Ir para conteúdo

Projeto de Mochilão por todos os países da América do Sul - 2016


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!

Sou novo como inscrito aqui no fórum, apesar de já acompanha-lo há bastante tempo! Claro, agradeço a todos os viajantes que passaram por aqui para compartilhar suas experiências, que ajudam e continuam a ajudar muitos de nós, amantes de viagens!

 

Hoje estou passando para compartilhar com vocês um planejamento de mochilão que farei no próximo ano, um projeto pelo qual tenho trabalhado bastante para concretizar. Será uma viagem por todos os países da América do Sul (exceto Brasil), iniciando pelo Paraguai, e finalizando na Guiana Francesa. Planejo algo entorno de 4 meses e meio para realizar esta viagem, iniciando em Março de 2016, e no roteiro, as cidades que serão visitadas são:

 

• Paraguai

o Pedro Juan Caballero

o Concepcion

o Assunção

• Uruguai

o Punta Del Este

o Montevideo

o Colonia del Sacramento

• Argentina

o Tigre

o Buenos Aires

o Cordoba

o Mendoza

• Chile

o Santiago

o Valparaíso e Viña del Mar

o La Serena

o San Pedro de Atacama

• Bolívia

o Uyuni

o La Paz

o Copacabana

• Peru

o Puno

o Cusco

o Nazca

o Lima

o Piura

• Equador

o Cuenca

o Baños de Agua Santa

o Cotopaxi

o Quito

• Colômbia

o Cali

o Bogotá

o Medellin

o Cartagena

• Venezuela

o Macaraíbo

o Mérida

o Coro

o Caracas

• Trinidad e Tobago

o Port of Spain

o Crown Point, Scarborough, Mount St George, Plymouth, Black Rock

• Guiana

o Georgetown

o New Amsterdam

• Suriname

o Paramaribo

• Guiana Francesa

o Cayenne

o Îles du Salut

 

A primeira dúvida, que gostaria de receber a opinião de vocês, é: O que acham desse roteiro? Ele pode ser melhorado de alguma forma? Para documentar toda essa aventura, planejo levar um drone para filmagens aéreas, uma câmera DSRL, o celular e um monopod. Postarei tudo em meu canal no YouTube (http://soucidadaodomundo.com/youtube). Para isso terei de andar diariamente com uma mochila razoavelmente grande, com peso entorno de 8-10kg, e duas bags menores que ficarão nos hostels durante o dia com itens de vestuário, netbook, hd para backup, etc (pesando mais uns 10 kg também). As bags podem ser anexas às laterais da mochila, para levar tudo junto (vou colocar uma imagem do que espero fazer com a mochila e bags). Vocês acham que seria muito perigoso andar com tantos equipamentos todos os dias? Tenho muito receio neste sentido, e até pensei em levar o monopod na mão (para intimidar pessoas mal intencionadas) em alguns lugares para situações de emergência. Além disso, é viável andar todos os dias com uma mochila que representa 10-15% do meu peso?

 

Mochila com bags anexas à lateral (peso total 18-20kg):

Mochila-anexa.jpg

 

Mochila diária (peso total 10 kg):

Mochila.jpg

 

Outro ponto importantíssimo é a questão de dinheiro. Estive pensando em levar apenas os cartões de débito e crédito, e ir sacando a moeda local nas ATMs, levando em dinheiro somente o necessário para não mais que 3 dias. Acham isso viável, ou recomendam algo diferente (como VTM, por exemplo)? Estou cotando um gasto entorno de R$ 150 por dia, durante a viagem, que já estão inseridos custos com transporte, atrações, alimentação, hostels, miscelânea. É suficiente?

 

Um último ponto, que pensei bastante, mas ainda não consegui encontrar uma viabilidade, apesar de ajudar muito numa viagem como essa, é utilizar uma moto como meio de transporte ao invés de ônibus. Pensei em utilizar uma moto de 250cc, offroad (já pensando em alguns trechos mais complicados). Ter uma moto me facilita o transporte da mochila e bags, além de me permitir ir para qualquer lugar de forma mais simples e barata (sem mencionar os belíssimos lugares que posso encontrar e parar pelo caminho). Por outro lado, eu não posso descansar no ônibus enquanto viajo (na moto estarei dirigindo, lógico), estarei sozinho caso algo aconteça, e terei de aumentar a atenção aos planejamentos para pegar as estradas e rotas certas, e terei que fazer a manutenção da moto no caminho. Seriam algo entorno de 16 mil km percorridos, sem mencionar o retorno ao Brasil. As vantagens são muito tentadoras, mas as desvantagens são também muito desanimadoras. No momento, estou optando permanecer com a opção de locomoção por ônibus mesmo, e localmente, a pé, ônibus, metrô, taxi (quando muito necessário), etc. Como veem este ponto?

 

Já viajei sozinho antes algumas vezes, mas como esta viagem conta com muuuuitos fatores a serem considerados, estou já prevendo o máximo possível antes de partir, e gostaria de contar com a experiência de vocês para partir de forma mais embasada possível!

 

Toda opinião construtiva e sugestão é muito bem vinda, e agradeço pelo apoio :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Conheço isso tudo , posso falar.

Paraguay e Bolívia são paises paupérrimos, imagine o quanto tem de ladrão por lá, e vai levar todas essas coisas.

Não existe bus direto Asuncion a Punta, tem que entrar na Argentina, pais que amo, porém aqui o problema é de moto, pois ha muitos policias corruptos.

Peru está muito caro, como Chile, seu orçamento não dá aqui.

Equador deve ser o mais barato, compensa a carestia do outro , porém volta o problema do transporte, de moto cuidado nas estradas, em bus são carroças circulantes.

E Venezuela é um sonho, só não me exilei lá devido a muitos ladrões, e o país mais perigoso de seu roteiro, excetuando se as Guianas, aonde ao que sei, a coisa é terrível, porem é a unica parte que não conheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@mochilona, obrigado pelas dicas! Infelizmente não inseri o Ushuaia no roteiro, pois seria muito na contra mão do roteiro que teoricamente será quase todo terrestre. Mas espero visitá-lo posteriormente em uma viagem dedicada!

 

@D FABIANO, essa minha preocupação com segurança é o que mata... :(

Mesmo tomando várias precauções de segurança, você acha inviável realizar este projeto nestes países? O que me sugere neste caso?

Imaginei que o orçamento pudesse não ser suficiente para alguns lugares, mas considerei a média de 150, pois imagino que um equilibra o outro. Mas vou deixar essa previsão maior no planejamento também.

De Asuncion a Punta, infelizmente teria que fazer de avião, ou pegar diferentes trechos terrestres como você mencionou. O Paraguai tinha ficado de fora do roteiro inclusive por esta dificuldade de transporte para o Uruguai.

Realmente fico meio receoso de tirar este projeto do papel, com esses riscos de perder o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Outra coisa que pensei em levar, mas não sei quais as problemáticas legais eu teria com essa decisão é levar uma lanterna stun gun (com arma de choque escondida e inclusa). É semelhante à usada por alguns guardas aqui no Brasil. Não sei se este tipo de coisa é de uso legal por civis em boa parte dos países, mas foi algo que me passou a mente como mais uma forma de proteção (além do monopod ::toma:: rs..).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoalmente, não vou a Bolívia devido ao péssimo tratamento a mim dispensado, o que me levou a sequelas, e uma doença incurável.

Paraguay o mesmo, desde que roubaram meu passaporte no hotel e a mulher da fronteira tentou ua extorsão para cima de mim, alegando que havia entrado por uma fronteira e saido por outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá pessoal!

Sou novo como inscrito aqui no fórum, apesar de já acompanha-lo há bastante tempo! Claro, agradeço a todos os viajantes que passaram por aqui para compartilhar suas experiências, que ajudam e continuam a ajudar muitos de nós, amantes de viagens!

 

Hoje estou passando para compartilhar com vocês um planejamento de mochilão que farei no próximo ano, um projeto pelo qual tenho trabalhado bastante para concretizar. Será uma viagem por todos os países da América do Sul (exceto Brasil), iniciando pelo Paraguai, e finalizando na Guiana Francesa. Planejo algo entorno de 4 meses e meio para realizar esta viagem, iniciando em Março de 2016, e no roteiro, as cidades que serão visitadas são:

 

• Paraguai

o Pedro Juan Caballero

o Concepcion

o Assunção

• Uruguai

o Punta Del Este

o Montevideo

o Colonia del Sacramento

• Argentina

o Tigre

o Buenos Aires

o Cordoba

o Mendoza

• Chile

o Santiago

o Valparaíso e Viña del Mar

o La Serena

o San Pedro de Atacama

• Bolívia

o Uyuni

o La Paz

o Copacabana

• Peru

o Puno

o Cusco

o Nazca

o Lima

o Piura

• Equador

o Cuenca

o Baños de Agua Santa

o Cotopaxi

o Quito

• Colômbia

o Cali

o Bogotá

o Medellin

o Cartagena

• Venezuela

o Macaraíbo

o Mérida

o Coro

o Caracas

• Trinidad e Tobago

o Port of Spain

o Crown Point, Scarborough, Mount St George, Plymouth, Black Rock

• Guiana

o Georgetown

o New Amsterdam

• Suriname

o Paramaribo

• Guiana Francesa

o Cayenne

o Îles du Salut

 

A primeira dúvida, que gostaria de receber a opinião de vocês, é: O que acham desse roteiro? Ele pode ser melhorado de alguma forma? Para documentar toda essa aventura, planejo levar um drone para filmagens aéreas, uma câmera DSRL, o celular e um monopod. Postarei tudo em meu canal no YouTube (http://soucidadaodomundo.com/youtube). Para isso terei de andar diariamente com uma mochila razoavelmente grande, com peso entorno de 8-10kg, e duas bags menores que ficarão nos hostels durante o dia com itens de vestuário, netbook, hd para backup, etc (pesando mais uns 10 kg também). As bags podem ser anexas às laterais da mochila, para levar tudo junto (vou colocar uma imagem do que espero fazer com a mochila e bags). Vocês acham que seria muito perigoso andar com tantos equipamentos todos os dias? Tenho muito receio neste sentido, e até pensei em levar o monopod na mão (para intimidar pessoas mal intencionadas) em alguns lugares para situações de emergência. Além disso, é viável andar todos os dias com uma mochila que representa 10-15% do meu peso?

 

Mochila com bags anexas à lateral (peso total 18-20kg):

Mochila-anexa.jpg

 

Mochila diária (peso total 10 kg):

Mochila.jpg

 

Outro ponto importantíssimo é a questão de dinheiro. Estive pensando em levar apenas os cartões de débito e crédito, e ir sacando a moeda local nas ATMs, levando em dinheiro somente o necessário para não mais que 3 dias. Acham isso viável, ou recomendam algo diferente (como VTM, por exemplo)? Estou cotando um gasto entorno de R$ 150 por dia, durante a viagem, que já estão inseridos custos com transporte, atrações, alimentação, hostels, miscelânea. É suficiente?

 

Um último ponto, que pensei bastante, mas ainda não consegui encontrar uma viabilidade, apesar de ajudar muito numa viagem como essa, é utilizar uma moto como meio de transporte ao invés de ônibus. Pensei em utilizar uma moto de 250cc, offroad (já pensando em alguns trechos mais complicados). Ter uma moto me facilita o transporte da mochila e bags, além de me permitir ir para qualquer lugar de forma mais simples e barata (sem mencionar os belíssimos lugares que posso encontrar e parar pelo caminho). Por outro lado, eu não posso descansar no ônibus enquanto viajo (na moto estarei dirigindo, lógico), estarei sozinho caso algo aconteça, e terei de aumentar a atenção aos planejamentos para pegar as estradas e rotas certas, e terei que fazer a manutenção da moto no caminho. Seriam algo entorno de 16 mil km percorridos, sem mencionar o retorno ao Brasil. As vantagens são muito tentadoras, mas as desvantagens são também muito desanimadoras. No momento, estou optando permanecer com a opção de locomoção por ônibus mesmo, e localmente, a pé, ônibus, metrô, taxi (quando muito necessário), etc. Como veem este ponto?

 

Já viajei sozinho antes algumas vezes, mas como esta viagem conta com muuuuitos fatores a serem considerados, estou já prevendo o máximo possível antes de partir, e gostaria de contar com a experiência de vocês para partir de forma mais embasada possível!

 

Toda opinião construtiva e sugestão é muito bem vinda, e agradeço pelo apoio :)

 

Uau, Filipe, excelente plano heim?

 

Bom, como falaram, realmente a Bolívia é um país muito pobre, é preciso tomar cuidado (além de tomar vacina pra febre amarela).

Uma dica para você que pretende visitar La Paz, é visitar o Vale da Lua. O lugar é lindíssima e fica a 30 minutos da capital.

No Coletivo de Viagem um amigo postou um roteiro - menor que o seu - mas que passa por algumas das cidades que você pretende visitar. Dá uma olhada lá: http://coletivodeviagem.com/roteiro-de-viagem-mochilao-america-do-sul/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pelas considerações, pessoal!

 

Pois é, essa visão da Bolívia me preocupa um pouco. Por isso acabei colocando somente estas três cidades no roteiro, para cruzar a Bolívia em rumo ao Peru.

 

Vou conferir este roteiro, Camila!

 

Estou lendo também relatos de pessoas que fizeram viagens pela América do Sul de carro. Eu me sentiria um pouco mais seguro assim, e acho que pode ser uma ótima opção! Fiz alguns cálculos, e os custos que teria com transporte entre as cidades, é quase o mesmo que teria indo de carro. Então estou pesquisando bastante a respeito. Isso, além de me permitir aproveitar as paisagens de todo o caminho deste roteiro, me permitirá descansar no próprio carro quando muito cansado nas estradas, deixar estes eletrônicos mais caros escondidos, levar comida para o caminho e economizar neste ponto, e tudo mais.

 

Se bater o martelo nesta decisão de ir de carro, iria com um Gol G5 1.6, e estimo entorno de 25 mil km rodados partindo e retornando à Brasília.

 

Os únicos países que eu não faria de carro, seria Trinidad e Tobago, Guianas e Suriname. Teria que descer da Venezuela, deixar o carro em Boa Vista, e ir de avião para cada um desses países, depois retornar à Boa Vista, e voltar para Brasília.

 

Até pensei em contratar uma transportadora para levar o carro de Brasília até a fronteira com o Paraguai, e depois de Boa Vista à Brasília, para reduzir os km rodados, e evitar manutenções graves no meio do caminho. Vou avaliar esta opção, e fazer o custo benefício.

 

Toda dica e opinião neste sentido são mais que bem vindas também!

Obrigado mais uma vez à todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É lógico que viajar de carro também oferece alguns problemas,

como a pernoite, o cansaço, troca de óleo, uma possível pane....

Mas, acho que foi a melhor decisão para nossa viagem - Nada como

poder parar o carro em uma bela paisagem... (e usar o drone kkkk)

Não esqueça de verificar TODOS os documentos e acessórios obrigatórios.

 

PS: Não tivemos problema com a carabinera/caminera. Quando dizia que

vínhamos do Fim-do-Mundo até sensibilizam-se mostrando extremamente

simpáticos.

p1020621.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...