Ir para conteúdo

Duas amigas, duas malas, 3 países - Peru Bolivia e Chile - AGO/2014


Posts Recomendados

  • Membros

Esse relato vai para aqueles que são apaixonados por viagens, novas descobertas e aos que fizeram parte desta super aventura!

 

Deixo um agradecimento a todos que nos ajudaram com dicas e informações (Sérgio, Julia, Nogy, Naiara...)

 

Eu e Drika iniciamos nossa viagem em 13/08/2014. Tínhamos 19 dias para fazer os 3 países, ou seja, CORRERIA.

Sabíamos que os pontos altos da viagem Seriam: Macchu Picchu, Salar de Uyuni e San Pedro de Atacama. O resto seria o que desse para encaixar no roteiro. Nossa ideia era fazer uma viagem barata mas sem muitos perrengues. O objetivo era ficar o máximo possível em quartos privados com banheiro nos hostels, comer em bons restaurantes e optamos por abrir mão do item mais trivial de um mochilão... rs... viajamos de mala! ::otemo:: (garanto que não foi tão inconveniente quanto parece).

Separamos aproximadamente 6 dias para cada país e o roteiro ficou dividido da seguinte forma:

 

Dia 1 - Saída BH --> Chegada Lima

Dia 2 - Lima

Dia 3 - Lima

Dia 4 - Saída bem cedo para Cusco

Dia 5 - Cusco

Dia 6 - Cusco --> Valle Sagrado --> Aguas Calientes

Dia 7 - Machu Picchu --> Cusco --> Bus Noturno para Puno

Dia 8 - Puno --> Copacabana

Dia 9 - Copacabana

Dia 10 - Copacabana --> La Paz --> Bus Noturno Uyuni

Dia 11 - 1o dia Salar de Uyuni

Dia 12 - 2o dia Salar de Uyuni

Dia 13 - 3o dia Salar de Uyuni --> San Pedro de Atacama

Dia 14 - San Pedro de Atacama

Dia 15 - San Pedro de Atacama --> Bus Noturno Santiago de Chile

Dia 16 - Estrada para Santiago de Chile --> Santiago de Chile

Dia 17 - Santiago de Chile

Dia 18 - Santiago de Chile

Dia 19 - Santiago --> Belo Horizonte

 

Assim como qualquer viagem para múltiplos destinos, passamos por diversas intempéries... essa é uma viagem que exige muito do corpo e apesar de todas as precauções que tomamos nem tudo sai como o planejado! Mas apesar de tudo, cada segundo vale muitooo a pena! Espero que vocês se divirtam e espero poder recordar cada segundo dessa experiência inesquecível enquanto escrevo esse relato!

 

Maria Carol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Esqueci de mencionar acima. Cada uma gastou aproximadamente US$1500,00 para tudo (Hostels, passeios, transporte, alimentação, lembrancinhas).

Levei US$1300,00 em cash e os outros US$200,00 foram gastos previamente com a compra das passagens de trem, entrada para Machu Picchu e reserva do hostel em Cusco e Aguas Calientes. Cartão de crédito usei apenas para o Duty free na volta e para pagar a passagem de SPA para Santiago (A intenção era pagar em $$ mas tive um pequeno problema que acabou me custando alguns dólares).

(obs: As passagens foram milhas e os 2 hotéis que ficamos em Lima e Santiago pagamos uma tarifa especial do Bancorbras)

 

Dia 1 - BH --> Lima

CNF 06:15 → SDU 07:22 (ir para o Galeão) / GIG 10:20 → AEP 13:45 (ir para Ezeiza) / EZE 19:00 → LIM 22:25

Como compramos nossas passagens com milhas aéreas, nossa ida demorou aproximadamente 24h, com direito a duas trocas de aeroporto e muito chá de cadeira.

Nosso vôo saiu as 06:15 da manhã de Confins com chegada no SDU do Rio de Janeiro. De lá fomos para o Galeão onde pegamos um vôo para o Aeroparque de Buenos Aires. Do Aeroparque fomos para o Ezeiza e do Ezeiza finalmente um vôo para Lima que atrasou aprox. 3 horas. A saída para lidar com todo o tempo ocioso foi comprar um baralho que acabou sendo bem útil nos alojamento em Uyuni. A Aerolíneas Argentinas tem transporte entre os aeroportos Aeroparque e Ezeiza, então não se preocupe em trocar dinheiro.

 

Dia 2 - Lima

Optamos por ficar em Miraflores, o que acabou sendo a melhor opção. Nosso hotel (El Condado Miraflores) era muito simpático e perto de tudo. Acordamos um pouco tarde devido ao dia anterior, fomos trocar $$ e saímos caminhando pelas ruas de Miraflores. Chegamos até a Praça do amor que me lembrou muito o estilo de Gaudí e seus mosaicos em Barcelona e dalí fomos almoçar no SHopping Larcomar. Uma mega estrutura construída no meio dos barrancos de Lima! Tomamos nosso primeiro Pisco Sour da viagem e comi um Ceviche Divino no restaurante Mangos!

10458459_10153088695360278_6387299032381790698_n.jpg.572b43ffec68f1a03c2fa00c7dfa2381.jpg

10363525_10153088695200278_6840504602792339255_n.jpg.6167073bdcb4d98e522c306f513e56be.jpg

Li no meu Lonely Planet a respeito do Circuito Magico das Águas e fechamos no Turistik um tour noturno pelo centro que passava pela Huaca Pucllana, no qual ele estava incluído. É um tour caro, bem fraquinho e o parque das águas não é grandes coisas, o ponto alto é um show de projeções em uma das fontes que começa com um ballet, passa por danças folclóricas e dura 25 minutos ::sos:: !! Estávamos exaustas e fomos dormir.

 

10628337_10153088539305278_1637945516272292612_n.jpg.fad4b7374d29e52fdc386ba0c020a5f9.jpg

 

Dia 3 - Lima

Acordamos cedo e fomos fazer um passeio pelo mercado Inca. Muito artesanato bonito e preços justos frente ao que encontramos durante a viagem... parece que eles tem alguma superstição com a primeira venda do dia, então fazem de tudo para te vender a mercadoria! Comprei um cobertor de Alpaca lindo por 50 Soles (me arrependi de n ter comprado 2 pois depois só o encontrei por mais de 85 Soles). Saímos dali e fomos caminhar. Tinha acordado decidida de que iria fazer o passeio de parapente pelos Barrancos! Mas quando cheguei no local das decolagens, a brincadeira custava quase 100 dólares por ACREDITEM!! míseros 10 minutos de vôo e um vídeo da aventura! O dia estava horrível, o céu inteiramente cinza, muito frio e depois de muito refletir achei que seria um gasto supérfulo! Se o dia estivesse lindo, sem dúvida faria o passeio!

 

598dbc0c92409_larosanautica.jpg.4118d8d3af4dc9667549e53cd1ddea16.jpg

 

Saímos dali e formos caminhando até o restaurante La Rosa Nautica que fica aos pés das Falésias de Miraflores. Lá descobrimos que muita gente (muita gente mesmo) vai para lá fazer aulas de surf na Playa Costa Verde. Pelo que entendi o mar tem ondas perfeitas para iniciantes 365 dias ao ano. No "calçadão" inúmeras vans oferecem o kit completo (roupa de neoprene, prancha e instrutor).

 

kombi(1).jpg.d740ba75fc2f921df9682e5f5a5eec88.jpg

barrancos.jpg.b6e4413e67f5b72abf49bfa922567aad.jpg

 

Fomos passear um pouco no Bairro de Barrancos e a noite fomos para um Barzinho super simpático, com aperitivos deliciosos chamado Huaringas! Tomei um pisco sour de frutas vermelhas delicioso e dalí fomos tentar a sorte em um dos muitos Cassinos de MIraflores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 4 - LIMA --> CUSCO

LIM 08:30 → CUZ 09:40

Como nosso vôo para Cusco era cedo, agendamos a corrida com um taxista que nos levou de Barranco até o Hotel no dia anterior. Chegamos ao aeroporto e descobrimos que tínhamos comprado as passagens para vôos diferentes. (Normal, sou uma pessoa desligada MODE Expert rs...) A mocinha do guichê não só nos colocou no mesmo vôo como adiantou o vôo e mandou que saíssemos correndo, pois o avião já estava saindo. Ainda bem que a correria foi em Lima, porque em Cusco cada corridinha era uma maratona!! Como iríamos subir muito de uma vez só (Lima, nível do mar e Cusco 3.600m de altitude) conversei com minha médica antes de ir e ela indicou que tomássemos um AAS infantil nos 7 dias anteriores à viagem. Acredito que tenha funcionado, pois o máximo que sentimos foi um pouquinho de dor de cabeça e falta de ar ao fazer esforço físico,coisa normal... o que não falta em Cusco são ladeiras.

Chegamos ao Hostel Ecopackers, o qual super recomendo e fomos fazer um passeio pelo centro histórico de Cusco.

 

GOPR9159.JPG.60e6a2a8efb673974bf5081637082425.JPG

 

Ahh..Quem sentir falta de ar pode comprar Oxishots em qualquer farmárcia... mas acabei usando errado e o meu acabou no primeiro dia kkk..

 

Cusco me lembrou muito Ouro Preto, acho que devido às montanhas e casas em estilo colonial. Curti bastante a atmosfera do centrinho histórico. Mas a cada passo uma Cholinha, com Cholinhos e uma LLaminha nos assediavam para que tirássemos fotos. Até um sapateiro correu atrás de mim querendo colar minha bota que estava com um bocão de jacaré na ponta! (Eu já tinha consciência que esta seria sua última viagem). Resolvemos nos refugiar no alto do Starbucks (sim!! Tem starbucks em Cusco!! ::otemo:: ) e desfrutar de uma vista panorâmica da pracinha.

 

cusco.jpg.169ff7937c88c509593ac92d8e52a847.jpg

 

Fomos Almoçar no Limo Resto Bar onde decidi me aventurar no tradicional Cuy (porquinho da índia)! Foi caro (R$60,00) mas valeu a pena! A carne é bastante gordurosa mas bem gostosa e diferente de tudo que já comi!

 

cuy.jpg.0629c530dd08f7dfef37cb78a99538e2.jpg

 

A tarde fomos a agencia que fica situada no Hostel com o objetivo de fechar o passeio para Sacsayhuamán (ou Sexy woman rs.. aprendi esse trocadilho por lá)rs... e o do Valle Sagrado no dia seguinte! Mas acabei fechando todo o roteiro até Copacabana, com os ônibus, tranfers, taxi e passeios. Tudo saiu por volta de U$S120

 

598dbc0da7878_agenciaviagens.jpg.8c0d68aacb35e90eb56581d769f4d7f4.jpg

 

A noite decidimos ir a uma baladinha chamada Mama África da qual tínhamos boas indicações! Quando chegamos estava bem vazio e sentamos no bar Mushroom no andar de baixo para passar o tempo... O Mushroom é um bar repleto de estrangeiros e drinks gostosos!! Quando resolvemos voltar estava rolando uma aulinha de salsa da boate! Isso mesmo! Dezenas de gringos dançando passinho para lá, passinho para cá... decidimos que era muito para a gente e fomos para o hostel descansar. Na volta passamos por um casamento bem tradicional com direito e fogos e fotos no meio da praça!

 

casorio.jpg.2c7cebc4f2960ea242c0398dbe32c701.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 5 - Cusco

Acordamos cedo e fomos tomar o café da manhã do Hostel... como estávamos em um quarto privado tínhamos direto a ovos mexidos ou omelete... mal sabia eu que estávamos fadadas a comer aquele pão que mais parece uma magic toast (aquelas torradas de dieta secas e sem gosto ::bruuu:: ) com geleia e manteiga (sem sal) pelos próximos dias, se soubesse teria aproveitado mais o omelete rs....

Tomei meu chá de coca de todo dia, fechamos as malas e as colocamos no locker do hostel. Iríamos mudar para um quarto compartilhado e era melhor lidar com a mudança mais tarde. Além do que as malas não cabiam no locker do quarto.

O passeio fechado no dia anterior era um city tour a pé + as ruínas de Sacsayhuamám e estava marcado para as 14:20. Tinhamos combinado de encontrar com o Sérgio, um amigo aqui do mochileiros que estava no fim de um roteiro bem parecido com o nosso e tinha ficado de nos passar dicas sobre os próximos passos.

Marcamos o encontro no Starbucks e quando chegamos na praça demos de cara com uma mega evento! Centenas de pessoas em trajes típicos, banda militar e um palanque com as autoridades regionais. Pelo que entendi era uma celebração da Escola de Ciências de Cusco. Tudo super colorido! Lindo!

 

cusco.jpg.0e14cf450acb48ffae1819bc93c41500.jpg

 

Chegamos no Starbucks e encontramos com o Sérgio e seu amigo João, que retornavam a Cusco depois de mais de 30 horas em um busão! Os dois estavam queimados de frio, cansados, mas era possível ver o brilho nos olhos ao nos contar sobre o Salar de Uyuni e San Pedro de Atacama. Eles nos deram algumas dicas preciosas principalmente sobre o frio, alojamentos e transporte. Comentaram que em La Paz ladrões estão se passando por policiais disfarçados e fazem o terror dos turistas em táxis. Eles entram no veículo no meio da corrida, revistam bolsas e mochilas, levam dinheiro, passaporte e itens de valor. Depois saem do taxi como se nada tivesse acontecido e o motorista te larga numa rua qualquer sem auxílio. A estratégia é sempre sentar um no banco da frente junto com o motorista e o outro atrás e não deixar espaço para ninguém entrar, travar as portas e se alguém tentar entrar dÊ um bicudo e saia correndo! rsrs ::mmm:.

Aconselharam que não fizéssemos o passeio com a Thiago Tours, que levássemos um saco de dormir, pois os lençóis dos alojamentos não viam água há muito tempo e que a noite fazia muiitooo frio. Eles tinham pego um ônibus regular entre La Paz e Uyuni e disseram que tinha sido muito desconfortável, o valor pago tinha sido de aproximadamente US$20,00. (quando chegar na parte de La Paz explico melhor quais são as alternativas). Deram boas referencias da empresa Desert em San Pedro de Atacama e falaram de Arequipa... que gostariam de ter ficado por lã!! (Fico até com dor no coração só de ouvir AREQUIPA... Tentei de todas as maneiras inclui-la no roteiro, mas não deu e me arrependo de não ter feito um esforço extra! Tivemos inúmeras indicações de que vale muito a pena passar por lá). Bom, dali eles já pegariam o vôo de volta ao Brasil.

 

Nos despedimos dos rapazes e fomos dar um pulinho no mercado central de Cusco. Cabeças de porcos, de llama, legumes, verduras, frutas e tubérculos, todos misturados com artesanatos, pessoas, confusão e aquele cheirinho bem característico... ::xiu:: rs... tudo muito estranho, mas sempre me divirto em Mercados. Posso afirmar que uma das minhas coisas favoritas nas minhas viagens é ir aos supermercados, farmácias e mercados regionais para ver o que tem de diferente daqui.

 

mercado.jpg.8c7e728fa4c522a2c7e037e75c04314a.jpg

 

Comprei algum artesanato e fomos encontrar o tour na porta da Catedral. Dalí fomos caminhando até Qoricancha, um lugar que mistura bem a cultura Inca e o estilo colonial e onde é possível ver de perto as habilidades de engenharia e arquitetura dos Incas. Pegamos um ônibus e fomos visitar Sacsayhuaman, Q’enqo, Puca Pucara e Tambomachay. As ruínas são lindas e é tudo muito interessante.

 

sacsay.jpg.bb28c632e46dbd529f002032a8e7103c.jpg

 

Voltamos para Cusco, pegamos nossas malas no locker e fomos para o quarto de 6 pessoas no Hostel ávidas por um banho quentinho depois de muito caminhar. Mas... no quarto de 6 pessoas não tinham toalhas e ao perguntar na recepção se era possível alugar alguma, fomos informadas que não havia nenhuma disponível. ::sos::::sos:: Eu estava psicologicamente preparada para ficar sem tomar banho em Uyuni, mas não em Cusco. Apelamos para as toalhinhas umedecidas e na manhã seguinte nos viraríamos para tomar banho antes de ir para o Vale Sagrado e Águas Calientes.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Show de Bola Carol.

 

Ja fui 2 vezes pra MP ( 2009 e 2013 ), passando sempre por Cuzco e Lima, e pretendo ir pelo menos de 4 em 4 anos pra la. Sempre me surpreendo com alguma coisa nova neste país!

Quanto as toalhas, podiam ter comprado uma em qualquer lojinha ali da Av. Del Sol. Tanto em Lima quanto em Cuzco fiquei as duas vezes no Pariwana ou no Loki. São hostels bem tradicionais, mas muito bem organizados e bem localizados! o Eco não conheço, mas parece ser bom tambem.

 

Quanto as malas, espero ancioso para saber como elas sobrevieram ao Salar de Uyuni. Em 2009 uma amiga nossa tambem foi de mala e ela se desintegrou durante o tour... ::ahhhh::

 

É uma excelente trip essa da rota dos 3 países... apenas 19 dias é realmente bem corrido. Esta trip vale tranquilamente 30 dias ou mais.

Parabens pelo Relato.. ta ficando bem bom... Resumido mas bem explicado!

 

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Show de Bola Carol.

 

Ja fui 2 vezes pra MP ( 2009 e 2013 ), passando sempre por Cuzco e Lima, e pretendo ir pelo menos de 4 em 4 anos pra la. Sempre me surpreendo com alguma coisa nova neste país!

Quanto as toalhas, podiam ter comprado uma em qualquer lojinha ali da Av. Del Sol. Tanto em Lima quanto em Cuzco fiquei as duas vezes no Pariwana ou no Loki. São hostels bem tradicionais, mas muito bem organizados e bem localizados! o Eco não conheço, mas parece ser bom tambem.

 

Quanto as malas, espero ancioso para saber como elas sobrevieram ao Salar de Uyuni. Em 2009 uma amiga nossa tambem foi de mala e ela se desintegrou durante o tour... ::ahhhh::

 

É uma excelente trip essa da rota dos 3 países... apenas 19 dias é realmente bem corrido. Esta trip vale tranquilamente 30 dias ou mais.

Parabens pelo Relato.. ta ficando bem bom... Resumido mas bem explicado!

 

Bjs

 

Olá Leo! Realmente é uma excelente rota! Ainda estou com um pouco de depressão pós viagem e este relato está ajudando a me consolar rs...

Poisé, a questão da toalha foi um pouco mais complicada. Quando voltamos para o hostel já eram mais de 22:30, não tinha nada aberto e no dia seguinte sairíamos super cedo, então nada aberto denovo! rs... Como no quarto privado tinham toalhas nem imaginamos que no compartilhado não teria, por isso não compramos antes... mas no fim das contas tudo se resolveu :):)

 

Quanto às malas, uma sobreviveu bravamente já a outra praticamente desintegrou também... rs... contarei a saga das malas mais para frente! rs

 

Essa TRIP com certeza vale uns 30 dias ou mais. E acredito que se eu tivesse mais tempo teria aproveitado bem mais o Peru! Obrigada pelo elogio! :D

 

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...