Ir para conteúdo

Panamá, Costa Rica, Guatemala e México - Maio/Junho de 2014


Posts Recomendados

  • Membros
Amanda tudo bem?

 

Tenho voce no facebook rs, trocamos algumas curtidas de viagens mas não sei da onde nos add rsrs, achei seu relato aqui por coincidencia.

 

Bom estou começando a ler, irei ano que vem e ainda não sei qual divisao vou fazer nos paises, só sei que terei mais ou menos 30 dias.

 

Como estou indo com minha namorada desta vez e não sozinho como sempre fui, estou buscando relatos nesse estilo...Você disse que gastou 6500 logo acima, esse valor foi gasto pelo casal ou por cada um?

 

Gostaria de tirar algumas dúvidas bobas tipo..

 

Algum pais compensa trocar real pela moeda local, ou tem que ser dolar mesmo?

Compensa pegar algum trecho de aviao invés de onibus?

 

Quero ir em junho também...tenho muita coisa pra pesquisar e só vou te encher novamente quando eu tiver duvidas com logisticas entre cidades ok?rsrs

 

Alias vc gostou de ir em junho?

 

Bons Ventos amanda

 

To adorando o relato

 

Helder, tudo bem sim! Foi mal a demora, nunca mais tinha entrado aqui...

 

Se não me engano te adicionei na época que estava planejando minha trip pra Bolívia-Chile-Peru, você me deu uns toques, hora deu retornar a ajuda rsrs.

 

Esse valor foi por pessoa. Acredito que não compense levar real, mas dê uma pesquisada melhor com outros viajantes nessa parte porque não tenho certeza. Eu levei tudo em dólar (espécie e visa travel money), o único país que vi com certeza que trocava real foi o México.

 

O trecho Costa Rica - Guatemala compensa ir de avião pra economizar os dias de viagem, gastamos mais de 2 dias nesse trecho.

 

Foi tranquilo viajar em Junho, mas peguei alguns dias de chuva que me impediram de fazer alguns passeios. Mas no geral foi uma boa época. Escolhi principalmente essa época porque queria muito fazer o mergulho com os tubarões baleias no México, e a temporada começa mais pro final de Maio.

 

Bons ventos pra você também, fique a vontade pra perguntar o que precisar ;)

 

Se eu demorar a responder me manda msg no face que venho aqui olhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Oi Amanda

 

Finalmente terminei de ler rsrs Ultima tarefa do ano

 

Bom eu adorei, você escreve super bem e contou detalhes muito ricos, fiquei imaginando seu marido dando aquela mancada com o celular no angry birds kkk

 

Parabéns pela viagem e que venham as próximas.

 

Gostaria muito da sua ajuda, estou começando a pesquisar e seu relato foi o primeiro que li até o final, portanto me desculpe se algumas perguntas forem obvias rsrs "só vou saber isso depois né? "

 

1 - Preciso de visto para algum desses paises ou basta apresentar o passaporte?

2 - Você partiu de Cancun para itza e retornou para cancun para seguir viagem até mérida, é isso? Não entendi bem essa parte da logistica.

3 - Minha viagem vai ser de 25 a 30 dias - Acho que é pouco para este mesmo roteiro né? Pensei até em pegar um trecho de avião de Costa Rica para Guatemala, assim ganho muitas horas. Então estou pensando tb só em Mexico,guatemala, belize e talvez honduras. Vai depender das pesquisas sobre os 4 paises que vc passou que no momento sao os que mais me atrairam, mas tenho medo de ser muito corrido apenas essa quantidade de dias, vamos ver.

 

outra pergunta é sobre sua camera rsrs estou comprando uma profissa, estou entre a t3 que é a sua e a t5, a duvida é sobre a lente 75-300mm, essa lente oferece um zoom que alcança distancias similares a uma camera super zoom? Sou meio leigo nisso haha vi que sua lente é 250mm talvez consiga ajudar...

 

Nossa, quantas perguntas...desculpa rs

 

hahahaha foi engraçado, é um cabeçudo mesmo!!! rsrs

 

Que bom que curtiu o relato =D

 

1. Não precisa de visto pra nenhum desses países, inclusive Belize que até uns tempos atrás precisava não precisa mais. Apesar de não terem me solicitado, é bom ter alguma passagem que comprove que você deixará o país.

 

2. Eu parti de Cancun pra Itza, mas como me confundi no tempo de percurso, desci em Valladolid e segui de lá pela manhã pra Itza, achei bom porque chegamos lá bem antes da maioria das agências de turismo, dando pra curtir melhor o lugar e tirar umas fotos sem sair aquela muvuca. Chegando em Itza comprei a passagem pra Mérida pro fim da tarde.

 

3. Depende do seu estilo de viagem, né. Se você é daqueles que prefere "passar por cima" dos lugares e conhecer o máximo de lugares que der, até dá pra conhecer a maioria dos lugares que passei, mas mesmo eu com 40 dias ainda achei corrido. O melhor mesmo é você escolher os lugares que mais te atraem e conhecer com um pouco mais de calma cada lugar e depois, quem sabe, conhecer numa próxima o que faltar. Essa parte de selecionar os destinos é a mais complicada, porque são tantos lugares tentadores que dá vontade de dar um jeitinho de conhecer tudo! hahahaha mas se segura rsrs.

 

Sobre a lente... alcança uma distância razoável, mas essas super zoom fodona, são... fodonas rs. Comprei essa 250mm pelo preço pra quebrar um galho, mas o custo x benefício é positivo ;]

 

Novamente, fique a vontade pra fazer quantas perguntas forem necessárias!

 

Boa sorte no planejamento.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 8 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 4 anos depois...
  • Membros
Em 30/07/2014 em 19:01, Amanda Lucena disse:

Olá, pessoal! Entre Maio e Junho eu e meu esposo fizemos um mochilão por alguns países da América Central e alguns lugares do México. No total passamos 41 dias na estrada. Programei minha viagem somente com as dicas que peguei aqui no Mochileiros e resolvi escrever um relato com a maior quantidade de informações úteis (e algumas inúteis tb hahaha) que eu puder passar pra ajudar outros viajantes.

 

Agradeço a todos que fazem o site funcionar, é realmente bastante útil! ;D

 

Antes de partir eu tinha feito um roteiro com todos os lugares que iríamos conhecer e os possíveis passeios que iríamos fazer. Não deu pra fazer tudo o que gostaríamos e no final da viagem tivemos que mudar algumas coisas, deixando de conhecer alguns lugares. De qualquer forma a viagem foi inesquecível, voltamos felizes e realizados!

 

Começamos a viagem no dia 20.05.14 e regressamos ao Brasil no dia 30.06.14

Segue roteiro simplificado dos lugares que conhecemos:

 

Panamá

- Cidade do Panamá

- San Blás

- Bocas del Toro

Costa Rica

- Puerto Viejo

- La Fortuna

- Monteverde

- Quepos (Pq. Manuel Antonio)

Guatemala

- Antígua

- Lago Atitlan: San Marcos e Panajachel

- Lanquin: Semuc Champey

- Flores: Tikal

México

- Tulum

- Playa del Carmen

- Cancun

- Valladolid

- Chichen Itza

- Mérida: Homun

- Palenque

- Cidade do México

 

Vou escrever o relato separado por dias, no final de cada parte coloco os gastos. Provavelmente o relato ficará grande porque é muita coisa pra contar, mas espero que seja útil ::otemo::

 

Dias 1 e 2

Cidade do Panamá

 

Depois de 7 horas de voo de Recife ao Panamá, por volta das 17h finalmente chegamos. O horário no Panamá está a duas horas a menos do que o Brasil. Viajamos com a CopaAir, mesmo estando de olho nos preços das passagens muito tempo antes da viagem, não consegui pegar uma promoção, no final pagamos U$1005 ida e volta.

 

Ao chegar, pegamos um táxi até o Hostel Lunas Castle por U$25 e lá fechamos duas diárias em quarto compartilhado por U$15 cada. Achei bem bacana a decoração do Hostel, cheio de quadros pendurados nas paredes, bem colorido e tal. O nosso quarto tinha uma vista bonita, que se tornou um incômodo na hora de dormir, pois estava de frente pra rua e a barulheira a noite, dos carros e pessoas na rua, incomodava um pouco. Só não incomodou tanto porque estávamos tão cansados que caímos fácil no sono.

 

O Hostel está localizado no Casco Viejo. É um lugar bem charmoso, com arquitetura antiga e casas coloridas. E do outro lado está a cidade do Panamá, com prédios imensos e modernos. A primeira impressão do Panamá foi muito boa. Andamos despreocupados nos arredores.

 

IMG_2197.JPG.4146e3b4bf0ba3ef5737383054c550dc.JPG

 

No primeiro dia às 7 da matina já estávamos de pé, no estado zumbi hahaha. A recepcionista havia dito que tínhamos café incluso na diária, porém, só vimos bananas e café, foi o que comemos haha. Vi um pessoal comendo panquecas mas pensei que eles tinham feito por conta. Só depois fomos descobrir que só era fazer e comer a vontade!

 

Demos uma volta no Casco Viejo para ver a luz do dia o que tínhamos visto na noite anterior. Depois começamos a caminhar pela Cinta Costera, andamos ao todo uns 6km ida e volta, suficiente pra me deixar bem cansada. Cheguei no hostel só o pó! Toda dolorida! Ai pude ver o quanto estou sedentária, meu esposo fumante estava mais disposto do que eu, um absurdo kkkk. E se não bastasse ainda fomos ao Shopping Albrook que é ENORME e caminhamos outro bocado.

 

IMG_2213.JPG.0fdcd82af4e4cc271a87f90b499bd811.JPG

 

Tomamos umas cerva pra aliviar a dor muscular, detalhe: happy hour cerva por apenas 50 centavos de dollar! E no dia seguinte era dia de ir pro paraíso, conhecer as ilhas de San Blas \o/

 

GASTOS DIÁRIOS:

Dia 1.

U$25 táxi do aeroporto pro Hostel Lunas (÷2)

U$30 2 noites no Lunas Castle com café

U$4,5 Cerveja

U$10 Ceviche e 1 Coca

 

Dia 2.

U$25 Táxis (÷2)

U$7 Lanche

U$15 Pizza (÷2)

U$2 2 águas

U$5,30 Comida pra fazer a janta

U$4 Cervejas

 

TOTAL: U$94,80

 

Dias 3, 4 e 5

San Blas

 

Fechamos o passeio pra San Blas no próprio Hostel. Umas 5h30 eles passaram pra pegar a gente. Fomos na agência deles acertar os pagamentos e depois eles dão um tempinho pra gente comprar coisas no mercado. MUITO IMPORTANTE: Comprem água suficiente pra quantidade de dias que forem passar nas ilhas, no mercado uma garrafa de 1,5L custava U$0,66 e os Kunas cobravam U$3! Levem também lanches pra beliscar, as refeições estão inclusas no preço da diária, mas pode não ser suficiente pra matar a fome!

 

Outra coisa, levem repelente! Eu particularmente sou imã pra mosquitos, fiquei com mais de 50 bolinhas vermelhas nas pernas durante os dias que fiquei em San Blas, sem exageros.

 

Não sou de passar mal em viagens de carro ou ônibus, mas fiquei bastante enjoada durante o trajeto até o lugar onde se pega o barco. A estrada é um sobe e desce com curvas sem fim, foram 2h30 nesse sofrimento. Quando entrei no barco e o vento começou a bater no meu rosto foi um alívio imenso!!!

 

Por volta das 10h30 chegamos na Ilha Senidup, lugar que escolhemos passar nossas 3 diárias. Pra quem não sabe, San Blas, ou Kuna Yala, é uma reserva indígena gerida e conservado pelos índios Kunas, que apesar de terem modernizado parte de seu estilo de vida, ainda mantêm muito de seus costumes e tradições.

