Ir para conteúdo

Europa fazendo Mochilão CI


Posts Recomendados

  • Membros

Amigos Mochileiros e especialmente os mochileiros de primeira viagem,

 

este relato pretende apenas contar a vocês a experiência de fazer o primeiro mochilão através da CI - Central de Intercâmbios - e dizer que foi uma experiência decepcionante!!

 

Eu e uma amiga queríamos visitar várias cidades na Europa, durante 20 dias. Como viajantes de primeira viagem, achamos que o pacote Mochilão da CI seria uma escolha mais segura: a agência faria todas as reservas, compras de tickets de trem, seguro viagem, seguro saúde, etc. Como nenhuma de nós duas conhecíamos a Europa, seria melhor confiar em uma agência de renome para dizer quais os melhores hotéis e albergues, correto? A localização do hotel ou albergue é crucial para um bom mochilão, pelo que pude entender lendo os relatos aqui do fórum e vivenciando: o melhor lugar para se hospedar é próximo aos pontos turísticos ou a uma estação de metrô. Fato comprovadíssimo, que economiza tempo e dinheiro aos mochileiros.

 

Só para localizar vcs na empreitada, íamos passar 20 dias na Europa, pulando de Lisboa para Roma, Florença, Veneza, Barcelona, Marseille, Lyon e Paris. Como tínhamos amigos em Lisboa e Paris, o mochilão cobriu 15 dias e Roma-Florença-Barcelona-Marseille-Lyon (Veneza foi um dia só e ponto onde pegamos o avião para Barcelona).

 

Muito bem, eis o que ocorreu.

 

A CI nos apresentou a lista de hotéis nas cidades do mochilão. Solicitamos um albergue em Barcelona, para conhecer gente, pegar carona nas baladas, aquilo que a gente sempre imagina fazer em um mochilão. (Adimitimos que foi um "mochilão de rodinhas", pq ficamos em hotéis 3 ou 4 estrelas e em um albergue com quarto separado, mas cada um com seu cada um, as expectativas são as mesmas!) Sem conhecer nada na Europa, só poderíamos confiar no conhecimento da equipe da CI para escolher os hotéis melhor localizados para nossa viagem, correto? Olhamos os sites de todos os hotéis sugeridos e nos pareceu tudo muito bem... Em Florença, o hotel era grudado na Ponte Vecchio, em Barcelona o hostel era do lado da estação de Lesseps, o hotel em Roma era do lado da Villa Borghese...

 

Bom, quem conhece Roma sabe o que sabemos agora: a Villa Borghese é beeeem fora do centro histórico. Quem conhece Roma sabe também que a cidade é uma confusão! Nos sentimos em um filme do Harry Potter, pq as ruas pareciam se mover! Nossos mapas ficaram em frangalhos de tanto que usamos, dobramos, riscamos, para tentar entender onde estávamos e como chegávamos na rua certa para pegar o ônibus certo! A CI nos colocou no Bervely Hills Hotel, um hotel ótimo, com um staff dedicado, mas na PQP! Nosso transfer demorou 2 horas para nos levar do aeroporto para lá e teve que usar o GPS - fomos as últimas a ser deixadas, depois de vermos pessoas descendo em 5 hotéis DENTRO do centro histórico! Tem necessidade de nos colocar tão longe do centro histórico?? Pra termos que ficar rodando atrás da rua certa pra pegar o ônibus certo, sendo que poderíamos ficar em qualquer hotelzinho que, andando, chegaríamos ao Coliseu, ao Pantheon, à Fontana di Trevi?? Todos os pontos turísticos de Roma - menos a Galleria Borghese - ficam no centro histórico, que dá para rodar a pé, mas a CI nos colocou em um hotel tão longe, tão desnecessariamente longe, que perdemos horas todos os dias procurando o ponto de ônibus ou nos deslocando de um lugar para o outro. Qual é a lógica???

 

Quando reclamamos, ouvimos da gerente da CI em Brasília que o hotel "fica a apenas 4,8 km do centro histórico, 20 minutos a pé" e que isso não é tão longe assim... Ela jogou no Google Maps, vcs acreditam?? Uma gerente que disse que conhecia Roma tem a cara de pau de me dizer que o hotel é perto do centro histórico, são só 20 minutos a pé, 4,8 km!!!! Fala sério... Uma linha reta como o Google faz é fácil mesmo, agora vai andar em Roma, naquelas ruazinhas confusas, com aquelas placas confusas! Se nós relatamos que nos perdemos uma hora nos arredores do hotel sem achar a maldita Rua Pó depois da orientação bizarra do cara do hotel, ela vem me dizer pra vir andando do centro histórico até lá?????? Muita falta de respeito! Ela ainda me disse que ficar perdida não é tão ruim assim, que é o espírito do mochilão pq vc vivencia a cidade... Estando em Roma, podendo ver as fontes e monumentos, me explica pq eu acharia legal ficar horas feito barata tonta entre ruas normais e bufando de ódio por estar perdida?? ::carai::

 

Roma foi isso. Felizmente, houve Florença, com um hotel maravilhoso e superbem localizado para nos acalmar: Hotel Pitti, do lado da Ponte Vecchio e de tudo o que interessa, recomendamos! Fomos super bem atendidas, internet de graça, vista incrível do restaurante, todos muito atenciosos. Nota 11! Mas depois veio Barcelona...

 

Solicitamos claramente, repetidas vezes, que queríamos vivenciar a experiência de ficar em um albergue "clássico": onde houvesse uma área social, uma cozinha coletiva, muitos quartos, onde pudessemos socializar e conhecer outras pessoas. Abrimos mão do café da manhã até. E o que aconteceu?

 

A CI selecionou um albergue relativamente próximo a uma estação de metrô - 10 minutos a pé - e composto basicamente por uma portaria, uma escada e os quartos, o Hostal Putxet. Não era um albergue, mas um dormitório! As pessoas entravam, seguiam para seus quartos e saiam, sem sequer se esbarrar na portaria. Poderíamos ser as únicas hóspedes que nunca saberíamos, pois não vimos mais ninguém em nenhum dos 3 dias que ficamos hospedadas. Este é um albergue "clássico", como explicitamos e requisitamos? Este é o tipo comum de albergue? Não havia qualquer área social, não havia absolutamente nenhuma das características que solicitamos em um albergue. A gente abriu mão de ficar no Mercure, para ter uma experiência e não ficar em um hotel que é igual no mundo inteiro, mas daí nos colocaram naquela caixa!! A gerente da CI ainda teve a cara de pau de dizer que foi escolha nossa...

 

 

 

Um outro detalhe do hostal: não tem aquecimento... ::Cold:: Estávamos no final do pior inverno dos últimos 100 anos e o hostal só ligava o aquecimento de noite. Imaginem uma caixa de gelo. Mesmo a noite não tinha aquecimento no banheiro, feito todo de cerâmica... Apelidamos o banheiro de "o banheiro do Pólo Norte", pq nos vestíamos com todos os casacos existentes cada vez que entrávamos lá!! Sabem aquela cena qdo os pesquisadores no Pólo Norte saem das tendas para encara o vento cortante, a neve e o gelo?? ::Cold::::Cold::::Cold:: Era assim que nos sentíamos. Qdo reclamamos, a gerente da CI disse que esse é um albergue melhor que 99% dos albergues de Barcelona... aham.

 

A gente confiou na CI e foi isso o que levamos. Se tivéssemos escolhido nós mesmas os hotéis, perguntado a quem já foi, jogado no Booking.com, certamente teríamos tido uma melhor experiência nesta viagem. Em Marseille, a CI nos colocou em um Mercure do outro lado da cidade, o Mercure Prado: saindo da estação de trem, andamos quase uma hora de táxi - e 26 euros - para chegar no hotel, que era virado para o pátio de outro prédio! Nem pra nos colocar em algum lugar que pudéssemos ver o mar!! Pulei Lyon e fui direto para Paris - chega de escolhas da CI.

