Gás para Fogareiros

Fogareiros, espiriteiras, lampiões, combustíveis, panelas e demais utensílios

Re: Carga Gas para Fogareiros

Nova mensagempor Ram_Alen » 17 Mar 2010, 23:22

Leo
dependendo do fogareiro e do tipo de gás, em média, um cartucho ( de 190 ou 230grs) , a fogo baixo, dura em torno de 3 - 4 horas ( queima contínua) Ou seja, para duas pessoas, fazendo 3 refeições ao dia ( 10-15min café da manhã, 20-30 min almoço, 20-25 min jantar = pouco mais de uma hora.), a autonomia seria em torno de 3-4 dias para cada cartucho.
No mais, os cartuchos com iso butano tem maior caloria, ou seja, mais energia térmica para cozinhar os alimentos, portanto, menos gás será usado para ferver e cozinhar.

Não tenho muita experiência em fogareiro a gás, mas se minhas contas estiverem erradas, me corrijam por favor o pessoal mais entendido.

Quanto ao peso, o sistema espiriteiras ainda continua imbatível, Apenas se for para mais de 5 dias aí compensa o gás mesmo, pois o devido o consumo a espirireira demandaria um peso extra devido a quantidade de álcool a ser transportada. Portando, o fogareiro em si mais indicado, são os mais leves que encontrares ( de 250gr abaixo)

Os cartuchos são feitos de metal, ou seja, após o uso você pode descartá-los em coletas de lixo metálicos.
::cool::
Ram_Alen
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 31 Jan 2009, 21:20
Reputation point: 2157

Nova mensagempor leo_thc » 19 Mar 2010, 15:47

Dizem que o álcool mais recomendável é o de posto, mas isso estraga a panela?

Ram_Alen escreveu:Leo
dependendo do fogareiro e do tipo de gás, em média, um cartucho ( de 190 ou 230grs) , a fogo baixo, dura em torno de 3 - 4 horas ( queima contínua) Ou seja, para duas pessoas, fazendo 3 refeições ao dia ( 10-15min café da manhã, 20-30 min almoço, 20-25 min jantar = pouco mais de uma hora.), a autonomia seria em torno de 3-4 dias para cada cartucho.
No mais, os cartuchos com iso butano tem maior caloria, ou seja, mais energia térmica para cozinhar os alimentos, portanto, menos gás será usado para ferver e cozinhar.

Não tenho muita experiência em fogareiro a gás, mas se minhas contas estiverem erradas, me corrijam por favor o pessoal mais entendido.

Quanto ao peso, o sistema espiriteiras ainda continua imbatível, Apenas se for para mais de 5 dias aí compensa o gás mesmo, pois o devido o consumo a espirireira demandaria um peso extra devido a quantidade de álcool a ser transportada. Portando, o fogareiro em si mais indicado, são os mais leves que encontrares ( de 250gr abaixo)

Os cartuchos são feitos de metal, ou seja, após o uso você pode descartá-los em coletas de lixo metálicos.
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

- Pico do Barbado e Pico do Itobira, os gigantes da Bahia

- O dia em que a Bolívia parou para ver Evo Morales

- Uma Noite de terror no deserto boliviano

"Não sei onde eu estou indo, mas sei que estou no meu caminho" (Raul Seixas)
leo_thc
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 15 Dez 2004, 13:07
Próximo Destino: Dezembro 2011 - Chapada diamantina; Carnaval 2012 em Olinda e Recife!
Reputation point: 1461

Nova mensagempor Ram_Alen » 20 Mar 2010, 00:40

...
-Não estraga a panela e nem deixa cheiro na comida. A vantagem do álcool de posto é liberar mais calorias na queima por ser menos hidratado que o doméstico. No mais, o cheiro, textura são as mesmas, só evite contato prolongado com a pele pois o mesmo é mais corrosivo.
Ram_Alen
Membro de Honra
Membro de Honra

Re: Gás para Fogareiros

Nova mensagempor skymanrj » 27 Set 2011, 12:39

Levar cartucho de gás ou combustivel liquido no VOO nem pensar, é proibido ,se é perigoso eu não sei.

A duração vai depender do consumo do fogareiro.
Fogareiros a gás não funcionam bem em temperaturas negativas.
Existem sim misturas melhores para certas temperaturas ,as da Nautika são bem vindas.

Quanto ao descarte ,é um material reciclavel e degradavel, no pior dos casos fure a lata vazia antes de jogar fora e descarte em qualquer lixo seletivo.
Mente leve e corpo exausto, sempre !
skymanrj

Data de registro: 27 Abr 2011, 15:24
Reputation point: 0

Nova mensagempor fktaba » 20 Out 2011, 13:52

Então, pelo que vi o combustível desses bujões não é butano e sim propano (uma cadeia mais curta, com um carbono a menos). Pelo que fucei na net o propano queima melhor em temperaturas mais frias e gera mais calorias que o butano.
Acho os bujoizinhos muito caros (por volta de R$13,00) para tão pouco gás. Quando estava no chile, vi que eles ficavam com os bujões antigos e davam os novos, acredito que os enchiam. Vi no ebay que há alguns adaptadores para encher o bujão, alguém já efetuou o carregamento? Achei um site que fala sobre o carregamento http://zenstoves.net/Canister.htm#Refilling.
Quanto ao avião, é proibido levar gás (no entanto sempre levei e nunca tive nenhum tipo de problema). Caso pretendam levar, lembrem-se de colocá-lo na mala que será despachada e não na mala de mão.

Abraços.
fktaba

Data de registro: 18 Out 2011, 13:36
Reputation point: 0

Nova mensagempor Ram_Alen » 22 Out 2011, 01:14

fktaba
Na verdade é uma mistura.
geralmente de isobutano com propano. O Iso butano tem diferenças químicas e físicas quanto ao Butano, não é a mesma coisa.
Para se ter idéia, veja as temperaturas de liquefação dos mesmos:
butano 0,5 grau
isobutano -12
propano -40

Os cartuchos tek gás da náutica são indicados para temperaturas mais frias, pois possui uma mistura maior de propano: 70% de IsoButano mais 30% de Propano.
Há cartuchos da Coleman apenas de Propano, o que facilita muito a queima em baixas temperaturas, pois o gás não se liquefaz dentro do cartucho( contudo que não pegue frio de abaixo de -40 ::Cold:: )
O propano, por possuir maior pressão volátil maior, facilita a queima no fogareiro principalmente nas altitudes, mas o seu acondicionamento é num cartucho bem mais grosso e pesado para aguentar a grande pressão deste gás.

No mais, não acho uma boa ideia recarregar os cartuchos. Ao menos os da nautica e similares possuem uma válvula de borracha, nao muito durável, o que pode provocar vazamentos quando reutilizados por algum tempo.
Já os da Coleman de propano, são mais confiáveis para recarregar, mas tudo tem um limite.

Quanto a levar no avião, em voos nacionais eu sempre levei também, e nunca tive problemas, quando em bagagem despachada, mas como as bagagens dentro do avião não ficam muito pressurizadas, há risco de vazamento do gás.
Já em voos internacionais, certamente será pego, por causa do rx da bagagem no desembarque daí é ::quilpish::

Ram_Alen
Membro de Honra
Membro de Honra

Anterior

Retornar para Equipamentos para Fogo

• Topicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Autor