Ir para conteúdo

Porto de Galinhas economico.


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Basicamente este relato vai se referir a praias. De pernambuco. Já estive no litoral continental de Pernambuco por tres vezes. Em cada uma delas imaginava ser a ultima e sempre voltei. Fui a primeira vez em 2008. Voltei em 2009, 2010 e 2011, sendo que nesta ultima fui a Noronha. Nas duas primeiras vezes em que lá estive não fiquei hospedado nas praias, mas em Recife, em um hotel meio decrepito, mas com funcionarios com um coração humano gigantesco e um café da manhã mais que satisfatorio, Hotel America, localizado na Boa Vista. Diarias em torno de R$ 60,00 para casal. Conheci praias em Itamaraca (Forte Orange), Cabo de Santo Agostinho (Calhetas, Gaibu e Enseada dos Corais), Ipojuca ( Porto de Galinhas), além da Boa Viagem. Para chegar nelas, usei basicamente o transporte urbano a partir de Recife. Baixo custo, contato direto com a população ( faço aqui um aparte, o povo pernambucano é fenomenal ). A saida dos Onibus era sempre dos terminais da Dantas Barreto, a volta a noite, sempre cansados, ansiavamos por uma noite de sono, no ar condicionado do Hotel. Uma destas praias ficou marcada em mim, que foi a praia de calhetas, é linda, mas não a mais bonita... Fiz um video com as praias continentais de Pernambuco.

 

 

 

Mas esse relato não gira em torno destes dois passeios, mas sim da terceira vez que fui a Pernambuco, ficando 16 dias baseado em Porto de Galinhas, em Abril de 2010. Na primeira vez que fui a PG, fiquei apenas duas horas, o tempo de ir a praia e fugir, pois a maré estava alta. Altíssima, o que quer dizer que não tinha praias. No dia seguinte Em Gaibu, comentei com um pessoal ter achado Calhetas muito mais bonita, e o pessoal me disse: O segredo de PG é a agua, mas na maré baixa... Na segunda vez, um ano depois, fui num horário de maré baixa. Fiquei um dia como turista mesmo, fiquei nas barraquinhas, almoçei um peixe fenomenal, fiz passeio de jangada... A próxima visita foi diferente. Bem diferente. Começou com o planejamento. Éramos 4, Eu minha mulher e nossos filhos, adolescentes. As passagens aéreas foram compradas num lance de sorte (como sempre...) Na época a Azul começava as suas operações, tendo seu hub em Campinas. A Gol em 2009 também começou a usar campinas como base de suas operações, precinho lá em baixo... Então compramos passagens quebradas, POA - CPQ e CPQ - REC. Dois trechos para ir e dois para voltar, ambos com conexão, um dia inteirnho de viagem... Mas o precinho... R$69,00 cada trecho. Passagens compradas com uma antecedencia absurda, começa a pesquisa para a hospedagem. No Brasil, professor não ganha bem, então... tem que se adaptar. Hospedagem não falta em PG, para todos os bolsos e gostos. Resorts de primeiro mundo e hostel mais simples, mas a minha opção foi... alugar por temporada! Alugamos um chalé em um condominio a uma quadra da parada de onibus, a duas do supermercado e tres do posto texaco, apenas 50 metros da praia. Custo por dia R$100,00. Dois quartos sala, cozinha e banheiro, com ar nos quartos e zelador. Esta foi a fase de planejamento, depois só faltava viajar...

 

Casa em PG

 

20120130231109.jpg

 

Varanda

 

20120130231219.jpg

 

Distancia da Praia

 

20120130231308.jpg

 

Centrinho PG

 

20120130231442.jpg

 

Muitas Galinhas em PG

 

20120130231529.jpg

 

Como o periodo foi longo, 14 dias em PG, fora a viagem, pegamos um periodo excepcional de maré, com varios dias de maré 0,0 (isso quer dizer maré muito baixa), e planejamos nossos passeios a partir destes dias. Recife e Olinda foram em dias de maré não muito favorável, fomos de Onibus, com saida quase na porta de casa. Visitamos o centro histórico de Olinda, pontes e centro de Recife, incluindo Recife Antigo, Marco Zero e Museu de Esculturas. Para a realização deste passeio, feito exclusivamente de transporte publico, o custo aproximado foi de R$ 80,00, mais alimentação. Faço aqui uma colocação. Para quem gosta de historia, arquitetura e conhecer novas pessoas, o centro historico de Olinda e o entorno do Recife Antigo deve ser um passeio obrigatório.

 

 

Recife

 

20120131072627.jpg

 

Recife

20120131072640.jpg

 

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Olinda

 

20120131072652.jpg

 

As praias do Cabo de Santo Agostinho vieram a seguir. Na mesma parada de Onibus, de PG, saem os onibus para o Cabo. Na cidade do cabo se tem duas opções: de van/kombi ou de Onibus, com destino a Gaibu. As praias são belíssimas, Enseada dos corais, Gaibu e Calhetas. Apesar de ja serem velhas conhecidas nossas, para mim em especial, sempre que possível eu voltarei para lá. Em um dia de maré baixa, a Enseada mostra toda a sua pujança! A vista no morro que a separa de calhetas é de tirar o folego, e Calhetas, vista do mesmo morro parece uma pintura. Almoçamos no Bar do Arthur (o das fotos dos famosos), ao custo de R$ 100,00, comida que sobra, para os quatro. Os custos neste passeio foram de aproximadamente R$ 150,00, Usando e abusando sempre do transporte publico.

 

Enseada dos Corais

 

20120131211044.jpg

 

Gaibu

 

20120131211058.jpg

 

Calhetas - vista do morro

 

20120131211115.jpg

 

Calhetas - vista Bar do Arthur

 

20120131211125.jpg

 

Do meio para o fim do passeio, ficamos nas Praias de Ipojuca, a própria PG, Cupe, Maracaipe e Pontal. Muro alto apenas fomos para conhecer, mas não nos agradamos muito não, muito resort... Em todas essas praias fomos a pé, ao longo do Cupe, até o pontal do cupe em Maracaipe, até o Pontal de Maracaipe. varios dias de Maré 0,0... Na nossa opinião, a melhor praia de Porto de Galinhas é.. Porto de Galinhas!!! tudo ali é bonito... e caro... A forma encontrada de economizar foi na propria locação por temporada e o preparo das refeições principais em casa, na sua maioria. Fomos a restaurantes sim, No barcaxera, Harmonia do Porto e numa churrascaria que me foge o nome agora, mas as refeições eram basicamente feitas em casa. As compras realizadas no supermercado perto do Posto Texaco e em outro, fora do circuito dos turistas, mais dentro da vila, a umas 3 quadras no sentido contrário a praia. Os preços eram similares a qualquer outro mercado. Então... comemos desde pescada amarela ate escalope, sem deixar de experimentar o escondidinho do Barcaxeira. Economizar em PG é facil. Não fique nas cadeiras, leve uma esteira, toalha ou sua propria cadeira e fique na areia mesmo. Na maré baixa, voce chega nas piscinas a Pé, com tranquilidade, dispensando o passeio de jangada (vale a pena fazer um para conhecer...). Compre o que vai consumir antes de chegar a Praia, nos mercados. Almoço e Janta, se não esta disposto a fazer, o melhor custo e beneficio que encontrei foi o Harmonia do porto, perto do posto Texaco e mercado, na entrada de um galeria. Caminhando devagar se chega ao Pontal do Cupe e ao Pontal de Maracaipe bem de boa, na tranquilidade. Da para ir e voltar em meio dia, ainda curtir a praia por bastante tempo. O segredo desta economia é... ter tempo para fazer as coisas! bate e volta com economia e PG não combinam muito bem.

 

Atravessando para os Arrecifes

 

20120204112855.jpg

 

Pontal do Maracaipe - Maré cheia

 

20120204112908.jpg

 

Praia de Maracaipe

 

20120204112919.jpg

 

Piscina em PG

 

20120204112930.jpg

 

A verdadeira definição de Piscina natural

 

20120204112940.jpg

 

Jangadas em PG

 

20120204112952.jpg

 

Já a tres dias do fim da estadia em PG, fomos a Carneiros.Acertamos as coisas lá mesmo e Carneiros é um passeio complicado de economizar. E caro. Para começar não existe transporte publico. Varias são as operadoras turisticas que fazem o passeio, e todos os dias a gente dava uma volta no centrinho a noite e conversa vai e conversa vem... fizemos meio que uma amizade com um taxista que fazia esse passeio. Levou a familia trapo por R$ 100,00, catamarã incluso. A base não foi o Bora Bora, foi outro restaurante, cujo atendimento foi muito bom, mas a comida em Carneiros é cara, muuito cara. Nós pagamos. Mas daria tranquilamente para fazer um lanche e levar, se soubessemos o preço que era. Mas tudo bem, a praia é lindissima, piscinas naturais que depois de PG são meio sem graça, bancos de areia, visual belissimo, banho de lama... o custo do dia ficou em torno de R$ 240,00, com coisinhas incluido.

 

Piscinas em Carneiros

 

20120204131158.jpg

 

Ponto de Apoio em Carneiros

 

20120204131208.jpg

 

Ponto de Apoio em Carneiros

 

20120204131218.jpg

 

Praia de carneiros

 

20120204131327.jpg

 

 

Então... um resumo da economia. (Para quem tem pouco din din, é claro)

 

- Comprar passagens aéreas com bastante antecedencia. Geralmente são mais baratas.

- Verificar as marés. Na maré baixa tudo fica 70% mais bonito. Va em periodo de maré baixa

- Se for possivel, va a PG com bastante tempo. Acredite, voce economiza mais, com mais tempo para fazer as coisas e se planeja melhor lá.

- Alimentação: Se não quer fazer... Tem lugares mais baratos sim, fora do centrinho, na estrada do posto e em algumas travessas laterais.

- Se voce tiver 6 dias para ficar, fique em recife. Conheça PG, Cabo, Itamaraca, Olinda e Boa viagem a partir do Recife, uma por dia. Sai mais barato e custo/beneficio melhor

- Mais importante: Leia aqui mesmo no Mochileiros tudo sobre PG. Aqui tem TODAS as informações necessárias, para todas as tribos.

 

 

A muito tempo a água já apagou. Mas nunca das nossas memórias.

 

 

20120204133316.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Finalmente terminei pessoal. 60 horas de trabalho diario é complicado... Agradeço os comentários e espero que meu relato seja util para quem la for. PG, assim como Noronha, Buzios e tantos outros lugares é caro sim. Mas só paga caro quem quer. Essa trip familiar com 4 adultos saiu por volta de 5 K. Por 16 dias no paraiso.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Oi Arlan !

 

Faz um tempinho que não apareço por aqui né... fechei com o Gilberto mesmo, vou ficar no mesmo chalé que vocês ficaram, ele fez por 1.500,00 por 5 dias, como vamos estar entre 6 pessoas, a diária saiu por 50,00 pra cada um. Achei um preço bom, considerando a localização da casa e por ser altíssima temporada.

 

Queria tirar uma dúvida contigo, relendo seu post vi que vc disse que tem uma parada de ônibus bem perto da casa, isso me deixou feliz, pois vamos chegar em Recife de madrugada, vamos ter que esperar o primeiro ônibus que sai as 5:00 da manhã e descer em PG, estava preocupada que teria que andar muito carregando as malas até chegar na casa, mas então é pertinho ?

 

Outra dúvida... pretendo ir pra Serrambi, Calhetas e Cabo de Santo Agostinha, sabe se tem ônibus que vai pra lá ?

Pra Muro Alto e Pontal do Maracaipe pretendo ir a pé mesmo, andando pela praia, vc achou muito longe ?

 

Sobre Carneiros, meu tio tem um amigo que é guia lá em PG, ele tem uma van, vamos combinar com ele de nos deixar em um ponto de onde partem os catamarãs pra Carneiros, ele disse que sai bem mais barato do que alugar carro e é mais perto indo pelo mar do que pegar a estrada até lá. Pretendo levar uns lanches na mochila pq todo mundo me alertou pros preços altos por lá.

 

Estou meio preocupada com a maré, acho que vai estar meio alta quando eu vou, vou pegar dias de maré 0.7, 0.6 e 0.5

 

Coloquei um tópico pedindo ajuda no meu roteiro, se quiser dar uma olhada sua ajuda é muito bem vinda, pois vc já é perito em Pernambuco ::otemo::

 

opiniao-sobre-roteiro-pernambuco-alagoas-paraiba-t70073.html

Link para o comentário
  • Colaboradores
Oi Arlan !

 

Faz um tempinho que não apareço por aqui né... fechei com o Gilberto mesmo, vou ficar no mesmo chalé que vocês ficaram, ele fez por 1.500,00 por 5 dias, como vamos estar entre 6 pessoas, a diária saiu por 50,00 pra cada um. Achei um preço bom, considerando a localização da casa e por ser altíssima temporada.

 

Queria tirar uma dúvida contigo, relendo seu post vi que vc disse que tem uma parada de ônibus bem perto da casa, isso me deixou feliz, pois vamos chegar em Recife de madrugada, vamos ter que esperar o primeiro ônibus que sai as 5:00 da manhã e descer em PG, estava preocupada que teria que andar muito carregando as malas até chegar na casa, mas então é pertinho ?

 

Outra dúvida... pretendo ir pra Serrambi, Calhetas e Cabo de Santo Agostinha, sabe se tem ônibus que vai pra lá ?

Pra Muro Alto e Pontal do Maracaipe pretendo ir a pé mesmo, andando pela praia, vc achou muito longe ?

 

Sobre Carneiros, meu tio tem um amigo que é guia lá em PG, ele tem uma van, vamos combinar com ele de nos deixar em um ponto de onde partem os catamarãs pra Carneiros, ele disse que sai bem mais barato do que alugar carro e é mais perto indo pelo mar do que pegar a estrada até lá. Pretendo levar uns lanches na mochila pq todo mundo me alertou pros preços altos por lá.

 

Estou meio preocupada com a maré, acho que vai estar meio alta quando eu vou, vou pegar dias de maré 0.7, 0.6 e 0.5

 

 

Coloquei um tópico pedindo ajuda no meu roteiro, se quiser dar uma olhada sua ajuda é muito bem vinda, pois vc já é perito em Pernambuco ::otemo::

 

opiniao-sobre-roteiro-pernambuco-alagoas-paraiba-t70073.html

 

Fernanda,

Sinceramente, como uma boa moradora de Porto de Galinhas há um ano e meio... posso te dizer que a maré ideal para Porto de Galinhas e as piscinas naturais é abaixo de 0.5... alias... 0.5 já é bastante alta, e não vá nas piscinas no dia que tiver 0.7 por que você não consegue ver nada, e provavelmente vão ter jangadeiros oferecendo o passeio, e a maioria dos turistas não pesquisam, e acabam indo, eu acho um absurdo e sempre que vejo me da vontade de avisar, pq não é a mesma coisa, vc nao consegue ver os arrecifes direito, o formato do mapa do Brasil nos arrecifes,e toda aquela atração... tente ir com a maré no minimo 0.5 e ver o horário certinho pra vc ir nesse horario exatamente, e nao com ela subindo... qualquer coisa pode me perguntar...

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi Taty !!

 

Pois é menina, confesso que essa história da maré me chateou um pouco, sou louca pra ver aquelas piscinas naturais !! Mas nos dias que vou estar lá, de 23/12 até 27/12, a maré mais baixa vai ser 0.5 :cry:

Nos dias de maré 0.7 vou pra outras praias, e pretendo estar em PG nos horários de maré "baixa" pra ver o que conseguiremos...como vamos estar hospedados a 50mts da praia, no horário de maré mais baixa vou estar lá !

Essa tábua de marés é um cálculo exato ?? Será que não vai ter nenhuma variação até lá ?

 

Como nós já temos hotel reservado nas outras cidades não tenho como mudar as datas, e meu esposo só pode nesses dias por causa das férias dele. Pelo que eu vi a maré vai começar a melhorar exatamente no dia que vamos embora ! Vai ficar 0.4

 

Carneiros também te esse problema, fica melhor na maré baixa ?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...