Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Santa Catarina

#468139 por adrianoeliezer
05 Mai 2010, 20:35
Opa turma!

Estou pretendendo viajar com alguns amigos no feriado de Corpus Christi (quinta-feira) em junho.

Como vamos em grupo não estamos atrás de muita calmaria. Gostaria de dicas de cidades e lugares agitados durante o inverno, com bares e gente bacana.
Não conheço nada de Santa Catatina, portanto qualquer idéia vai bem.

Um valeu antecipado!

Abraços!
#475643 por Maneca
05 Jun 2010, 20:41
Um fenômeno atípico, mas possível em estações frias, foi registrado no Morro da Igreja, em Urubici, na Serra de Santa Catarina, na manhã deste sábado. Aconteceu o chamado sincelo, que é quando a garoa ou neblina congela ao chegar na superfície. No momento a temperatura era de 3ºC.

O meteorologista Leandro Puchalski explica que o sincelo não é comum, mas pode acontecer em dias de muito frio. Ainda segundo o meteorologista, não há previsão de que o fenômeno volte a acontecer na Serra, apesar do frio permanecer pelos próximos dias.

É galera, não foi dessa vez q nevou... Mas estamos na expectativa!!

fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarin ... 927838.xml
#478602 por Maneca
17 Jun 2010, 15:42
Galera, neste domingo dia 20/06 chega uma nova frente fria no sul do Brasil e a temperatura deve chegar abaixo de zero na serra gaúcha e catarinense entre a madrugada de terça e quarta feira da mesma semana. Agora é esperar que reuna-se todas as condições para vermos neve!!!

Abraços
Fabinho
#479388 por Maneca
21 Jun 2010, 10:48
Hj dia 21/06 as 8h28min começou o inverno no hemisfério sul. O horário indica que justamente neste momento o hemisfério sul receberá a menor quantidade de energia proveniente do sol. Bom, além do início do inverno esta data representará a noite mais longa do ano no hemisfério do sul.

Neste ano por conto do término do El Niño e uma rápida passagem por uma neutralidade climática, o frio será mais tardio que o normal. O frio que até agora não apareceu direito virá com força nos meses de Julho e Agosto.

Como já havia anunciado anteriormente que essa semana seria de muito frio na serra gaúcha e catarinense, a cidade de Urupema, na Serra catarinense, acabou registrando no amanhecer desta segunda-feira -1,9 grau Celsius (ºC), a menor temperatura do ano em Santa Catarina.

O frio ao amanhecer de terça-feira pode ser ainda mais forte em todas as cidades catarinenses. Há possibilidade de geada entre a Serra e o Planalto Norte de SC. A condição permanece até quarta-feira.
#482322 por MuriloO
03 Jul 2010, 20:25
Belo tópico! Adicionei essa região de SC na minha lista!
#483878 por Maneca
09 Jul 2010, 14:15
A madrugada entre o dia 13/07 terça-feira e 14/07 quarta feira pode ser a mais fria do ano em SC. A previsão ainda é de chuva o que aumenta as chances de nevar.
#484359 por Maneca
12 Jul 2010, 09:47
Como já havia previsto, uma massa de ar polar que avança sobre SC pode provocar a maior onda de frio já registrada neste ano no Estado. As temperaturas devem ficar negativas já entre a noite desta segunda-feira e madrugada de terça-feira.

Os registros, segundo Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, devem ser históricos não só em Santa Catarina, mas em parte da América do Sul, caso do Chile e Argentina.

Além do frio intenso, o tempo deve permanecer nublado nesta segunda-feira. Nas regiões Sul e Oeste, já há registro de chuva. Nas outras áreas do Estado, deve chover a partir desta tarde.

Quirera na Serra

O ar polar pode provocar na Serra a quirera, que é uma precipitação parecida com a neve, já que é fina, mas não chega ser um floco de neve e nem acumular no solo, segundo Puchalski.

A chuva da região poderá congelar ao tocar superfícies extremamente frias. Essa condição é favorável na madrugada e manhã de terça-feira. A chance de neve na região é pequena.

fonte: http://www.clicrbs.com.br
Editado pela última vez por Maneca em 12 Jul 2010, 17:57, em um total de 1 vez.
#484424 por Maneca
12 Jul 2010, 13:35
Vai nevar ou não vai??

Apesar do frio intenso que irá fazer neste começo de semana a previsão de neve é pequena. Porém as imagens de satélite mostram que as nuvens que estão sobre o estado permaneceram apenas até ao amanhecer de terça-feira, deixando a entender que a única chance de nevar deva ser mesmo entre a madrugada e ao amanhecer de terça-feira.
#484763 por Maneca
13 Jul 2010, 14:19
Ainda não foi dessa vez que vimos neve na Serra...

Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia (www.clicrbs.com.br), diz que não há mais previsão de neve nesta terça-feira e também para os próximos dias em Santa Catarina. O fenômeno não deve ocorrer porque não há nuvens e umidade sobre a Serra, e a massa de ar seco já está na região.

Com a pouca nebulosidade, no entanto, a temperatura deve diminuir ainda mais na noite desta quarta-feira e durante o amanhecer. Há também chance de geada forte nas partes mais altas do Estado.

A temperatura na Serra deverá ser abaixo de 0ºC no início da noite de terça-feira, diferente do que normalmente ocorre, que é no amanhecer, explica Puchalski.

Durante o amanhecer de quarta-feira são previstas as mínimas entre -5ºC e -3ºC na Serra, 0ºC a 2ºC no Oeste, 4ºC a 6ºC no Norte e 6ºC a 8ºC no Litoral de Santa Catarina.
#485096 por Maneca
14 Jul 2010, 13:40
Ainda não foi dessa vez que vimos neve...

Resumo do dia:

Santa Catarina registrou, no amanhecer desta quarta-feira, a menor temperatura do ano em todo o país. Em Urupema, na Serra, os termômetros marcaram 7,8 graus Celsius (ºC) negativos.

Em pelo menos 13 cidades da região Serrana, Oeste, Meio-Oeste e Planalto as mínimas ficaram abaixo de 0ºC. Uma forte geada cobriu campos nessas localidades.

Em São Joaquim, também na Serra, o frio da madrugada e manhã fez com que a água acumulada em árvores e no lago da praça central da cidade amanhecesse congelada. Os termômetros chegaram aos - 5,2ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Florianópolis, no Litoral, a mínima foi de 5,7ºC.

Tanto na cidade Serrana quanto na Capital não fazia tanto frio num mês de julho desde 2000, quando as menores marcas no mês nos municípios ficaram em -9ºC e 1,4ºC, respectivamente.

A menor temperatura registrada desde o mês de janeiro de 2010, antes das marcas desta quarta, havia acontecido em Urupema, quando fez - 2ºC em junho.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante