Ir para conteúdo

Cidadania Húngara - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

obrigada LF Brasilia. Vou verificar. Leandro e Elaine. a USP dá curso de húngaro de graça. não sei se vocês moram em São Paulo mas se sim é uma boa opção. Uma amiga minha que está tirando a cidadania faz lá. acho que a próxima turma esta prevista para janeiro. Eu pretendo correr atrás disso mais para o meio do ano que vem. Mas caso vocês tenham interesse. Ela disse que é muito bom o curso, e já aprendeu a falar bastante coisa. Vale a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Elaine, vi que você é de SC. Tem um curso em Jaraguá do Sul, criado por um grupo de lá que quer pedir a cidadania.

Estou tendo aulas online com uma professora que mora em Budapeste e fala português. O chatinho é a diferença de fuso horário. Faço aulas bem cedo, antes de ir para o trabalho.

Se as taxas de câmbio ainda estivessem boas, eu daria ainda a dica de fazer um curso intensivo de um mês lá na Hungria. É uma experiência bem bacana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Atualizando...

 

Hoje finalmente dei entrada nos trâmites. Eu tinha os documentos e formulários, só faltava criar vergonha e entregá-los no consulado.

 

Como já comentado alguns posts atrás, existem basicamente duas possibilidades para aquisição de cidadania pelos descendentes de húngaros: a originária e a chamada naturalização simplificada:

 

- a naturalização simplificada é o processo que muita gente já comentou aqui, e que envolve uma conversação em húngaro. Usada por pessoas cujos antepassados já vieram há mais tempo, muitas vezes de países que já não fazem parte do território da Hungria hoje. É necessário pagar uma taxa.

 

- A originária é a que estou tentando, na carona da minha mãe nascida lá. (*)

 

Marquei um horário com o cônsul e entreguei a certidão de nascimento original (que vai para a Hungria e não volta), cópias de documentos da minha mãe, formulários e cópias traduzidas de alguns outros documentos (certidão de casamento dos pais e outros que não lembro).

 

O próximo passo é o que eles chamam de averiguação da cidadania, que leva uns 6 meses. Depois eles fazem um registro meu na Hungria. Isso pode levar um ano. E depois posso pedir o passaporte, que leva uns 2 a 3 meses para que eu o receba.

 

Quem é casado tem que entregar os originais da certidão de nascimento e casamento - isso vale para homens e mulheres e independe de você ter mudado de nome.

 

Outra coisa: o nome da minha mãe estava errado na minha certidão de nascimento (faltava uma letra) e tive que pedir uma averbação no cartório em que fui registrada. Não tive custos adicionais com isso.

 

Fiz o processo aqui em Brasília. Também pode ser feito em São Paulo. Se você morar numa cidade que tenha cônsul honorário (http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5228:representacoes-da-hungria-no-brasil&catid=157&lang=pt-BR&Itemid=416), ele pode fazer a parte de autenticação da assinatura e enviar os documentos pelo correio ao consulado.

 

(*) Quando minha mãe foi tirar o passaporte em 2008, também precisou passar por um processo de averiguação de cidadania.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Me tira uma dúvida esta cidadania originária é só de mãe para filho ou de Avô para neto, neste caso meu pai não tem é possivel? e caso meu pai entre com o processo primeiro para ele e depois para eu , quais os documentos ele precisaria apresentar para eles aceitarem? você foi direto no consulado ou precisou agendar o atendimento?

 

desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi, Luana!

 

Minha mãe entrou com o processo de averiguação primeiro, porque íamos viajar e ela nunca tinha tirado passaporte (aí foi que descobriu que precisava passar pela averiguação). Na época ela precisou fornecer a certidão de nascimento, a de casamento (traduzida para o húngaro), o endereço em que a família (meus avós, ela, meu tio) morava na Hungria, além de documentos dos meus avós e alguns formulários. Mas esses formulários mudaram desde então.

 

Só depois que ela passou por tudo e recebeu o passaporte é que eu e um irmão demos entrada. Um detalhe é que eu não tinha levado cópia de alguns documentos da minha mãe (porque já tinha enviado em formato digitalizado e achei que não precisasse) e o cônsul foi buscá-los no arquivo, onde minha mãe tinha uma pasta. Um dos documentos que eles pedem é o comprovante de cidadania do antepassado com base no qual você está fazendo o pedido. Se você tiver o do seu avô, talvez você e seu pai consigam dar entrada juntos.

 

Vou transcrever um e-mail que a funcionária do consulado me mandou quando fiz as perguntas iniciais. Grifei algumas partes:

 

"Todos os descendentes têm direito à cidadania húngara, mas existem vários tipos de processos de cidadania, dependendo da história de cada família. No passado existiam vários motivos pelos quais era possível perder a cidadania, por isso devemos analisar cada caso separadamente.

Segundo as regras húngaras da época, se uma mulher húngara casou com um homem estrangeiro antes de 1957, ela perdeu a cidadania húngara automaticamente. Ela tem direito a recuperar a cidadania com uma „declaração” que na prática é um formulário.

Porém, os filhos dessa mulher só podem obter a cidadania através do processo de „naturalização simplificada”. Se ela casou depois de 1957 com um estrangeiro, a cidadania se herdou através da linha materna também, e o processo seria o „tradicional”.

Para decidir qual seria o seu processo, precisamos saber algumas informações: por exemplo, a data e o lugar do casamento dos seus pais. Se puder enviar digitalizados os documentos húngaros da sua mãe (certificado de cidadania, certidões de nascimento e de casamento), ajudaria bastante.

O processo tradicional agora não tem nenhuma taxa consular, no de „naturalização simplificada” deve pagar uma taxa pela legalização dos documentos brasileiros.

Antes de eu informar sobre os seguintes passos e enviar os formulários necessários, peço que forneça essas informações."

 

Resumindo: eles não dão uma resposta única. Você teria que entrar em contato com o consulado, explicar o seu caso (acho que as informações que postou aqui já seriam suficientes, ou seja, você é neta de húngaro e seu pai não tem o certificado de cidadania) e eles vão dizer qual o caminho a tomar. Ah, não se esqueça de mencionar também o ano em que seu avô chegou ao Brasil e em que cidade ele nasceu (porque talvez não seja território da Hungria hoje em dia).

 

Boa sorte!

 

PS: Para falar com o cônsul, precisei sim agendar o atendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Boa Noite

Poderia por favor me dar dicas de agências que me orientem no processo de aquisição da cidadania húngara?

Sabe por favor me dizer se os custos são elevados e quanto tempo demora o processo?

Moro no MT e estou tentando aprender húngaro sozinha na net.

Saberia poor favor me indicar um professor?

Aguardo contato

Att

Re

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Oi Renata,

 

No meu caso, da cidadania simplificada, não precisei de agência nenhuma.

Pois os documentos que você precisa do Brasil (certidões de nascimento e de casamento seu e dos seus antepassados) você pode facilmente conseguir em igrejas e nos cartórios de registro civil sem ajuda de terceiros, claro, desde que você saiba sua árvore genealógica (datas e localidades) até chegar ao antepassado húngaro que chegou ao Brasil.

Você precisará de todos estes documentos originais e traduzidos ao húngaro.

Caso sejam documentos antigos de igreja, embora pareça difícil, eu mesmo consegui todos, por telefone sem mesmo estar morando no Brasil. Tem que ter paciencia e ter em mãos o máximo de informações possíveis. Você paga uma taxa por cada um destes documentos, que varia por igreja, mas são mais baratos que um documento de cartório.

Se você precisar de algum documento húngaro, antigo e de antes de começar a funcionar o registro civil na Hungria, o ideal é pedir a um pesquisador. Se o documento húngaro é recente, você tem que perguntar ao Consulado pois acredito que eles mesmos encontram no sistema da Hungria.

 

Para o meu caso, que é a simplificada, onde eu devo aprender húngaro, o custo que eu calculei é de 10% do custo de uma cidadania italiana.

 

Enquanto a aprender a falar húngaro, estou usando muitos sites e livros que consegui online, mas também conheci outros húngaros pela internet (italki.com) onde posso praticar e treinar o que aprendi.

 

Abraço,

 

Boa Noite

Poderia por favor me dar dicas de agências que me orientem no processo de aquisição da cidadania húngara?

Sabe por favor me dizer se os custos são elevados e quanto tempo demora o processo?

Moro no MT e estou tentando aprender húngaro sozinha na net.

Saberia poor favor me indicar um professor?

Aguardo contato

Att

Re

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 8 meses depois...
  • Membros

Ola, 

 

alguem por aqui ainda? Dei entrada no processo de dupla cidadania hungara, ja tenho as certidoes, traduçoes, documentos do meu avô que nasceu na hungria, porem estou com dificuldades em preencher uns formularios que me mandaram via e-mail, e estao todos em hungaro, se alguem que fez e tiver um modelo de como preeencher estes, me ajudaria muito! Os arquivos que preciso estao anexados a baixo

att,

Raphael Frisch

allampolgarsag_igazolasa.pdf

Apai elismerő nyilatkozat adatlap - megszületett gyermekre.doc

szul_akvi_adatlap.pdf

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...