Mergulho - Mascaras

Troca de informações sobre os melhores pontos de mergulho do mundo.

Mergulho - Mascaras

Mensagem não lidapor murillus » 28 Jul 2006, 17:56

Mascara

A visão é o sentido que mais confiamos durante o mergulho e quase todas as lembranças das profundezas vêm da informação visual.

A Mascara de mergulho permite que o mergulhador enxergue debaixo d'água, podendo ter lente única ou dupla, ou ainda ter vedação de silicone ou borracha.

Dicas para escolher sua máscara:
- Verifique se a máscara é de tamanho adequado ao seu rosto coloque a máscara no rosto sem fixá-la com a tira, puxe todo o ar pelo nariz e prenda a respiração por 3 segundos olhando para baixo, a máscara deverá se manter em seu rosto isso mostrara se ela tem uma boa vedação.
- Os modelos fabricados em silicone são bem mais confortáveis pois o material é bem mais flexível acomodando-se melhor aos contornos do rosto.
- O modelo ideal é aquele que tiver uma boa vedação e conforto em seu rosto aliado a uma boa visão, pois existem vários modelos e tamanhos, alguns modelos infantis são indicados para mulheres e pessoas mais magras por terem o rosto mais fino.
- Pessoas que necessitam de lentes especiais (com grau para melhor visão) deverão questionar sobre modelos com 2 vidros, pois existem óticas que fazem adaptação de lentes de grau para máscaras de mergulho.

Coloque aqui suas dicas sobre mascaras de mergulho
Membro da EXTREMES BRAZILIAN TEAM - "vivendo a vida ao extremo"
Mergulhador CMAS e PADI
Jipeiro e fundador do RAPAZIADA 4X4 OFF ROAD - Fortaleza/CE
Radioamaor PU7MMU - "em QAP e QRV"
Membro da RENER e voluntario da DEFESA CIVIL

[]s e Boas Adventuras...
murillus
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor murillus » 28 Jul 2006, 19:11

Conservação:

Como a maioria dos equipamentos de mergulho, a máscara pode durar mais de 10 anos se for bem conservada. O principal cuidado, que vale para outras peças, é jamais deixá-la desnecessariamente exposta ao sol, nem mesmo para secar. Depois do mergulho, lave-a apenas com água doce para tirar o sal e os resíduos de areia.

Importante: toda máscara nova deve ser lavada com detergente para retirar resíduos de gordura dos vidros. Esta substância favorece a condensação tão desagradável (embaçamento). A saliva é uma boa substancia anti-embaçante, mas só após a retirada de toda a gordura.
Mergulhador CMAS e PADI

[]s e Boas Adventuras...
murillus
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor AdrianaCSDA » 30 Mar 2008, 00:58

Alguma dica qto a marcas?

- Custo x beneficio ?
- Onde compra-las (SP) ?
- Faixas de preço
- Sugestão de modelos

Obrigado !
AdrianaCSDA

Mensagem não lidapor haole » 30 Mar 2008, 11:47

Mergulho livre?(snorkel e pé de pato)
Abraço
haole: Editor
haole
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor michel » 30 Mar 2008, 20:19

Equipamentos pra mergulho livre dê uma olhada nessas lojas:

www.maresolonline.com.br
www.decathlon.com.br

na Mar e Sol o cara vai te explicar tudo e mais um pouco... hehehe.

aufcruz escreveu:Alguma dica qto a marcas?

- Custo x beneficio ?
- Onde compra-las (SP) ?
- Faixas de preço
- Sugestão de modelos

Obrigado !
MICHEL
michel
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor AdrianaCSDA » 31 Mar 2008, 23:29

Mais uma duvida....spray anti embaçante....funciona mesmo ?

Tks
AdrianaCSDA

Mensagem não lidapor haole » 01 Abr 2008, 00:27

Aufcruz, como faço natação eu optei pelo que estava mais perto de mim...uso o "antifog" é um anti embaçante da speedo(R$20,00). só que nada de ficar passando mão na mascara (tira o produto).
Abraço
haole
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor michel » 01 Abr 2008, 12:02

Não sei se funciona, o que funciona pra mim é o cuspe mesmo...

aufcruz escreveu:Mais uma duvida....spray anti embaçante....funciona mesmo ?
MICHEL
michel
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor haole » 01 Abr 2008, 13:09

Cuspe funciona , e muito! Como eu já tenho por causa da natação uso o antifog mesmo...
Abraço
haole
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Mergulho - Mascaras

Mensagem não lidapor aufcruz » 22 Abr 2008, 13:02

Aprendi um truque novo para "anti-embaçante".... As mascaras novas vem com uma camada de silicone no vidro, devido ao processo de fabricação. O truque é queimar esta camada que causa o embaçamento com um isqueiro (tomando todo o cuidado pra nao queimar a borracha/silicone da mascara !!!). Isto deve ser feito com um isqueiro com a chama na face interna do vidro que ficará todo preto com o silicone queimado. Depois disso é só passar um esponja macia pra limpar a fuligem e mandar cusoe nela !

Pra mim funcionou perfeitamente.
[ ]'s

Augusto Cruz
aufcruz

Mensagem não lidapor murillus » 29 Jul 2009, 15:15

aufcruz escreveu:Aprendi um truque novo para "anti-embaçante".... As mascaras novas vem com uma camada de silicone no vidro, devido ao processo de fabricação. O truque é queimar esta camada que causa o embaçamento com um isqueiro (tomando todo o cuidado pra nao queimar a borracha/silicone da mascara !!!). Isto deve ser feito com um isqueiro com a chama na face interna do vidro que ficará todo preto com o silicone queimado. Depois disso é só passar um esponja macia pra limpar a fuligem e mandar cusoe nela !

Pra mim funcionou perfeitamente.

pasta de dente...

funciona assim: vc escova a lente usando pasta de dente e seu dedo... fazendo movimentos circulares...
depois lava e testa... repita ate nao embacar mais...

[]s
Mergulhador CMAS e PADI

[]s e Boas Adventuras...
murillus
Colaborador
Colaborador

Re:

Mensagem não lidapor xaliba » 29 Jul 2009, 16:42

AdrianaCSDA escreveu:Mais uma duvida....spray anti embaçante....funciona mesmo ?

Tks

cara, esse spray ai eh a coisa mais inutil q a industria do mergulho ja poderia ter inventado. Funciona? Nao sei, em mais de 1.000 (mil) mergulhos em 19 anos mergulhando eu nunca usei. Em todos eles eu usei o bom e velho cuspe que NUNCA me deixou na mao. E sabe do q mais? Ha uns 10 anos atras a revista mergulho fez um teste com todos os sprays do mercado e sabe qual foi o melhor? Cuspe!!

Por favor, nao compre spray! Alem de vc ter o cuspe de graca - e q funciona!, nao fica contribuindo com a industria do consumo exagerado e contribuindo com gasto de energia e combustivel desnecessariamente q eh usado na producao e distribuicao e embalagem do produto. Pense nisso tb.

Qto a pasta qdo a mascara eh nova, funciona tb, mas tem vezes q a camada ta meio teimosa em sair e nesses casos so queimando mesmo.
xaliba
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor andre amaral » 29 Jul 2009, 16:46

Quanto ao cuspe, uma dica é passar uma hora antes e deixar secar. Depois enxagua com água doce e tá beleza.
andre amaral
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor xaliba » 29 Jul 2009, 17:33

Andre, por experiencia propria eu nao recomendo cuspir uma hora antes nao. O motivo eh simples, so da mais trabalho pra tirar o cuspe do vidro. Eu sempre deixo a cuspida como a ultima coisa de todas q faco antes de cair na agua. As vezes na ultima hora tem q ajustar algo, dar uma forca pra alguem, dai qdo vc vai cair na agua o cuspe ta seco e eu acho um saco ficar la esfregando cuspe seco da mascara, alem de ficar um cheirinho de baba q mesmo sendo meu nao eh la muito agradavel. E o cuspe imediato funciona perfeito - ate melhor q o cuspe seco - e lava em meio segundo.

Se vc cuspir, lavar e deixar a mascara seca por poucos minutos antes de cair isso ja perde o efeito. Mas se vc cuspir e mantiver a mascara dentro da agua, na hora de mergulhar continua funcionando. O problema eh deixar ela secar (depois de ter lavado). Por isso o melhor mesmo eh fazer como a ultima coisa.

Nao recomendo q se faca, mas fica a sugestao pra quem achar q consegue fazer tranquilamente. Eu por ja ter experiencia, nao caio com a marcara no rosto, e sim no pescoco e como falei o cuspe eh a ultima coisa antes de cair. Depois de cuspir seguro cinto de lastro e as mangueiras com uma mao e mascara e regulador com a outra (a mascara nao esta no rosto e o regulador nao esta na boca). Qdo dou o passo de gigante - ou mortal frontal, ou parafuso, ou bomba, ou o raio q seja q der vontade na hora -, na hora q retorno para a superficie a mascara ja esta automaticamente lavada, dou o ok de superficie, coloco a masc no rosto o reg na boca e bom mergulho.

Outra dica, as vezes vc percebe q alguem nao cuspiu direito - depois de certa experiencia vc nao erra mais, ja sabe o jeito certinho q funciona e a mascara nao vai ficar embacando durante o mergulho. O q fazer? Se vc ja nao tiver la embaixao qdo se der conta disso, pode valer a pena voltar para a superficie pra refazer o lance do cuspe, eh super simples. Retorne a superficie, retire a mascara, de uma chaqualhada nela pra tirar o excesso de agua nas lentes e meta-lhe uma cusparada DE HOMEM na mascara, e se necessario reforce a carga de cuspe - pq como ela esta molhada vc vai ter q se certificar q tem bem mais cuspe q agua nas lentes - esfregue bem em todos os cantinhos do vidro, com forca e enquanto esfrega tem q ouvir aquele barulhinho - nhic, nhic, nhic, do dedo esfregando o vidro (inclusive se vc fizer isso da primeira vez nunca vai ter esse problema a nao ser q a mascara seja novinha e tenha o problema da camada de silicone, ou se vc fizer isso mais do q 1 ou 2 minutos antes de cair pq vai perdendo o efeito) dai eh so enxaguar e continuar o mergulho. Mas lembre-se, ficar subindo e descendo como um io-io nao eh nada seguro para o seu perfil de mergulho - estou falando do raio do nitrogenio. (Se achar melhor nao voltar pra superficie dai eh so ficar deixando um pouquinho de nada de agua entrar na mascara pra ficar 'lavando' o vidro e depois esgotando. Se a situacao tiver feia mesmo, tipo a mascara nova, dai ja nem esgota, deixa o pouquinho de agua la dentro pra ficar lavando de 30 em 30 seg. Puta noia do caralho!)

Inclusive fanzendo isso eu nao tenho q ficar me abaixando la na esteira do barco pra enxaguar a mascara - q as vezes eh alta e da trabalho - e tb nao tenho q usar a alternativa muito usada nos barcos de mergulho de ficar lavando ela em baldinho dagua - cheio de cuspe dos outros ::bruuu:: Nao eh nem preguica, eh so q de tanto fazer vc acaba desenvolvendo a maneira mas simples q requer pensar menos em tudo.

inclusive lembre-se, sempre q a mascara nao estiver no rosto deve estar sempre no pescoco!, nunca na mao e pior ainda na testa!

bons mergulhos
xaliba
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor andre amaral » 30 Jul 2009, 13:00

Xaliba, normalmente eu dou uma cusparada na hora que entro no barco. Procuro arrumar todo o equipo, cilindro e tudo com o barco ainda parado, se possível, e já deixo nadadeira e máscara junto, já cuspida. Mas, aquela coisa... cada um tem suas manias. Se fosse outra pessoa lendo isso aqui, seguiria suas dicas e não as minhas, sem dúvidas. :lol:

E se alguém deixar a máscara na testa, paga a cerveja pro barco todo na volta.
andre amaral
Colaborador
Colaborador

Próximo

Voltar para Mergulho