Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#768495 por Daniel1971
13 Out 2012, 22:33

Situado nos municípios de Côcos-BA e Chapada Gaucha-MG, no oeste do Estado da Bahia e norte do Estado de Minas Gerais, O perímetro do parque é de 282.341,956 metros, ou seja, uma área de 231.668 ha, situado na divisas dos estados da Bahia e Minas Gerais, com sede localizada no município de Chapada Gaúcha. Atualmente, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).




Chapada Gaúcha - Parque Nacional Grande Sertão Veredas e adjacências

Em dezembro visitarei esta linda região. Pelo que pesquisei, dois dias serão suficientes para visitar o PN Grande Sertão Veredas, e mais um para visitar o Vão dos Buracos, que é um corredor ecológico que liga o PN ao Parque Estadual da Serra das Araras, o qual, dizem, é muito bonito, e ao qual dedicarei o quarto dia de minha expedição.

Postarei mais informações nos próximos meses.

#789795 por Daniel1971
24 Dez 2012, 14:16
Chapada Gaúcha é uma cidade pequena, que está crescendo muito rapidamente. Atualmente, são três opções de pouso na cidade: O Hotel Veredas, o Hotel Recanto de Minas e uma pousada em um dos postos de gasolina.

A cidade tem um posto da Petrobras, recentemente aberto, e um outro posto sem bandeira. Ao menos o Hotel Veredas tinha internet wi-fi nos quartos e ar condicionado split, mas isso tudo ao preço de 100 reais a diária de casal. Existe um número decente de restaurantes e bares na cidade. Recentemente, foi completado o asfaltamento de Brasília a Chapada Gaúcha, passando por Arinos.

Já o Parque Nacional Grande Sertão Veredas deve ser aberto oficialmente à visitação no ano de 2013. No momento, é possível visitá-lo acompanhado de guia e assinando um termo de responsabilidades na sede do Parque, que também possui um pequeno centro de recuperação de animais.

O ideal para visitar o Parque é um carro alto, não precisa ser 4x4, embora isso seja recomendável. A Estrada Parque Guimarães Rosa deve ser aberta em alguns meses, englobando não só o Parque, mas outras unidades de conservação ambiental da região. Existem grandes RPPN´s (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) por ali, além de unidades Estaduais de conservação, e o Parque Cavernas do Peruaçu.

Além do Parque, o Rio dos Bois e a região do Vau (passagem) valem a visita. Um dia para o Parque, outra para esses dois atrativos, e outro dia para Vão-do-Buraco (como Guimarães Rosa, em sua obra Grande Sertão Veredas, o chamava), e Buraquinho. Estas áreas lembram a região da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, visualmente falando. Muito arenito, calcário e conglomerado, denotando que ali já houve um mar, milhões de anos atrás.

Em três dias já se pode conhecer esses lindos lugares que mencionei aqui. Mas existem mais atrações.

Recomendo o guia Anderson, cujo telefone pode ser obtido na Sede do Parque.
#1133578 por Hélio Jr
28 Out 2015, 10:49
Demorou, mas., enfim, o PN abriu oficialmente sua primeira trilha. São só 2km, mas espero que seja a primeira de muitas.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunic ... rilha.html
#1228240 por Hélio Jr
28 Out 2016, 10:19
PalestinoGamboa escreveu:Pessoal,

é possível visitar o Parque, o Rio dos Bois, a região do Vau e o Vão-do-Buraco de moto? São três dias mesmo? É necessário pernoitar no parque ou dá pra voltar pra Chapada Gaúcha pra ficar no hotel?

Quanto ao guia, ele é obrigatório? Será que consigo um com moto própria?

Valeu!


São aprox. 150km o "tour" pelo Parque Nacional, acredito que seja um passeio de um dia mesmo. Sobre a região do Vau e o Vão, não conheço, mas se ficarem dentro do Parque acredito que dê pra fazer numa tacada só. Pelo que sondei só com guia mesmo, já que as porteiras ficam trancadas e eles conseguem as chaves com o ICMBio.
Entre em contato com o ICMBio que eles te repassam o contato dos guias, aí você vê isso diretamente com eles. De qualquer forma, se quiser ir de moto, se prepare porque tem muita areia pelo caminho! hahaha

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes