Trilhas em São Paulo
Trilhas em São Paulo: Perguntas e respostas e relatos sobre trilhas, travessias e trekkings em São Paulo
592 tópicos neste fórum
-
- 2 seguidores
- 4 respostas
- 721 visualizações
Oi Mochileiros !! Preciso de ajuda, procuro, procuro e não encontro informações concretas sobre as trilhas de Paranapiacaba, sou iniciante e não sei a forma adequada de ir atras dessas informações. Procuro locais para fazer uma trilha moderada e acampar no local junto com meu namorado, porem vi que os parques como : Mairiporã, Cantareira, e etc foram privatizados. Voces poderiam me auxiliar nessa pesquisa mais profunda, de encontrar locais seguros para gente ir. Queríamos locais perto de sp, ja que não temos carro e iriamos aproveitar os domingos com passagem gratuita. Intuito é sair um pouco, vou acabar enlouquecendo, não sou muito de sair, não bebo. Estou fic…
Última resposta por Victória Farias, -
Travessia Parnapiacaba - Cubatão: Descida do Vale do Quilombo e Subida do Vale do Mogi 1 2
por DIVANEI- 1 seguidor
- 10 respostas
- 14.1k visualizações
O mapinha e ilustrativo, não serve para navegaçã. Paranapiacaba, em tupi, lugar de onde se pode avistar o mar. Para mim sempre foi: Lugar onde se pode ser assaltado. Os vários relatos de crimes no pequeno vilarejo com características inglesas, sempre me manteve afastado daquelas bandas, ainda mais por sempre associar o local com muita muvuca e mochileiros maloqueiros. Talvez fosse mesmo certo preconceito, mas com tanta coisa para fazer e tanta trilha para caminhar, nunca achei que valesse a pena explorar a região. Houve um tempo que o trem ia até o vilarejo, o que acabou tornando Paranapiacaba mais famosa ainda. Na década de 90 até cheguei a fazer uma visita, nos temp…
Última resposta por DIVANEI, -
- 1 seguidor
- 7 respostas
- 2.2k visualizações
Olá... Sou iniciante no trekking e gostaria de sugestões de trilhas por Ribeirão Preto e região. Penso em começar com trilhas menores de 2 a 3 dias e ir aumentando conforme a prática. Desde já agradeço
Última resposta por MarcosCabrero, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 540 visualizações
Bom dia pessoal!!! Eu e minha esposa, depois de alguns anos parados devido ao nascimento de nossos 2 filhos estamos voltando as trilhas...já fazem 02 meses que estamos indo todo final de semana em algum lugar novo por perto e de vez em qdo esticamos para uma outra cidade da região....como estamos retomando ainda estmos um pouco enferrujados, portanto, apenas trilhas moderadas por enquanto.....nível dificil e travessias ainda não rsrs....Este final de semana, fomos Nazaré Paulista sozinhos e nao nos sentimos muito seguros e pintou a ideia de criamos um grupo para quando der de conciliarmos irmos juntos.....normalmente temos um outro casal que acompanha mas é esporádico....…
Última resposta por João Endrigo Escudeiro, -
- 3 respostas
- 539 visualizações
UBATUBA, pequena cidade no extremo Litoral Norte de São Paulo, uma joia encravada na divisa com Estado do Rio de Janeiro, espremida de um lado pelo Oceano Atlântico e do outro lado, pela muralha da Serra do Mar Paulista , um dos mais belos ecossistema de todo o planeta. Detentora de mais de 100 praias , ilhas e trilhas incríveis, por isso quando me perguntam qual o melhor lugar para quem quer começar no mundo das trilhas , a minha resposta é sempre a mesma: - Vá para Ubatuba. Andei muito por Ubatuba nesses últimos 30 anos , explorando rios e picos selvagens e claro, percorrendo praticamente todas as praias , a maioria delas com os me…
Última resposta por pmichelazzo, -
- 2 seguidores
- 2 respostas
- 509 visualizações
Última resposta por Crom, -
- 1 resposta
- 539 visualizações
Oii pessoal! tudo bem? Vim fazer um convite aqui para montarmos um grupo de mães e pais que querem ou ja fazem trilhas com seus filhos em Sao Paulo. É a primeira vez que publico aqui no mochileiros, mas eu costumava viajar bastante antes da maternidade. Na gestação precisei parar e nunca mais voltei, hoje minha filha esta com 4 anos e eu estou realmente sentindo um chamado para voltar essa atividade que eu amava tanto, e levá-la comigo! Mesmo que, por enquanto, seja só pelas trilhas de sp. Mas sinto falta de companhia para isso, eu e meu parceiro nao temos muitos amigos aventureiros haha Se voce gostaria de fazer parte de um grupo de pais que fazem trilha com …
Última resposta por angie beru, -
- 3 seguidores
- 24 respostas
- 4.9k visualizações
Boa tarde, galera! O propósito do tópico é unir pessoas que queiram curtir o fim de semana em lugares próximos da cidade de São Paulo, fazer pequenos roteiros nas cidades turísticas do interior, no litoral, ou fazer trilhas tanto na cidade de São Paulo, como nos arredores. Há vários locais interessantes para passar um domingo ou um fim de semana inteiro! Quem se interessar, deixe um salve aqui!!! 😉
Última resposta por Rmaguiar, -
- 4 seguidores
- 44 respostas
- 5k visualizações
Olá!! Estou buscando formar um grupo fixo (que não precisa necessariamente ter presença 100% das vezes) de pessoas interessadas em fazer trilhas pela região da grande São Paulo e até interior próximo. Algumas considerações: - Trilhas preferencialmente dentro de parques para manter a segurança maior (ao menos no início). - Foco em caminhadas (ou seja, preferencialmente sem ponto de escalada). - Bate e volta 1x por mês aos sábados (a definir o melhor para todos). - Distâncias entre 8k-16k (por isso o médio/difícil). A idéia é ter um grupo de pelo menos 3-5 pessoas (daí dá pra até dividir a carona, posso ser o motorista) para garantir uma maior …
Última resposta por Daniel.arenales, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 498 visualizações
Bom dia. Pretendo fazer a trilha da entrada do parque da Serra da Bocaina até a Cachoeira do Veado, pernoitando la e voltar pelo mesmo trajeto no outro dia. Alguém ja fez este percurso? Se sim pode me enviar o trajeto/informações? Obrigado
Última resposta por MMarttins, -
- 2 seguidores
- 29 respostas
- 67k visualizações
Introdução. A trilha que tem início em Parelheiro e termina em Itanhaém é de extrema beleza. Trata-se de uma trilha proibida ao público em geral e as visitas ao parque somente com autorização da administração do Parque Estadual da Serra do Mar (sede Itanhaém – núcleo Curucutu que abrange 26 mil hectares), acompanhado de um guia credenciado. Porém, não para essa trilha em específico, pois ela é proibida pela administração do parque mesmo com guias. De todo modo, são muitos os que entram na mata com guias clandestinos e até mesmo por conta própria (meu caso), a fim de desafiar a sorte. A Trilha Proibida está localizada em uma área de preservação ambiental, …
Última resposta por Daniel Fonseca Serra do Ma, -
- 13 respostas
- 6k visualizações
TRAVESSIA EXPEDICIONÁRIA VALE DO CIPÓ-GUAÇU Uma Grande Expedição Selvagem sempre surge da cabeça de gente doida e sonhadora. Numa madruga, enquanto estudávamos e esmiuçávamos as cartas e mapas de satélites para realizarmos a Travessia do Vale da Preguiça, Eu e o Daniel Trovo nos vimos voltando nossos olhares para um vale perdido, no qual em seu interior corria um grande rio que desaguaria no Rio Mambú, já no litoral Paulista. Era um cânion com um desnível assustador, com possibilidades de cachoeiras gigantes, onde por um erro qualquer, alguém acabou colocando uma foto da famosa cachoeira do Funil, no lugar errado. Mas como naquela época nosso objetivo mes…
Última resposta por Lenilson Junior, -
- 0 respostas
- 272 visualizações
Pessoal, boa tarde! Estou organizando um grupo (5 pessoas) para fazer a travessia do Rancho Caído no parque do Itatiaia no dia 02 de novembro, será feriado prolongado. Saída de SP no dia 02 e fazemos uma estadia lá no dia 02 (quinta-feira), a travessia leva 2 dias e pretendo voltar no sábado. Saída de São Paulo na região do centro (Santa Cecília) ou Armênia-Tietê. A travessia é longa e é com camping selvagem, será necessário preparo e equipamento. Portanto, sugiro que vejam bem antes de confirmar. Vou ficar de olho aqui no tópico, se tiverem dúvida fiquem à vontade para me mandar no privado ou perguntar aqui mesmo. Forte abraço!
Última resposta por murilloco, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 519 visualizações
Fala galera, tudo jóia? Gostaria de começar a fazer trilhas. Alguém do litoral com grupo específico só para esse tipo de aventura? Gostaria de adquirir conhecimento e levar como hobbie
Última resposta por Roberto Brandão, -
- 4 respostas
- 5.9k visualizações
Galera antes de começar meu relato ja adianto que vai ser um pouco diferente, meu relato foi escrito em forma de uma cronica .Existe milhares de relatos sobre o pico do jaragua com informaçõe e hoje quis fazer algo um pouco diferente, as informações basicas vão estar no final... Chegando em casa pós balada ainda no fim da madrugada de domingo olho pro céu e depois olho para o horizonte rumo ao Jaraguá. Como algo me dizendo mentalmente ou puro instinto mesmo entro em casa , pego um pacote de bolacha e uma garrafinha de agua e sem avisar/chamar e nem falar nada pra ninguém pego um ônibus rumo ao norte da cidade de S.Paulo. Desço as 7:0…
Última resposta por elaine_llorente, -
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 16.9k visualizações
Mairiporã é um município localizado na zona norte da região metropolitana de São Paulo, cidade bonita com belos ambientes, como o Pico do Olho D'água ou Pico Juqueri. Como cheguei: Na linha 7 rubi da cptm, embarquei na estação Luz e desembarquei na estação Franco da Rocha, saí da estação e fui até Avenida Liberdade, 119 embarcar no ônibus emtu 049 - Mairiporã (Terminal Rodoviário Siguemi Aiacyda) que custou R$ 3,45. Do terminal rodoviário fui em direção a rodovia Fernão Dias, quando chegou na ponte sobre o Rio Juqueri eu segui direto pela Estrada Dr Alípio Leme à partir daí eu subi e subi, não teve erro, tem placas indicando a direção do pico. Tem a opção de subi…
Última resposta por Laiiisssss, -
- 6 respostas
- 1.9k visualizações
Divanei Goes de Paula 24/02/2022 17:04 Editar TRAVESSIA VALE DO CAPIVARÍ : Valendo a Vida . Travessia pelo vale do Capivarí , da tragédia à contemplação da vida, em um dos vales mais lindos da Serra do Mar Paulista. Acampamento Cachoeira Trekking TRAVESSIA VALE DO CAPIVARÍ Foi numa manhã um pouco fria, no início de maio de 2015, que a tragédia nos apanhou. Já fazia algum tempo que vínhamos conversando sobre a possibilidade de um dia, termos que sair daquelas expedições, tendo que carregar um corpo e por isso mesmo, havíamos decidido que a partir daquela …
- 0 respostas
- 1.9k visualizações
Travessia Poços de Caldas - Águas da Prata Ferro trekking, montanhismo e cachoeiras A proposta surgiu pelo grupo Arcanjos, altamente especializado em Serra do Mar, sem descuidar-se de viabilizar grandes e complexas expedições em outros biomas. A intenção era acrescer à tradicional travessia Poços de Caldas - Águas da Prata pela linha férrea a oportunidade de contemplar os horizontes distantes trilhando também pela crista da serra. Pela logística, a saída foi marcada para as 23:30, com duas paradas, mais para “comer hora” que necessidade de repouso do bravo motorista que nos levaria. Já fui pro trampo com a mochila pronta e após a labuta aproveitei o ve…
Última resposta por RogerioAlexandre, -
- 5 respostas
- 1.6k visualizações
Olá a todos, Tenho interesse em começar a fazer trilhas, gostaria de ajuda/indicação de lugares para começar, de preferencia no estado de São Paulo ou perto. Também gostaria de saber se voces conhecem alguma trilha que seja possível acampar de boa pelo caminho. A intenção é que seja um retiro mesmo, então não estou procurando por campings ( principalmente os que costumam ter muitas pessoas). Obrigado!!
Última resposta por vehicleginger, -
Trilha Saco das Bananas ou Trilha das 10 Praias Desertas - Caraguatatuba x Ubatuba - SP Praias: Praia da Tabatinga, Praia da Figueira, Praia da Ponta Aguda, Praia da Lagoa, Praia do Simão, Praia Saco das Bananas, Praia da Raposa, Praia da Caçandoquinha, Quilombo Caçandoca, Praia do Pulso, Praia da Maranduba e Praia do Sape. Dificuldade: Moderado Distância: 28 km Salve salve mochileiros! Segue o relato desta trilha fantástica situada entre Caraguatatuba e Ubatuba no litoral Norte de São Paulo, iniciada na Praia da Tabatinga a aproximadamente 20 Km da cidade de Caraguatatuba e finalizada na praia do Sape. A trilha é de nível médio com subidas …
Última resposta por Tadeu Pereira, -
- 0 respostas
- 687 visualizações
Sempre quando saímos atrás de uma boa AVENTURA, logo nos vem à cabeça, lugares distantes, grandes paisagens longínquas, montanhas em Parques Nacionais famosos, litorais exuberantes. Serras desconhecidas, ambientes naturais há centenas de quilômetros das nossas casas e por causas disso, sempre nos frustramos quando não conseguimos nos desvencilharmos dos afazeres da vida, do trabalho e das obrigações que nos faz cairmos nas mesmices da nossa existência. Mas, o que nos falta mesmo é olharmos com mais carinh⁷o no quintal de casa, certamente há de encontrarmos coisas exuberante, aqueles lugares que estão lá, escondid…
- 7 respostas
- 1.3k visualizações
O dia já vai pela metade quando alcanço a Praia de MARANDUBA e adentro sua areia e apesar de um sol vibrante, não encontro uma só alma devido ao vento que varre o litoral Paulista nesse inverno. Minha jornada descompromissada tem como objetivo chegar até o final desse pedaço do litoral e investigar onde exatamente parte a CLASSICA TRAVESSIA DAS 7 PRAIAS DE UBATUBA. Claro que como um bom trilheiro, amante dos esportes de aventura, eu já havia realizado essa travessia, mas passados 25 anos, nem me lembrava mais onde ela começava e só sabia que era na Praia da LAGOINHA e como estava de bobeira, fui esticar minhas pernas na areia da praia. O vento se foi e …
- 1 resposta
- 1.1k visualizações
Opa pessoal, Primeiro post aqui no fórum, agradeço desde já as respostas! Rota: praia da Lagoinha-> praia da Fortaleza Alguém já foi pra a trilha das sete praias em utabuba e conseguiu encontrar algum guia que oferecesse o serviço de retorno pra praia da Lagoinha? O plano seria deixar o carro em uma pousada na lagoinha e de algum jeito ou retornar pra pra lagoinha pela trilha ou de transporte! Não queria perder muito tempo de luz pegando ônibus (pelo que li não passam com tanta frequência) Valeu! Eric
- 4 respostas
- 2.7k visualizações
Fala gente, esse é meu primeiro post aqui. Depois de dois anos morando nos Estados Unidos, fazendo várias trilhas no Estado de Washington, me apaixonei por Hikes e Trekking, então pesquisei algumas bem perto da cidade de São Paulo. Arranjei uma parceira que nunca tinha feito uma trilha na vida, então por isso escolhemos a Trilha da Cachoeira, no Parque Estadual da Cantareira no Núcleo Cabuçu. E eu fiquei surpreso com a qualidade da trilha e manutenção. A trilha é no Parque Estadual da Cantareira no Núclo Cabuçu, Guarulhos, deus 1hr saindo da minha casa na Zona Sul de São Paulo, fomos em um sabádo de manhã, o parque abre as 9h da manhã, e é necessário p…
Última resposta por lucci, -
- 2 respostas
- 756 visualizações
Fala, galera! Blz? Estou pensando em fazer essa trilha no sábado agora. Saindo de SP, indo de transporte público. Alguém topa?
Última resposta por leticia nobrega nogueira, -
- 2 respostas
- 761 visualizações
Alguém sabe onde adquirir boas cartas topográficas 1:25000 ou 1:50000 para trilhas no estado de São Paulo?
Última resposta por gr3web, -
- 1 seguidor
- 9 respostas
- 5.5k visualizações
GOLFINHOS, FORRÓ E FISCALIZACAO CERRADA NA ILHA DO CARDOSO Minha relação com a Ilha do Cardoso data há mais de uma década e tem sido bem tumultuada, pois sempre surgia algum empecilho pra realizar sua visitação plena e completa. Recordo-me ter ficado uma madrugada inteira com uma colega na portaria da Usp esperando a caravana de carros que iria pra lá; infelizmente a viagem havia sido cancelada em cima da hora e ninguém nos informara. Faz 5 anos retomei esta empreitada frustada e passei a me informar da melhor maneira de fazê-lo sozinho. Este parque é protegido por lei e é sujeito a leis um tanto rigorosas. Informei-me com o próprio núcleo e, para minha surpresa, era tu…
Última resposta por Daniel Trujillo, -
Travessia Pico do Itapeva x Pico do Diamante - Campos de Jordão - Serra da Mantiqueira
por rafacarvalho33- 1 resposta
- 5k visualizações
Estou terminando um curso no SENAC chamado 'Condutor de Turismo de Aventura' e nesse finalzinho tivemos uma experiência junto com o pessoal da OUTWARD BOUND BRASIL (carinhosamente chamada de OBB) faz parte de uma rede mundial de escolas de aprendizagem experiencial ao ar livre. Do mar ao topo da montanha, do deserto à floresta, já desafiaram mais de 20 mil participantes a saírem de suas zonas de conforto e vivenciarem uma jornada outdoor única e transformadora. Uma das aulas do pessoal da OBB, bela sala de aula, não?! O nosso desafio foi fazer a travessia do Pico do Itapeva até o Pico do Diamante em um final de seman…
Última resposta por Marcelo Andrea, -
- 0 respostas
- 787 visualizações
BONETE X NEMA E agora José? Presos há uns 30 metros de altura, Eu e o Thiaguinho tentamos nos manter imóveis, na esperança que o terreno não ceda e nos jogue no vazio. Maldita hora em que resolvemos deixar a segurança do chão e nos enfiamos naquela parede íngreme, no meio de uma garganta intransponível. Escalamos até onde deu, até onde nossas pernas e nossos braços conseguiram nos levar e eu até tentei continuar seguindo, mas um deslizamento interrompeu nosso caminho, talvez desse para arriscar passar, mas se a ação não desse certo, despencar seria quase certo, por isso pedimos para que o Dema tentasse, talvez uma perna um pouco mais comprida, pudesse d…
- 2 respostas
- 1.8k visualizações
No sábado de carnaval chegamos em Ilhabela por volta de 11h, na travessia da balsa vimos golfinhos, bom pressagio.... pegamos um ônibus para o bairro do Borrifos, R$5,00 o valor da passagem e acredito que uns 40min de viagem até o ponto final, ja numa estrada de terra. Ai é apenas seguir em frente por volta de 3km até a portaria do parque onde se preenche uma ficha e adentra a real trilha onde os carros ja não passam mais. Para quem vai de carro tem estacionamento mas não faço ideia do valor. Andamos uns 2,5km até chegar na placa que indica a direção da fazenda da lage, 500m após a placa. Na metade desse caminho tem uma entrada do lado esquerda que vai dar na Cachoei…
Última resposta por Maria Angélica Silva,