Ir para conteúdo

Salkantay Trekk - E perrengues de uma mochileira de primeira viagem


Posts Recomendados

  • Membros

Ola Leticia

 

estive em Julho em Salkantay e quero aproveitar seu post para relatar nossos perrengues tbm:

 

Esta foi a nossa primeira trilha e pesquisamos muito sobre EQUIPAMENTOS.

Levamos cada um uma mochila com itens basicos, mas a mochila deve ser trilha mesmo, com suporte na barriga e peito, pegamos emprestado mesmo as mochilas. Botas impermeaveis (foram uteis, mas nao pegamos chuva - ufa).

1 legging, 3 camisetas dryfit, 1 calca segunda pele, 1 moleton, 1 calça de tactel, 2 segundas peles (parte de cima), 1 casaco( é o que eu tinha, mas a galera mais equipada tinha blusas termicas apropriadas) e 2 blusas fleece. Papel higienico, protetor solar, bone, repelente, kits de primeiro socorro (band aid). Bastao (comprei em Mollepata por 4 soles, de madeira e muito bom). Folhas de coca, bala de coca, doces e biscoitos, 2 litros de agua por dia. 1 toalha magica, roupa de banho, lenços umidecidos, lanterna (os acampamentos nao tem energia) e touca de frio.

Alugamos os sacos de dormir com a agencia mesmo. Cada um tem direito a deixar ate 5kilos para a mulinha levar, entao foi nosso saco de dormir + uma mala.

Nao levei, mas recomendo muito levar: agulha e alcool (para estourar as possiveis bolhas, sofri muito para conseguir isso durante a trilha, e compeed (levei so 3 e fez falta). Shampoo, sabote e condicionador eu nao levei, mas comprei saches durante a trilha (somente em aguas termais e no ultima dia que usamos, entao vale a pena pensar se realmente vale a pena carregar este peso).

 

Dificuldade: esta trilha é bem pesada (nunca fiz outra assim, somente 1 vez uma trilha de 1 dia 15km no Brasil), a km diaria nao parece muito, mas quando somada a altitude, sobe e desce, pedras, mochila, isso sim faz diferença. Recomendo a quem tem interesse em fazer a trilha, ter uma rotina de atividades fisicas. Falo por mim, corro 2 a 3 vezes por semana (corrida de rua mesmo) faço media de 9 a 12km por treino, achei que estava preparada, ate estava pois conclui todo o percurso sem cavalo ou onibus, mas senti muita dificuldade. Meu marido tambem pratica esportes como surfe e bike, ele sofreu menos que eu...

 

- 1 dia e 1/2 para se ambientar em Cusco. Relaxamos e conhecemos somente o basico. Evitamos bares e baladas. Senti dor de cabeca no segundo dia, bebi muito cha de coca, que aliviou um bocado. se puder fique 2 dias inteiros para se ambientar.

 

- 1 dia de trilha 14 km- muito frio (estava 0°C em cusco). A Agencia pegou a gente as 4h30 da manha e seguimos ao ponto de encontro na Praca e fomos de onibus ate Mollepata, onde tomamos cafe da manha. Iniciamos a trilha umas 9h30, subida ingrime por umas 2horas e seguimos ate as 14h30 com 2 paradas de 10 min. Neste momento o ideal é de hidratar e comer algo. Nao comemos nada e as 14h quase tive um treco, rs. Os ultimos 2km paracem nao ter fim, chegou a bater um desespero quando vi ao longe o acompamento (pensei comigo, é la? ta longe pacas... meu Deus, sera que aguento?!) Chegamos em Soraypampa e almoçamos la, neste dia o trekking acaba este horario mesmo. Apos o almoco tem uma caminhada de umas 3h ida e volta ate um lago (nao fomos, mas quem foi dsse que nao valeu o esforço, devido a subida ingrime e altitude). Sem banho neste dia. Happy hour com pipoca e biscoito + depois jantar. Dormir cedo, pois o segundo dia promete! Muito frio, uns -8°C. 2 calças, 2 blusas, casaco, saco de dormir, touca de frio, luvas nao me esquentaram .... noite mal dormida.

 

2 dia de trilha - 22km - O mais temido dia começa as 5h00 com room-service na barraca, um peruano nos acorda - Coca Te, Coca te... 30 min para vc tomar seu cha e a estar arrumado para tomar cafe e as 6h30 partimos subir 4h aprox ate Abra Salkantay. Neste dia voce pode contratar cavalos para subir. Mas estavamos disposto a subir e subimos, e para minha alegria e de meu marido conseguimos fazer em 3h. Foi dificil devido o frio intenso e subida, a altitude pega mesmo, muita folha de coca (ah e neste dia compramos no acampamento coca-cola) ajudou muito. Chocolate e biscoit0 salgado (aprendemos no primeiro dia, consumir muita energia, para gastar e nao passar mal). Mas teve um pessoal do grupo que demoou um pouco mais de 4h, entao o grupo espera a chegada de todos. Isso é bom, pois descansamos mais e nos preparamos para a descida (ardua). Lindo, impressionante e imponente Salkantay, há quem leva pedras de la de baixo e deixa lá em cima como forma de pagar os pecados, nao fizemos isso (a altitude já nos castiga demais rs). Descemos e chegamos para almocar umas 13h00. Pausa e descanso, recomeçamos as 14h30. Mais descida, nesta momento a paisagem muda totalmente, estamos na floresta. Lindo, mas meus joelhos começaram a chorar, foi muito complicada a descida, as pedras, o risco de cair (no chao mesmo), torcer o pé (uma bota ajuda), enfim, meus joelhos me matava, mesmo com 1 bastao. Chegamos ao acompamento umas 17h, e novamente o s ultimos km sao interminaveis. Resultado: 2 bolhas no pe e nao tinha como estourar.

Neste acampamento voce ate pode pagar para tomar banho, mas estava ainda muito frio e quase ninguem se arriscou. Tomamos uma bela cerveja e comemoramos o final do dia mais temido. No entanto para mim, o primeiro dia foi pior, porque nao comemos nenhum lanchinho, entao fica a dica - comer bem no cafe da manha e aproveitar as paradinhas para um breve lanche.

 

3 dia de trilha - 15 km - 5h30 room-service - coca te ..... e vamos la... arrumar as coisas rapido, cafe da manha e se manda. Era para ser um dia mais tranquilo, mas as dores dos 2 dias anteriores, tornam o dia mais leve, nada leve. seguimos pela mata tropical, com um rio ao lado, lindoooo, tudo lindooo. E as 13h chegamos para almocar e pegar um onibus (nao é opcional é obrigatorio seguir de bus agora) ate Santa Tereza, lá vc pega o necessario e vamos para nosso super banho com aguas termais (pago a parte, nao inclui no pacote 15 soles por pessoa com onibus). Ali eles vendem (roupas de banho, toalhas, shampoo e condionador en sache etc...) antes de entrar, vc deve se banhar. AS aguas sao limpinhas, cristalinas, e pode confiar...ficamos 2h e voltamos ao acampamento (limpos e renovados) 5 bolhas no meu pe me impossibilitavam de continuar, entao bora procurar agulha e alcool... depois de muito implorar aos guias eles me arranjaram. Estourei, limpei e coloquei band aid. Otimo!!! agora podia cair na balada dos sobreviventes promovido pelos guias. Tequila inka free e musicas, tinha ate iluminação, tudo isso, ao ar livre no meio do acampamento... neste dia agradecemos os carregadores e cozinheiros com uma propina (opcional)

 

4 dia de trilha - 15 km - room service 5h30, coca te, cafe e bora arrumar as coisas. Ah neste dia, cada um leva sua mala. Acabou a mamata de mulinhas carregando nosso peso rs. Neste dia voce pode fazer tiroleza e o onibus te deixa na hidroeletrica, ou pagar um bus para hidroeletrica. Mas resolvemos fazer a pé mesmo, entao de um grupo de 22 pessoas, somente eu, meu marido e + 2 fizemos a pe de Santa tereza ate hidoeletrica (ah na nossa mala tinha a marmita do almoco, rs), tempo estimado era de 3h, mas para evitar o sol fizemos rapido e em 2h terminamos este trecho. Paramos as 10h00 para comer a marmita na hidroeletrica e seguimos a aguas calientes.

Devido a correria no primeiro trecho, machuquei meu calcanhar e minhas amadas bolhas voltaram, fiz o ultimo trecho quase que passeando no shopping, devagar (passeio mesmo) curtindo a natureza exuberante e chegamos as 14h em aguas caliente (um trecho de 2h30 eu percorri em 3h30). A chegada ate o hostel foi muito dura, mas chegamos, tomei banho, dormi... fomos ate o centro para comprar alcool e agulha. Estourei minhas bolhas amadas e resolvi comprar um tenis (tipo all star, 25 soles) A bota que me ajudou os 4 dias, ia me matar no ultimo, aposentei a minha parceira rs. Jantamos em um restaurante com o grupo, pegamos os tickets de entrada a MachuPicchu. Compramos umas guloseimas para comer la em cima, pois, é muito caro as coisas em MachuPicchu.

 

5 dia e ultimo (nao sei qtos km) - acordamos as 3h30 pois ponto de encontro era 4h20. Cafe da manha é um lunch box. Chegamos na base da subida, eles pedem o passaporte antes de entrar (entao lembre-se de levar). Iniciamos as subida as 5h eramos entre os primeiros a subir, ja havia uma fila kilometrica atras. as 5h45 terminamos de subir a escadaria (voce tem a opção de subir de onibus, no nosso pacote com a agencia tinhamos direito a 1 trecho, optamos por descer e nao subir de onibus). Valeu pena levantar cedo, pois a esta escadaria sobe de 1 em 1, fila indiana, entao se voce pega alguem que empaca na subida, voce perde seu ritmo. Achei bem pesada a escadaria, vale a pena se preparar para ela. 6h abriu a catraca e fomos um dos 10 primeiros a entrar, foi maravilhoso, pois tiramos fotos sem ninguem lá, vimos o sol nascer... as 6h30 comecou a visita guiada com nosso grupo... as 10h tinhamos entrada na para Huaynapicchu (nesta hora eu pensei, pq eu cai na besteira de comprar e reservar esta montanha, eu ja estava acabada, mas reservei com 5 meses de antecencia, paguei entao subimos) foi maravilhoso, valew super a pena subir, a vista de lá de cima é demais, conseguimos ver onde passamos no dia anterior (entre santa teresa e hidroeletrica), a subida de aguas caliente para Macchu Picchu... tudo... mas a subida é bem chatinha mesmo, escadarias que sao um pouco de medo, mas devagar e com agua ... respira e continua (frase dita pelo meu marido toda vez que desanimava)... a subida é de 1h, conseguimos em nosso ritmo fazer em 25 min... entao foi ate tranquilo.

Bom depois comemos (do lado de fora de Machupicchu, la dentro nao pode comer, nao tem toilets... nada) e descemos a aguas calientes, almocamos, bebemos umas brejas para comemorar, pegamos a bagagem que estava no hotel, trem, bus e cusco as 23h... acabados. Mas valew a pena. VALEU A PENA

 

Ps.

banheiros nos acampamentos sao usaveis, a galera que tava com a gente era educada, a privada estava sempre limpa, durante a trilha usar o matinho mesmo (normal).

comida - para mim a comida era boa, mas nao podemos exigir muito. Tinha sopa, arroz, massa e 1 porcao pequena de proteina. Mas nao se atentar aos detalhes, nao pense muito e coma. Nao tive problemas intestinais e nem ninguem do nosso grupo teve.

agua - compravamos nos acompamentos mesmo.

bateria - energia para carregar celular ou maquinas so no 4o dia em aguas calientes

epoca do ano Julho- escolhemos a mais seca, para evitar chuvas.

 

Bom pessoal, é isso, espero que eu possa ajudar de alguma forma...

 

Abraços

 

Camila

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

MarceloBarce, obrigada pelo aviso! É Humantay mesmo!

Realmente, tem uma hora que a altitude pega pesado e a gente nem aproveita as paisagens. Sua foto ficou incrível, ainda bem que sua irmã tirou mesmo! hahaha

 

Camila, seu relato me deixou com muitas saudades!

Lembro que no 4º dia quando terminou a linha do trem e avistei a cidade, levei tanto, mas tanto tempo para subir a ruazinha de Aguas...parecia que não acabava nunca!! E olha que esse foi o mais leve, apenas 11km!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Show demais o seu relato.

Estou indo com a minha mulher pra cuzco e a trilha está nos meus planos. Uma dúvida, quanto de roupa e o que de roupa você levou na sua mochila enquanto fazia a trilha?

Só para eu saber, mas a mais preocupada e minha esposa que está arrancando os cabelos aqui.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • Membros

Parabéns pelos relatos galera! Tenho algumas dúvidas. Vou agora dia 5 de junho fazer a trilha Salkantay. pesquisei algumas agências via email e eles me passarm o valor de mais de 200 dólares com ingresso do MP incluso. Gostaria de saber se deixando pra fechar lá na hora quando eu chegar em Cusco vale mais a pena.. Será que corre o risco de não haver vagas? Ou não ter mais disponibilidade para o ingresso do MP + Huayna Picchu? Se alguem puder me ajudar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá!!

Eu nao sei dos valores lá na hora pq comprei antecipado, ainda no Brasil, mas esse valor de 200 dolares com tudo incluso nao está ruim.

Quanto a Huayna Picchu, certeza que se deixar pra comprar na hora nao vai ter vaga.

Só podem entrar 400 pessoas por dia e é muito concorrido. Sao 2 horarios por dia, sendo 200 pessoas em cada horário. Acho que o primeiro é as 8h (quando ainda tem nuvens e tampa muito o horizonte) e o segundo, as 10h (mais recomendado quando já tem sol).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Que legal seu relato!

Também irei fazer meu primeiro mochilão. Gostaria de saber, voce só levou o casaco fleece mesmo? Nao levou nenhuma jaqueta corta vento, seila?

Também irei pro Peru, em Novembro (quando começa a chover).

Você bem que poderia postar uma lista de coisas que você levou. ::love::::love::::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rachel, as roupas foram um dos perrengues também. Se eu passar uma lista do que levei, vcs vao me matar pq eu fiz tudo errado! kkkkkk

Eu era bem pobre e mao de vaca nessa epoca, o corta vento ia me ajudar muito e eu nao tinha e nem comprei pq nao quis gastar! Fez falta viu?

Ao inves de uma calça segunda pele, eu coloquei calça de academia e isso nem esquenta!

No meu ultimo mochilao pro sul da argentina fiz certinho! Comprei uma jaqueta corta vento impermeavel com fleece da Decathlon (aquelas 3 em 1), uma calça fleece e 2 blusas segunda pele da Solomon (uma pra verao e outra pra inverno, q tem ate protecao UV). Ah e meias de trekking, seus pés vao lhe agradecer. No Salkantay meu unico acerto foi a bota. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...