Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#516418 por Patibelli
25 Out 2010, 15:06
Olá galera, segue o relato de uma trilha bem básica, que qualquer um pode fazer!
Para vocês terem uma ideia de que qualquer um pode fazer, tínhamos um novo integrante do grupo, um garoto de 9 anos.

Depois de sermos obrigados a cancelar nossa pequena caminhada que seria dia 26 de Setembro devido a tempestade programada exatamente das 6h até as 7h40, :oops: finalmente conseguimos fazer a trilha da Pedra Grande.
A pedido de alguns participantes mudamos o horário de encontro das 7h20 para as 8h, mas adivinha?
Era domingão de horário de verão, enfim, acabamos acordando mais cedo na realidade..kkk e claro, acabou tendo atrasos como todo passeio.
Lá fomos nós, nos perdemos um pouco do Jabaquara até o Tremembé, mas chegamos.(Rua do Horto, 1.799 - Tremembé - São Paulo – SP )
Compramos os ingressos por 5,00 (e novamente esqueci do passaporte do trilhas de SP), e adentramos no parque.
É bom lembrar que existe outra entrada do parque, gratuita, mas é para o horto, não dá acesso a trilha, e sinceramente, estava um muvucão por lá.
Bom, já tiramos aquela foto básica do antes, todo mundo bem animado.

Imagem
Imagem

Começamos a trilha para a Pedra grande que é asfaltada. Li num relato que esse percurso já foi uma estrada, mas não achei mais para poder colocar aqui e também não sei se é verdade....
Nunca vi trilha com bancos no trajeto, mas olha, depois daquelas subidinhas básicas ::quilpish:: eles eram perfeitos! Kkk
Imagem
Também tinha muitos lírios laranja que foram plantados na beira do asfalto e no começo da subida podíamos escutar os bugios anunciando sua presença.

Imagem

Chegamos rápido na Pedra Grande, é uma ótima vista, mas ao mesmo tempo triste, fica muito mais nítido a poluição de SP. O jeito é curtir é fazer a nossa parte!

Imagem
Imagem

Logo ao lado da Pedra fica o Museu e o mirante


Imagem
Imagem


Resolvemos procurar a área de piquenique para comermos um lanchinho básico.
No caminho tem esse lugar, que eu não sei o nome, quase sentamos lá para tomar o lanche, mas continuamos descendo.
Imagem
E qual não foi a nossa surpresa ao encontrarmos essa vista do Lago das Carpas, como não tínhamos visto foto do local, não esperávamos esse gramado, os brinquedos, as mesas a beira do lago...muito gostoso, as "crianças" se divertiram!

Imagem
Imagem
Imagem

Depois do lanchinho, descansamos um pouco a beira do lago onde os peixes tentavam comer um miolo de pão que alguém jogou no Lago.
Eu, Paulinha e minha sogra resolvemos deitar e meditar embaixo/ao lado dos bambus sabe...preciso dizer que um deles tentou nos atacar???
A Paulinha que meditava deu um pulo! kkkkk
Ao invés de gritar madeiraaaaaaaaaa, foi BAMBUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!KAKAKAKAKAK ::lol4:: ::lol3::
Imagem
Imagem

Continuamos nossa caminhada e fomos para as outras trilhas, um dos nossos amigos que estava sem a mulher, tadinho, tristinho...ô dó!
O jeito foi cantar: EU VOU, EU VOU, EU VOU, PRA CASA AGORA EU VOU...kkkk

Imagem

A proxima trilha foi a do Bugio (500 m), micro né, que é como ir da sua casa até a esquina.
Imagem

Algumas pessoas do grupo desistiram ali, e foram rumo a portaria, mas 5 pessoas, dentre elas eu, continuaram e logo entramos na das Figueiras (1 Km,)

Imagem
Ninguém entendeu o pq dessa ponte, sei lá o nome disso, estar aí, será que era para alguém não sujar os lindos pés de lama? ::putz::
Imagem
Fomos depois sentido portaria, onde deixamos as mochilas com o grupo de “desistiu” e entramos naa ultima trilha, da Bica (1,5 Km) ,vc começa a trilha, chega numa bifurcação e uma placa, a trilha começa a esquerda e vc vai sair na direita, enfim é um circulo.
Achei bem legal pq aceleramos o passo para dar graça sendo um sobe e desce "danado", direita e esquerda, passamos por uma ponte pequena, uma bica e quase no final vimos 4 bugios descansando na paz de Deus, um deles com um filhote nas costas. Uma graça.Imagem
Imagem
BICA ESCONDIDA
Imagem

Assim finalizamos essa caminhada, que foi curta, mas bem gostosa.
Ah, tiramos aquele foto, tipo “estamos mortos” e fomos embora já pensando nos outros núcleos que já agendamos.
Imagem
Editado pela última vez por Patibelli em 02 Abr 2014, 11:33, em um total de 1 vez.

#518018 por Patibelli
29 Out 2010, 16:03
AOS QUE SE INTERESSAREM:

Pessoal

Para manter viva a chama dos aventureiros, segue nosso próximo "desafio" que a pedidos será bemmmmmmmmmm light!

Núcleo Cabuçu – Parque Estadual da Cantareira

Imagem
Imagem
Imagem
Possui quatro trilhas: Jaguatirica (1 Km), Tapiti (250 m), Sagüi (730 m), Cachoeira (5,2 Km). – 7km total.

O Núcleo Cabuçu, é um pedaço intocado de 26,7 km quadrados de floresta nos limites de Guarulhos (SP),o projeto foi realizado entre 2001 e 2005 e promoveu um inédito mapeamento da região, com a identificação de cada uma de suas microbacias e a instalação de uma estação meteorológica, o parque foi inaugurado em junho de 2008.

Assim como outras glebas que hoje formam o parque, boa parte da Bacia do Cabuçu foi desapropriada para compor a área a ser protegida pelos mananciais de abastecimento, em 1904 foi construída a barragem, ficando conhecida como Represa do Cabuçu, funcionou por mais de 60 anos, sendo desativada quando entrou em operação o atual sistema Cantareira.

DATA: 21 de Novembro

Bilheteria -5,00

Ponto de encontro: 08:00 hs – R. dos Jornalistas, 101 – Jabaquara – SP ou na porta do parque.
Acesso: Rodovia Fernão Dias até a Casa de David (km 80 sentido SP-BH), seguindo pela Estrada do Cabuçu até o nº 2.691

não esqueça seu lanchinho! kkk

patibelli@yahoo.com/patriciagonçalves@deloitte.com
#525012 por epf.online
19 Nov 2010, 17:24
Oi Paty... essa trilha eu fiz, bem legal a caminhada e ainda fomos sentido Nucleo Aguas Claras, mas ai chegamos uma ramificação de tantas trilhas que voltamos, pois já tinhamos andado bastante, rsrs...

A trilha Samambaia-Açu que indica na placa é uma subida pesada, rsrs... e a placa de costa no meu sentido indica o Nucleo Aguas Claras, mas preferimos voltar.. rs.

Imagem

Imagem

Como não irá rolar o "Caminhos do Mar" neste dia 20/11, talvez eu apareça no Nucleo Cabuçu no domingo para caminhar um pouco, mas de qualquer maneira, boa caminhada pra vc...

Beijos!!
#703619 por PÉRI
06 Abr 2012, 17:33
lEGAL O RELATO E AS FOTOS !!!BELA CONTRIBUIÇÃO !!!
Eu já fiz essa subida 2 vezes , a 1° vez acho que foi por volta de 2004 e a segunda acho que 2008 , sempre penso em voltar mas acaba acontecendo algo e desanimo , moro razoavelmente próximo .
É um passeio fantástico e que muitos paulistas nunca fizeram , o contato com a natureza lá é demais , como já disseram aí em cima é muito preservado ...A MAIOR FLORESTA URBANA DO MUNDO !!!O visual lá de cima é deslumbrante , da última vez levei meu binóculo de longo alcance , ele é pesado , quase 1,5 kg , mas chegando lá em cima fui recompensado .
Cosegui ver vários pontos clássicos da cidade de SP , hospital do cancer , estádio do Pacaembu , Pque antártica , Edificio Copam, e muitos outros ...Mesmo sem binóculo dá pra ver esses pontos podem ficar tranquilos .
Recomendo demais esse passeio , NA TRILHA VC AVISTA BICHOS PREGUIÇAS , MACACOS BUGIL,ETC
Abraçoooo

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes