Quanto vai custar sua viagem? Qual é a melhor forma de pagamento? Como planejar financeiramente a sua viagem?
#871487 por luizniquet
18 Ago 2013, 11:45
Com o dólar subindo cada vez mais, como temos visto nos últimos dias e semanas, tenho recebido muitos e-mails de viajantes preocupados e sem saber o que fazer em relação à compra da moeda norte-americana ou de euros. É melhor comprar tudo agora, antes que a cotação suba ainda mais? Ou é melhor esperar para ver se o dólar baixa um pouco? E se o plano for sacar dinheiro no cartão de débito, o que fazer?

Como é muito difícil prever as cotações futuras do dólar (se fosse possível todos os economistas estariam ricos operando no mercado de câmbio), a decisão mais racional para aqueles que têm viagem marcada para os próximos meses é ir comprando aos poucos para fazer um preço médio e evitar maiores prejuízos. É claro que, se o dólar ou o euro caírem, vocês vão ter gastado um pouco a mais. Mas, por outro lado, se o dólar seguir subindo, vocês evitarão um prejuízo maior. Comprando aos poucos, você faz um preço médio, e evita a consequência de oscilações muito grandes.

Mas isso só vale se você for levar seu dinheiro em papel moeda ou se for usar um cartão pré-pago, do tipo VTM. Nesses casos, vá comprando pouco a pouco ou no caso do VTM, carregando o saldo um pouco a cada mês ou a cada semana, até o dia da sua viagem. Caso a sua opção seja sacar o dinheiro em moeda local, usando um cartão de débito, nesse caso não há muito o que se fazer: é esperar a data da viagem e torcer.

Mas vale a pena lembrar também que o dólar está se fortalecendo em relação à quase todas as moedas do mundo. Assim, se você tem uma viagem marcada para algum país fora do eixo dólar / euro (como por exemplo para o México, como é o meu caso, ou qualquer país da América Latina, África, Ásia, etc.), o seu prejuízo é bem menor, já que o dólar também está se fortalecendo em relação ao peso mexicano e outras moedas, o que faz você ganhar um pouco nessa segunda conversão (se o dólar se fortalece, você perde na conversão real x dólar, mas ganha na conversão dólar x peso, por exemplo, compensando, pelo menos parcialmente, seu prejuízo).

Ah, e não esqueça também que, se você for viajar para um país cuja moeda não é o dólar ou o euro, e carregar o seu VTM com dólares ou euros, você estará congelando a cotação real x dólar (e evitando perdas com um aumento posterior da cotação), mas não estará congelando a cotação da segunda conversão (por exemplo, entre dólares e pesos mexicanos), que seguirá variando ao longo do tempo.

#871976 por Pedrada
19 Ago 2013, 19:28
boa orientação!!
e dizem que nas quartas ou quintas-feiras são quando aparecem os velhores valores pra comprar dolar. eu dei sorte e ñ arrisquei, comprei logo q essa nova tendência de alta começou
valeu e boas viagens !!
#872381 por assumf
20 Ago 2013, 20:49
PC Palmeiras escreveu:Estou percebendo que o dólar está ganhando valorização em relação a quase todas as moedas, inclusive o euro.

Seria uma boa aposta comprar dólares agora, para daqui a um mês trocá-los por euros no país de destino?

Abs.!


Boa não sei, mas com certeza seria uma "aposta"!!!

O ponto negativo é que a cada conversão de moeda você perde (o lucro do banco/casa de câmbio, impostos e outras tarifas), comprando o euro direto você paga uma vez, comprando o dólar e depois comprando o euro você pagará duas vezes.

Desta forma você sairá no negativo no seu "investimento" e terá que deduzir estas despesas do seu "ganho".

No geral é uma aposta, um investimento especulativo de alto risco, você pode ganhar ou perder. Eu pessoalmente compraria o Euro direto, pois não creio que o risco compense os benefícios.
#872668 por PC Palmeiras
21 Ago 2013, 14:51
O que eu pensei foi bobagem absoluta. Não compensa mesmo.

Isso porque os valores que as casas de câmbio pagam por seus dólares nunca serão favoráveis, mesmo na Europa.

Talvez, sacando com um cartão do tipo "travel money" direto do caixa eletrônico poderia haver alguma vantagem, mas esta seria tão pequena, e o risco tão alto que, realmente, não vale a pena.

Então fujam! É uma cilada, rsrsrs
#872702 por assumf
21 Ago 2013, 15:53
PC Palmeiras escreveu:O que eu pensei foi bobagem absoluta. Não compensa mesmo.

Isso porque os valores que as casas de câmbio pagam por seus dólares nunca serão favoráveis, mesmo na Europa.

Talvez, sacando com um cartão do tipo "travel money" direto do caixa eletrônico poderia haver alguma vantagem, mas esta seria tão pequena, e o risco tão alto que, realmente, não vale a pena.

Então fujam! É uma cilada, rsrsrs


Boa ideia, se você tiver um cartão de débito em dólar (Travel Money) que não cobre taxa de conversão para usar em outra moeda, neste caso até valeria o risco, pois a única variação que você estaria sujeito seria da relação cambial dólar/euro. Neste cenário específico, como dificilmente haverá no curto prazo uma valorização significativa do Euro frente ao dólar, julgo que os risco perda seriam mínimos.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante