Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Goiás e Distrito Federal



#441669 por claytonxr
27 Jan 2010, 12:57
Estado: Goiás

Cidades próximas que oferecem apoio de hospedagem para visitação no Parque Nacional das Emas, entre elas: Chapadão do Céu, Costa Rica, Mineiros

Localizado em Goiás, esse Parque é ideal para observação de animais como a ema (origem do nome do Parque), capivaras, tamanduás-bandeiras, seriemas e veados-campeiros. Foi criado em 1961 e tem vegetação típica do cerrado.

ATRAÇÕES Trilha 1
Esse percurso de, aproximadamente, 50 km é ideal para ser feito de carro. Pelo caminho passa-se por diversas paisagens como o cerrado, o campo limpo e a cabeceira do Rio Jacuba. Animais como veados-campeiros, tamanduás, emas e aves silvestres. Durante o passeio é possível parar o carro e fazer algumas trilhas. Uma delas passa perto do córrego Jacubinha, onde se pode beber água. O acesso é pelo portão Jacuba, a 86 km de Mineiros pela GO-341.

Trilha 2
A paisagem desse passeio é bastante parecida com a da Trilha 1: cerrado, campos limpos, matas de galeria. O trajeto ainda passa pelo Rio Formoso. As araras e os tamanduás-bandeira são vistos com facilidade. O acesso é pelo Portão Guarda da Bandeira, a 163 km de Mineiros pela GO-302.

Rio Verde
Localizado no município de Mineiros esse Rio é ideal para prática de canoagem.

Salto do Rio Formoso
A 20 km da cidade de Chapadão do Céu esse local oferece descida pelo rio, corredeiras, remansos e uma pequena praia. É possível visitar a Gruta dos Morcegos, uma formação rochosa dentro da mata. O salto do Rio Formoso fica na fazenda Alvorada dos Formosos.

Água Santa
A Água Santa é um fenômeno natural composto de 14 poços d´água térmicos. São antigos géiseres em extinção, que jogam água para cima em um espaço regular de tempo. A atração fica na cidade de Costa Rica.

Atividades Noturnas
Na cidade de Mineiros é possível encontrar choperias, churrascarias e bares.

Turismo / Ecoturismo:
Atividades de ecoturismo: Canoagem, Trekking

GEOGRAFIA e HISTÓRIA
Clima
Tropical subquente úmido. No inverno a estação é seca com ocorrências de geadas. Já na primavera e no verão a temperatura aumenta bastante.

Vegetação
A vegetação mais típica do local é o cerrado, com campos abertos cobertos por gramíneas e por pequenas espécies arbustivas. Nos trechos de cerrado típico, as árvores variam em torno de 5 a 6 metros, com formas retorcidas.

Relevo
A altitude na região varia entre 350 m e 1.000 m. Os terrenos mais elevados do Planalto Central se concentram na serra dos Caiapós. As áreas mais baixas estão junto aos vales dos rios. O relevo é suavemente ondulado e o solo predominantemente arenítico.

História e Cultura
Na época colonial a região era habitada por povos indígenas. Os primeiros homens brancos apareceram na região no final do século XIX em busca de terras para o plantio. A descoberta de diamantes às margens do Rio Verde atraiu muitos garimpeiros. Atualmente a região é utilizada para cultivo de soja, algodão, girassol, milheto e outras culturas.

LOCALIZAÇÃO e ACESSO
Como chegar
Saindo de São Paulo siga pela SP-270 (Raposo Tavares) até Presidente Epitácio. De lá siga pela BR-267 até Capim Verde, passando por Campo Grande. Em Capim Verde pegue a BR-060 até Paraíso e de lá siga em direção a Costa Rica. Para quem sai do Rio de Janeiro segue-se pela BR-116 (Dutra) até São Paulo. A partir desse ponto o caminho é o mesmo de quem sai de São Paulo.

Distâncias das capitais:
- São Paulo (SP): 1359 km
- Rio de Janeiro (RJ): 1771 km
- Belo Horizonte (MG): 1331 km
- Brasília (DF): 638 km
- Salvador (BA): 2165 km
- Porto Alegre (RS): 2525 km

Aeroporto mais próximo: Campo Grande
http://www.parquenacionaldasemas.com.br/links.htm

flwss ::carai::
#959184 por _angelita
13 Mai 2014, 23:25
Oi christiangump! Dentro do território do Parque só é permitido entrar com guia, mas fora de lá tem bastante coisa pra se conhecer. Recomendo as cachoeiras da Pinguela, do Sucuri, Dois Saltos e a região do Pinga Fogo, que eu já conheci (lembrando que tem muito mais lugares além desses!). É interessante ter alguém que conheça os lugares porque aqui não tem quase nada sinalizado, mas se não tiver ninguém, basta se informar que vc chega. Espero ter ajudado. ;)
#1031482 por LiCo
10 Dez 2014, 16:28
Angelita

Estava pensando em passar uns dias nessa região, agora na semana do reveillon.

Mineiros ou Chapadão é o lugar mais perto das cachoeiras?
#1080273 por _angelita
20 Abr 2015, 21:20
Oi LiCo! To atrasada! Desculpe-me!
Espero que vc tenha conhecido o Parque e, mais ainda, que tenha gostado!
Se não chegou a ir, respondo agora tua pergunta: nas cidades de Mineiros e Costa Rica, ambas no entorno do Parque tem cachoeiras. As que eu falei ficam no município de Mineiros e ficam um pouco afastadas do centro urbano. Já em Costa Rica tem o Parque Salto do Sucuriu com duas cachoeiras bem próximas a cidade, com acesso bem fácil por rodovia asfaltada, lá eles ainda oferecem atividades de rapel, passeio de bote, tirolesa e arvorismo. Todas as atividades devem ser agendadas com antecedência. Eu fiz a tirolesa e é bem legal!
Mais uma vez, perdão pela demora para responder!
Abraços!
#1080749 por LiCo
22 Abr 2015, 08:56
Olá _angelita

Mineiros fica longe do parque e acabei não indo pois os guias estavam cobrando R$150 e seria um dia inteiro andando só de carro.

Intééé
#1183412 por lclelles
27 Abr 2016, 16:22
Reativando o post.
Moro em Campo Grande-MS e estou pensando em visitar o Parque junto com o estadual de Costa Rica mas não há quase nada de informação disponível sobre hospedagem e localização dos atrativos, pensei em ficar em duas cidades, costa rica e chapadão do céu ou mineiros, pretendo ficar uma semana em outubro. Guia 150 pila não está nos meus planos, mas tb tenho a impressão que é difícil rodar sozinho e achar alguns dos picos, sei que o parque de costa rica tem uma infra melhor e placas, mas será que dá para rodar e conhecer bem o lugar? tem hospedagem boa ou só hotelzinho muquifo?

QQ informação eu agradeço,
VLW!!!!


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes