Ir para conteúdo

Mochilão Balcânico [ Hungria - Serbia - Bósnia & Herzegovina - Croácia - Montenegro - Turquia - Romênia]


Posts Recomendados

  • Membros

Olá companheiros viajantes,

 

Tudo bem? Bom, estarei entre o período de 19 de setembro até 11 de outubro fazendo um mochilão com mais 4 amigos em uma parte da Europa Oriental, e apesar de ser um roteiro bem extenso, conseguimos encaixar nossos objetivos de viagem e enxugar focando somente no que realmente objetivamos nesta viagem, que não é o turismo urbano e sim histórico-cultural dos lugares.

 

Como eu tenho um casamento de um amigo em Istambul, resolvi então aproveitar a oportunidade para estender a viagem e conhecer alguns lugares a mais, até porque uma ida-volta até a Europa, para um mero assalariado como eu é de certa forma onerosa e um presente a si mesmo que não é com frequência que posso me dar ao luxo de me presentear (ainda mais com as cotações atuais de dólar e euro).

 

Abaixo uma projeção gráfica do roteiro, levando em consideração que parte destes translados serão feito de avião:

 

3vIbOlf.png

 

Enfim, meu roteiro é o seguinte:

 

19 setembro: Curitiba até Guarulhos e de Guarulhos até Budapeste na Hungria com escala em Roma.

20 setembro: Chegada em Budapeste e trem noturno de Budapeste até Belgrado.

21 setembro: Chegada em Belgrado e city tour.

22 setembro: Alugamos um carro e viajamos no final da tarde de Belgrado para Sarajevo

23 setembro: City tour em Sarajevo e no final da tarde viajamos para Mostar

24 setembro: City tour em Mostar e no final da tarde viajamos para Dubrovnik

25 setembro: City tour em Dubrovnik e arredores.

26 setembro: City tour em Dubrovnik e uma ida até Trebinje para um café da tarde.

27 setembro: Fazemos um daytrip até Kotor em Montenegro.

28 setembro: Volta a Belgrado saindo de Dubrovnik, para as 23hs00 pegar um voo para Istambul.

29 setembro até 05 outubro: Estada em Istambul, para conhecer os pontos turísticos, passeios próximos e casamento.

05 outubro: Voo de Istambul para Bucareste pela manhã e diretamente iremos tomar um trem com destino a Brasov.

06 outubro: Visitação ao Castelo de Peles e Bran, ao fim do dia iremos de transfer até Sighisoara.

07 outubro: City tour pela cidade e pela noite tomaremos o trem noturno para Budapeste.

07 outubro até 10 outubro: Passeios pela cidade de Budapeste e um breve descanso (já conhecemos a cidade, esta será nossa terceira vez, cada vez fica melhor), voltando para o Brasil no dia 10.

 

Bom, gostaria de que se por ventura vocês tenham algum conselho de lugares para visitar ou coisas imperdíveis nestas cidades que iremos, fora os passeios padrões e mais renomados, nos escrevam! Toda dica é super bem-vinda, quanto as futuras críticas ao tempo para cada cidade, sabemos que alguns lugares ficaram super corridos, mas quando não se tem muito tempo mas se tem muita disposição e vontade de ter um crise de cansaço mental, isso é o de menos, então não nos preocupamos muito com isso.

 

Agradecemos desde já!

Atenciosamente,

Frank Maeda

 

obs: segue link com planilha de custos por modalidades de gastos no link a seguir: http://tinyurl.com/pvhavgf lembre-se que estes custos são custos estimados e podem não remeter a realidade.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Oi, Frank!

 

Vi na sua planilha uma média de 25 euros/pessoa para o bilhete Budapeste-Belgrado.

Fiz uma simulação para 2a classe no site e deu 15 euros. Vocês estão viajando numa cabine ou algo assim? Só curiosidade mesmo pela questão do preço.

 

Achei a programação meio apertada mas, como vocês estão cientes disso e vão usar carro em alguns trechos, acho que vai dar certo. Eu mesma fiz uma viagem recente à Hungria, fiquei perto da tríplice fronteira (Hungria-Sérvia-Romênia) e tive que desistir de fazer bate-volta na Romênia por causa da falta de ligação por transporte público da cidade onde eu estava.

 

Está chegando o grande dia! ::otemo:: Aproveitem bastante e não deixe de fazer o relato aqui.

Link para o comentário
  • Membros

Oi LF Brasilia,

 

Obrigado pelos votos amigos, estamos meio apreensivos devido aos acampamentos de refugiados tanto na Hungria quanto na Sérvia, fora que a Estação Keleti está uma zona segundo consta os jornais locais, mas me atendo a sua pergunta, eu cotei o valor da cabine (Couchette) para 6 pessoas, tipo 6 maquinhas (3 de cada lado) é uma bosta, mas fazer o que?

 

Cara, a questão de tempo realmente tá dando dorezinhas de cabeça, mas vamos tentar optimizar ao máxima a viagem.

 

Estamos planejando na volta pra Budapeste dedicar nossos 3 dias lá para voluntariar-se na acolhida dos refugiados em Keleti, angariamos uns valores em doações de nossos amigos aqui e pretendemos fazer algo em prol daquela galera.

 

Bom por hora é isso, fui comprar euro hoje e quase morri de sunga branca na frente do caixa: 1 Euro - 4,6762 Reais no Itaú (fora o IOF do Cartão). Fazer o que? vamos lá.

 

Abraços amiga!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi, Frank,

 

Ah, sim... quando falei na falta de ligações terrestres por transporte público entre Szeged e a Romênia, nem era pela questão dos refugiados... é pela escassez de horários mesmo. Tem que ir até Békecsaba ou Budapeste e de lá pegar outro trem.

 

Entre Szeged e Subotica também são poucos ônibus, e alguns só funcionam em período escolar. Quem pega esses ônibus faz controle de passaporte na fronteira (já que sai do Espaço Schengen), e os refugiados nem tentam esse transporte. Mas vi muitos refugiados caminhando pelos campos ao longo da estrada. Também vi muitos na rodoviária de Subotica e imediações, e em frente à ferroviária de Szeged (geralmente pela manhã e pela noite).

 

Quando estive lá, não consegui entender muito bem a dinâmica deles: por que se concentravam em alguns horários, o que ficavam esperando em frente à estação (já que não os vi pegando trem), etc. Já no final da viagem conversei um pouco com os voluntários em Szeged, que me disseram que a maior necessidade era água.

 

Minha dica para quem quiser ajudar é: entre em contato com os voluntários que já estiverem por lá, apresente-se e deixe claras suas boas intenções. Infelizmente apareceu uma turma do mal (http://www.irinnews.org/report/101723/hungary-a-grim-way-station-for-asylum-seekers)

 

Escrevi um pouco sobre isso aqui: http://goulashdesoja.blogspot.com.br/2015/09/alguns-rapidos-comentarios.html

 

Essa alta do euro está matando os planos de viagem de muita gente. Mas vocês estão se planejando bem e acredito que vão curtir bastante, além de dar uma força para o pessoal que está precisando.

 

Boa viagem!

Link para o comentário
  • Membros
Oi, Frank,

 

Ah, sim... quando falei na falta de ligações terrestres por transporte público entre Szeged e a Romênia, nem era pela questão dos refugiados... é pela escassez de horários mesmo. Tem que ir até Békecsaba ou Budapeste e de lá pegar outro trem.

 

Entre Szeged e Subotica também são poucos ônibus, e alguns só funcionam em período escolar. Quem pega esses ônibus faz controle de passaporte na fronteira (já que sai do Espaço Schengen), e os refugiados nem tentam esse transporte. Mas vi muitos refugiados caminhando pelos campos ao longo da estrada. Também vi muitos na rodoviária de Subotica e imediações, e em frente à ferroviária de Szeged (geralmente pela manhã e pela noite).

 

Quando estive lá, não consegui entender muito bem a dinâmica deles: por que se concentravam em alguns horários, o que ficavam esperando em frente à estação (já que não os vi pegando trem), etc. Já no final da viagem conversei um pouco com os voluntários em Szeged, que me disseram que a maior necessidade era água.

 

Minha dica para quem quiser ajudar é: entre em contato com os voluntários que já estiverem por lá, apresente-se e deixe claras suas boas intenções. Infelizmente apareceu uma turma do mal (http://www.irinnews.org/report/101723/hungary-a-grim-way-station-for-asylum-seekers)

 

Escrevi um pouco sobre isso aqui: http://goulashdesoja.blogspot.com.br/2015/09/alguns-rapidos-comentarios.html

 

Essa alta do euro está matando os planos de viagem de muita gente. Mas vocês estão se planejando bem e acredito que vão curtir bastante, além de dar uma força para o pessoal que está precisando.

 

Boa viagem!

 

Poxa, que demais mesmo! Obrigadão pela ajuda e dicas. Super legal ler seu relato, espero que tenha aproveitado seu curso de húngaro, deve ter sido fenomenal.

 

Bom, quanto ao voluntariado, já entrei em contato com um grupo de estudantes de medicina de Munique que alojados no mesmo hostel que eu irei ficar em Budapeste, para ajudar-los de alguma forma por 3 dias. Acho que fazer algo legal, não obstante onde ou pra quem, não deixa de ser um ato legal.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...