 

IMG_2554.jpg.0046f95336cef8f75b95ce19a767de9b.jpg

 

O lugar é simplesmente fantástico! Areia clarinha, repleta de coqueiros, mar cristalino com todos os tons de azul, é um cenário lindo que até nos deixa sem fôlego! As ilhas são bem pequenas, algumas é possível dar a volta a pé em menos de 15 minutos.

 

IMG_2403.JPG.1327c217960f7562aa2f3cac6b5d50db.JPG

 

A hospedagem é em cabanas com teto de palha e chão de areia, tudo bem simples, bem roots. A energia na ilha era fornecida por geradores que funcionavam somente algumas horas durante a noite. É bom levar uma lanterna, depois das 22h as luzes se apagam.

 

Logo quando chegamos já caímos no mar. Pegamos nossos snorkels e fomos dar uma volta pra ver as belezas subaquáticas. Ao redor da ilha tem alguns corais bem coloridos, vários peixinhos e outros seres marinhos. Pela tarde fomos de barco até a Isla Estrellas, fiquei abobalhada com a quantidade de estrelas do mar que tinha ali, muitas muitas!

 

IMG_2349.JPG.9e6b6873b835675ac4f2502ea341631e.JPG

 

O dia seguinte amanheceu com chuva e não deu pra fazer nenhum passeio. Aproveitamos pra fazer snorkel numa outra parte que não tínhamos ido. Foi lindo! Vimos vários peixes, alguns razoavelmente grandes, muitos pepinos do mar, e lulas!

 

Também aproveitamos a paz daquele lugar pra relaxar, ler, pensar... etc.

 

A ilha estava praticamente cheia de Israelenses. A noite formou um grupo e ficamos jogando um jogo de cartas que eu nunca tinha visto, foi legal.

 

No outro dia acordei bem cedo com o cantar dos pássaros, ainda estava escuro. Caminhei até a beira da praia e me deixei ficar ali, contemplando toda aquela beleza. O dia começou a clarear, o sol começou a nascer e um céu azul apareceu. Um belo dia se iniciava!

 

Esse dia foi perfeito! Fizemos o passeio pra Isla Perro, a ida até lá é DESLUMBRANTE. Que mar é aquele, minha gente?! Um azul com verde, água bem limpinha, coisa divina! Em frente a Isla Perro tem um pequeno navio naufragado, vários corais se formaram no casco do navio, apenas com um snorkel é possível contemplar a beleza que ali se encontra. Vários peixes de todas cores, formas e tamanhos! Um momento inesquecível foi estar rodeada por um cardume de milhares de pequenos peixes e toda vez que eu tentava passar entre eles, todos se desviavam, sincronizados, foi encantador! E se não bastasse tudo aquilo, ao redor da ilha tem um arrecife de corais bem grande, algumas partes passavam facilmente dos 10 metros de profundidade, mal dando pra ver o fundo. Muita vida marinha! Terminamos o dia felizes por tudo, mas no dia seguinte era hora de partir... porém, muita coisa boa nos aguardava, a viagem só tinha começado =D

 

IMG_2496.JPG.33658075360b6084d049d2e063ce0a78.JPG

 

GASTOS TOTAIS:

U$15 Lanches e água (÷2)

U$55 4x4 ida e volta

U$10 Taxa reserva dos Kunas

U$2 Taxa de embarque (pois é!)

U$78 3N Senidup Island com refeições

U$40 Barco ida e volta do porto a Isla Senidup

U$7 Barco até Isla Estrelas

U$15 Barco até Isla Perro

U$25 Outros (Água, refri, etc.)

 

TOTAL: U$239,50

IMG_2433.JPG.fd12622dfe2e0457e0d380edf5bc69a2.JPG

Muito legal seu roteiro. Estou babando nas fotos. Sonho muito em ir no México e pretendo faze-lo assim que a situação do covid permitir. Abraços,

Gustavo Woltmann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...