Ir para conteúdo

Opniao sobre Rota Saindo de La paz


Posts Recomendados

  • Membros

Ola mochileiros!

 

Sou novo aqui no forum e primeiramente gostaria de parabenizar pela iniciativa que ajuda (e muito) a todos que desejam planejar sua viagem.

Depois que conheci o forum e com a proximidade da minha viagem (embarco 10 de julho), o que mais tenho feito nessa ultima semana 'e ler o forum, acho que ja li praticamente todos os topicos relacionados a America do Sul. A partes do Chile/Bolivia/Peru que eu ate ja decorei os nomes de tanto olhar aqui e no Gmaps =p

 

A ajuda que venho pedir a voces 'e na verdade uma opniao.

Consegui montar praticamente meu roteiro inteiro de 30 dias comecando na Arg e terminando no Peru.

O ponto mais critico esta em La paz (de onde chego apos sair de Santiago/Calama/Sp Atacama/Uyuni). Preciso chegar a Cusco (principalmente aproveitar p conhecer Machupichu) e de la para Lima onde volto ao Brasil.

 

Gostaria de opnioes em geral de pessoas que ja fizeram alguma dessas trajetos

 

http://yfrog.com/3zpontocriticoj

 

 

Estou com um pouco de dificuldade de achar dados de alguns trajetos entre cidades.

Com oq achei montei isso (nao sei se esta correto e preciso disso para meu planejamento. Nao quero perder meu voo em Lima no dia 08/08 =p)

 

Verde:

La Paz - Copacabana(1h) Copacabana x Puno (3:30 h de bus, tem a opcao de atravessar pelo lago titicaca) - Puno x Cusco (8h)

Total: Aprox 13h

 

 

Vermelho:

La paz - Arica (8h) Arica (fronteira)- Tacna - Arequipa (5h) - Arequipa - Cusco* (10h)

Total: Aprox 23 h

*Tem uma opcao de Arequipa passar por Puno e de la seguir para Cusco

 

 

Desde ja agradeco, a ajuda de todos.

Um grande abraco, nos encontramos por ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não se entendi errado, mas você vai passar pela Bolívia só para ir de San Pedro para Cusco? Se for isso é melhor ir por Tacna, mas não precisa passar por Arequipa, dá para fazer Tacna-Cusco direto. Mas isso que isso dá mais do que as 23 horas que você calculou. Só o trecho Tacna-Cusco deve dar umas 20 horas.

 

Agora se você quiser passar pela Bolívia não tem discussão

La Paz > Copacabana > Puno > Cusco

Vale a pena parar em Copa e em Puno para fazer os passeios no Titicaca. Se você não quiser parar eu acho que tem ônibus direto.

 

30 dias é um tempo bom para esse roteiro, pode pensar em indluir mais alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pela atenção Samantha!

Então, na verdade o roteiro de 30 dias é bem maior (entro por BsAs e saio por Lima). A principio ta bem resolvido, tava pensando em posta-lo mais pra frente pra pedir uma opniao geral da galera.

Mas nao to conseguindo fechar o esqueleto do roteiro pq to com problema exatamente nessa parte da rota.

De qualquer maneira vou postar aqui ai voce aproveita e me da uma opnião geral :D

 

20100515151019.jpg

 

Coloquei a partir de Mendoza até Cusco pro mapa nao ficar muito grande.

 

-Roteiro América do Sul (30 dias)

Principais cidades:

 

*Argentina:

-Buenos Aires (Desembarque 10/07)

-Mendoza

 

*Chile:

-Santiago

-Calama

 

*Bolívia:

-La Paz

 

*Peru:

-Puno

-Cuzco

-Lima (Embarque 08/08 )

 

Dividindo o Roteiro:

 

10/07 (Sáb) – BA - Chegada em Ba 14h - Procurar albergue - Sair a noite

11/07 (Dom) – BA - Dia livre (ainda programar)

12/07 (Seg) – BA - Comprar básico para frio (Pesquisar melhor local)

13/07 (Ter) – Ba x Mendoza - [Onibus para Mendoza às 22h) - 12h de viagem

14/07 (Qua) – Mendoza - Chegada 10h - Albergue - Almoço - Vinícola

15/07 (Qui) – Mendoza - Visitar Parque Aconcagua-Na volta (Onibus p Santiago) – 16h de viagem

16/07 (Sex) – Santiago - Albergue - Almoço - Passear pela cidade - Sair a noite

17/07 (Sáb) – Santiago - Dia livre (ainda programar)

18/07 (Dom) – Santiago - Dia livre (ainda programar)

19/07 (Seg) – Santiago x (Valle Nevado) 2hs de Van (Pesquisar se vale a pena continuar hospedado em Santiago e fazer o trajeto de van, ou se hospedar na montanha)

20/07 (Ter) – Santiago x (Valle Nevado) 2hs de Van

 

A partir daqui que começa a duvida

 

Primeira Opção:

 

21/07 (Qua) –(Saida)Santiago x Calama x San Pedro - [Onibus para Calama) - 22h + 2h

22/07 (Qui) – San Pedro - Previsão de chegada 11h -

23/07 (Sex) – San Pedro - Valle de la Muerte, Valle de la Luna, Geiseres El Tatio...

24/07 (Sáb) – San Pedro - Passeio Salar de Uyuni finalizando em Uyuni(dependendo da hora que chegarmos a Uyuni, partiremos em direção a La paz, se não, pernoitamos.)

25/07 (Dom) – La Paz -

26/07 (Seg) – La Paz -

27/07 (Ter) ¬– La Paz -

28/07 (Qua) – La Paz x Copacabana x Puno - Chegada em Puno ao anoitecer (Tentar pegar o ultimo horario p Cusco) (Onibus para Cusco) – 8h aprox

29/07 (Qui) – Cusco – Previsao de chegada 6h – Albergue - Rolé

30/07 (Sex) – Cusco – Machupichu (Passeio bate e volta ou se conseguir alguma vaga la no dia fazer a Trilha Inca!)

31/07 (Sáb) – Cusco – Voces não vão querer perder a nigth de sabado em Cusco né ?

01/08 (Dom) – Cusco – Voces não vão querer perder a nigth de Domingo em Cusco né ?

02/08 (Seg) – Cusco x Lima (Onibus para Lima) – 22h aprox

03/08 (Ter) – Lima

04/08 (Qua) – Lima

05/08 (Qui) – Lima

06/08 (Sex) – Lima

07/08 (Sáb) – Lima

08/08 (Dom) – BRASIL!

 

 

Basicamente é isso, a outra opcao seria:

 

21/07 (Qua) –(Saida)Santiago x Calama x San Pedro - [Onibus para Calama) - 22h + 2h

22/07 (Qui) – San Pedro - Previsão de chegada 11h -

23/07 (Sex) – San Pedro - Valle de la Muerte, Valle de la Luna, Geiseres El Tatio...

24/07 (Sáb) – San Pedro - Passeio Salar de Uyuni de 1 dia, volta para San Pedro

25/07 (Dom) – San Pedro x Calama X Arica

26/07 (Seg) – Arica

27/07 (Ter) - Arica

28/07 (Qua) – Arica x Tacna x Cusco

29/07 (Qui) – Cusco

30/07 (Sex) – Cusco – Machupichu (Passeio bate e volta ou se conseguir alguma vaga la no dia fazer a Trilha Inca!)

31/07 (Sáb) – Cusco – Voces não vão querer perder a nigth de sabado em Cusco né ?

01/08 (Dom) – Cusco – Voces não vão querer perder a nigth de Domingo em Cusco né ?

02/08 (Seg) – Cusco x Lima (Onibus para Lima) – 22h aprox

03/08 (Ter) – Lima

04/08 (Qua) – Lima

05/08 (Qui) – Lima

06/08 (Sex) – Lima

07/08 (Sáb) – Lima

08/08 (Dom) – BRASIL!

 

Mais uma opcao seria:

 

24/07 (Sáb) – San Pedro - Passeio Salar de Uyuni finalizando em Uyuni(dependendo da hora que chegarmos a Uyuni, partiremos em direção a La paz, se não, pernoitamos.)

25/07 (Dom) – La Paz -

26/07 (Seg) – La Paz x Arica

27/07 (Ter) - Arica

28/07 (Qua) – Arica x Tacna x Cusco

29/07 (Qui) – Cusco

30/07 (Sex) – Cusco – Machupichu (Passeio bate e volta ou se conseguir alguma vaga la no dia fazer a Trilha Inca!)

31/07 (Sáb) – Cusco – Voces não vão querer perder a nigth de sabado em Cusco né ?

01/08 (Dom) – Cusco – Voces não vão querer perder a nigth de Domingo em Cusco né ?

02/08 (Seg) – Cusco x Lima (Onibus para Lima) – 22h aprox

03/08 (Ter) – Lima

04/08 (Qua) – Lima

05/08 (Qui) – Lima

06/08 (Sex) – Lima

07/08 (Sáb) – Lima

08/08 (Dom) – BRASIL!

 

 

Foi mais ou menos isso que eu tentei explicar no mapa.

A opnião que eu queria era do pessoal que ja fez esse roteiro. Opniao pessoal msm, de qual caminho vale mais a pena ( se vale mais a pena ficar mais tempo em La paz, conhecer titicaca, ou se vale abrir mao do titicaca e conhecar Arica)

 

Depois que a gnt definir isso gostaria de mais opnioes sobre outras partes do roteiro.

Desde já muito obrigado a todos os mochileiros!

Um abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

1 dia só em San Pedro é muito pouco, dá uma olhada no fórum do Chile porque tem muitos outros passeios legais. Eu recomendo 3 ou 4 dias no mínimo.

 

Saindo de San Pedro para fazer o Salar no dia 24, você só chega em Uyuni dia 26 de tarde, são 3 dias. Se quiser fazer como no segundo roteiro, começando e terminando em San Pedro são 3 ou 4 dias, não sei ao certo. Mas em 1 dia certamente não existe, o passeio de 1 dia pelo Salar é feito a partir de Uyuni, e perde muitos lugares interessantes

 

Vale MUITO a pena conhecer Copacabana e a Isla del Sol, é quase unanimidade por aqui que o lado boliviano do Titicaca é bem melhor que o peruano.

 

Não conheci Lima, mas pelo que dizem aqui acho que você está ficando muito tempo lá.

 

Se eu fosse você faria o primeiro roteiro, não vai se arrepender. Nem pensa no terceiro, voltar por Arica é muito pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi p3dR1n,

 

Olha só.. eu fiz o roteiro voltando do salar p/ San Pedro - Arica - Arequipa - Cusco, e entre La Paz e Arica, fique com La Paz!!!! Tem mto mais coisas p/ fazer! Fora que a volta de Uyuni p/ San Pedro é super cansativa!!!

 

E pq nao pega um bus direto de Santiago p/ San Pedro? Nao acho q seja necessario parar em Calama!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

p3dR1n

 

Seu Roteiro esta geograficamente bem planejado, mas na minha opniao esta mal distribuido em alguns pontos:

 

1- A menos que vc seja profissional do Ski, 2 dias no Vale Newado é exagerado e caro! ( Sao 45 mil pesos que vc paga para a agencia (( Ski total no meu caso )) + 12 mil pesos para usar o teleferico pra passar um dia no vale descobrindo que vc é um compleno inutil neste esporte.. ::lol4:: )

 

2- 5 dias em Santiago tambem é muito tempo! Em 3 vc conhece os principais atrativos da cidade...em 4 da ate pra ter um dia de descanso!

 

3- Verefique la em Santiago o valor da passagem de Santiago pra Calama pela Lan. Paguei 100 dolares, o que é mais caro que o Onibus ( Obvio) mas no custo beneficio, 24 dentro de um busao é fodissimo em relacao a 1,5h de aviao!

 

4 - SPA merece uns 4 dias para conhecer toda a regiao e todos os passeios disponiveis. Tente fechar todos os passeios na mesma agencia ( no meu caso usei a Corvach, pois o guia era muito bom - Jaime - alem de um preço justo )

 

5- Como a Samantha ja falou, nao é possivel fazer o Passeio SPA pra Uyuni em apenas 1 dia. Este passeio é de 3 dias quando o destino final é Uyuni ou 4 dias quando vc retorna pra SPA.

Leia mais a respeito no Forum de Uyuni e Salar.

 

6- Se vai até copacabana, vale a pena passar uma noite la ou na Isla do Sol.

 

7- 5 dias em Lima é muito tempo tambem. 3 é suficiente pra conhecer os melhores lugares.

 

EU redistribuiria esses dias "a mais" em BsAs, em Copacabana, em Cuzco, La Paz ou esticaria até a reserva de Paracas ou algo do tipo.

 

 

Abs

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olha,

 

Como já disse no outro forum, acho q não rola fazer um passeio de um dia no Salar, partindo de Uyuni e voltando para San Pedro.

Minha sugestão é: faça o passeio de 3 dias no Salar, que termina em Uyuni e de lá vc segue para La Paz.

 

Em La Paz, vc pode fazer mais coisas, a cidade é super interessante (tiwanako, Chacaltaya, etc)!!! De lá siga para Copacabana. No dia seguinte visite a Isla del Sol e se quiser, faça a trilha!!! Depois, melhor no dia seguinte, siga para Cusco (parada em Puno para trocar de ônibus).

 

Ahh, olhe no site da Lan Chile, simulando q vc está no CHILE e veja qnto sai a passagem para Calama! Eu fiz isso, e inacreditavelmente saia quase a metade do preço da passagem de ônibus!!! economizando 24h de busão!!!

 

Quanto a San Pedro, todos já falaram.... no mínimoooooo 3 dias!!! o lugar é fantástico!!!

 

Agora, seu roteiro não está muito comprido não??? Eu particularmente, não juntaria Buenos Aires e Mendoza a este roteiro. Vc poderia ir direto a La Paz e começar tudo por lá! ou ir a Santiago e de lá tomar um voo para Calama..... as vezes a gente junta muita coisa numa trip só, e acaba aproveitando muito pouco de muitos lugares..... oq não necessariamente é legal!!!

 

Boa sorte no planejameto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então pessoal, mais uma vez muito obrigado mesmo pelas dicas. Estao sendo primordiais no desenvolvimento do meu roteiro.

Muito obrigado por ajudarem no planejamento, para que essa viagem tao sonhada possa ser a melhor possivel.

 

Vou tentar responder algumas perguntas e dai em diante vejam se voces podem continuar me ajudando...

 

Sobre a Argentina:

Eu vou com um grupo de 4 pessoas no total, entao fazer algumas deliberaçoes sobre o roteiro não é a coisa mais simples a se fazer.

Infelizmente no comeco, planejamos muito mal o mochilão e acabamos comprando a passagem de ida para Buenos Aires msm (me arrependo a cada momento que vou conhecendo os lugares fantasticos que ainda tempos pra visitar). Infelizmente mudar o destino não é um senso comum dentro do grupo, entao consegui pelo menos convence-los de passar o menor tempo possivel lá.

 

Sobre valle nevado:

Leo, como disse ali em cima, não vou sozinho. Algumas pessoas do grupo já esquiaram antes e tambem nao abrem mão de ficar pelo menos 2 dias esquiando. Em relacao a mim, moro aqui no rio, surfo, ando de skate e faco downhill de longboard. Nunca esquiei e sou louco para fazer-lo de snowboard, estou encarando isso como a oportunidade perfeita. Tenho bastante facilidade com pranchas e boas nocoes de skate, espero que de fato isso me facilite no snowboard (do contrario vou ganhar varios hematomas =p)

Eu sei q o Valle nao é barato, mas vi algumas opcoes aqui como Farellones, colorado... No roteiro eu generalizei "valle nevado" mas vamos estudar as melhores ($$) opcoes lá em Santiago.

 

Sobre San Pedro:

Paula, pesquisei sobre o onibus direto pra de Santiago p San Pedro:

sao mais ou menos 25h de viagem 30.000,00 ou 59,88 dolares. Tem a opcão de avião tambem, vou estudar...

É isso msm ?

De acordo com o planejado chegaremos a San Pedro as 9h da manha saindo de santiago de bus (se conseguirmos passagem de aviao barata, será mais cedo ainda!). Como vamos chegar na parte da manha, ainda tentaremos fazer algum passo tarde/noite. No dia seguinte faremos mais passeios e no terceiro dia planejamos sair em direçao a Uyunir. Acredito ser o suficiente, pois como vi aqui no forum msm, San Pedro n é nem um pouco barato pra ficar de mais que isso.

 

Sobre o Salar de Uyuni:

Entendo perfeitamente as dicas que voces deixaram aqui (vi varias fotos e é realmente coisa de outro mundo!)

Mas por algumas questoes optamos somente em passar e conhecer uma parte do Salar.

Pois alem de não dispormos de 3 dias, como vamos em Julho, andei lendo sobre o frio e me assutei um pouco. Acho q não estamos preparado para enfrentar o passeio de 3 dias no inverno e me contentar com a "ponta do iceberg" vai ser a solução. O que me consola é pensar, melhor ver a ponta do iceberg do que não ver iceberg nenhum =p

Vou tentar sair de San Pedro no primeiro horário, fazendo o passeio só de ida (só de passagem pelo salar, parar tirar umas fotos e seguir viagem), direto pra Uyunir quanto tempo levaria mais ou menos, pra eu poder calcular aqui no meu roteiro?

 

Sobre La Paz:

 

Gabriella, to pesquisando sim melhor sobre La paz vou tentar incluir os passeios q vc indicou, e mudei algumas coisas..

Vamos passar 1 dia em Copacabana e fazer o passeio da Ilha do sol e da ilha de uros (já em puno, antes de seguir para Cusco)

 

Sobre Lima

Com as mudancas que fiz ficariamos 4 dias em Lima, sei que é muito tempo, mas estamos pesquisando oq fazer em lima (algumas cidadezinhas interessantes proximas).

Alem do mais, esses 4 dias que reservei para Lima, servem para qualquer imprevisto que possa acontecer durante a viagem (atrasos, rodovias fechadas etc...) Ou entao se decidirmos/precisarmos, ficar mais tempo em algum lugar, temos essa seguranca.

 

Vou postar aqui parte do planejamento dos custos que comecei a fazer hoje...

 

Santiago Moeda local Dolar

16/jul sexta 12:00 Estadia 7.000,00 13,97

Gastos durante o dia

17/jul sabado Estadia 7.000,00 13,97

Gastos durante o dia

18/jul domingo Estadia 7.000,00 13,97

Gastos durante o dia

19/jul segunda Valle Nevado 0,00

(Verificar se vale a pena ficar em Valle Nevado ou ficar em Mendoza e pegar a Van) 0,00

20/jul terca Valle Nevado 0,00

 

21/jul quarta Valle Nevado 0,00

20:00 Ira p/ San Pedro 23:58 30.000,00 59,88

 

San Pedro de Atacama Moeda local Dolar

22/jul quinta 9:00 Passeios 0,00

0,00

23/jul Sexta Passeios 0,00

 

24/jul Sabado Salar de Uyuni 0,00

 

Uyuni Moeda local Dolar

24/jul Sábado Hotel (1 diárias) + Ref. 80,00 11,19

25/jul domingo Trem Executivo p/ Oruro 9:00 101,00 14,13

25/jul domingo Bus Cama p/ La Paz 2:00 20,00 2,80

 

La Paz

25/jul domingo Hotel (3 diárias) 150,00 20,98

0,00

26/jul segunda Passeios 0,00

0,00

27/jul terça 0,00

0,00

28/jul quarta 8:00 Copacabana 4h 15 2,10

 

Copacabana

28/jul quarta 12:00 Copacabana 0,00

Lancha + 1 noite - Isla del Sol 1:30 110,00 15,38

29/jul Quinta 13:00 Ir para Puno (TourPeru) 3h 30 4,20

 

Puno

29/jul Quinta 16:00 Chegar em Puno Comprar Passagem para Cusco (21h)

Almoçar 20 6,83

18:00 Passeio para Islas de Uros 4:00 15,00 5,12

29/jul Quinta 21:00 Onibus para Cusco 9:00 20,00 6,83

 

Cusco

30/jul Sexta 6:00 Hotel (3 diarias) 90,00 30,72

Refeições 125 42,66

31/jul Sabado 0,00

0,00

01/ago Domingo 0,00

0,00

0,00

Machupichu

02/ago Segunda Trem p/ Aguas Calientes 230,00 78,50

Hotel Águas Calientes 30 10,24

03/ago Terça 6:00 Micro Ônibus p/ MacPic 19 6,48

Ticket Entrada MacPic 113 38,57

Lanche 10 3,41

Noite/ na volta de machupichu Bus/Aviao p/ Lima 22h/2h 0,00

 

 

 

Lima

04/ago Quarta ? 0,00

0,00

0,00

05/ago Quinta 0,00

0,00

06/08/2010 Sexta 0,00

0,00

07/ago Sábado 0,00

0,00

08/ago Domingo VOLTA PARA O BRASIL 0,00

 

 

Espero que nao tenha ficado MUITO confuso (ainda to me acostumando com postagem em forum =p)

Desde já MUITO obrigado pela ajuda mais uma vez pessoal!

Se alguem tiver alguma informação de cabeça sobre os custos que estão faltando, vai ser uma baita ajuda (tem muitas coisas para pesquisar e do grupo de 4 pessoas, só eu estou agitando isso =/)

 

Um abraco ::hãã2::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom p3dR1n,

 

O que posso te dizer é que a passagem de avião de Santiago a Calama(1h de SPA) ou para segunda opção Antofagasta (5h de SPA), são bem mais baratas que o busão, e te economizam pelo menos 20h.

Em janeiro do ano passado, paguei cerca de 24.000 pesos chilenos na passagem de ida e volta Santiago-Antofagasta (pq não tinha mais para Calama) pela Lan Chile. Só que para isso vc tem que selecionar a opção CHILE em que país vc está. Usando a opção Brasil, a passagem subia para quase 700 dólares!!!

Isso já te daria um dia a mais em SPA, que apesar de ser mais caro do que no resto da viagem, é um lugar único!!

 

Insisto que de SPA acredito que seja difícil vc conseguir fazer um tour pelo Salar de apenas 1 dia. Seria muito corrido e improdutivo.... provavelmente não passariam pela região do Sud Lipez, e sim por alguns vilarejos ligados por estradas.... beeeem menos interessante do que as paisagens surreais q vc veria no tour tradicional!

 

Bom, mas isso é só minha opnião. As vezes acho melhor dividir uma mochilada dessa em duas, e aproveitar mais de cada lugar. Afinal, viajar na América do Sul é barato (especialmente no Peru e na Bolivia) e são lugares únicos, explendidos, maravilhosos... não tem pq estar tão perto e não ver!!!

Eu mesma fiz Santiago, Viña del Mar/Valparaíso, San Pedro do Atacama e Salar do Uyuni em 12 dias (janeiro de 2009) e depois La Paz, Copacabana, Arequipa e Cusco em mais 19 dias (abril de 2010). Se eu juntasse tudo numa trip só, ficaria muito longa, e certamente teria deixado coisas no caminho para economizar grana.... em duas programações, vc ganha tempo para recuperar sua conta bancária e partir para outra mochilada!

 

Mas isso é minha opnião, como já disse.... e cada um tem seu estilo de viajar!

 

Boa sorte com o planejamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...