Ir para conteúdo

Primeira vez na Europa - 12 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos!

 

Participei de uma promoção e ganhei uma viagem de ida e volta com acompanhante para Roma, pela Alitalia. Ficarei 12 dias líquidos conhecendo a Europa com minha esposa, na segunda quinzena de julho. Nunca fomos à Europa, então muitas dúvidas surgem.

 

Pelo regulamento da promoção, o destino da ida e o embarque da volta devem ser realizados obrigatoriamente em Roma. Até perguntei se seria possível voltar por outro país, mas disseram que não. É de graça, então fazer o quê?! :lol:

 

Andei pesquisando um pouco sobre roteiros e percebi que são inúmeras as possibilidades. Para ser sincero, para fazer tudo o que pretendo na Europa, gastaria pelo menos um ano. Mas já que isso não é possível, preciso aproveitar a viagem em apenas 12 dias.

 

Minha dúvida diz respeito a quais países visitar durante nossa estadia. Roma e Paris serão paradas obrigatórias, essa é a única definição que temos até agora. Contudo, estamos perdidos quanto ao restante do roteiro. Vi blogs dizendo que grandes capitais devem ser visitadas em pelo menos 5 dias, enquanto outros relatam que 3 dias estão de bom tamanho.

 

Inicialmente, gostaríamos de fazer o seguinte roteiro: Roma/Paris/Bruxelas/Amsterdã e Roma por último (só o tempo de entrar no avião e voltar para o Brasil). Seriam 3 dias em cada país; talvez 2 em Bruxelas ou Amsterdã para não ter que chegar em cima da hora em Roma e também para evitar eventuais atrasos. Por outro lado, consideramos a possibilidade de permanecermos somente na região de fronteira da Itália (Itália + França + Suíça), a fim de não perder muito tempo com deslocamentos maiores e, assim, aproveitar melhor o passeio.

 

Nossa incerteza também é decorrente da falta de experiência e conhecimento do cotidiano e cultura de cada país. Nosso perfil é de um casal jovem, com muita energia para gastar (mas não muito dinheiro rs). Outro detalhe é que nosso inglês é fraco. Isso interfere muito?

 

Bem, gostaria de opiniões dos amigos sobre qual opção melhor se encaixa em nossa realidade. Sugestões são sempre bem-vindas, inclusive se tratar de incluir, excluir ou substituir países do roteiro.

 

Desde logo agradeço a atenção de todos.

Link para o comentário
  • Membros

Afonso, tudo bem? Primeiro, morta de inveja com essa sua sorte rsrs

 

Mas vamos às informações rs. O inglês não interfere em muita coisa não, só em Paris que são um pouco mais chato, mas seja MUITO simpático com os franceses que eles te ajudarão. Eu, na sua situação deixaria Roma por último, como o retorno é um voo internacional, vc precisa estar no aeroporto com pelo menos 3h de antecedência e com isso você perde um dia inteiro praticamente, por exemplo, se estiver em AMS e tiver que ir pra Roma para pegar o voo, 2h de espera em AMS + tempo de voo + espera em Roma, já se foi um dia perdido.

 

Roma com 3 dias cheios você consegue aproveitar muito, mas assim, é acordando as 7h e voltando para o hostel/hotel as 20h rs. Todo os pontos mais muvucados que quis visitar, cheguei pelo menos antes das 8h, como a Fontana di Trevi, o Coliseu, o Vaticano...e sim, vá em todos muito cedo. Isso vale para o Louvre também, caso você queira entrar, claro. Paris, sem ir em Versalhes, 4 dias cheios acho o suficiente, mas mesmas coisa, saindo cedão e voltando tarde. Procure hospedagem bem localizada que ajuda muito. O metrô de Paris funciona muito, pra todo lugar você consegue ir de metrô mas eu não acho que valha a pena, tem que andar e pedalar em Paris, a cidade é linda em todo canto e o metrô não deixa a gente ver a paisagem. Já Roma, faça tudo a pé, Roma é beco atrás de beco, o metrô não cobre a cidade muito bem e nem pense em pegar ônibus ou alugar um carro, o trânsito de Roma é caótico e você fica mais tempo preso nele do que andando. Bruxelas já me falaram que dois dias é suficiente e AMS 3 tá de bom tamanho.

 

Agora, se quiser fazer apenas Paris e o restante Itália seria legal também. Paris - Veneza - Florença com bate e volta em Siena, Pisa, Luca e San Gimignano (que tem o melhor sorvete do mundo) - Roma seria legal também. Mas de verdade, considere deixar Roma para o final e 12 dias é um pouco corrido, mas se vocês não se importarem de acordar cedo e dormir tarde, vai dar pra aproveitar bem. Deixem pra dormir no voo rsrs

 

Qualquer coisa, dá um grito! Até

Link para o comentário
  • Colaboradores

Afonso, parabéns por ganhar essa viagem, que prêmio hein?

 

Paris, Bruxelas, Amsterdam e Roma seria um roteiro tranquilo para 12 dias, daria pra aproveitar legal. Minha sugestão: 4 dias em Paris, 2 em Bruxelas, 3 em Amsterdam e 3 em Roma.

 

Falta de experiência e conhecimento do cotidiano não é coisa pra se preocupar, afinal, se fosse pra se preocupar com isso não viajaríamos pra lugar algum, certo?

 

Discordando um pouco do comentário acima, eu acho que o inglês influencia sim, principalmente na Itália e França. Passei 7 meses mochilando pela Europa ano passada e esses dois países foram os que mais sofri com comunicação, e meu inglês é bom. Os italianos não falam inglês, em Roma isso é um pouco melhor, mas em cidades menores, esquece. Na frança eles falam, mas não gostam que você chegue falando em inglês. Se você falar em francês "eu não falo francês, você pode falar em inglês?", ai tudo certo.

 

Mas enfim, isso é parte de uma viagem, tudo serve de aprendizado. Se vocês tem o inglês básico já vão conseguir se virar.

 

Caso queira algumas dicas:

 

Guia de como viajar na europa:

http://tireabundadosofa.com.br/como-viajar-pela-europa/

 

O que fazer em Roma:

http://tireabundadosofa.com.br/roma/

 

Mais destinos na Itália:

http://tireabundadosofa.com.br/tag/italia/

 

Bruxelas:

http://tireabundadosofa.com.br/bruxelas/

 

Amsterdam:

http://tireabundadosofa.com.br/amsterdam/

 

Qualquer dúvida é só chamar :)

Link para o comentário
  • Membros
Afonso, parabéns por ganhar essa viagem, que prêmio hein?

 

Paris, Bruxelas, Amsterdam e Roma seria um roteiro tranquilo para 12 dias, daria pra aproveitar legal. Minha sugestão: 4 dias em Paris, 2 em Bruxelas, 3 em Amsterdam e 3 em Roma.

 

Falta de experiência e conhecimento do cotidiano não é coisa pra se preocupar, afinal, se fosse pra se preocupar com isso não viajaríamos pra lugar algum, certo?

 

Discordando um pouco do comentário acima, eu acho que o inglês influencia sim, principalmente na Itália e França. Passei 7 meses mochilando pela Europa ano passada e esses dois países foram os que mais sofri com comunicação, e meu inglês é bom. Os italianos não falam inglês, em Roma isso é um pouco melhor, mas em cidades menores, esquece. Na frança eles falam, mas não gostam que você chegue falando em inglês. Se você falar em francês "eu não falo francês, você pode falar em inglês?", ai tudo certo.

 

Mas enfim, isso é parte de uma viagem, tudo serve de aprendizado. Se vocês tem o inglês básico já vão conseguir se virar.

 

Caso queira algumas dicas:

 

Guia de como viajar na europa:

http://tireabundadosofa.com.br/como-viajar-pela-europa/

 

O que fazer em Roma:

http://tireabundadosofa.com.br/roma/

 

Mais destinos na Itália:

http://tireabundadosofa.com.br/tag/italia/

 

Bruxelas:

http://tireabundadosofa.com.br/bruxelas/

 

Amsterdam:

http://tireabundadosofa.com.br/amsterdam/

 

Qualquer dúvida é só chamar :)

 

 

Bstorquato, primeiro...melhor nome de blog ever. Adorei rsrs. Já estou lendo todos os posts rsrs

 

Duas coisas, sobre o inglês, eu realmente acho que é de pessoa pra pessoa, só falei em inglês nos lugares que fui, Paris, Roma e Firenze e deu certo, fui muito bem tratada. Mas já saí daqui com várias pessoas falando "ai, em Paris não vão te atender pq são chatos", povo que tumultua sabe? Mas de verdade, eu fui muito bem tratada, falando em inglês ou em mímica rsrs.

 

Outra coisa, vc tem cidadania? Tô aqui quebrando a cabeça tentando descobrir como ficar mais de 3 meses na Europa e não consigo achar uma solução, além de ter alguma cidadania, mas não tenho rs. Desde já, muuuito obrigada rs!!

Link para o comentário
  • Membros

Primeiro parabéns!

 

Mas você já pensou que o seu voo de volta até Roma no último dia e em cima da hora de pegar o voo de volta para o Brasil pode atrasar ou ser cancelado? E ai o que você vai fazer? Sentar o chorar pelos R$ 3.000 por pessoa que uma passagem só de ida de Roma até o Brasil vai lhe custar lá na hora se você perder o voo da promoção?

 

Pessoalmente eu não deixaria para voltar a Roma no último dia, eu voltaria no máximo na noite anterior, ou então deixaria para visitar Roma no final de viagem, e iria logo no dia da chegada para a primeira cidade a ser visitada.

 

Ou seja, eu nem sairia do aeroporto de Fiumicino, já compraria uma passagem logo no primeiro dia para Paris, um voo que saia lá pelo meio dia, no mínimo umas 4 ou 5 horas depois do horário previsto do seu voo chegar lá em Roma, para que um atraso qualquer não faça você perder o voo para Paris.

 

Como a nana.ferreira já falou, você não estala os dedos e num passe de mágica aparece lá em Amsterdam, cada deslocamento entre cidades vai lhe consumir facilmente metade de um dia entre preparativos para sair de uma cidade até se ver completamente acomodado e livre na próxima cidade. Então leve isto em conta na hora de dividir o seu tempo entre as cidades, pois 2 dias em Amsterdam podem acabar virando 1 dia e meio ou até menos dependendo dos horários dos seus voos e trens...

 

Você está contando os dias da chegada e o da volta nestes 12 dias líquidos? O dia da chegada será um dia perdido pois você irá a Paris, então se estiver contando ele nos 12 dias, já sobram só 11 dias.

 

Contando o 1º dia como o dia da chegada e que será um dia perdido, se você ficar 4 dias em Paris, pegando o trem ao anoitecer do 5º dia, ficar 3 dias em Amsterdam, pegando o voo de volta a Roma ao anoitecer do 8º dia, lhe sobrariam 4 dias em Roma, contando que vai pegar o voo no 12º dia a noite lá em Roma...

 

Pessoalmente eu recomendaria ao menos 4 dias em Paris, 3 dias em Amsterdam e pelo menos dias 3 dias inteiros em Roma. Este 1 dia que em teoria estaria sobrando em Roma, você poderia usar ele em roma mesmo, explorando melhor a cidade, ou então fazendo bate-volta a Pompeia ou a Florença, ou se fizer muita questão de visitar a Bélgiga, usar ele como um pit-stop em Bruxelas..

 

Parafraseando um outro colega aqui do fórum, Suíça e economia são palavras que não combinam, o que você gastaria para ficar 3 ou 4 dias na Suíça seria suficiente para você ficar 8 dias na Itália.

Link para o comentário
  • Membros

Na Itália tem bastante pessoas que não falam inglês, mas em Roma e outras cidades turísticas, todo mundo com quem você vai ter contato no dia-a-dia fazendo os programas que um turista normalmente faz, vai saber falar ao menos um pouco de inglês. Basta você ser educado, e aprender ao menos como falar bom dia em italiano e dai já emendar o inglês...

 

E se a coisa realmente apertar, o idioma italiano e português são semelhantes, você vai conseguir entender muitas coisas que os italianos falam e eles vão entender muita coisa que você fala em português.

 

Em Paris, fazendo os programas que um turista normalmente faz, vai ser praticamente impossível achar alguém que não fale inglês, novamente basta ser educado e falar ao menos bom dia em francês...

 

Os holandeses já estão conformados que ninguém consegue aprender o idioma deles, então nem ligam mais se você falar em inglês com eles... rsss

 

Mas se a coisa apertar, mímica, apontar com o dedo sempre salvam... Estude bem os mapas das cidades, para saber onde ficam os locais que você quer visitar, pesquise como ir até lá usando metrô, ônibus ou bonde, assim você não precisa ficar pedindo informação na rua, o google maps é excelente para isto.

Link para o comentário
  • Membros
Afonso, tudo bem? Primeiro, morta de inveja com essa sua sorte rsrs

 

Mas vamos às informações rs. O inglês não interfere em muita coisa não, só em Paris que são um pouco mais chato, mas seja MUITO simpático com os franceses que eles te ajudarão. Eu, na sua situação deixaria Roma por último, como o retorno é um voo internacional, vc precisa estar no aeroporto com pelo menos 3h de antecedência e com isso você perde um dia inteiro praticamente, por exemplo, se estiver em AMS e tiver que ir pra Roma para pegar o voo, 2h de espera em AMS + tempo de voo + espera em Roma, já se foi um dia perdido.

 

Roma com 3 dias cheios você consegue aproveitar muito, mas assim, é acordando as 7h e voltando para o hostel/hotel as 20h rs. Todo os pontos mais muvucados que quis visitar, cheguei pelo menos antes das 8h, como a Fontana di Trevi, o Coliseu, o Vaticano...e sim, vá em todos muito cedo. Isso vale para o Louvre também, caso você queira entrar, claro. Paris, sem ir em Versalhes, 4 dias cheios acho o suficiente, mas mesmas coisa, saindo cedão e voltando tarde. Procure hospedagem bem localizada que ajuda muito. O metrô de Paris funciona muito, pra todo lugar você consegue ir de metrô mas eu não acho que valha a pena, tem que andar e pedalar em Paris, a cidade é linda em todo canto e o metrô não deixa a gente ver a paisagem. Já Roma, faça tudo a pé, Roma é beco atrás de beco, o metrô não cobre a cidade muito bem e nem pense em pegar ônibus ou alugar um carro, o trânsito de Roma é caótico e você fica mais tempo preso nele do que andando. Bruxelas já me falaram que dois dias é suficiente e AMS 3 tá de bom tamanho.

 

Agora, se quiser fazer apenas Paris e o restante Itália seria legal também. Paris - Veneza - Florença com bate e volta em Siena, Pisa, Luca e San Gimignano (que tem o melhor sorvete do mundo) - Roma seria legal também. Mas de verdade, considere deixar Roma para o final e 12 dias é um pouco corrido, mas se vocês não se importarem de acordar cedo e dormir tarde, vai dar pra aproveitar bem. Deixem pra dormir no voo rsrs

 

Qualquer coisa, dá um grito! Até

 

Nana, muito obrigado pelas dicas. É uma ótima ideia deixar Roma para o fim mesmo. Ainda mais eu que sou ansioso e se perco o avião, fico doido kkk. Sua opinião foi muito valiosa e me ajudou muito!

Link para o comentário
  • Membros
Afonso, parabéns por ganhar essa viagem, que prêmio hein?

 

Paris, Bruxelas, Amsterdam e Roma seria um roteiro tranquilo para 12 dias, daria pra aproveitar legal. Minha sugestão: 4 dias em Paris, 2 em Bruxelas, 3 em Amsterdam e 3 em Roma.

 

Falta de experiência e conhecimento do cotidiano não é coisa pra se preocupar, afinal, se fosse pra se preocupar com isso não viajaríamos pra lugar algum, certo?

 

Discordando um pouco do comentário acima, eu acho que o inglês influencia sim, principalmente na Itália e França. Passei 7 meses mochilando pela Europa ano passada e esses dois países foram os que mais sofri com comunicação, e meu inglês é bom. Os italianos não falam inglês, em Roma isso é um pouco melhor, mas em cidades menores, esquece. Na frança eles falam, mas não gostam que você chegue falando em inglês. Se você falar em francês "eu não falo francês, você pode falar em inglês?", ai tudo certo.

 

Mas enfim, isso é parte de uma viagem, tudo serve de aprendizado. Se vocês tem o inglês básico já vão conseguir se virar.

 

Caso queira algumas dicas:

 

Guia de como viajar na europa:

http://tireabundadosofa.com.br/como-viajar-pela-europa/

 

O que fazer em Roma:

http://tireabundadosofa.com.br/roma/

 

Mais destinos na Itália:

http://tireabundadosofa.com.br/tag/italia/

 

Bruxelas:

http://tireabundadosofa.com.br/bruxelas/

 

Amsterdam:

http://tireabundadosofa.com.br/amsterdam/

 

Qualquer dúvida é só chamar :)

 

Bstorquato, valeu pelas valiosas sugestões. Gostei muito do blog. Vou ler os artigos para me orientar melhor.

Link para o comentário
  • Membros
Primeiro parabéns!

 

Mas você já pensou que o seu voo de volta até Roma no último dia e em cima da hora de pegar o voo de volta para o Brasil pode atrasar ou ser cancelado? E ai o que você vai fazer? Sentar o chorar pelos R$ 3.000 por pessoa que uma passagem só de ida de Roma até o Brasil vai lhe custar lá na hora se você perder o voo da promoção?

 

Pessoalmente eu não deixaria para voltar a Roma no último dia, eu voltaria no máximo na noite anterior, ou então deixaria para visitar Roma no final de viagem, e iria logo no dia da chegada para a primeira cidade a ser visitada.

 

Ou seja, eu nem sairia do aeroporto de Fiumicino, já compraria uma passagem logo no primeiro dia para Paris, um voo que saia lá pelo meio dia, no mínimo umas 4 ou 5 horas depois do horário previsto do seu voo chegar lá em Roma, para que um atraso qualquer não faça você perder o voo para Paris.

 

Como a nana.ferreira já falou, você não estala os dedos e num passe de mágica aparece lá em Amsterdam, cada deslocamento entre cidades vai lhe consumir facilmente metade de um dia entre preparativos para sair de uma cidade até se ver completamente acomodado e livre na próxima cidade. Então leve isto em conta na hora de dividir o seu tempo entre as cidades, pois 2 dias em Amsterdam podem acabar virando 1 dia e meio ou até menos dependendo dos horários dos seus voos e trens...

 

Você está contando os dias da chegada e o da volta nestes 12 dias líquidos? O dia da chegada será um dia perdido pois você irá a Paris, então se estiver contando ele nos 12 dias, já sobram só 11 dias.

 

Contando o 1º dia como o dia da chegada e que será um dia perdido, se você ficar 4 dias em Paris, pegando o trem ao anoitecer do 5º dia, ficar 3 dias em Amsterdam, pegando o voo de volta a Roma ao anoitecer do 8º dia, lhe sobrariam 4 dias em Roma, contando que vai pegar o voo no 12º dia a noite lá em Roma...

 

Pessoalmente eu recomendaria ao menos 4 dias em Paris, 3 dias em Amsterdam e pelo menos dias 3 dias inteiros em Roma. Este 1 dia que em teoria estaria sobrando em Roma, você poderia usar ele em roma mesmo, explorando melhor a cidade, ou então fazendo bate-volta a Pompeia ou a Florença, ou se fizer muita questão de visitar a Bélgiga, usar ele como um pit-stop em Bruxelas..

 

Parafraseando um outro colega aqui do fórum, Suíça e economia são palavras que não combinam, o que você gastaria para ficar 3 ou 4 dias na Suíça seria suficiente para você ficar 8 dias na Itália.

 

Adriano, muitíssimo obrigado pelas sugestões.

Sim, estou considerando no total líquido os dias (perdidos) de chegada e de partida. Serão 14 dias ao todo; descontei os dois mencionados. Apenas não considerei os deslocamentos menores de uma cidade a outra, mas eles certamente irão impactar na viagem.

 

Como bem indicado por você e pela Nana, estou bastante inclinado a deixar Roma por último, porém pegando um avião para Amsterdã, ao invés de Paris, e ir descendo pelos países de trem ou ônibus até finalizar em Roma. É bom que consigo controlar o tempo em cada cidade sem medo de me atrasar para o voo de volta ao Brasil. O que acha da ideia?

Link para o comentário
  • Membros

Só tem que ver o que você vai colocar entre Amsterdam e Roma, não costuma ser uma rota barata e rápida para se fazer de trem/ônibus.

 

Se for fazer Amsterdam e Paris e depois voltar diretamente a Roma, logisticamente não vai mudar nada ir antes a Amsterdam ou Paris, você teria que voltar para Roma de avião de qualquer jeito. Eu definiria a ordem, ir primeiro a Amsterdam ou Paris, conforme os preços e horários dos voos que eu achasse saindo de Roma e voltando a Roma destas duas cidades.

 

Ir direto de Paris ou Amsterdam até Roma é muito distante e caro para ir de trem/ônibus, é melhor pegar um avião, de ônibus seriam 27 ou 28 horas de estrada, e de trem seriam umas 12 horas, com uma troca de trem em Milão.

 

Mesmo tendo que encarrar toda burocracia dos aeroportos, ir de avião nestas distâncias enormes ainda vai lhe custar um terço de tempo que levaria fazer este trajeto de trem, e um quarto do tempo necessário para se fazer este trecho de ônibus, e se comprar antecipado numa low-cost, é capaz de a passagem de avião ser bem mais barata, mesmo tendo que pagar para despachar bagagem.

 

A sua ideia de ir a Amsterdam e depois ir voltando de trem ou ônibus até Roma só daria certo se você desistisse de Paris, e ao invés de ir a Paris, fosse voltando até a Itália passando pela Alemanha e Áustria, passando por Munich, Salzburg/Viena, Veneza e terminar em Roma, mas não sei se o tempo que você tem disponível seria suficiente para fazer isto sem que vire uma correria...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...