Ir para conteúdo

San Pedro de Atacama e Salar de Uyuni - Agosto de 2015


Posts Recomendados

  • Membros

Primeiro, galera, esse é meu 1° relato aqui no site, também a 1 ° viagem estilo mochileiro e a 1° viagem sozinho que fiz, então desculpe se o relato não sair muito bom, mas me sinto na obrigação de dar meu relato ao site que já me ajudou tanto. Ah, e obrigado a todos que já me fizeram viajar junto com seus relatos, mas principalmente ao relato do Nogy (o dos "Mil Perreguens"), que para mim é o melhor que já vi no Mochileiros e que me deu a certeza de querer viver aquilo.

Roteiro

01/08: Belém x São Paulo

02/08: São Paulo x Santiago x Calama x San Pedro de Atacama: Tour Astronomico

03/08: SPA: Lagunas Altiplanicas e Valle de La Luna

04/08: SPA: Salar de Tara

05/08: SPA: Geysers el Tatio e Sandboard

06/08: Tour do Salar de Uyuni

07/08: Tour do Salar de Uyuni

08/08: Tour do Salar de Uyuni

09/08: Tour do Salar de Uyuni x chegada de volta à SPA

10/08: SPA x Calama x Santiago

11/08: Santiago x São Paulo x Belém

 

Gastos Gerais

Tour do Salar de Uyuni: CH$120.000 , 4 dias e 3 noites

Salar de Tara + Valle de la Luna + Lagunas Altiplanicas + Gaysers el Tatio + Tour Astronômico: CH$108.000

Estes tours foram fechados com a agência Sun Travel (fica na Caracoles entre Calama e Domingo Atienza, não lembro o número). OBS: Ao menos era esse o nome na frente, pq o papel de propaganda que eles entregam é de uma Yalcana Expediciones e os tours foram realizados todos com outras agências, o que foi uma vantagem ($$$) em alguns tours, como vou escrever mais pra frente.

Sandboard: CH$12.000, não lembro a agência, pq meio que fui na doida e sem planejar, graças a um pessoal do hostel

 

Hostel: Fiquei no Hostal Sonchek, quarto individual com banheiro compartilhado, CH$13.000 o dia (mais detalhes adiante)

 

Entradas:

Museu de SPA: CH$2.5000

Valle de La Luna, Geysers el Tatio e Laguna Chaxa/Reserva Nacional de los Flamencos: esses tem entrada, mas joguei fora os papeis e esqueci os valores, me desculpem ::prestessao::::prestessao::

Reserva Nacional de Fauna Eduardo Avaroa: Bs. 150

Isla del Pescado: Bs. 30

 

Transfer:

Calama x SPA: CH$12.000

SPA X Calama: CH$10.000

 

Passagens:

Belém x Santiago (ida e volta): 20.000 pontos multiplus + R$270 de taxas de embarque, voo com a Tam

Santiago x Calama (ida e volta); R$470 (com taxa de embarque), voo com a Lan

Vou apenas colocar esses gastos gerais, pq acho comida muito relativo, pois vários tours já incluiam comida e é diferente a necessidade de comida de cada um. Dica é que tem lugares para comer bem por CH$ 3.500 no almoço; na praça de SPA (que fica na Gustavo le Paige) vc entra na feira de artesanato e sai na Licancabur, indo para a direita tem uma série de restaurantes com preços bons (bons para SPA, é claro). Já na Bolivia, como só fiz o tour, tudo tava incluído e não gastei nada.

 

Câmbio

Em SPA:

U$1 = CH$ 660

R$1 = CH$ 164

No câmbio eu me dei muito bem, pois levei dolares que já tinha (comprados na época que estava R$2,70) e pesos chilenos comprados aqui em Belém, onde R$1 dava CH$178, isso apenas 5 DIAS antes da viagem ::otemo::::otemo::

 

O que levar

Roupa de frio: levei 2° pele, fleece, moleton para dormir, um casaco bom para cortar vento e que protegia do frio, meias de frio, luva e um gorro. Acho que isso deve servir para todos, já que eu de Belém que vivo o ano todo acima do 30° C me virei bem, então acho que deve ser o suficiente

Mochila: uma Quechua Forclaz 60L que foi mais do que o suficiente (curiosidade: sabe aquele cor azul bizarra que aparece no site da Decathlon? pois é, não vem aquela na mochila realmente, é um azul um pouco mais escuro e bem mais bonito) + uma normal para andar pela cidade usando

Remédio: levei um monte (para alergia, resfriado, dor de cabeça, "problemas estomacais", merthiolate, ...), e o que eu usei??? Só o Merthiolate (pq o gênio aqui teve queimadura de frio na mão) e tomei uma paracetamol depois de chegar em Santiago na volta. Isso mesmo que vc leu, eu passei mal ao voltar para o NÍVEL DO MAR, cheguei a 4990 metros de altitute durante a viagem e não senti nada em momento algum, mas pq eu me dei bem com a altitute não quer dizer que isso vá ser a regra, portanto seja precavido e leve os remédios ou compre lá.

Essencial: óculos escuro, pq a incidencia de luz é muito grande, protetor solar e, o que para mim é o principal, protetor labial, passava toda hora pq o clima é MUITO seco, ainda mais para mim que sou de Belém (no 1° dia sai com 90% de umidade daqui e no 2° tava em SPA com 4% de umidade), e voltei da viagem com o lábio em estado bem aceitável

Bota: só uma, para ser o calçado único da viagem, não precisa ser para frio e nem aquelas específicas de treeking (a não ser que vá fazer trilha)

Moneybelt ou similar: ajuda muito, apesar de SPA ser muito segura e tour de Uyuni ser traquilo, sempre prefiro andar com todo meu dinheiro e com ela não chama atenção. Só levava uma quantia de dinheiro bem menor no bolso, para gastos diários

 

 

O resto do relato escrevo depois, específicando cada dia

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá João!

 

Estarei indo pro Atacama agora em setembro, e embora você ainda vá continuar o seu relato, preciso saber quanto mais ou menos tu gastou com alimentação em SPA, qual a média de valor das refeições e se tem lugares mais econômicos pra comer por lá. E também com relação a hospedagem, esse hostel que você ficou, quanto tava o quarto compartilhado?

E só completando, o relato do Nogy é épico mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fale, Alexandre! Já tinha lido seu relato sobre Perú e Bolivia, fico feliz de ver vc comentando meu post aqui!

 

Sobre os valores do Sonchek, tem no site deles a tabela de preço (http://www.hostalsonchek.cl/tarifas/) que é a mesma se vc chegar lá na hora. Eu fiz uma pesquisa antes nos valores e achei que eram bons (para SPA), tanto pela localização (fica na Gustavo Le Paige, 2° principal rua de SPA) quanto por recomendações de quem tinha ido, acabei reservando por email alguns dias, o que foi uma boa, pq ele estava cheio quando cheguei. Posso garantir que o Hostel é muito bom, água relativamente quente o dia todo, limpeza boa, tem lockers nos quartos compartilhados (que são só de 4 pessoas) para vc guardar certas coisas (não é tão grande), área para preparar comida, wi-fi, o único porém é, que se vc quiser, não pode lavar roupa lá.

Sobre a comida, eu disse que é relativo por duas coisas:

1° A maioria dos tours tem comida incluida: Geysers el Tatio (café da manhã), Lagunas Altiplanicas (café da manhã), Salar de Tara (cafá da manhã e almoço), Piedras Rojas (não fiz, mas sei que inclui café da manhã e almoço)

2° Eu não sou de sentir muita fome, normalmente só almoço e janto, e quando viajo eu mudo para café da manhã e jantar (jantar no caso é pão ou empanada), comendo o maximo possível no café (ainda mais que em todos que fiz tinha incluido, haha). Então, teve uns 2/3 dias que eu não almocei por não sentir fome

Para comer eu digo ser quase impossível (eu não vi) por menos de CH$3.000 a refeição. Tem como opções: vários restaurantes na calle Licancabur (vai na Gustavo le Paige, entra na feira de artesanato, sai na Licancabur, dobrando para a direita), almoço em média CH$3.000/3.500 (entrada e prato principal) e tem alguns restaurantes na calle Tocopilla (se não me engano) com preço de CH$4.000/4.500 a refeição completa, vi um que tinha até bebida e sobremesa, mas tinha até fila na porta para comer, então acabei não indo. Aí é fazer a conta dos gastos, de acordo com vc

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1° e 2 ° dias: Belém x SPA + Tour Astronômico

 

Saí de Belém 15h e pouco, fui pra SP, 6:30h esperando em Guarulhos e tudo normal até chegar em Santiago.

Já tinha ido uma vez ao Chile e meu celular também dizia que o fuso de lá é 1h a menos que Brasília, ai blz, mudei o horário, e achei estranho o voo ter chegado com 45 de antecedência. Enrolei no aeroporto, quase 3h de espera para o voo da Lan para Calama que saía 9h e pouco , vejo uma fila no meu portão de embarque, penso ser o voo para Calama que tinha antes do meu, vou no banheiro, enrolo, vejo que a fila entrou toda e só tem eu no portão.

Já começo a achar estranho: "Tem uma hora pro embarque, cade o povo do meu voo?!?!?!)

Pergunto pra funcionária da Lan, E JÁ ERA O MEU VOO!!!! Não faço a minima ideia do pq, mas o Chile tá no mesmo fuso horário de Brasilia!! Resumindo: fui o ultimo a entrar na aeronave (que por um acaso, é bem melhor que todas de Tam e Gol nacionais). Meu 1° mochilão quase começa com um voo perdido por burrice ::putz::::putz::

Voo ótimo da Lan, servem um folheados de queijo bem gostosos, bolo, várias bebidas, se tiver uma garrafinha de água vazia eles completam pra ti (Lembrem no Atacama, água é fundamental!!!!), resumindo, o serviço de bordo da Lan já me ajudou a economizar um pouco ::otemo::

 

Chegando em Calama peguei o transfer do aeroporto direto para SPA com a empresa Licancabur por CH$12.000 (tando faz reservar antes ou pegar na hora, tem vaga tranquilamente), pode sair mais barato ir pra cidade de taxi e pegar um onibus até SPA, mas queria chegar logo para tentar fazer algum tour no mesmo dia e sem ser por tranfer ia demorar mais.

Um pouco de espera, e sai o transfer para 1:30h de estrada até SPA. Lá dentro conheço 3 brasileiros, Lea e Rodrigo que viajavam juntos e um outro que esqueci o nome, que já tinha feito Santiago, ia fazer SPA, Uyuni, La Paz, Copacabana e seguir pro Perú. Todos muito gente boa

Chegando em SPA, transfer me deixou a 1 quarteirão do Hostel (tudo bem que o centro de SPA é quase um 1° quarteirão de qualquer lugar), cheguei no hostel, como já tinha reserva foram logo mostrando a habitacíon e o resto do lugar. O quarto individual não tem locker, mas como a chave dele ficava comigo, de boa (não aconteceu nada com minha coisas durante estadia), deixei a cargueira lá e fui pesquisar os preços de todos os tours que queria fazer para tentar fechar logo no 1° dia.

Quase todas as agências ficam na Caracoles, entrei em um monte e a média dos preços eram basicamente a mesma, passei raiva com algumas, como a Sol Andino (que tinha visto o site antes, para ter ideia dos preços sem descontos) que tava cobrando mais caro que no site. e eu: wtf????

No final fechei com a Sun Travel, pelos valores que coloquei antes no relato. Os motivos?

1° Me passaram confiança na venda, com a diferença de valores sendo pequena entra as agências, isso fez diferença

2° Os valores estavam ok, dentro do esperado para SPA

3° Eles faziam o tour até Uyuni, minha ideia era fechar com uma que tivesse até Uyuni para ter mais desconto

4° Eles tinham tour astronomico para o mesmo dia, enquanto outras só iam ter para vários dias depois, quando já ia estar na Bolívia

Tudo fechado, voltei pro Hostal, tomei banho e fiquei enrolando até dar 8:30h da noite, horário marcado para estar na frente da agência para ir para o Tour Astrônomico.

OBS: Este tour não foi com a SpaceObs, que não ia ter data próxima, e sim com um astrônomo Chileno que tem 3 telescópios no quintal da casa dele (procurem no facebook: "Uma Noche con las Estrellas), então não é a mesma estrutura do francês, mas não deixa de ser uma ótima experiência, além de ser CH$5.000 mais barato e ter chorispan para comer, além de várias bebidas quentes e vinho.

Chego na agência, conheço outros 2 brasileiros que iam fazer o tour, um João também e outro que esqueci o nome, estavam no final de um mochilão qur tinham passado por Uruguai, Argentina e Chile. E quem nos busca na agência??? O próprio astrônomo chileno!!! Vamos no carro dele até 4km fora da cidade e chegando lá um céu espetacular e um frio imenso!! ::Cold::::Cold::

Eu já esperava frio, mas minha inteligência de paraense acostumado com frio (irônia, claro), fui só com uma meia de frio e uma normal e sem calça segunda pele. No momento que sentei no banco que tava no quintal, congelou tudo! haha. Isso pq ainda tava uns 4°C, depois baixou para 1°C (temperatura real, sensação devia tá mais baixa)e meu pé congelado, ótima experiência para mim que mínima que tinha pego antes era 12°C ::Cold::::Cold::

Esperamos um pouco (enquanto isso ele explicando algumas coisas, mostrando satelites de comunicação que passavam "correndo" no céu, ...), chegou uma galera em ônibus, gente de Chile, República Tcheca, vários lugares

Dois grupos se formam, um em inglês (explicado pela esposa do Chileno, que não sei se é astrônoma também) e um em espanhol (com o Chileno, grupo que eu fiz parte), onde temos uma explicação geral sobre classificação de planetas, estrelas, galáxias, etc.

Depois ele posiciona os telescópios e vamos observando o céu do Atacama, infelizmente eu achei muito dificil tirar foto dos telescópios, então quem quiser ver, vá lá veja!!!! Saturno e o braço da via láctea são coisas surreais de se ver!! E leve uma camera boa ser quiser tirar foto do céu, mesmo sem ser do telescópio, celular não adianta, eu aqui vou ficar só com minhas lembranças e uma foto da Lua.

Tudo dura cerca de 2h e pouco lá, depois voltamos no mesmo onibus dos outros (pq tinha 3 lugares livres), nos deixaram em um canto perto de centro e voltei a pé para o Hostal na tranquila e congelante noite de SPA

WP_20150802_09_32_46_Pro__highres.jpg.c39cdee94caa2860243e0341caf33fe5.jpg

WP_20150802_003.jpg.f2a849d93995a8f41cc860eea8e0d68b.jpg

_020815-232939.jpg.cc8b80cbb003ea37d1f94c34403becf2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Entendi. Então, no mochilão do ano passado, fiz quase igual: tomava um café da manhã monstro, almoçava legal (sempre procurava os lugares onde os nativos comiam) e comia alguma bobeira de noite. Seguirei esse padrão esse ano. Uma coisa que farei é abusar dos supermercados, comprar bastante coisa que d~e pra ir alimentando nos passeios, parece que não, mas é mó economia.

Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

João, as temperaturas no tour pelo Salar de Uyuni são muito baixas à noite em agosto? Vi gente falando horrores sobre a noite no abrigo da Laguna Colorada... Eu vou pra lá em agosto desse ano e queria saber que tipo de roupa preciso comprar pra sobreviver. Vejo o pessoal recomendando segunda pele, fleecer e casaco corta-vento, mas pesquisando vi que tem muita diferença de preços. Dá pra comprar os mais baratos, os "meia-bocas", ou a temperatura lá em agosto requer algo de melhor qualidade mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...