Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#1104502 por Darley
07 Jul 2015, 00:50
Estou pensando em ir com dois amigos para o pico da Bandeira em Caparaó MG dia 20/07, queria saber se la e muito frio e quais os cuidados básicos devo tomar pra vai ser a primeira viajem como mochileiro.

#1104522 por Jéssika Costa
07 Jul 2015, 07:45
Oi, Darley.. Você vai subir o pico pela trilha do ES ou de MG? Olha, lá é bastante frio, às sete da noite fazia 5 graus no acampamento, e no nascer do sol lá no alto tava muuuuito mais frio, então sugiro que leve roupas bem quentes, principalmente luvas e meias. Acredito que julho seja a época mais gelada lá, inclusive ouvi comentários que ta tendo gelo lá.. Enfim, se for acampar, leve uma barraca que tenha duas lonas porque de madrugada a barraca molha. Caso suba pelo lado de MG, acho bom levar saco de dormir (para temperaturas negativas, de preferencia) porque geralmente as pessoas param na casa de pedra pra dormir algumas horas antes de terminar a trilha até o topo. Lanterna é essencial, se quiser cozinhar algo, leve fogareiro a gás pois lá não tem energia elétrica. No mais, acredito que o básico seja isso. :)
#1104679 por Otávio Luiz
07 Jul 2015, 15:46
No Parque Nacional do Caparaó faz bastante frio, ainda mais no inverno. Vá preparado!
É essencial ter um isolante térmico para dormir em cima e te isolar do frio que vem do chão, além do saco de dormir. Saco de dormir não funciona sem o isolante térmico, aqui no fórum tem bastante informação sobre isso.
Uma comida quente faz milagre na montanha, se puder leve fogareiro e faça uma sopa, macarrão, arroz...
Leve tudo na mochila, nada na mão. Muito melhor de caminhar, ajuda no equilíbrio, etc...
Não esqueça as lanternas e pilhas extras, especialmente se for subir o pico a noite para ver o nascer do sol. Quando chegar lá vista todas as suas roupas, procure um abrigo do vento e aguarde o maior espetáculo da natureza!!!
Quando você for subir irá sentir calor durante a caminhada, leve sua mochila e guarde suas roupas quentes nela, elas irá te salvar quando você chegar no pico.
Pelo lado mineiro a caminhada é mais longa e menos íngreme, pelo lado capixaba mais curta e íngreme. Por Minas é mais fácil, pelo Espírito Santo mais bonito...
A trilha é bem demarcada, só prestar atenção.
#1104692 por AndressaES
07 Jul 2015, 16:26
::Cold:: ::Cold:: ::Cold:: Meu querido aventureiro...nada que você leia será suficiente para entender o frio que faz lá....Sério...só quem vai é que sabe dizer o quanto é congelante, nada que vc leia será suficiente, sempre passará um bucado de frio...Na verdade qualquer época do ano faz friozinho a noite, mais em pleno inverno é tenso, rola gelo na barraca mesmo, não é mito ::Cold:: ::Cold:: ::Cold::
Se for ficar no acampamento base terá que deixar sua barraca e subir o trajeto a pé sem ela, neste caso leve somente as roupas de frio. Meias extras para caso molhar, jornal se for preciso para colocar nos pés e aquecer, a capa de chuva (mesmo aquelas que compram no 1,99 bem levinha para não pesar - podem te salvar em caso de chuva)....gorros e luvas....Leve as pilhas extras porque consomem bateria logo. Forre sua barraca com bastante jornal para a umidade não atingir os seus pertences durante a noite. Feche-a ao sair para os quatis não comerem o que está dentro. No mais é isso, quando voltar conte para nós como foi. Boa viagem.
#1104697 por otavio_moraes
07 Jul 2015, 16:33
Fui agora dia 21/06, primeiro dia de inverno.. a sensação termica no pico estava de -4, além da chuva e do vento forte.

Existem 2 acampamentos lá, o primeiro que fica a 7km do pico e o segundo (chamado de Terreirão) que fica a 3,5km do topo.

Sugestão, acampe no primeiro, assim o excesso de peso vc pode deixa na barraca e subir com o essencial, a desvantagem disso é que a caminhada tem que começar bem mais cedo tbm. Estava em um grupo de 15 pessoas parando o tempo todo e saímos do acampamento as 23 e chegamos no topo as 05:20.

Não recomendo chegar no topo muito antes do nascer do sol, o frio lá é muito maior do que pouco abaixo. Esperamos 1 hora ate o nascer e foi tenso.

Sugiro tbm seguir um grupo com algum guia, sempre existem grupos de pessoas experientes subindo. Por mais que a trilha seja sinalizada, quem conhece, conhece tbm os atalhos.
#1104701 por Darley
07 Jul 2015, 16:40
Imagino comp deve ser o frio pois fui na Serra da Piedade ( o lugar mais alto do brasil) e lá e muito frio, obrigado pela sugestão, pretendo passar uma noite na base e duas no pico. Quando chegar aviso como foi.
#1104768 por Jéssika Costa
07 Jul 2015, 19:59
Isso que a desena falou é verdade, o frio é inimaginável rs Passar duas noites no Pico pode ser bem pesado, porque é o vento é cortante! Quanto à fogueira: não pode. Fogareiro sim, fogueira não.
#1104901 por Otávio Luiz
08 Jul 2015, 09:41
Reforçando, é proibido fogueira dentro do parque. Aliás fogueira é uma atitude condenável em qualquer ambiente natural. Fogareiro é a maneira que causa menor impacto ambiental.
E acampar só nos lugares determinados, Tronqueira e Terreirão pelo lado mineiro e Macieira e Casa Queimada pelo lado capixaba.
#1105192 por GustavoPezzin
09 Jul 2015, 10:56
Sou iniciante e não sei quase nada sobre o que vestir e o que levar de equipamentos.
O que tenho duvidas ainda é sobre a bota, qual que eu deveria comprar para subir o Pico da Bandeira ? Pretendo comprar uma resistente e impermeável para fazer outras trips como essa, olhei umas da marca Quechua mas não sei se são boas, quem conhecer essa ou outras marcas manda o link pra mim dar uma olhada.
E sobre os equipamentos, estou pensando em levar uma faca, pederneira, cantil, e talvez uma corda, isso é o suficiente ou tenho que levar algo a mais ?

Obrigado.
#1105277 por Otávio Luiz
09 Jul 2015, 17:11
Quechua é uma boa bota, vai te servir sim. Tem a Vento também.
Pederneira pra quê, se é proibido fazer fogueira no parque?!?!? Corda não precisa, faca só pra fatiar o salame...
Você vai precisar de mochila, cantil, agasalhos (touca, luvas, meias quentes, segunda pele), comida, bota ou tênis confortável, boné ou chapéu, protetor solar, máquina fotográfica. Se for dormir no camping barraca, fogareiro, panela, saco de dormir e isolante térmico. Faz bastante frio!!!
Aqui no fórum tem muita informação sobre equipamentos, dá uma lida nos tópicos já criados.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante