Ir para conteúdo

Duas amigas, duas malas, 3 países - Peru Bolivia e Chile - AGO/2014


Posts Recomendados

  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Dia 8 - Puno --> Copacabana

 

O ônibus chegou ao terminal de Puno exatamente às 5:30 da manhã. Como tinha fechado toda a programação ainda em Cusco, eles nos disseram que uma pessoa estaria nos esperando, com uma plaquinha, para nos levar ao passeio a los Uros, as famosas ilhas flutuantes.

Tudo ocorreu exatamente como o acordado, um carro foi nos buscar no terminal e como o passeio só começava às 08:30 nos levaram para a sede da agência, onde pudemos trocar de roupa, tomar um café da manhã por 10 Soles e usar a internet.

Puno é de fato uma das cidades mais "estranhas" que já conheci. Naquela região, se você não fizer o acabamento na sua casa, ela é considerada ainda como em construção. Com isso você fica livre de impostos e cidade fica igual a um imenso canteiro de obras. Apenas os locais turísticos, hotéis e alguns estabelecimentos viram alguma demão de tinta... mas ao ver o nascer do sol na imensidão do lago Titicaca, meus olhos simplesmente ignoraram os tijolos, o rejunte e a poeira que envolve toda a cidade.

 

598dbc260eebb_sunrisepuno.jpg.d5ff54567ce3eada4465246e273aff22.jpg

 

Enquanto esperávamos pelo passeio, um jovem aspirante a guia turístico, que trabalhava na agência, começou a conversar conosco!! Falou um pouco do Lago Titicaca, da ascensão turística na região nos últimos anos e nos ensinou algumas palavras em Quechua, a língua local. Foi quando ele me perguntou que línguas eu falava... rs... ::mmm: ao descobrir que sou fluente em inglês, francês, espanhol e português, nosso amigo me entregou um caderninho e pediu que eu escrevesse inúmeras frases nas 4 línguas para que ele pudesse estudar. Conto que fiquei lisonjeada com pedido e deixei o caderninho nos TRINKS para que ele pudesse aprender sentenças bem coringas em todas elas.... muito bom poder ajudá-lo e realmente me tocou muito ver toda aquela vontade de aprendizado! :)

 

O carro chegou para nos buscar e no caminho parou para pegar mais um Brasileiro! Sr. Robson Luna, gente finassa que nos acompanhou durante toda a manhã no passeio. O Titicaca é muito imponente e Los Uros é diferente de tudo o que já vi na vida. Eles não querem contato com o mundo moderno e mantêm em suas ilhas sua própria cultura e normas. Para mim, particularmente foi um grande choque de realidade.

 

É incrível como tudo combina, a cor da água, com a cor do junco, o verde das Totoras e o colorido das roupas... o cenário é lindo... mas a maneira como as pessoas vivem, a falta de perspectiva, de cuidados básicos e a sensação de que tudo está parado no tempo... simplesmente apertou meu coração.

 

598dbc26184a5_titicacapano.jpg.45c73acdbfa1738226e037f085f19fc0.jpg

mb.jpg.1db92661da167f9d38cf6a217af69b6b.jpg

 

As ilhas flutuantes são feitas de blocos de junco e amarradas ao lago em grandes troncos para que não fiquem à deriva. Durante o passeio, o presidente da ilha faz um tipo de maquete para nos explicar como as ilhas e toda sua estrutura são construídas. A vida deles gira em torno da totora, uma planta que nasce naturalmente na parte mais rasa do lago. Tudo é feito de totora! ::ahhhh:: As casas, o piso da ilha, o artesanato, os móveis, os barcos e ela ainda pode ser consumida como alimento! Só não pode exagerar, pois pode causar indisposição abdominal. Ouvi dizer também que, por ter flúor, a totora garante a saúde bucal da comunidade sem a necessidade constante de apoio de dentistas. (não sei não, os uros que conheci estavam bem banguelas ::tchann:: ). Eu provei a totora e não tem gosto de nada! Me lembrou um pouco o Nabo.

 

598dbc261f119_urosentrada.jpg.5eec67aef74eaacfc1a990c9057ac11a.jpg

 

Voltamos para Puno, pegamos nossas coisas e fomos para o terminal de Buses rumo a Copacabana!

Achei a fronteira entre o Peru e Bolívia super tranquila e no inicio do entardecer já estávamos adentrando a cidade. Aproveitamos e trocamos alguns dólares por Bolivianos.

