Ir para conteúdo

Fernando de Noronha - Setembro de 2009


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Estive em Fernando de Noronha no período de 18/09/09 até 25/09/09. Viajei sozinho.

Gostaria de dividir algumas informaçoes com vocês, pode ser útil para quem deseja visitar a ilha.

 

Passagem aérea:

Consegui a passagem através de milhas da companhia aérea TAM, gastei 20.000 milhas para compra de ida e volta, 10.000 por trecho.

O problema de milhas, é que pelo menos quando consultei, meses de agosto e setembro, existiam várias datas para a viagem de ida com milhas, mas para voltar, exista apenas um dia em cada mês que aceitava a compra com milhas.

Na época o programa de milhas da Gol e Varig, programa Smiles, informava não ser possível viajar para Noronha com milhas.

Para quem irá fazer uma viagem particular e não possui milhas, uma dica é comprar a passagem separada por trecho. Na época consultei SP - Noronha e Noronha SP e os valores eram bem mais altos do que se eu comprasse separado, SP - Recife, Recife - Noronha e Noronha - Recife, Recife - SP.

Cuidado ao comprar separado, deve se verificar os horários de voos, para nao ficar muito tempo esperando no aeroporto ou senao perder os voos devido a atrasos.

 

Taxa do Ibama - paguei R$227,00 por 7 dias. Paguei pela internet mas vc pode pagar no aeroporto, na chegada. Dizem que as vezes voce pega uma fila.

 

Hospedagem:

Fiquei em uma residência. Foi a mais barata que encontrei e fiquei sabendo através de um amigo que já tinha ido e de um relato aqui no site.

Fiquei na casa da Dona Maria do Gouveia, R$50,00 reais a diária, sem café da manha e sem agua quente. O quarto é limpo, possui uma cama de casal e uma

cama de solteiro, ar condicionado (não liguei), TV, frigobar e banheiro privativo.

O quarto fica nos fundos da casa, é bem simples, mas confortável. Para quem vai entrar apenas para dormir e tomar banho, esta de bom tamanho.

A casa fica muito bem localizada, na Vila dos Remédios, perto de supermercado, restaurantes, lojas, agencias de turismo e a praia do cachorro.

Inconveniente: Ela possui galinhas no quintal e elas começam a cantar 2:30 da manhã.

Tel: 81 3619-1827 - ou celular 9656-19 02 da filha Wenis.

No caso de decidir ficar em pousada, os valores iniciam a partir de 90 reais, e sao bem simples.

 

Meios de transporte na ilha:

Eu andava de onibus, R$3,10 a passagem. É um micro onibus e na cidade tem diversas paradas, ele costuma passar de 30 em 30 minutos.

O onibus corta a ilha de ponta a ponta, mas apenas na rua principal da cidade, que chamam de rodovia BR-363, nao lembro se era

esse o número. Para ir para as praias, vc deve descer na rodovia e andar pelas estradas secundárias de terra, mais ou menos 15 minutos de caminhada.

Mas você tem a opçao de alugar um buggy, média de 120 reais por dia, moto média de 90 reais por dia ou bike, nao sei o preço.

De buggy ou moto, você corta a ilha de ponta a ponta em 10 minutos. Vários lugares na ilha alugam buggys e motos.

A ilha é pequena e bem sinalizada, portanto voce consegue andar sem guias e conhecer todas as praias sem problemas.

 

Refeições:

Dizem que os preços em noronha são altos, mas eu nao achei muito diferente das praias do resto do Brasil.

Uma água na praia é 3 reais, mas no supermercado é 1,50 reais. Água de coco é 3 reais, mesmo preço em SP.

Eu almoçava e jantava no restaurante Flamboyant, na Vila dos Remédios. É um restaurante self service, gastava uma média de 20 reais por refeiçao com bebida e sobremesa. Mas tem diversos restaurantes a la carte, e os preços iguais os de outros lugares do Brasil, uma média de 35 reais por pessoa.

Tem uma lanchonete boa que serve lanches, vitaminas e açai, fica na rodovia, em frente a escola, uns 5 minutos do restaurante Flamboyant, chama Mundo Verde.

 

Infra estrutura:

Hospital - tem mas nao sei onde fica.

Policia - tem 2 viaturas da policia militar e 2 viaturas da policia civil, acho que uma da polici afederal. A delegacia nao sei onde fica.

Supermercado - tem um na Vila dos remédios e 2 na Vila dos Trinta. Achei melhor o da Vila dos Trinta, que fica meio escondido e tem padaria, bem simples, mas era onde comprava coisas para o meu café da manha, ja que onde estava hospedado nao tinha. Nao achei um lugar que vendesse frutas boas e frescas.

Agencias de turismo / passeios: Tem várias espalhadas pela cidade, mas a que eu achei melhor é a Atalaia (luck receptivo). Possui as melhores caminhonetes, guias uniformizados, dois micro onibus e os valores sao compativeis com as outras. Essa agencia é a que trabalha em conjunto com a CVC.

Agencias de mergulho: Atlantis, Aguas Claras e Noronha Divers. Escolhi a Atlantis também pela melhor infra estrutura e preços compatíveis com as outras.

Valor do mergulho para quem nao possui equipamentos - R$306,00. Melhores barcos e caminhões para transporte do pessoal.

Quisoque - Na maioria das praias existe um quiosque que vende bebidas e porçoes.

Em diversoso pontos alugam equipamento básico de mergulho, e máquinas fotográficas inclusive com caixa a prova dagua.

 

Passeios:

Fiz o Ilhatur no primeiro dia, para ter uma noçao da ilha. Valor R$75,00. Mas se vc estiver com mais pessoas, acho que compensa mais alugar um buggy e fazer só voces.

O roteiro do Ilhatur é o seguinte: Praia do Sancho, Baia do Sueste, Praia do Leão, Buraco da Raquel, Museu do Tubarão, Baía dos Porcos, e pôr do Sol no Forte do Boldró.

Trilha do Atalaia - a única que precisa de guia. R$45,00. Visitaçao da piscina natural, considerada berçario de peixes. Visitaçao controlada.

Tem o trecho curto, que vai até as piscinas e volta e o trecho longo que vai até as piscinas depois segue para a Pontinha que tem outra piscina e termina em Caieiras depois de 2km andando nas pedras.

Fiz 2 saídas para mergulho, cada saída com 2 mergulhos. Primeiro dia Pedras Secas e Cagarras Rasas e 2 dia Caverna da Sapata e Laje Dois Irmãos. Ambos no periodo da manha e cada mergulho por volta de 40 minutos.

 

Praias e pontos que mais gostei:

Praia do Sancho - aguas calmas e cristalinas, com snorkel é possível ver raias e diversos tipos de peixes e cardumes.

Baia dos Porcos - aguas calmas e cristalinas, com snorkel é possível ver raias e diversos tipos de peixes e cardumes, além de várias tartarugas.

Praia do Cachorro e Praia da Conceiçao - aguas calmas e cristalinas, com snorkel é possível ver raias e diversos tipos de peixes e cardumes, vi tartarugas perto das pedras que fazem a divisa da praia da Conceiçao com a Praia do Meio.

Baia do Sueste - baia das tartarugas, mas achei a agua muito turva. Precisa alugar colete salva vidas para entrar na água.

Porto - tem um naufrágio do lado esquerdo do Porto, perto das bóias. Inicia na segunda bóia e vai até a última.

As 18:00h, no Porto, o pessoal da Peixaria alimenta tubarões, bem legal de ver. Você fica fora dagua, lógico.

 

Também visitei, mas coisa rápida -

Mirante dos Golfinhos - nao vi golfinho. Dizem que você tem que chegar as cinco e meia da Manhã. Cheguei as 10:30...rs

Praia do Leão - achei o mar muito agitado.

Mirante do Forte dos Remédios. Uma amiga disse que tem uma caverna embaixo desse forte, nao visitei.

Todas as praias do mar de dentro, sao elas: Caçimba do Padre, Americano, Boldró até o Cachorro. Passei por elas um dia que voltei da Baía dos Porcos até a Praia do Cachorro pela orla da praia, bem legal o passeio. Mas em dois pontos você tem que andar pelas pedras.

 

Passeios que não fiz:

Aqua Sub ou pranchinha - um barco te puxa devagar pelas aguas, e vc vai vendo o fundo do mar com snorkel. Dizem ser legal mas não fiz.

Passeio de barco pela ilha - também não fiz. Dizem ser legal por ser bem fácil ver golfinhos, eles acompanham os barcos.

Mergulho noturno com cilindro - também não fiz. Dizem ser o melhor, mas achei muito caro - R$350,00.

Trilha Capim-Açu - informaram estar interditada.

 

Dicas: em todos os passeios leve agua, protetor solar, bone, barras de cereal, camera fotográfica e kit básico de mergulho (maskara, snorkel e nadadeira).

 

Dúvidas.

Em breve fotos no orkut - Leonardo Cropanizzo.

 

Abraços,

Leonardo Cropanizzo.

Link para o comentário
  • Membros

Junior,

 

Seguem os valores para quem possui apenas a mascara, snorkel e nadadeira, se você possui roupa, colete e mangueiras os valores vao diminuindo.

 

Agencia Atlantis: R$306,00 a saída com 2 mergulhos.

Agencia Aguas Claras: R$306,00 a saída com 2 mergulhos.

Agencia Noronha Divers: R$290,00 a saída com 2 mergulhos.

 

Os valores diminuem caso o cliente deseje realizar mais saídas.

 

Eu conheci uma pessoa na ilha que me levou na Atlantis e o valor que eu paguei foi de R$500,00 duas saídas.

 

Fiz uma saída no dia 21/09 com 2 mergulhos, Cagarras Rasas e Pedras Secas - Valor R$250,00

E outra saída no dia 22/09 com 2 mergulhos, Laje Dois Irmaos e Caverna da Sapata - Valor R$250,00.

 

Qualquer dúvida entre em contato: lcropanizzo@yahoo.com.br

 

Abraços,

Leonardo Cropanizzo.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...