 

A viagem foi boa como qualquer viagem para Europa é, não tem como não aproveitar as cidades, os museus, os monumentos, mas eu dispensaria o stress que passamos por conta da CI... Não recomendo o Mochilão da CI nem a CI para ninguém. Eles não conhecem as cidades, não entendem as solicitações e expectativas de quem vai fazer mochilão, são arrogantes, desdenhosos, e só posso acreditar que selecionam os hotéis e albergues na base do melhor preço - duvido que alguém que já fez um mochilão ou visitou Roma, Barcelona e Marseille acredite que aquelas eram as melhores opções dentro de nossos orçamentos e expectativas. Uma decepção!

 

Abraços,

 

Fernanda.

 

 

 

 

20100401125002.JPG

Hostal Putxet - entrada/saída/área comum/cozinha/recepção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

pow!!!

cenário complicado esse de vcs... O relato foi interessante, pra todos abrirem os olhos...

estou pretendendo fazer minha primeira viagem independente com uns amigos, quero fazer tudo por minha conta e se alguma coisa der errado, foi eu quem fez a merda...

vou me sentir menos decepcionado...

que venha as adversidades peru, bolivia = machu picchu....pah!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é, galera... a "tranquilidade" custou caro..!

 

Dieguito, minha dica é pesquisar aqui no Fórum, perguntar, pegar boas referências, e montar a viagem vc mesmo. Concordo contigo: se der merda, pelo menos foi vc quem fez!! Aí é só encarar com bom humor e curtir a viagem!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

Que merda hein FêToé?! ::vapapu::

 

Por isso que sempre digo, planeje a sua viagem você mesmo... e esteja sempre preparado para adiversidades, porque mesmo você planejando pode acontecer merda! Tenho certeza que se você mesmo tivesse planejado as dores de cabeça seriam menores.... uma pena ter acontecido isso!

 

Mas como o DomDieguito disse, vai ficar como experiência...

 

Sem comentários para mochilões planejados por agências de viagens... este tipo de viagem tem que ser independente.... :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É, eu acho importante fazermos esse tipo de escolha por nós mesmos. É pegar uma fonte de confiança e se virar pra se encaixar nas recomendações dele(a).

 

Eu por exemplo, mês passado fui a Berlim, e nas dicas do Viajenaviagem.com do Ricardo Freire sobre a cidade, dizia claramente pra se hospedar no centro, ou "Mitte". Fiz tudo o que pude pra ficar nesse bairro, até mudar de hostel 3 vezes eu mudei, só pra continuar ali. Hehehe

 

Encontrei 3 hostels bacanas, mas nenhum deles tinha vaga pra todos os dias que eu queria ficar (1 semana). Então fiquei 1 dia em um (Singer109, excelente estrutura mas uns 10 minutos a pé da estação de metrô mais próxima), 2 dias em outro (Baxpax Downtown, nem tão perto assim do metrô, com área social e tal, mas as camas eram uma porcaria, a minha quebrou às 4 da manhã) e os últimos 4 dias no Citystay, que apesar de não ter locker no quarto as camas eram decentes, muito perto do metrô e do lado da Alexanderplatz :-)

 

