Ir para conteúdo

Desbravando a Patagônia (RJ - Torres del Paine - El Chalten - El Calafate - Ushuaia) - Abril/Maio 2015


Posts Recomendados

  • Membros

...tem uma frase sua que me marcou, é +/- assim " fiz o roteiro em ordem crescente de beleza" rsrsrs

 

Pena que tivemos que mudar tudo por causa dos abrigos emTDP que estarão fechados em Maio (a maioria)!!

 

Nosso roteiro, pelos relatos, é em ordem decrescente!!! rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 51
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores
Compre a bota o quanto antes, e não tire ela do pé até a data da viagem..kkkkk Tem que amaciar ela antes... pra não te dar muita dor e muita bolha lá viu!! rs

 

Mandei um inbox pra você... saca lá

 

 

Oi Thiago!!!

 

Vc tem toda razão!! Tenho que usar até no trabalho (Roupa Social e bota kkkk)

 

Mas vou te dizer, está difícil para decidir!!!

Principalmente Custo x benefício (as que gosto e são $$ viáveis, percebo que não são boas para trekking pesado ::ahhhh:: )

 

ps.: Mandou para a pessoa certa?? Recebi a mensagem não :(

 

Te mandei um inbox.

 

quanto ao modelo da bota, na decaltlon tem um modelo da Quechua.. custo benefício muito bom... vale a pena, a mina que foi comigo usou uma.. top...olha só.. tem o mesmo modelo feminino http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-homem/calcados-de-aventura/bota-masculina-forclaz-500-quechua_163160?skuId=1730372

 

qualquer coisa tamo ae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

(

 

Te mandei um inbox.

 

quanto ao modelo da bota, na decaltlon tem um modelo da Quechua.. custo benefício muito bom... vale a pena, a mina que foi comigo usou uma.. top...olha só.. tem o mesmo modelo feminino http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-homem/calcados-de-aventura/bota-masculina-forclaz-500-quechua_163160?skuId=1730372

 

qualquer coisa tamo ae

 

Olá Thiago,

 

Que bom que você falou sobre a Forcllaz 500!! Eu experimente na Decathlon mas achei (visualmente) frágil o material, fiquei com receio de que não aguentasse Torres Del Paine e acabei vendo aqui no rio Algumas Salomon, só que estão mais que o dobro do valor !!!

 

Vcs fizeram o W e a impermeabilidade dela segurou legal?? ::sos::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa bom dia, legal o roteiro, com muitos dias disponíveis! Obrigado por citar nosso roteiro! :D

 

Só faria alguns ajustes:

 

21/04 -> RJ x BUENOS AIRES (Pernoite em BA)

22/04 -> BUENOS AIRES X EL CALAFATE (Cafezin em BA e partiu Patagônia) - Lembrar de comprar a passagem para PN assim que chegarem em Calafate.

23/04 -> EL CALAFATE X PUERTO NATALES (Translado PN)

24/04 -> PUERTO NATALES X TDP (1º dia circuito w) - (Descanso) A viagem de Calafate para PN é um pouco cansativa. Eu deixaria o dia 24/04 para descansar, conhecer a cidade (recomendo um pub chamado Base camp, do hostel Erratic rock), organizar a mochila e as comidas com calma. 3 dias viajando sem parar merece descanso, vai por mim.

25/04 -> TDP (2º dia circuito w)

26/04 -> TDP (3º dia circuito w)

27/04 -> TDP (4º dia circuito w)

28/04 -> TDP X PUERTO NATALES (5º dia circuito w) - Eu veria a possibilidade de colocar mais um dia de reserva para o parque. No nosso caso o ataque às torres deveria ter sido no último dia, mas estávamos muito cansados para acordar de madrugada, e os joelhos muito doloridos para subir, rsrsrs. Sem contar que existe a possibilidade do clima ser ruim no quinto dia. É bom ter um dia reserva.

29/04 -> PUERTO NATALES X EL CALAFATE (Translado e descanso)

30/04 -> EL CALAFATE (Trilha Mirador Los Cóndores e VISITA NO PARQUE NACIONAL TODOS LOS GLACIARES)

01/05 -> EL CALAFATE (MINI TRAKKING no Perito Moreno e MUSEU GLACIARIUM) - Façam a reseva do Perito Moreno pela internet ou no dia 23/04 pra não correrem o risco de não ter vaga (como aconteceu comigo).

02/05 -> EL CALAFATE X EL CHALTEN (Laguna Nimez pela manhã e partiu El chalten)

03/05 -> EL CHALTEN (Chorrillo del Salto, Mirador de los Condores, Mirador de las Aguilas)

04/05 -> EL CHALTEN (Laguna de Los Três passando pela Laguna Capri)

05/05 -> EL CHALTEN ( LAGUNA TORRE)

06/05 -> EL CHALTEN (Loma del Pliegue)

07/05 -> EL CHALTEN X EL CALAFATE (Retorno El Calafate e descanso) - Eu descansaria em Chaltén mesmo! Aliás, ficaria mais 2 dias na cidade. ::love::

08/05 -> EL CALAFATE (Estancia Cristina?????)

09/05 -> EL CALAFATE ( 4x4 Cerro Frias????)

10/05 -> EL CALAFATE X USHUAIA (Descanso e partiu Ushuaia)

 

Como nunca fui a Ushuaia, não posso opinar muito, mas a dica que dou é aumentar a quantidade de dias em Chaltén e no parque TDP por 3 motivos: 1) Possibilidade de pegar tempo ruim

2) Joelhos machucados

3) A patagônia de verdade fica nesses 2 lugares. :wink:

 

Abraço e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde, meus caros!

 

A Patrícia já viu minha programação de roteiro quando estava em elaboração. Retornei nesse domingo passado e lancei 15 dicas lá. Na sequência farei algo mais elaborado. ctba-ushuaia-el-calafate-tdp-el-chalten-ctba-de-17-03-a-05-04-ajuda-e-cia-t109103.html

 

Com relação à bota, que vi que ainda não compraram e estão em dúvida, eu recomendo a que usei. É uma bota da salomon que na minha opinião apresentou boas vantagens inclusive para usos futuros e tb pelo fato de que não teria mto tempo para usá-la antes da viagem (lembrando que não adianta usá-la somente dias antes, pois poderá arrebentar seu pé justamente um pouco antes da viagem hehe).

 

Enfim, minha namorada e eu pegamos o modelo X Ultra Mid Gtx. O preço nas lojas estava na faixa de 699,00, mas consegui pela internet (na arco e flecha, que é uma loja confiável) por 499,00. Sempre rola promoção em uma ou outra. O negócio é vc experimentar nas lojas físicas, escolher o modelo e então pesquisar na internet tendo em conta o número certo já. Lembre de provar com uma meia mais grossa (preferencialmente a que usará lá... e não economize nas meias! compre umas boas mesmo, específicas) e dar uma certa margem para o pé em caso de inchar.

 

Essa bota tem o cano mais baixo, mas é alto o suficiente para te proteger de torções (na minha opinião). Claro que não tanto quanto uma bota de cano alto mesmo, mas eu nem me adaptaria a ela hehe Caso já tenha calçado uma, sabe que a mobilidade com ela é diferente da que estamos acostumados. Vc fica mais travadão... Ela é mais pesada... Para mim, que estava totalmente sedentário e não acostumado, preferi essa mais leve e que nem precisava de adaptação. Ela é tão confortável quanto um tênis. É feita para corrida nas montanhas na verdade. Para nós, foi 100%!!! Metemos em poças d'água, atolamos na neve, subimos e descemos montanhas... e de boa! Não molhou por dentro, não pegou cheiro, não estragou nada.

 

Sobre o roteiro, vcs tem tempo pra caramba. Isso é legal. Poderiam até ir a outros lugares na Patagônia. Mas de qualquer modo é bacana deixar mesmo vários dias reservados para climas desfavoráveis. Lembrando inclusive que a Patagônia é por excelência um lugar inóspito e o clima costuma ser "ruim". Nós demos uma puta sorte nos 21 dias que ficamos. Mas conhecemos pessoas nesse trajeto que estavam voltando dos lugares para onde estávamos indo, e eles tiveram a experiência contrária (deram azar em todos). Em TDP, por exemplo, o parque estava FECHADO dias antes de irmos. Simplesmente assim. FECHADO, por causa do clima. Qd chegamos estava um sol absurdo e sem vento algum ou nuvens. Eu até nadei no lago!!! hehe E a previsão do tempo para a semana que ficaríamos era de chuva, nuvens e ventos. Na prática? Só tempo bom! Nem os guardas do parque botavam fé. O mesmo em Chaltén... Ficou dias com tempo impraticável para caminhadas. Mas, como não tínhamos opção (eram os 3 últimos dias da nossa trip), fomos para lá assim mesmo. Oq aconteceu? O tempo se abriu e pegamos muito sol e nada de vento ou nuvens nos dias em que ficamos!

 

Td isso pra dizer: vale a pena deixar mais dias em cada lugar, pois vc pode dar sorte ou azar. Coisas que não dependerão de vc... Portanto, se tiver mais dias, pode trabalhar melhor o roteiro. E se puder deixar sem reservas em hotéis, terá a chance de mudar alguns lugares de ordem (por exemplo, fazer antes Calafate e depois Chaltén ou o contrário, pois o clima pode estar podre em um e perfeito em outro nos primeiros dias e inverter nos últimos. Vcs vão querer pegar tempo bom nos dois e não tempo ruim nos dois, né? hehe).

 

O site windguru costumava acertar as previsões, na medida do possível. E é o mais indicados pelos nativos lá como confiável. Mas é patagônia... portanto, as previsões não são 100%. Serve apenas para vc ter uma noção do que é mais provável. E só presta para algo uns 4 dias antes. Mais do que isso é imprevisível demais. Até um dia antes pode mudar tudo!!! hehe

 

Para se programar melhor, veja certinho também que hs o sol vai nascer e vai se pôr no período em que estarão. Isso é importante, ou vcs podem prever mal principalmente as trilhas. Imagine que dão uma lida no roteiro de alguém que foi em dezembro e a pessoa diz que dá tempo de sobra para fazer um trajeto X. ok, mas ele teve 18hs de claridade para fazer esse roteiro. Vcs terão cerca de 11hs. Essas sete horas a menos farão a diferença!!!

 

Vi q vcs pensam em fazer o vôo de helicóptero em Ushuaia. Logo, dinheiro não parece ser uma limitação mto grande hehe Logo, pq não incluíram o passeio de barco pelos glaciares perto de Calafate? Vale a pena... E vc tem uma visão diferente do que terá nas passarelas ou no mini trekking do perito moreno.

 

Além disso, recomendo que tb façam o minitrekking ou o programa de escalada no glaciar viedma, que fica em El Chalten. É mto legal!!! Nós fizemos no Perito Moreno e no Viedma e são bem diferentes. E demos mta sorte no Viedma, pois havia uma fenda pela qual conseguimos passar. Foram vários metros, com um azul intenso. E isso é algo imprevisível, que pode acontecer em qualquer um deles ou em nenhum deles. É coisa da natureza, coisa de momento. Então, ajude a natureza, dando a ela mais chances de te brindar com um bom tempo, boas condições e boas trilhas :)

 

E se puder ir de carro até TDP é mto legal! Tente achar gente pra dividir... Veja lá no meu roteiro as dicas que dou sobre isso. Conheci gente aqui para rachar essa despesa. Elas iam voltar (e já usariam o carro na volta) e eu ficaria para o W. Foi perfeito! Vc chega mais rápido, cansa menos, pode parar para fotos e tem vários pontos legais para conhecer dentro do parque e fora do circuito W. Lá eu recomendo um lugar bacana e barato pra ficar tb.

 

Se puder ir de carro pra Chaltén (ou voltar) tb recomendo. A estrada tem paisagens perfeitas! Novamente, o bom é achar quem vá para fazer um bate e volta ou para ficar só uma ou duas noites. Aí vc divide despesas. Pq ficar com carro em chaltén todos os dias que vc estará é bobeira.

 

Sâo mtas dicas hahaha mas a bateria do meu notebook está acabando ::hãã2::

 

Qualquer dúvida pergunte por aqui, ou lá no meu roteiro ou pelo facebook. https://www.facebook.com/joseclaudiocarneiro

 

COmecei a postar as fotos lá (já tem as de ushuaia e as de TDP).

 

Abração!

 

 

 

 

(21/Abril a 17/Maio)

 

21/04 -> RJ x BUENOS AIRES (Pernoite em BA)

22/04 -> BUENOS AIRES X EL CALAFATE (Cafezin em BA e partiu Patagônia)

23/04 -> EL CALAFATE X PUERTO NATALES (Translado PN)

24/04 -> PUERTO NATALES X TDP (1º dia circuito w)

25/04 -> TDP (2º dia circuito w)

26/04 -> TDP (3º dia circuito w)

27/04 -> TDP (4º dia circuito w)

28/04 -> TDP X PUERTO NATALES (5º dia circuito w)

29/04 -> PUERTO NATALES X EL CALAFATE (Translado e descanso)

30/04 -> EL CALAFATE (Trilha Mirador Los Cóndores e VISITA NO PARQUE NACIONAL TODOS LOS GLACIARES)

01/05 -> EL CALAFATE (MINI TRAKKING no Perito Moreno e MUSEU GLACIARIUM)

02/05 -> EL CALAFATE X EL CHALTEN (Laguna Nimez pela manhã e partiu El chalten)

03/05 -> EL CHALTEN (Chorrillo del Salto, Mirador de los Condores, Mirador de las Aguilas)

04/05 -> EL CHALTEN (Laguna de Los Três passando pela Laguna Capri)

05/05 -> EL CHALTEN ( LAGUNA TORRE)

06/05 -> EL CHALTEN (Loma del Pliegue)

07/05 -> EL CHALTEN X EL CALAFATE (Retorno El Calafate e descanso)

08/05 -> EL CALAFATE (Estancia Cristina?????)

09/05 -> EL CALAFATE ( 4x4 Cerro Frias????)

10/05 -> EL CALAFATE X USHUAIA (Descanso e partiu Ushuaia)

11/05 -> USHUAIA (Navegação beagle)

12/05 -> USHUAIA (Trilhas Parque Nacional Terra do Fogo)

13/05 -> USHUAIA (4x4 Lago Escondido e Fagnado ??????)

14/05 -> USHUAIA (Glaciar Martial)

15/05 -> USHUAIA (Laguna Esmeralda e Laguna Turquesa)

16/05 -> USHUAIA (Sobrevoo de Helicóptero - Se sobrar dindin ::mmm:::mmm: )

17/05 -> USHUAIA X BUENOS AIRES X RJ (Retorno pra casa)

 

É isso ai, quem puder dar um pitáco no roteiro, ajuda nós aewwww!!!!! Valeuwww!!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu mais uma vez pela dica Fabio! ::otemo::

Pesquisamos e vimos que os acampamentos públicos ficam abertos direto, os acampamentos e os refúgios administrados pela fantastico sur e vertice patagonia ficam até dia 30 de Abril. Ufaaaaa

Fica a dica pra quem vai na mesma época! :D

 

Pessoal, procurem se informar sobre os acampamentos abertos no "W". Soube que alguns estão fechados nessa época do ano, creio que por conta da neve. Mandem email pra administração do parque e perguntem!

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oies...só de olho nas suas dicas rs

Irei para a Patagônia em Maio e se puder acrescentar o post com dicas para os amigos viajantes aqui ehehhehe seria ÓTIMO =)

 

Abraços

 

Olá Cintia,

Manda os dias e as cidades q vai ficar, talvez dê para dividirmos alguma coisa lá! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...