Ir para conteúdo

Transporte | Europa


Posts Recomendados

  • Membros

Pode ser o GoEuro mesmo, só fique atenta a algumas pegadinhas, que viajantes mais inexperientes podem cair, as principais são:

 

- Nas passagens aéreas, via de regra a bagagem despachada não está inclusa, você paga 15 ou 20 Euros para despachar uma mala, incluso no preço só bagagem de mão.

 

Algumas empresas operam em aeroportos secundários, super distantes da cidade, não é incomum o preço do ônibus até o aeroporto ser mais caro do que a passagem aérea. Outra questão é a ilusão de que é rapidinho, só 1h de voo, mas a pessoa esquece que vai gastar 1h de ônibus para chegar lá no aeroporto, que tem que chegar 2 horas antes no aeroporto para check-in, despachar bagagem e procedimentos de segurança, que ao chegar no destino pode levar outros 30 ou 45 minutos para desembarcar, e retirar a bagagem, e que pode levar 1h de ônibus para chegar ao centro.

 

Por exemplo, mês passado comprei uma passagem aérea numa low-cost por 18 Euros, mas gastei 17 Euros para ir de ônibus até o aeroporto na cidade de origem e mais 12 Euros de metrô para ir até o centro na cidade de destino, somando mais 15 Euros para despachar a mala, na verdade a passagem custou 62 Euros e não 18 Euros.

 

- Trem noturno não é aquela maravilha que muitos imaginam, é desconfortável, barulhento e balança a noite toda, poucas pessoas realmente conseguem dormir no trem, e você acaba chegando morto de cansado ao destino.

 

- Ônibus é ônibus em qualquer local do mundo, é lento, demorado e desconfortável, então só vale a pena se o trecho for curto, menos de 4 ou 5 horas ou se realmente não tiver outra opção com um custo aceitável.

 

- Blablacar e similares são serviços de carona, sem compromisso e garantia nenhum de que vão sair no dia e hora marcada, o que costuma ser ruim para quem está num roteiro apertado, e não tem tempo disponível para perder 1 dia inteiro em função de uma carona.

 

No mais, é só você usar o seu bom sendo e escolher o melhor custo benefício em cada trecho, pegar um avião quando necessário mesmo que seja um pouquinho mais caro mas que renda uma economia significativa de tempo, e ônibus ou trem onde for viável plausível.

 

Por exemplo, pessoalmente eu acho um grande desperdício de tempo e dinheiro encarar 12 ou 14 horas de ônibus só por que é 20 euros mais barato que uma passagem aérea.

 

É uma economia burra, o tempo que você vai perder no ônibus vale muito mais que estes 20 ou 30 euros economizados, pois afinal de contas viajar a Europa é caro, cada minuto lá custa dinheiro do seu bolso, para você desperdiçar numa longa viagem de ônibus por causa de uma economia irrisória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Adriano, boa noite.

 

Mais uma vez, muito obrigada pela prontidão nas suas respostas.

 

Estou ainda reajustando o roteiro, mas fazendo as simulações pela Go Euro e seguindo um número médio de dias sobre posts de diversos viajantes de quanto ficar em determinada cidade, cheguei no seguinte roteiro e gostaria muito de saber a sua opinião a respeito:

 

Dias Ida Chegada Horas Gastas Modal Local Partida Local Chegada Euros Cotação Atual

1 11/out| 23:50| 10:35| 12/out| 15:45:00| Avião| Passagem Ida São Paulo| Roma| € 415,78 | R$ 1.871,00

5 18/out| 09:30| 11:15| 18/out| 01:45:00| Avião| Roma| Budapeste| € 58,00* | R$ 261,00

3 23/out| 07:00| 09:55| 23/out| 02:55:00| Ônibus|Budapeste| Viena| € 18,89 | R$ 85,01

1 26/out| 06:45| 12:30| 26/out| 05:45:00| Ônibus|Viena| Praga| € 15,00 | R$ 67,50

3 30/out| 17:10| 06:45| 30/out| 13:50:00| Ônibus|Praga| Paris| € 39,00*| R$ 175,50

5 05/nov|06:55| 06:55| 05/nov|01:00:00| Avião| Paris| Londres| € 37,00* | R$ 166,50

3 10/nov|19:00| 07:35| 11/nov|12:35:00| Ônibus|Londres|Edimburgo| € 17,88 | R$ 80,46

5 14/nov|09:00| 19:15| 14/nov|01:25:00| Avião| Edimburgo|Londres| € 24,11 | R$ 108,50

3 14/nov|13:40| 07:45| 15/nov|17:00:00| Avião| Londres| São Paulo| € 415,78| R$ 1.871,00

 

Os que estão com "*" é porque achei o preço muito caro.

 

Com relação as passagens tanto de ida SP > Roma, quanto de volta Londres > SP estou fazendo via Google Flights.

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Primeira observação:

 

Nunca compre os trechos de ida e volta para a Europa separados, custa o dobro! Você tem que comprar os dois trechos juntos usando a opção 'Varias cidades', ' multiplos destinos', ou algo similar que há em todos os sites de companhias aèreas.

 

É longe, demorado e cansativo demais ir de onibus de Praga até Paris, pague um pouco mais mas vá de avião, será muito melhor.

 

Ir de avião de Paris para Londres é furada, só de metro para ir e voltar dos aeroportos você vai gastar outros 25 euros. Vá com o trem Eurostar, o custo final será menor e será mais rápido.

 

Sinto muito, mas não tem nenhuma passagem cara demais nesta lista, na verdade até está meio barato, abaixo dos preços médios de mercado.

 

Se você está achando estes valores caros, eu recomendaria a você rever toda ideia a respeito da viagem, pois você está assumindo algo fora da realidade e provavelmente vai ter problemas com outras coisas.

 

Se o seu orçamento não é suficiente para tudo isto, reveja o roteiro, corte alguns locais do seu roteiro e faça uma viagem menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Adriano, mais uma vez MUITO obrigada pelas considerações como sempre muito importantes. Estão me ajudando muito. Com relação ao roteiro tem mais algum ponto com relação aos deslocamentos? (Estou com medo de estar cometendo algum equivoco por nunca ter feito esse tipo e viagem)? Vou fazer todas aa suas alterações propostas. Quanto ao budget eu tenho sim, só achei meio caro quando comparava com os demais preços de outras localidades....vou então começar a comprar logo que fizer os ajustes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uma coisa que eu acho bem ruim e que eu evito ao máximo possível são voos, ônibus ou trens muito cedo, antes das 07:00 ou 08:00 da manhã ou que cheguem ao destino muito tarde, depois das 23:00 ou de madrugada. As passagens são baratas, mas geralmente não tem mais transporte público, obrigando você a pagar caro num táxi para ir ao seu hostel e a sua economia conseguida pegando este horário ruim foi para o ralo, gasto no táxi.

 

Por exemplo, para pegar um voo as 07:00 da manhã, você tem que estar lá no aeroporto as 05:00 da manhã, 2 horas antes, para ter tempo de passar por toda burocracia do aeroporto com calma. O aeroporto fica longe, geralmente você leva entre 1h e 1h30 para ir do seu hostel até o aeroporto, então teria que sair do hotel lá pela 03:30 ou 04:00 da manhã no máximo, o que significa acordar as 03:00 da manhã ou passar a noite em claro.

 

E não para por ai, o metrô e ônibus geralmente funciona somente depois das 05:00 ou 06:00 da manhã, antes disto você tem que pagar caro num táxi até o aeroporto, táxi este que pode custar facilmente 50 Euros dependendo de onde você esteja hospedado em Londres ou Paris.

 

Pessoalmente eu gosto de programar os deslocamentos para o final da tarde, num horário que chegue ao destino no máximo as 22:00, assim dá tempo de ir para o hostel de metrô e ainda dormir bem para acordar descansado e disposto para o dia seguinte.

 

Uma outra coisa, a taxa de embarque no aeroporto de Londres é uma das mais caras, então se você inverter o roteiro e começar por Londres e terminar em Roma, tem grandes chances de a passagem ser um pouco mais barata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

O Adriano já deu uma aula aqui.

Gostaria que todas as pessoas que planejam viajar para a Europa lessem o que ele escreveu neste tópico.

Só acrescentaria 5 observações:

1. Sempre faça o planejamento do seu roteiro com um mapa ao lado.

Assim você percebe, por exemplo, que Praga-Paris é um trecho longo pra fazer de ônibus ::Ksimno::::otemo::

2. Se possível, compre suas passagens com antecedência (na minha opinião, no mínimo 2/3 meses). Comprar em cima da hora sai mais caro.

3. Pesquise datas diferentes. Assim você saberá o preço médio da passagem e não entrará em uma furada.

4. Você pode fazer cotação de passagens aéreas no skyscanner.net

5. Já que você vai fazer o trecho Budapeste-Viena, por que não Bratislava?

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...