Roteiros de Viagem na Europa
#958117 por carolmaff
11 Mai 2014, 15:40
Olá,
Meu marido e eu vamos para Londres no dia 16/11 e voltamos via Frankfurt no dia 01/12 (15 dias).
Montei um roteiro para me locomover entre alguns países apenas de trem, mas ainda tenho dúvidas se estou fazendo o melhor roteiro. É nossa primeira vez na Europa e gostaria de opiniões de quem está ou já esteve por lá:

Meu roteiro:
chegada: Londres (4 ou 5 dias)
Londres - Paris (4 dias)
Paris - Bruxelas (não sei se apenas passo o dia e depois sigo viagem para Amsterdã, ou se passamos uma noite na cidade, pois gostamos muito de cervejas)
Bruxelas - Amsterdã (2 ou 3 dias)
Amsterdã - Frankfurt (estou na dúvida: com ou sem parada por Colônia? Vale a pena ficar uma noite em Colônia ou apenas fazer uma parada e seguir para Frankfurt?)

Também fiquei na dúvida em começar por Londres - Bruxelas - Amsterdã - Paris - Frankfurt)

Qual o melhor roteiro? Gostaria de fazer tudo de trem, mas talvez vale a pena incluir um trecho por avião. O que acham?

#958122 por xxxxxxxxxx
11 Mai 2014, 15:52
Você já tem as passagens de volta por Frankfurt compradas? Se não tiver comprado ainda, eu descartaria Frankfurt e Colônia neste roteiro, deixaria para uma outra oportunidade, pois Londres, Paris, Bruxelas/Brugges e Amsterdam tem atrações e atividades suficientes para você preencher os 15 dias, e a volta por Frankfurt só deixaria a viagem corrida.

Quanto a pernoitar ou não em Bruxelas ou Colonia, vai depender do planejamento detalhado do seu roteiro, da hora de chegada do seu voo em Londres e da hora que sair de Frankfurt, falo isto, pois dependendo dos horários dos voos, estes 15 dias na verdade acabam virando só 13 dias, pois geralmente o último e o primeiro dia são perdidos em função dos voos, imigração, check-in nos hotéis, etc...

Tente postar o roteiro no seguinte formato, isto vai ajudar a ver onde estão os pontos problemáticos e ajudará a decidir se vale a pena incluir os pernoites:

Exemplo:

16/11: Chegada em Londres as 13:00 horas
17/11: Londres.
...
21/11: Deslocamento para Paris
22/11: Paris
...
26/11: Bruxelas
27/11: Amsterdam
...
01/12: saída de Frankfurt as 11:00
#958190 por xxxxxxxxxx
11 Mai 2014, 19:49
Como comprou com milhas e não pode mais mudar, organize bem o roteiro, verifique bem certo os horários dos voos para ver o que dá para encaixar no roteiro sem ficar muito corrido, lembre-se que você estará viajando no inverno, quando escurece lá pelas 17:00 horas, ou seja, os dias são bem curtos para você aproveitar, então se deixar muito poucos dias em algum local, pode não dar tempo de ver o que você quer.

Quanto aos deslocamentos, a principio dá para fazer tudo de trem, se reservar as passagens com 90 ou 120 dias de antecedência será mais barato, rápido e confortável do que ir de trem.
#960761 por carolmaff
18 Mai 2014, 13:26
Adriano, obrigada.
Um opção, mesmo comprando com milhas, seria trocar a volta também para Londres.
Nesse caso eu chegaria e voltaria por Londres e aí organizaria o roteiro em: Londres, Amsterdã, Bruxelas, Paris e Londres de novo apenas para pegar o voo de volta.
Será que é menos corrido do que manter a volta por Frankfurt?

Estou organizando o roteiro e incluindo os detalhes de horários dos trens, mas ainda estou na dúvida do que seria mais prático e menos cansativo. Ida e volta por Londres ou ir até Frankfurt (saindo de Amsterdã) apenas para pegar o voo de volta mesmo?
#960782 por xxxxxxxxxx
18 Mai 2014, 14:31
A principio seria melhor chegar e voltar por Londres do que voltar por Frakfurt, pelos seguintes motivos:

Ao chegar em Frankfurt, provavelmente depois do meio dia, você não conseguirá fazer muita coisa, e se deslocar para Amsterdam ou Londres no mesmo dia sempre é complicado, pois se o seu voo se atrasar na chegada em Frankfurt você perde o voo ou trem, então tem que comprar passagens para o dia seguinte para garantir que não terá problemas, fazendo com perca um dia inteiro em Frankfurt e no deslocamento para Londres/Amsterdam.

Se você chegar em Londres, assim que passar na imigração você já estará livre para aproveitar a cidade, e não precisa se preocupar em pegar um trem/avião logo em seguida ou então logo no dia seguinte. Ou seja, você ganharia 1 dia extra de tempo livre.

Chegando por Londres você continuaria a ter que se deslocar a Londres no final da viagem, e perder 1 dia neste deslocamento. Mas em contrapartida, chegando e voltando por Frankfurt, você teria 2 dias perdidos. Ou seja, chegando e voltando por Londres, você ganharia um dia a mais de tempo livre, e economizaria uns 100 Euros de passagens internas, que pode acabar compensando em partes o custo adicional de remarcar o voo para Londres.

Mas faça um levantamento bem detalhado dos horários dos trens e seus custos nas duas situações, assim fica fácil você comparar as duas opções e decidir qual vale mais a pena no seu caso.
#1079931 por simsimoes
19 Abr 2015, 20:27
Olá Mochileiros!
Sempre acompanho as dicas e resolvi pedir um auxílio!
Farei a mesma viagem do post com meu namorado, também por milhas, porém ao inverso: Voo de ida para Frankfurt (25.11) e volta por Londres (07.12).
A programação inicial é:
26.11: Ao chegar no aeroporto de Frankfurt, alugar um carro e seguir as margens do Reno (não sei o roteiro ainda, mas adoro castelos!), dormir no caminho (não sei em que cidade) e chegar a Dusseldorf para entregar o carro e pegar um trem para Amsterdam no dia 27 a tarde.
27 e 28: dormir em Amsterdam. No dia 28 durante o dia ir para Bruxelas, no caminho para Paris.
29 - 03: Paris. Trem para Londres.
03-07: Londres. Aproveitar o último dia, pois o vôo sai apenas as 20h! ::otemo::

MInhas maiores dúvidas são:
- Qual caminho é o mais bonito de paisagem para o trajeto de carro a partir de Frankfurt, as margens do Reno, a caminho de Amsterdam? Dusseldorf é um bom ponto de entrega do carro e pegar trem para Amsterdam? Ou sigo de carro até Amsterdam (valendo a pena a diferença de tarifa)? Até pensamos em fazer um cruzeirinho que pesquisamos pela internet, mas, nessa época, parece que não tem disponível. Imagino que seja frio demais para navegar! hehehehe
- Vale a parada em Bruxelas, no caminho de Amsterdam-Paris?

Obrigada, desde já!!!
Abraços!
#1079948 por xxxxxxxxxx
19 Abr 2015, 21:25
Não é nem um pouco recomendável alugar um carro e encarrar a estrada assim que você chegar em Frankfurt, pense no seguinte:

Vocês vão passar a noite toda em claro, sem dormir direito no voo para Frankfurt, e dependendo da ansiedade, algumas pessoas não conseguem dormir direito já na noite anterior a viagem, ou seja, depois de 1 ou 2 noites sem dormir direito vocês e chegar lá cansados e mortos de sono, e dirigir nestas condições, possivelmente com chuva ou gelo na estrada é muito perigoso e um risco totalmente desnecessário.

Segundo ponto, provavelmente vocês vão viajar de TAM, o voo vai chegar em Frankfurt lá pelas 11:00 se chegar na hora, até as mais de 300 pessoas desembarcarem, passarem na imigração, você retirar as malas, retirar o carro, etc, facilmente se vão umas 3 horas ou mais. Então na melhor das hipóteses você estariam "liberados" lá pelas 14 horas, mas como escurece cedo nesta época, lá pelas 16:00 horas já está anoitecendo, lhe sobrariam no máximo umas 2 horas para aproveitar algo...

Ou seja, durma em Frankfurt no primeiro dia, vai ser muito mais seguro e use esta noite para descansar bem e acordarem cedo e dispostos no dia seguinte.

Dusseldorf é um bom local para devolver o carro, de lá a trens diretos para Amsterdam a cada duas horas, uma outra opção, acho que até melhor seria devolver o carro em Colônia, de lá também há trens diretos a cada duas horas para Amsterdam...

Agora se vale a pena seguir até Amsterdam, isto é com vocês... Entre no site da www.bahn.com e veja os preços das passagens de trem e depois compare com a taxa adicional do aluguel do carro...

Bruxelas é um local que divide opiniões, metade das pessoas gosta, e a outra metade acha que Bruxelas não tem nada demais e diferente do que você vai ver em outras cidades, ou seja, é com vocês decidir se vale a pena ou não parar em Bruxelas. Mas o seu tempo em Amsterdam está apertado demais para incluir Bruxelas...

No dia da volta, lembre-se que tem que chegar umas 3 horas antes no aeroporto caso o seu voo seja por Heathrow, nos outros umas 2 horas antes, o deslocamento até o aeroporto leva no mínimo 1 hora, você tem que ir retirar as malas no guarda-volumes ou hotel, etc... E tudo isto vai lhe consumir umas 5 horas, então se o seu voo é as 20h, o seu tempo útil deste dia vai no máximo até umas 15h... Dá para aproveitar bem este dia, mas não é um dia inteiro, e geralmente você fica meio ansioso e estressado neste dia, não aproveitando ele do jeito que gostaria...

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes