Pico do Ibituruna - Governador Valadares (Vôo Livre)

Tópicos sobre Alta montanha, escalada em gelo, travessias em neve, técnicas, dicas, clubes de montanhismo, vídeos, equipamentos e lojas.


Pico do Ibituruna - Governador Valadares (Vôo Livre)

Mensagem não lidapor jucoelho » 28 Fev 2009, 09:05

Imagem
Imagem

Para quem gosta de vôo livre, eis aí um ponto q vc deve conhecer antes de morrer: Pico do Ibituruna em Governador Valadares (MG). Antes q alguém pergunte, não sou praticante do esporte, mas o vôo livre faz parte da cultura local e, desde criança, é de costume parar para ver o pessoal saltando (é muito bonito de se ver, principalmente quando se tem uns 15 ao mesmo tempo). O pico é conhecido como a capital mundial do vôo livre (alguns dizem q não há no mundo ponto melhor) e aqui tb é um dos pontos do campeonato mundial. Vem pessoas de tudo q é parte do mundo para saltar. O pico mede cerca de 990m de altura, medido desde o Rio Doce, que fica aos pés do pico e q banha a cidade de Governador Valadares, e 1.123 de altitude. No para-glider, vários praticantes chegam a atingir uma distância de mais de 100km do ponto de partida.

Vou colar um texto interessante q achei:

O Pico é uma plataforma natural de vôo-livre, possuindo duas rampas naturais e duas em madeira para a decolagem. Homologada pelo Serviço Regional da Aeronáutica Civil (Serac-3), teve o processo iniciado em dezembro de 1999 e oficializado em janeiro de 2000, atendendo todas as exigência da SERAC e outras mais estabelecidas pelo Clube Valadarense de Vôo-Livre.
O ar quente formado em volta da Ibituruna propicia a prática do vôo livre na região. Ascendente, este tipo de ar possibilita aos voadores subirem 1.500 metros acima do Pico e se manterem até Caratinga (a 115 Km) e Realeza. O espaço aéreo do Vale do Rio Doce, próximo ao Pico, é cedido pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) para a prática do vôo, sendo proibido para aviões e helicópteros sobrevoarem neste local.
Os organizadores de campeonatos de vôo-livre e mídia impressa (jornais locais e revistas especializadas) divulgam a imagem de Governador Valadares como um dos melhores pontos mundiais para a prática do vôo-livre. O poder público utiliza desta divulgação para a reafirmação da imagem da cidade veiculada ao atrativo em questão. Os pilotos se referem à cidade como a "Disneylândia dos Adultos" ou, "Governador Valadares é um cartão postal do vôo-livre", ou ainda "Governador Valadares é a meca do esporte vôo-livre comentado inclusive em revistas no exterior". Sidnei Pereira se refere a Governador Valadares na revista Sky News ... "assim como todo surfista sonha dropar as imensas ondas do Havaí – os homens-pássaros almejam as correntes de ar que habitam a cidade mineira, considerada uma das melhores regiões do planeta para prática deste esporte".


Mais detalhes sobre a região e o restante do texto acima está em: http://pointvoolivre.vilabol.uol.com.br/Ibituruna.htm

Para quem vier, esteja preparado para o calor, principalmente agora no verão, hehe. Abraços!!

(obs.: não sei se este post é apropriado nesta parte do fórum. Podem movê-lo quando quiserem.)
jucoelho
 
Mensagens: 7
Desde: 13 Fev 2009, 17:34

Voltar para Montanhismo



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron