Ir para conteúdo

EUROPA - 23 DIAS - DEZ/2015 _ Sugestões e duvidas


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde,

 

Estou com viagem marcada com minha namorada para Milão, com chega prevista para dia 13/dez e retorno dia 05/Jan, tambem em Milão.

 

Temos um amigo que vive em Klaus - Voralberg, na Austria, fronteira com a Suiça e após muita pesquisa estamos em duvida sobre o tipo de transporte mais acessivel, sobre o roteiro mais proveitoso, e sobre as condições do clima e das estradas, nessa epoca do ano.

Irei separar as duvidas para facilitar os interessados em me ajudar! hhahahaa

 

1º Quanto ao roteiro:

Inicialmente planejamos "subir" de Milão para Klaus, dormindo uma noite em algum hotel na estrada que passa por St. Moritz, e no dia seguinte seguiríamos p/ casa desse meu colega. Na casa dele passaríamos apenas a noite, seguindo para Innsbruk no outro dia, de Innsbruk iriamos para Salzburg-Hallstatt-Vienna-Praga-Rothenburg ob der Tauber, e retornaríamos a Klaus. Passaríamos uns dias na casa desse meu amigo, e "desceríamos" para Milão pelos alpes italianos, pela estrada que passa por bolzano e trento (aceitamos sugestões de pequenas cidades não tão caras na região).

Na realidade estamos com muitos dos hoteis já reservados (com cancelamento gratuito), mas permanece a duvida de quantos dias são necessários em cada cidade. A principio está mais ou menos assim:

local a escolher (1) - Klaus (1) - Innsbruk (2) - Salzburg (2) - Hallstat e regiao (1 ou 2) - Vienna (3) - Praga (5) - Rothenburg (1) - Klaus (3, 4 ou 5, com visitas a Fussen e a Zurique) - local a escolher (alpes italianos) - Riva del Garda (1) - Milão (retorno ao Brasil).

 

2º: Quanto ao transporte:

A principio escolhemos os trens como meio de transporte pela segurança, pelo preço (europass, bilhetes regionais da alemanha e austria), e pela garantia do cumprimento dos horarios.

Porém, pesquisando em alguns sites, encontrei carros saindo de Milão e devolvendo em Vienna (7 diarias por 110 euros) pela ENTERPRISE, e depois saindo de Praga e devolvendo em milão (8 diárias por 120 euros) pela BUDGET. Como somente os nossos hotéis de Vienna e Praga não possuem estacionamento gratuito, evitaríamos pagar um dinheirão em estacionamento nessas duas cidades.

Resumindo, De acordo com meus cálculos (Valor dos carros+gasolina em todos os trechos+vignettes+taxa fronteiriça para sair da Rep.tcheca), o carro teria um custo total de + ou - 665 Euros.

Vale lembrar que esse valor do carro é o que informa no site da AUTO EUROPE, podendo ser adicionada alguma taxa que não fui informado. (ouvi falar que cobram taxas para devolver o carro em outro local, isso ocorre mesmo se na hora da pesquisa eu tenha informado que iria retira-lo em Milão e devolve-lo em Viena?

 

Nesse caso, peço se possível, a opinião de vocês sobre o custo-beneficio da viagem de carro ou trem ou até mesmo onibus (encontrei passagem de Viena-Praga a 9 euros), além de alguma informação sobre as estradas para subir de Milão pela Suiça e pela Italia.

 

Por nós, iriamos de carro com certeza absoluta pela possibilidade de seguir o nosso horário, e pararmos onde quisermos, mas fica o receio quanto a condição do clima e das estradas (principalmente na estrada que passa por St. Moritz e nas estradas de Bolzano e trento), e também quanto ao aluguel de carro nessas empresas (o qual me pareceu cheio de "pegadinhas")..

 

Sobre o clima:

Este tópico acredito que esta relacionado ao anterior, visto que a condição do clima e das estradas serão determinantes para decidirmos se é muito arriscado, ou não, viajar de carro por essas estradas alpinas, durante essa época do ano!

