gastar pouco.

• Starbucks, Mc Donald´s e KFC: é um a cada esquina (sem exagero). Haaggen daz também. Outras cadeias como Pizza Hut também estão por toda parte. Ou seja: se vc não gosta de comida chinesa tem muita opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como tudo na vida existem vantagens e desvantagens de ser turista nesse país. Vantagens: Se vc não for arrogante eles vão te tratar muito bem, serão super atenciosos, farão de tudo pra te ajudar, se vc se perder vão quase te carregar até onde vc quer ir. Eles me ajudaram muito, são ótimos, super receptivos, principalmente quando arranhava meu chinês. Ficavam tão felizes que diziam que eu falava muito bem...rs. Um exagero, obvio, porque falo pouquíssimo. Se vc for loiro ou ruivo então, vai fazer um mega sucesso. Não estranhe, eles vão pedir pra tirar foto com vc, se vc estiver em lugares muito chineses eles vão ficar te olhando com cara de espanto, principalmente as crianças.

 

A desvantagem é na hora de comprar, de andar de taxi, essas coisas. Eles vão tentar te extorquir ao máximo. Mas fique calmo, com o meu super manual vc não será tão enrolado...rs!! Enrolado vai ser porque nós somos Laowais (o gringo deles) e aí não tem jeito. Atenção ao táxi na chegada no aeroporto: de lá até o centro vai custar entre 100 e 120 Rmb. Mostre ao motorista assim que entrar os ideogramas no livrinho que dizem: “pode ligar o taxímetro por favor?”. Na pior das hipóteses aponta pro taxímetro indicando que é para ele ligar. Se ele tentar te falar que é tabelado, sai do táxi porque é mentira. Quem chega lá sem saber pode pagar 400 Rmb de bobeira. Vi isso acontecer com várias pessoas.

 

Vejo muito uma coisa. Estrangeiro quando vai lá, pelo preconceito mesmo, se acha superior, é arrogante e acaba tratando mal os chineses. Obviamente, recebem de volta uma cara amarrada e ficam com a impressão de que os chineses são mau-humorados e tratam mal os turistas. Mentira pura. Obviamente, filho da mãe existe em todo país. Mesma coisa que gringo na praia de Copa tomando caipirinha...obviamente ele não vai pagar o preço do brasileiro. Mas eu fui extremamente bem tratada e minha impressão deles foi a melhor possível no quesito receptividade.

 

Ok, ok, no quesito boas maneiras (ocidentais) eles deixam um pouco a desejar...rs. Não estranhe a escarrada no chão (não é cuspe, é escarrada mesmo, lá do fundo da alma, uma delícia...rs), buzinaço sem motivos aparentes, o bafo bizonho (de quem realmente não escova os dentes desde que nasceu), inexistência de filas e outras coisinhas mais. Mas essa diferença toda foi o que eu mais gostei. Fora que nada é simples aqui, pegar um táxi as vezes pode ser uma aventura...rs. Mas com bom humor e espírito de esportivo tudo se resolve e vc ainda sairá com boas histórias pra contar pros amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...