Ir para conteúdo

Morro de São Paulo, dos argentinos, de saudades e tudo o mais


Posts Recomendados

  • Membros

Sei que esse relato tá bem atrasado, mas a tal falta de tempo é implacável... Bom, eu que nunca fui lá muito fã do estado da Bahia finalmente resolvi me render aos apelos da digníssima esposa e fui com ela no início das minhas férias de dezembro pra Morro de São Paulo, a cerca de 66km pelo mar ou 248 km por terra da capital Salvador... E o que eu achei??? Daqui pro final do relato vocês vão descobrir... Ah, e aos poucos vou editando com as fotos e as informações do local, preciso reorganizar tudo por aqui...

 

Dia 1 (08/12/15) - Chegada

 

Tudo começou com um singelo voo da Avianca REC/SSA... Tudo correu bem, nos conformes, e o motorista do transfer contratado pela digníssima já estava nos esperando para irmos até o terminal marítimo, de onde a gente pegaria a lancha que nos levaria até a ilha de Tinharé, onde fica a famosa Morro de São Paulo...

 

Até aí tudo certo e nada errado, tão certo que não pegamos trânsito por ser feriado (8 de dezembro, feriado aqui na capital pernambucana e na capital baiana também, não sabia disso) e chegamos com quase duas horas de antecedência ao terminal... O barco das 9 horas tinha acabado de sair, só nos restava esperar...

 

Pra não ficar mofando naquele terminal sem nenhuma estrutura e sem lugar pra sentar, deixamos mala e mochila guardados e pegamos um táxi e fomos pro Pelourinho, região da capital baiana que eu ainda não conhecia, andar um pouco... Obviamente alguma merda teria que acontecer, senão não seria Ney viajando... Fomos vítimas de um fenômeno visto em toda grande cidade pelo mundo: taxista ladrão... Era um trecho bastante curto, daria 7 ou 8 reais, mas depois do FDP rodar o centro praticamente todo, tivemos que pagar 15... ::grr::

 

Depois de pagar e esculhambar o indivíduo com todos os impropérios possíveis e inventados, fomos andar por aquela região que não me agradou muito devido à semelhança com minha querida Olinda e pelos insistentes vendedores e "baianas", repelidos pela minha cara de poucos amigos sempre presente... Alguns quilômetros a mais e muito suor e calorias a menos depois, descemos uma espécie de carrinho elevador meio escondido que esqueci o nome e voltamos pra região do terminal, já na hora de embarcar...

 

Na viagem, realizada numa lancha da IlhaBela não muito confortável mas bem rápida, e por incrível que pareça sem enjoar um minuto sequer, cerca de duas horas e vinte minutos depois chegamos no cais de Morro de São Paulo, já surpreso com a beleza do lugar... Surpreso também fiquei quando desembarquei e soube da singela taxa de preservação ambiental no singelo valor de 15 reais... ::essa::

 

Beleza, taxas minha e da digníssima pagas, mais os 20 do carregador pra levar a bagagem num carrinho de mão até a pousada localizada na segunda praia embaixo de um sol quente que incomoda incomoda incomoda incomoda incomoda muito mais que 250 elefantes... :lol: Chegando na pousada Bahia Brasil, a qual inclusive recomendo bastante, tudo certo no check in, hora de descansar pra aproveitar melhor o outro dia...

 

Revigorados, resolvemos sair pra jantar algo diferente... Chegando na segunda praia, passamos no mercado e compramos água, gordices, protetor solar e outras coisas que faltavam, e ao lado tinha uma agência de viagens (não me recordo o nome, depois tento lembrar) com uma plaquinha que chamou a atenção: PROMOÇÃO VOLTA À ILHA, 50 REAIS... Obviamente paramos lá, conversamos com a simpática atendente e já marcamos o passeio pra quarta-feira, dia 10...

 

Tudo certo, subimos pra vila e procuramos algum restaurante com bons preços e uma cara boa, acabamos parando em um que parecia uma Buenos Aires quente e com praia, onde o dono era argentino e TODOS os atendentes e clientes também eram... Tentei praticar sem muito sucesso meu español por lá, acabamos pedindo uma empanada e um filé (acho), que por sinal estavam muito bons... Bucho devidamente forrado, hora de um breve passeio pra conhecer a vila e depois dormir que tinha muito mais Morro pela frente...

 

(continua em breve)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 2 (09/12/15) - Relax total

 

A intenção ao planejar a ida pra Morro seria tirar esse segundo dia pra fazer algum passeio grande, tipo o Volta à Ilha ou algo como passar o dia na ilha de Boipeba, mas na noite anterior os barcos que faziam esses passeios já estavam lotados... Então restou ao casal tirar mais um dia pra descansar, afinal este que vos digita tinha acabado de entrar de férias e merecia relaxar corpo e mente...

 

Então tomamos a decisão de passar o dia fazendo absolutamente vários nada, divididos entre praia e piscina... Levantamos, tomamos o farto café da manhã da pousada e fomos dar uma volta pela praia... Acabamos escolhendo uma "barraca" que parecia ter uma cara boa, o Sambass... Sentamos nas mesinhas e quase meia hora depois veio o garçom fazer nosso pedido... Beleza, relevei, afinal tava com uma vista espetacular e nada iria atrapalhar aquele dia...

 

Ficamos lá sentados por horas, ela tomando água e eu acompanhado daquele líquido negro viciante dos deuses (não, não é café, sou um ET e não gosto)... Mas na hora que a fome bateu, cadê o garçom??? Tome espera, mais espera, ainda mais espera, já falei que teve mais espera??? No final das contas acabamos pedindo uns pasteizinhos que um vendedor num carrinho ofereceu e fui no gerente pedir a conta... Ele pediu mil desculpas, explicou que todos os garçons faltaram e só tinha um novato, e que aquilo não ia se repetir... Ainda deixou de cobrar o valor que iríamos pagar pelas cadeiras, como é de praxe lá na segunda praia... O atendimento do gerente foi o que salvou minha avaliação do local...

 

Os pasteis acabaram sendo o almoço do dia... Já com meu adiposo bucho devidamente abastecido voltamos pra pousada, e a decisão foi unânime: passaríamos o resto do dia na piscina... Uma piscininha minúscula, mas tão agradável que eu já tava me sentindo um peixe-boi de tanto que ficamos por ali, pra virar um de verdade só faltava ter a pele cinza e comer só mato... Só tivemos coragem de sair da piscina à noite, mas bateu a preguiça de sair do hotel... Comemos uns crepes na pousada mesmo e fomos horizontalizar o corpo na expectativa da volta à ilha no dia seguinte...

 

(continua ainda hoje, prometo, e espero que já com as imagens pendentes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...