 

Peço desculpas pelo tópico tão extenso, mas são tantas as duvidas que não cabem aqui...

 

Agradeço a atenção!

Link para o comentário
  • Membros
Praga é uma cidade pequena, e compacta, em 2 dias você visita tudo o que interessa, então 5 dias é muito tempo se não estiver pensando em explorar o interior da Rep Tcheca. E também acho que Rothenburg ob der Tauber é um p... de um desvio na rota pra ficar só 1 dia na região... E é quase um pecado passar 2 vezes por Munich e não parar ao menos uns 2 ou 3 dias na cidade em nenhuma das oportunidades...

 

Alugar um carro num país e devolver em outro, em 99,9% doas caso implica em uma taxa de retorno de 300 a 600 Euros. Estes sites agregadores de busca como AUTO EUROPE e similares praticam algo que pode ser classificado como propaganda enganosa, eles omitem algumas taxas obrigatórias, como a taxa de retorno, a taxa para pneus e correntes de neve, obrigatórios para quem vai cruzar os Alpes, o "pedágio" na Áustria que você paga antecipadamente no momento da locação, os seguros obrigatórios, etc, eles Eles só colocam uma observação que taxas adicionais podem ser cobradas, mas não informam que estas taxas podem somar mais de 500 Euros dependendo do caso.

 

Uma forma de saber o custo real do carro é você entrar no site da locadora e fazer a cotação por lá, ai geralmente aparece separado o custo da locação do carro e todas aquelas taxas adicionais que os sites buscadores não mostram.

 

Cruzar os Alpes no inverno, sempre é uma loteria, você pode ter sorte e não pegar nada de neve e gelo ou então pegar uma nevasca e se f... Mas se eu fosse cruzar os Alpes no inverno, sem experiencia de dirigir na neve, eu faria isto pelas auto-estradas principais que são limpas a cada 2 horas e não por estradas secundária com limpeza bem menos frequente.

 

Passe de trem do tipo Eurail costumam ser uma furada, você tem que andar muuuuuito de trem para valer a pena, o que acredito que não seja o seu caso, acredito que comprando as passagens avulsas você conseguiria fazer tudo por menos...

 

Uma sugestão ao seu roteiro, pegue um voo low-cost direto d Milan para Praga no dia 13 ou 14, e depois vá "descendo" de trem voltando até Milan, alugando um carro somente em pontos específicos do seu roteiro, como por exemplo, alugue um carro em Salzburg, use ele para explorar Hallstat e região e ir até Innsbruck, lá você devolve o carro e pega um trem até Zurich, aluga outro carro, vai até Klaus e explora a região de carro, devolve o carro em Zurich e pega um trem para Milan...

 

Assim você estaria de carro nas partes do seu roteiro onde ele seria útil e evitaria os longos e demorados trechos na estrada e também as taxas de retorno por devolver o carro em um país diferente.

 

Muito obrigado pelas dicas Adriano,

Sobre o carro estou lendo bastante relatores de gente que andou se encomodando com os alugueis, é comum mesmo as empresas "enrrolarem" o cliente?

 

No caso do voo low-cost no nosso caso acho que ficaria inviavel, visto que vamos ficar 23 dias, no inverno, daria um trabalho compactar a bagagem nas malas com os padrões dessas empresas..

 

Quanto ao roteiro, os 5 dias em Praga são na verdade um modo de "economizar" nos hoteis e custos da viagem, visto que la a moeda e bem desvalorizada, e pretendíamos fazer um bate volta, ou até passar uma noite em Cesky Krumlov em um dos dias, o que achas?

Desse modo, ficaríamos com os dias apertados para encaixar Munique, a não ser que deixássemos de ir a Rothenburg (você acha que a cidade merece mais de um dia? ou a região?)

 

Sobre o carro, vou tentar fazer o que indicasse e pesquisar o valor pela empresa especifica, mas, se estiveres certo e a diferença de preço for tao grande, ficará fora do nosso orçamento..

 

E sobre os tickets regionais oferecidos na Alemanha e Austria o que me dizes? São baratos e permitem viagens em grupos de ate 4 pessoa, e o principal é que é pago por dia. Porém, li que so poderiamos utilizar os trens regionais, e isso me preocupa!

Tens noção da diferença da qualidade, horários, e tempo de viagem dos trens oferecidos nesses tickets e dos trens oferecidos pela Eurorail?

Existe alguma opção nos sites das empresas ferroviarias que me permita saber quais tipos de trem eu poderia utilizar com esses tickets?

 

Mais uma vez,

Muito obrigado!!

Link para o comentário
  • Membros
Se você pegar um carro direto de uma locadora grande e famosa, geralmente não tem surpresa, por que as locadoras tem um nome e reputação a zelar, mas quanto menor a locadora e mais desconhecida, menos informação se tem sobre ela... Pessoalmente eu também tenho um "pé atras" com estes sites promoções de locadoras ou agregadores de busca, como você vai pagar só quando chegar lá, você nunca tem certeza o que pode aparecer naquelas "alguma taxa que não fui informado"...

 

Você não precisa viajar só com a bagagem de mão nas low-cost, você pode despachar normalmente a sua bagagem, só precisa pagar a parte por isto. Se você incluir a bagagem despachada já no momento da compra da passagem não fica caro, você pagará uma taxa de 15 a 25 Euros para despachar uma mala de até 20 Kg, o que é um custo perfeitamente aceitável e justo. O que é carro é o excesso de bagagem, ou quando você vai despachar a bagagem lá no aeroporto, aí ao invés de pagar 20 Euros por mala, você vai pagar 70 ou 80 Euros por mala.

 

Rothenburg ob der Tauber você visita em 1 dia, mas lá pertinho tem um monte de cidades super legais, como Nürnberg, Bamberg, Wurzburg, etc, só para ficar nas maiores e mais conhecidas. Eu só acho que é muito empenho dirigir 4 ou 5 horas de Praga até Rothenburg para ficar meio dia lá. Saindo de manhã cedo de Praga, você vai chegar em Rothenburg de meio dia, as 16:00 já vai estar escuro, e você vai ter que ir dormir cedo para acordar cedo e descansado para encarrar 3 ou 4 horas de estrada até Klaus na manhã seguinte... Mas em fim, a viagem é sua, se você acha que vale a pena encarrar tudo isto de estrada para 3 ou 4 horinhas aproveitáveis em Rothenburg, isto se não estiver chovendo, tudo bem...

 

Quanto aos passes de trens, depende de quais trechos você for fazer, em algumas rotas só vai haver trens regionais, então mesmo com Eurail ou tickets regionais como o Bayern Ticket você terá que ir de trem regional. Quanto a diferença de tempo entre os trens regionais e os de alta-velocidade, de cabeça lembro um exemplo, de Munich a Nürnberg de trem ICE (Alta-velocidade) a viagem leva 1h15, de trem regional a viagem leva 2h10, ou seja, 1 hora a mais, o que neste caso é praticamente irrelevante devido a flexibilidade de horários que os trens regionais permitem.

 

Os passes de trens regionais são indicados para fazer bate-voltas, por que permite flexibilidade nas datas, você pode escolher lá na hora um dia de sol para ir a Fussen por exemplo, e ficam bem barato para quem viaja em grupo. Mas estes tickets regionais, geralmente não são a melhor opção para deslocamentos longos (que levem mais de 2 horas) e deslocamentos internacionais.

 

Quanto a qualidade de conforto, sinceramente, não é algo que seja crucial numa viagem de 2 horas, que é o máximo recomendável nos trens regionais. A principal diferença é que os trens regionais podem lotar, com muita gente viajando em pé dependendo da rota e horário, já nos trens de alta-velocidade, por serem bem mais caros, dificilmente lota a ponto de se ter que viajar em pé, mas eventualmente também pode acontecer...

 

Mais informações sobre os passes da Eurail você ache neste link: http://www.eurail.com/plan-your-trip/guide-eurail-train-reservations/reservation-fees

Sobre os passes regionais na Alemanha e Áustria: http://www.bahn.com e http://www.oebb.at respectivamente.

 

 

E quanto a viagens de Onibus Adriano, recomendas??

Estou lendo alguns relatos positivos quanto a este meio de transporte.. Alem de ser bem mais barato..

Sabes me dizer se, assim como os trens, existe aumento do valor da passagem do onbius se deixarmos para comprar na hora??

Existe algum tipo de "pass" de onibus, que me permita comprar 1 bilhete e viajar com este por varias vezes??

 

Muito Obrigado!!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Pode passar vários dias em Praga feliz. Tem muita coisa para fazer na cidade e tem muitos day-trips interessantes, como Karlovy Vary, o campo de concentração em Terezín e Kutna Hora. Cesky Krumlov é uma das cidades mais bonitas que eu já vi, mas pelo seu roteiro acho que valeria mais a pena passar a noite lá, entre Viena e Praga. A cidade tem uma atmosfera legal e é muito bonita de noite.

 

Não sei muito sobre alugar carro, mas ônibus depende muito da companhia. A orangeways, por exemplo, é a maior furada, sempre atrasa horas, o que é péssimo quando você está esperando horas no frio. Já a Student Agency é super confortável e pontual, com telas em todos os assentos. Demorar mais não é um problema se você puder pegar um ônibus noturno e economizar um dia no destino - mas só se você é o tipo de pessoa que dorme bem em ônibus. Não conheço nenhum passe de ônibus.

 

Quanto aos passes de trem, eles são uma grande economia em relação a comprar a passagem no dia, especialmente ser você tem até 25 anos, porque maiores de 26 são obrigados a comprar o passe de primeira classe. Mas não é uma economia em relação a comprar o mesmo trem meses antes. Para você ter uma idéia, eu recentemente comprei uma passagem Viena - Ljubljana por 29 euros, enquanto em cima da hora poderia ficar por 120 euros. Ter um passe é uma economia em relação a passagem de 120, não à de 29, então não compensa para quem tem datas fixas.

 

Só mais uma coisa, grupos tem desconto em todos os trajetos de trem dentro da República Tcheca. Você tem que comprar os bilhetes na estação central e todos tem que pagar juntos. Duas pessoas já são consideradas um grupo.

Link para o comentário
  • Membros

Sobre o lance de bagagem em low cost: o pessoal se ferra na hora do checkin porque não declara a bagagem no momento de comprar a passagem. Se fizer as contas, dependendo do caso 15/20 euros compensa. Outra opção é reduzir bastante a mala e ir lavando no caminho (um cesto grandão de roupas sai uns 6/10 euros, sem contar roupa íntima/meia que você consegue lavar dentro do chuveiro mesmo....)

O que me preocupa nessas low-costs é que o aeroporto que elas utilizam nem sempre é perto. A RyanAir vende passagem para Vienna quando na realidade pousa em Bratislava (um outro país!), por exemplo. Mas como sempre, basta ser cuidadoso e observar bem qual o aeroporto que chega/sai.

 

Sobre ônibus, eu peguei de Praga para Munique com a Student e achei ótimo. Comprei no Brasil e apresentei só no ônibus. No entanto, com a atual situação da Europa há o controle de fronteiras nessa região que está sendo mais rigoroso. Eu estive lá antes disso tudo e o meu ônibus foi parado e os oficiais alemães queriam ver o passaporte de todo mundo e daí encasquetaram com um iraquiano que não falava inglês...olha, uma bobagem corriqueira dessas deve ter tomado uma meia hora. Eu posso estar enganada, mas acho que de carro pelas fronteiras a burocracia é menor.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...