Boa sorte nas tuas próximas viagens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Po Fe...excelente vc ter dividido isso! Estou planejando minha primeira viagem a Europa...mochilão...sozinho..e com ingles bem básico! Unindo tudo isso estive na CI na sexta-feira, em busca exatamente desse pacote e do "sossego"...diminuir um pouco as roubadas...pq tbm esse tipo de viagem sempre tem! rs...faz parte...faz a história da viagem...rs...o cara que me atendeu deu boas dicas...disse conhecer a Europa inteira...então me falou de cidades etc... tenho 25 dias pra ficar la...08 de outubro a 02 de novembro... to pensando em Londres - Paris - Amsterdan - Munique - Berlim - Praga - algum lugar da Suiça - Barcelona e Madrid.....qualquer dica desses lugares será muito bem vinda!...INCLUSIVE ALBERGUES E OUTROS LUGARES TBM...CIDADES IRADAS E DAKELAS POUCO CONHECIDAS Q SAO SURPRESA DE VIAGEM!!...ABS OBRIGADO FELIPE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Po Fe...excelente vc ter dividido isso! Estou planejando minha primeira viagem a Europa...mochilão...sozinho..e com ingles bem básico! Unindo tudo isso estive na CI na sexta-feira, em busca exatamente desse pacote e do "sossego"...diminuir um pouco as roubadas...pq tbm esse tipo de viagem sempre tem! rs...faz parte...faz a história da viagem...rs...o cara que me atendeu deu boas dicas...disse conhecer a Europa inteira...então me falou de cidades etc... tenho 25 dias pra ficar la...08 de outubro a 02 de novembro... to pensando em Londres - Paris - Amsterdan - Munique - Berlim - Praga - algum lugar da Suiça - Barcelona e Madrid.....qualquer dica desses lugares será muito bem vinda!...INCLUSIVE ALBERGUES E OUTROS LUGARES TBM...CIDADES IRADAS E DAKELAS POUCO CONHECIDAS Q SAO SURPRESA DE VIAGEM!!...ABS OBRIGADO FELIPE

 

Dá uma olhada nos relatos da galera, tem muita dica preciosa das cidades que você esta interessado.

Um abraço e boa pesquisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Nunca viagei pela CI, mas ao que parece faltou planejamento dos viajantes e não da CI.

 

A primeira coisa que vejo ao receber qualquer proposta de hotel quando viajo é a localização. Isso tudo tem q ser feito antes da viagem e acho que vocês não fizeram, certo? Pq se tivessem feito, provavelmente daria para negociar uma outra estadia num ponto mais próximo ao qual vcs queriam.

 

Em Barcelona, bem, aí concordo com a gerente da CI. Hostel beeeeem hostel é assim mesmo. De acordo com a Wiki:

Hostels provide budget oriented, sociable accommodation where guests can rent a bed, sometimes a bunk bed, in a dormitory and share a bathroom, lounge and sometimes a kitchen.

 

A viagem começa bem antes de entrar no avião. Requer planejamento e não aceitar tudo de mão beijada do serviço que você está pagando. Tem que pesquisar muito mesmo indo de pacotes.

 

Bom, fica a dica para a próxima aventura. ::toma::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Nunca viagei pela CI, mas ao que parece faltou planejamento dos viajantes e não da CI.

 

A primeira coisa que vejo ao receber qualquer proposta de hotel quando viajo é a localização. Isso tudo tem q ser feito antes da viagem e acho que vocês não fizeram, certo? Pq se tivessem feito, provavelmente daria para negociar uma outra estadia num ponto mais próximo ao qual vcs queriam.

 

Em Barcelona, bem, aí concordo com a gerente da CI. Hostel beeeeem hostel é assim mesmo. De acordo com a Wiki:

Hostels provide budget oriented, sociable accommodation where guests can rent a bed, sometimes a bunk bed, in a dormitory and share a bathroom, lounge and sometimes a kitchen.

 

A viagem começa bem antes de entrar no avião. Requer planejamento e não aceitar tudo de mão beijada do serviço que você está pagando. Tem que pesquisar muito mesmo indo de pacotes.

 

Bom, fica a dica para a próxima aventura. ::toma::

 

Concordo em gênero, número e grau!! Planejar é preciso! E pra mochilar, apesar de eu não ter feito nenhum ainda, creio que seja melhor fazer independente! Como disseram antes aí, se der merda pelo menos foi sua!!! kkkkkkk

 

Até olhei os mochilões da CI! Mas o "pacote" me deixou desestimulado!! Preferi organizar eu mesmo!! É ano que vem se Deus quiser!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...