Ir para conteúdo

Europa Schengen - Formalidades de Entrada - [FAQ]


Posts Recomendados

  • Admin

Este tópico é uma síntese das dúvidas e informações mais frequentes de usuários que foram postadas no tópico de perguntas e respostas. Este FAQ será atualizado periodicamente.

1) Preciso solicitar algum visto para viajar para a Europa?

Não. A entrada de turistas brasileiros no Espaço Schengen, que engloba 26 países europeus, é regida pelo Código de Vistos Schengen. No entanto, o Brasil é um dos países cujos cidadãos são isentos de visto para estadias de até 90 dias a cada período de 180 dias no Espaço Schengen para fins de turismo, visita familiar ou negócios.

2) Quais os documentos solicitados pela imigração ?

Passaporte Válido: O passaporte deve ser válido por pelo menos três meses a partir da data em que você planeja deixar o Espaço Schengen.

Comprovação de Meios de Subsistência: Turistas brasileiros precisam comprovar que têm recursos financeiros suficientes para a estadia. Isso pode ser comprovado através de extratos bancários, declaração de imposto de renda, entre outros.  O valor mínimo diário exigido pode variar dependendo do país, mas para a maioria dos países da área Schengen, espera-se que você tenha entre 60 a 90 euros por dia. Este valor deve cobrir despesas de alojamento, refeições e despesas gerais.

Existem várias maneiras de comprovar seus meios de subsistência:

Extratos bancários: É uma forma comum e geralmente aceita de prova. Eles devem mostrar uma história recente de economia suficiente.

Cartões de crédito: Alguns países aceitam cartões de crédito como prova, desde que você possa mostrar um limite de crédito suficiente.

Cartas de convite: Se você estiver visitando amigos ou parentes, eles podem fornecer uma carta de convite que indique que eles serão responsáveis por suas despesas durante a estadia.

Comprovante de acomodação pré-paga: Se você pagou antecipadamente por sua acomodação (como um hotel ou Airbnb), isso pode ser usado como prova de meios de subsistência.

Voucher de viagem organizada: Se você estiver participando de uma viagem organizada, o voucher da viagem pode ser usado como prova.

Declaração de trabalho ou comprovante de renda: Se você tem um emprego ou outra fonte de renda, a declaração de trabalho ou prova de renda também pode ser usada.

Por favor, verifique as informações mais atualizadas com a embaixada ou consulado do país que você planeja visitar, pois as políticas podem mudar.

Comprovante de Hospedagem: Pode ser uma reserva de hotel, carta-convite de um amigo ou familiar que reside no Espaço Schengen, ou reserva de pacote turístico.

Bilhete de Retorno: Embora nem sempre seja solicitado, é aconselhável ter um bilhete de retorno para comprovar que você planeja deixar o Espaço Schengen após a sua visita.

Seguro Viagem:  Você precisa de um seguro viagem que cubra despesas médicas de até 30.000 euros. O seguro deve ser válido em todos os países do Espaço Schengen.

Lembre-se que, embora o Brasil tenha isenção de visto para o Espaço Schengen, cada país tem o direito de recusar a entrada se os requisitos não forem cumpridos. Portanto, é sempre uma boa ideia ter todos os documentos necessários em ordem.

Também é importante mencionar que a partir de 2024, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) entrará em vigor. Isso significa que os cidadãos de países isentos de visto, incluindo o Brasil, precisarão obter uma autorização ETIAS antes de viajar para o Espaço Schengen.

Link para o comentário
  • Silnei unlocked e locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...