Ir para conteúdo

DUVIDAS SOBRE PERMANENCIA E MOCHILAO NA EUROPA E AFRICA


Posts Recomendados

  • Membros

BOM DIA PESSOAL, MEU NOME É PEDRO, E ESTOU INDO PRA EUROPA NO INICIO DE JANEIRO, MAS ESTOU PROCURANDO MANEIRAS DE PERMANECER O MAIOR TEMPO POSSÍVEL NO CONTINENTE... NÃO POSSUO PARENTES EUROPEUS E TENHO A INTENÇÃO DE IR PRA VIAJAR PELO CONTINENTE COMO MOCHILEIRO... PELO FATO DA PASSAGEM PARA PORTUGAL SER A MAIS BARATA ESTOU INDO PARA LA INICIALMENTE!! ACEITO DICAS SOBRE UTENSÍLIOS NECESSÁRIOS PARA O MOCHILÃO, CLIMA, LUGARES PARA TRABALHAR, PARA CONHECER, ETC. DEPOIS DA EUROPA EU PRETENDO IR PARA A AFRICA FAZER SERVIÇO VOLUNTARIO, MAS NÃO CONHEÇO AS LEIS PARA IMIGRANTES E PARA PERMANÊNCIA TAMBÉM... PENSEI EM PASSAR PELO ESTREITO DE GIBRALTAR E ENTRAR PELO MARROCOS, FAZENDO A PEREGRINAÇÃO ATE A TANZANITA, ETIÓPIA... OBRIGADO.

Link para o comentário
  • Membros

Sendo brasileiro sem cidadania europeia e indo com visto de turista, você pode ficar no máximo 90 dias em países membros do Tratado Schengen, antes de vencer os 90 dias você tem que sair do Espaço Schengen e ficar 90 dias fora antes de retornar.

 

Com visto de turista também é absolutamente proibido exercer qualquer tipo de trabalho remunerado na Europa, nem voluntário e nem mesmo que seja a troco de comida e hospedagem.

 

Ao chegar lá em Lisboa você também tem que comprovar que vai sair de lá antes dos 90 dias apresentando para o policial na imigração uma passagem indo embora do Espaço Schengen, tem que comprovar que tem onde ficar, e também pode ser que tenha que comprovar que possui recursos financeiros suficientes para se sustentar lá como turista sem trabalhar durante o tempo previsto de estadia, pode ser também que peçam para ver a apólice do seguro saúde com cobertura mínimo de 30 mil euros cobrindo todo o seu período no Espaço Schengen

 

Se você quer tentar algo assim, que seja fora das regras e que possa ser considerado ilegal, faça por sua conta e risco, bem ciente que se for flagrado estando irregular lá na Europa ou por ter excedido o tempo permitido, você será multado, processado, julgado e provavelmente condenado a expulsão da Europa, não podendo retornar para lá por muitos e muitos anos.

 

Apesar das regras na África serem muito mais frouxas, é recomendável também se informar a respeito dos vistos necessários para os países por onde pretende passar, sejam eles de turista ou de estadia mais longa trabalhando como voluntário, para que não chegue lá irregular, e tenha que pagar um monte de suborno para os policiais lhe liberarem.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Não é proibido fazer trabalho voluntário na Europa com visto de turista. Quando fiz meu voluntariado em Praga em 2015, eu entrei em contato com a embaixada para perguntar sobre visto e eles mesmos me falaram que o visto de turista era o correto, já que eu ficaria lá por menos de 90 dias. A organização local me mandou uma carta que falava do trabalho e inclusive que eu ganharia hospedagem e comida e foi isso que apresentei na imigração em Frankfurt.

 

Quanto a Europa, lembre-se que tem vários países que não estão no Espaço Schengen onde você pode continuar sua viagem depois de esgotados os 90 dias, como Reino Unido, Irlanda, Romênia, Bósnia, Sérvia, Bulgária, Ucrânia, Rússia. Mas isso pode invalidar o plano de passar por Gibraltar. Talvez, se for essa a intenção, seja mais fácil começar pelos países que não estão no Espaço Schengen e terminar na Espanha para atravessar Gibraltar. Você pode, por exemplo, começar por Portugal, comprar uma passagem low-cost (atenção nas restrições de bagagem) para um lugar fora do Schengen e fazer seu caminho de volta à Península Ibérica, e atravessar Gibraltar.

 

Basicamente, quando você entra no Schengen começa uma contagem de 180 dias, desses você pode passar 90 lá dentro e tem que passar 90 fora, sendo que os 90 dentro incluem o dia de entrada e o dia de saída, então cuidado com a conta. Mas dá para ficar entrando e saindo, embora possa demandar mais explicações na imigração do que seria agradável. Sinceramente, acho que o jeito acima é o mais fácil de passar meses na Europa: comece por fora do Espaço Schengen, depois vá até a península ibérica para atravessar para o Marrocos.

 

Acho incrível a idéia de ir do Marrocos até a Tanzânia, mas acho que você vai ter que fazer uns trechos aéreos para pular países em que a instabilidade está grande demais, como a Líbia, o Sudão e a Etiópia (é uma pena, a Etiópia sempre tá nas listas do lp de países subestimados, mas tenho lido muito sobre manifestações lá sendo reprimidas de forma muito violenta, e vários países da Europa estão recomendando aos seus cidadãos de não irem lá).

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...