Ir para conteúdo

Projeto de Mochilão por todos os países da América do Sul - 2016


Posts Recomendados

  • Membros

@mochilona vi o relato de viagem de carro, e achei MUITO bacana! rs..

 

Vi outros relatos também de pessoas que foram de moto e carro, e vi que até problemas para achar postos de gasolina na Bolívia, Paraguai e Chile tinham rs.. Pneu furado e tudo mais. Essa na verdade é a grande desvantagem de estar sozinho na estrada. Se acontecer algo desse tipo, é bom que eu esteja em uma das rotas principais (que inclusive são bem mais longas), senão estarei encrencado! Mantenho meu carro sempre bem revisado, no tempo certo, mas terei de fazer uma manutenção forte antes de partir nesta viagem, pois o carro estará com exatos 100 mil rodados no momento da minha ida, e no meio do caminho, terei que encontrar uma boa mecânica lá pro Peru ou Ecuador, para dar mais uma geral de motor. Afinal, serão quase 30 mil rodados ao fim da viagem.

 

Mas de forma geral, utilizaria o carro também para armazenar, por exemplo, comida, água, um galãozinho de 10L de gasolina (ou dois, fiquei com medo dos relatos rs..), e o carro seria uma mini casa para dormir também de tempos em tempos rs.. Aí poderia buscar hostels bem mais baratos, apenas para tomar banho, dormir, e utilizar a cozinha quando necessário, ou até mesmo couchsurfing.

 

Só de pensar que poderia parar em alguns destes cenários que o pessoal postou de seus relatos aqui no forum, tirar a câmera e o drone e fazer a festa, seria surreal!

 

Neste projeto espero relatar a experiência dia a dia em vídeo (entorno de 135 vídeos/dias), e também compartilhar algumas dicas dessa aventura conforme fosse seguindo caminho. Vou ler mais relatos, para definir se o carro será o velho de guerra a enfrentar isso tudo comigo rs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Camarada, eu faço viagens mais ou menos nos moldes que tu ta propondo, meus gastos ficaram em R$100,00 por dia nas duas ultimas viagens, porem eu fui acampando, então se tu tem R$150.00 vc consegue fazer a viagem com moto que faz pelo menos 25 km/l e ainda pode dormir todo dia em hostel ou hoteis baratos.

Minhas impressões dos países por onde passei:

Argentina - Povo cordial, gasolina pouca coisa mais barata, comida o mesmo preço, não tive problemas com policia, fui parado e liberado, porem não andei contra a lei, o melhor lugar para fazer cambio é em Buenos Aires. mais seguro que o Brasil. o transito é igual aqui.

Uruguai - Povo cordial, gasolina muito cara paguei R$5,00 o litro, transito mais calmo e pessoal educado, pais que passa muita segurança.

Chile - Povo muito educado no transito, comida no mesmo preço daqui, gasolina 10% mais cara, parques nacionais aceitam carteirinha de estudante e cobram meia entrada, hotéis muito caros. Nunca tente subornar um policial lá, é certo que vão te prender.

Bolívia - andei 300 km lá, fui parado algumas vezes pela policia e sempre liberado sem propina, a gasolina é cobrado o dobro do valor da bomba para estrangeiros, mas vc pode abastecer em galao e pagar o valor da bomba caso deixe a moto fora do posto, mesmo pagando o dobro da bomba o valor fica igual ao do Brasil. Transito complicado, sem lei todo mundo anda como quer, tem que ter muito cuidado.

Peru - Transito como o da Bolívia, gasolina 10% mais cara, a comida tem o mesmo preço do Chile, mas se aprender uns macetes ela pode sair bem mais barata, tem que comer em lanchonetes onde vai o povo local. Fui parado algumas vezes pela policia e sempre liberado, o povo também é cordial e o pais parece mais seguro que o Brasil.

 

Aconselharia vc a levar o valor total que vai gastar em notas de R$100,00 e ir fazendo o cambio em cada fronteira e ao sair trocar o que sobrou pela moeda do próximo pais e completar com os reais que vc levou. Outra opção é levar em dólar, as vezes não trocam reais em cidades pequenas, somente nas cidades turísticas ou nas grandes cidades. O problema de vc ir com cartão de debito e credito é a taxa de saque e a conversão do cartão de credito, sem contar que na maioria das cidades pequenas vc não encontrara quem aceite o cartão, dos países que passei o que aceitava mais facilmente é o Chile.

Nas minhas duas viagens levei em dolar, mas na proxima levarei em reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Agora quanto ao roteiro seu. Depende de quanto tempo vc tem pra fazer, se vc tem todo o tempo necessário vá em frente, agora se o tempo de mandar escolher o que deixar de fora eu aconselharia ir apenas até o equador, já leio relatos de viagens a uns 5 anos e a 3 comecei a viajar, pelo que leio a Colômbia e a Venezuela são países difíceis, até a policia pode te roubar por lá, porem o litoral da Colômbia e da Venezuela é muito bonito. A Guiana francesa tem tramites de aduana complicados, eu adicionaria mais lugares para visitar no Chile, as paisagens da cordilheiras são lindas, eu farei uma viagem este ano fazendo todas as travessias da cordilheira desde Santiago até a Bolívia, serão 10000 km. Em meu blog tem os detalhes desta viagem, caso quiser me acompanhar irei com mais 3 pessoas, acampando e numa viagem de baixo custo e lá tem tambem o relato das minhas ultimas duas viagens e vc pode achar por lá mais alguns lugares que poderá incluir no seu roteiro.

Se precisar saber de mais alguma coisa é so perguntar.

http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom demais sua experiência, @spygtba!

 

Como estaria solo, comecei a cogitar ir de carro. Imagino ser mais seguro caso aconteça alguma coisa, poderei ir dormindo no carro pelo caminho, economizar com estadias, fazer compras em supermercados e deixar um pequeno estoque de comida no carro, poderei levar o equipamento com menos preocupação e também poder parar pelo caminho para fazer fotos e filmagens.

 

Seria mais caro ir de carro pelo consumo da gasolina, mas entendo que a economia com hospedagem pagaria o aumento, e o gasto com transporte por ônibus seria pouca coisa menor do que indo de carro.

 

Considerando vários relatos com relação a gasolina em alguns países, pensei em levar uns 2 ou 3 galões de 10 litros, para poder encher de gasolina, e seguir mais alguns km até o próximo posto. Vi que em algumas localidades e rotas, os postos ficam à mais de 600km um do outro, isso me deixaria em sérios problemas se não tivesse uma reserva de gasolina.

 

Pois é, me preocupei também com a rota pela Colômbia e Venezuela... Minha idéia era ir de carro até a Venezuela, descer para Boa Vista para deixar o carro, e fazer as Guianas e Suriname de avião mesmo. Será que assim seria viável, ou é melhor considerar deixar o carro no Brasil já desde o Equador?

 

Fiz um cálculo por cima, essa road trip daria 22 mil km, e consideraria mais uns 5 mil km de margem para tours internas nas cidades e possíveis erros de rota.

 

Até pensei dar uma esticada para o sul, considerando Bariloche e subir pelo Chile, mas isso aumentaria bastante os kilometros rodados.

 

Estimo algo entorno de 4 meses para realização desta viagem, o que daria mais ou menos 3 dias para cada cidade. Claro que em algumas ficarei 5 dias, outras apenas 1 dia, mas a média é 3.

 

Vou conferir seu blog, com certeza! Toda experiência é válida neste caso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não sei o quanto vc já pesquisou, mas pelo fato de vc não ter incluido o sul da Argentina e do Chile e optado por paises dificieis do norte da america do sul me leva a duas conclusões:

Primeira - Vc gosta daqueles paises ou tem alguma ligação emocional para querer ir para lá, tipo um sonho de conhecer certo lugar, assim como ja tive quando era criança e via fotos de calendarios e sempre quiz visitar. Foi o que fiz quando pude. Neste caso as razões emocionais falam mais alto e vale a pena seguir com o plano.

Segunda - Vc não pesquisou o bastante sobre o sul. Ja andei desde Santiago até Cusco e posso lhe afirmar que a paisagem é praticamente a mesma. A cordilheira é linda, a melhor parte da viagem, mas ela é parecida sempre, sempre muito bonita. o que tem de diferente é o que o homem fez, as ruinas incas, as cidades históricas, coisas do tipo. Para o sul ainda não fui, mas tenho lido muitos relatos de viagens assitido a videos das viagens dos outros e posso afirmar, mesmo não tendo visto ao vivo que a parte do Chile mais bonita é a Carretera austral, Ruta 7, ela é em partes de ripio serpenteia por entre montanhas, vulcões, lagos e rios de aguas azuis é muito linda e em especial no outono quando as folhas variam de cor entre o amarelo e o vermelho e na Argentina tem a ruta 40 que é linda de ponta a ponta e sem contar que tem os parques de Torres del Paine, Fritz Roy, a cidade de El Calafate na argentina e as Capilhas de Marmol no Chile.

Caso não tenha pesquisado ainda coloque estas dicas que citei acima no google e vc verá a beleza do lugares.

Outra coisa que vc deve considerar ao ir de carro e usa-lo para dormir é que ele por ser de aço ira transmitir a temperatura de fora pra dentro e vc vai passar tanto frio quanto se estivesse no relento, ja li relatos de quem sofreu bastante com isso. Principalmente em regiões altas mesmo no verão é muito frio a noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, @spygtba! Obrigado novamente pela sua visão!

Então, inseri os países do norte da América do Sul, pois neste projeto espero visitar 100% dos países do continente, e por essa razão preferi dedicar uma viagem para o extremo sul para outro momento, e extender a viagem mais acima no mapa. Minha expectativa não é me focar na Cordilheira, mas com certeza espero passar por algumas estradas que são paralelas a ela em algum momento. Para alguns países como Paraguai e Bolívia, preferi optar por visitar apenas as "grandes cidades", pois vi que realmente as desvantagens são muitas nestes países para perambular muito por eles. Li bastante sobre a corrupção na Venezuela, e isso permanece uma preocupação... Já com relação a Colômbia, vi que o "perigo" não é maior do que nos demais países mais ao sul, pelo menos por parte da polícia corrupta. Com certeza continuarei buscando mais informações a respeito, principalmente das Guianas também, onde estarei a pé.

Vou conferir as localidades que mencionou e já colocar no mapinha rs..

É realmente importante essa consideração sobre dormir no carro e o frio. Neste caso, ou levaria uma barraca para situações mais extremas de temperatura, ou deixaria o banco/mala do carro preparados já como "cama" e levaria bons cobertores rs.. Mas com certeza espero dormir alguns dias em hoteis ou hostels, até para dar um descanço ao corpo e renovar as energias, afinal, serão 4 meses de viagem, e quase 30 mil km rodados. Tenho que estar bem condicionado rs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...