Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Estou pensando em me inscrever, utilizando a nota do enem, no vestibular da universidade do Porto, visto q a universidade tem um método de entrada específico para Brasileiros. Mas ainda estou na dúvida se vale a pena fazer toda a graduação em outro país ou se é melhor cursar no Brasil e ir à Portugal apenas para fazer uma especialização ( mestrado ou doutorado). Alguém pode me ajudar? Desde já, agradeço.

 

Obs: O curso q pretendo fazer é Direito.

Não possuo cidadania Portuguesa.

Link para o comentário
  • Membros

Ao fazer graduação no Exterior, você terá que validar o seu diploma no Brasil caso queira que ele valha alguma coisa aqui no Brasil, é um processo meio burocrático e não é lá tão baratinho assim.

 

Leve em conta que alem de ter que revalidar o seu diploma no Brasil, ainda tem o exame da OAB, será que aquilo que você aprendeu num curso de direito em Portugal vai servir de muita coisa para você fazer o exame da OAB?

 

Para cursos muito específicos na legislação ou cultura de um país, como direito por exemplo, pessoalmente eu acho que é melhor fazer a graduação numa boa universidade brasileira, e depois ir fazer um mestrado ou doutorado fora, vai lhe ser mais útil e bem menos burocrático caso pretenda exercer a profissão aqui no Brasil

 

http://www.estudonoexterior.com/planejamento-para-estudo-no-exterior-deve-incluir-revalidacao-do-diploma-do-brasil/

Link para o comentário
  • Membros

Devido a crise econômica que tem assolado Portugal a alguns anos, por sinal muito pior que a brasileira, a econômia portuguesa tem melhorado lentamente, mas pessoalmente eu não acredito que vá melhorar significativamente nos próximos anos, atualmente Portugal é um grande exportador de mão de obra, ou seja, os jovens portugueses estão saindo de Portugal para ir trabalhar em outros países.

 

E sim, experiência própria trabalhando na Europa, sempre rola um preconceito contra estrangeiros na hora de as empresas contratarem um profissional. Se houverem 2 candidatos com qualificação e experiência parecidas, as empresas quase sempre optam pelo candidato nativo.

 

Você tem que ser muito bom ou ter referências muito boas para vencer o processo de seleção contra os nativos, fazer uma faculdade meia-boca ou levar o curso nas coxas, aliado ao fato de ser estrangeiro vão complicar a sua vida na hora de procurar um emprego lá.

 

Claro que bons profissionais, com boa formação, sempre vão conseguir uma colocação no mercado, mas o mercado de trabalho em Portugal é muito menor do que o mercado de trabalho no Brasil.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...