O ônibus nos largou em uma ruazinha dentro de Copacabana e mais uma vez foi possível ver o espetáculo solar no Titicaca! Desta vez o pôr do sol.

Esse foi um dos poucos momentos na viagem em que as malas foram inconvenientes, o nosso Hostal ficava na parte alta da cidade, o que significava uns 3 quarteirões de subida bem íngreme. Mas como não sabíamos exatamente sua localização pegamos um taxi para nos levar. Custou apenas 6 Bolivianos e super valeu a pena! Íamos passar apertado para subir com as malas no braço!

 

Gostei muito do Hostal La Cupula! Tem uma vista linda da cidade e do lago, funcionários super atenciosos, quartos limpos e chuveiro quente! Deixamos as coisas na Habitacíon e fomos nos aventurar pelas poucas ruas de Copacabana.

uros.jpg.61677b9e01bf82f4b95073a78b9fdeff.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Carol, vc tambem nao ficou com a impressão de que enquanto esperava na agencia, os "moradores de Uros" estavam saindo de suas casa em Puno e indo trabalhar em Uros como artistas?..hahahaha.. Eu achei bem artificial para este século. Pode ser que no passado aquilo realmente foi moradia, mas hoje achei um pouco pega turista. Claro, vale a pena para conhecer o esquema da Totora e a cultura, mas não me convenceram que realmente viviam ali....rsrsr

Particularmente, prefiro o lado Boliviano do lago, alem de mais limpo é realmente mais bonito em seu entorno.

Continue... esta ficando bacana o relato.

 

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Quando fiz minha viajem, inclui a ida a ilha de Uros, porem depois de alguns mochileiros que encontrei no caminho me disseram que não valia a pena ir ate a Ilha, segui meu destino direto para Copacabana, e acho que fiz a escolha certa.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Leo Ramalho, uma boa parte mora no lugar, mas funciona assim, eles moram la por conta do turismo, é o trabalho deles levar aquela vida e desta forma meio que perpetuam a tradição. no local tem uma igreja com aproximadamente 100 pessoas com culto aos sábados e também uma escola, pra atender as crianças das ilhas. se morassem na cidade não teriam essas coisas funcionando. mas é claro que só estão lá para explorar o turismo, igual a peão de fazenda de turismo, os caras são mais atores que trabalhadores rurais, mas ainda assim ajudam a conservar e a existir algo que do contrário seria extinto pela modernidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Carol, vc tambem nao ficou com a impressão de que enquanto esperava na agencia, os "moradores de Uros" estavam saindo de suas casa em Puno e indo trabalhar em Uros como artistas?..hahahaha.. Eu achei bem artificial para este século. Pode ser que no passado aquilo realmente foi moradia, mas hoje achei um pouco pega turista. Claro, vale a pena para conhecer o esquema da Totora e a cultura, mas não me convenceram que realmente viviam ali....rsrsr

Particularmente, prefiro o lado Boliviano do lago, alem de mais limpo é realmente mais bonito em seu entorno.

Continue... esta ficando bacana o relato.

 

bjs

 

Ei Leo! Tive essa mesma impressão... mas me disseram que algumas familias realmente vivem naquelas condições, provavelmente nas ilhas que não estão abertas para os turistas.. são mais de 70 no total né?

Achei copacabana linda, mas muito muito muito suja! Minha vontade era pegar um saco de lixo e limpar aquela "prainha"rs...

Tive um probleminha com meu notebook... vou continuar o relato agora!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Quando fiz minha viajem, inclui a ida a ilha de Uros, porem depois de alguns mochileiros que encontrei no caminho me disseram que não valia a pena ir ate a Ilha, segui meu destino direto para Copacabana, e acho que fiz a escolha certa.....

 

Renato, te conto que não me arrependi nem um pouco te ter ido. Particularmente achei muito interessante e o visual é lindo! :)

Mas curti bem mais Copacabana!

 

Abs,

 

Carol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Carol!

Acompanhando e tomando nota de suas dicas pois viajaremos em 15 dias. Vc falou que tomou o As infantil1 semana antes. Tomou 1 por dia e depois não precisou lá?

 

Olá Maria!

Tomei nos 7 dias anteriores e nos 2 dias em que estive lá também. Mas assim que fui para Aguas Calientes não tomei mais.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...