Ir para conteúdo

Cidadania Alemã - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Jonas F. Raimundo

 

MensagemEnviada: 16 Fev 2008 14:14

 

Assunto: CIDADANIA ALEMÃ ......

 

Olá a todos...

 

Meu nome é Jonas, sou descendente de alemães, eu e minha mão estamos juntando documentos para fazer a dupla cidadania alemã. Queria saber se alguem tem como nos ajudar a obter as certidões de nascimento e casamento do meu tatara-vô alemão FRIEDRICH AREND ou ARENDT, casado com CHARLOTTE SCHUCH na Alemanha. E como concigo a MATRICULA CONSULAR dele, ou registro portuarios. Sei que a maioria dos navios com imigrantes saiam dos portos de BREMEM e de HAMBURGO, más não tenho certeza se sairam de lá.

O nome dos Pais dele é FRIEDRICH AREND ou ARENDT E CATHARINA MAYFELS.

O nome dos Pais dela é JOHANN SCHUCH E CAROLINE MAURER.

Não sei de que região nem a cidade onde viveram na Alemanha

 

O meu tatara-vô tem o mesmo nome do Pai dele.

Sei que ele veio para o Brasil por volta de 1861,62,63 ... pois tenho registro de alguns filhos dele aqui em Santa Catarina, más também pode ter vindo alguns anos antes.

Se tiver alguem que poderia me ajudar a obter essas informações, ficaria agradecido em conversarmos. Pois a muito tempo estamos correndo atras de nossos antepassados alemães.

 

OBRIGADO, PELA ATENÇÃO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 267
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Saudações a todos.

 

em minha mensagem inaugural quero cumprimentar os organizadores deste site e seus colaboaradores.

 

 

 

Jonas,

 

Lembre-se que se naturalizar nao é a mesma coisa que dupla cidadania, ok?

 

Dri, quero cumprimentar pela sua herculea e heroica participação aqui no site. De fato, se esmera muito em dar atenção a todos que apresentam dúvidas.

 

Mas, se vocês me permitem a correção respeitosa, na verdade, o termo dupla cidadania, juridicamente é incorreto.

 

Os descendentes que possuem direito à aquisição de direitos comuns dos antepassados, podem postular a dupla nacionalidade. Tranta-se de um termo jurídico-político.

 

Cidadão apenas qualifica como eleitor o nacional, sendo este que é da nação e pode ser brasileiro nato ou naturalizado. São nacionais apenas os que nascem num mesmo ambiente cultural e não gozam de direitos políticos, ainda, pois poderão.

 

Por isso que nós, euro-descendentes, podemos adquirir a dupla nacionalidade, pois o fazemos por consanguinidade, onde são nacionais, e não apenas cidadãos, os descendentes de nacionais.

 

Nestes termos, nacionalidade é mais ampla que cidadania. Teremos, portanto, dupla nacionalidade.

 

:wink:

 

Mauricio,

Pelo lado parteno eu desconheco que dá para requerer a cidadania. É só ler o site do consulado para ver.

Conheco um caso, onde a mäe alemä tem 3 filhos, 2 nascidos depois de 75 e o primogênito em 74. Ele näo tem direito a cidadania, tem visto para acompanhar a família.

 

Mauricio,

 

Pelo meu conhecimento você näo tem direito entäo. O elo se perde entre sua avó para a sua mäe. Entendo assim: sua Avó seria alemä ( se pegasse a cidadania) e näo poderia passar para a sua mäe, pois ela nasceu antes de 1975.

Mas pergune no consulado novamente.

Dri

 

Li o tópico rapidamente, mas se for isso mesmo que postaram acima, o caso do meu cunhado se encaixa perfeitamente e não teria direito.

 

Ele, nascido em 1975, é neto de alemã. A mãe dele, brasileira nascida em 1951, é, portanto, filha de alemã.

 

Nem mesmo a mãe dele teria direito a requerer a nacionalidade alemã, pelo simples fato de ter nascida antes de 1975. Confirma?

 

Se não tiver direito, o bisavô dele era alemão. Depois vem o avô brasileiro do meu cunhado, depois a mãe dele e, por fim, o meu cunhado. Assim como na Lei Italiana, onde a mulher só transmite nacionalidade para os filhos nascidos após 1948, a mãe do meu cunhado poderia passar a nacionalidade alemã para ele, nascido em 1975. confirma?

 

Porém, caso a avó alemã tenha emigrado para o Brasil no entre-guerra, surge algum direito para os descendentes desta avó alemã? Somente os judeus-alemães têm este direito resguardado, por ter que emigrar forçadamente?

 

Há algum custo para o reconhecimento desta dupla nacionalidade?

 

Muito obrigado pela atenção.

 

att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai galera, blz?

Eu e minha mãe estamos querendo a cidadania\nacionalidade alemã.

O problema é que so temos certeza que o bisavo dela é alemão com certeza.

A arvore é assim:

Minha mãe - vó - bisavô - tataravo - pai do tataravo (alemão)

Minha mãe - vô - bisavô - tataravo (alemão)

 

É possivel ambos conseguirmos a cidadania\nacionalidade? o que precisaria conseguir para entrar com o pedido nesse caso? Posso entrar com o pedido aqui em Curitiba mesmo?

 

Valeus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho que não entendi bem o conceito de linhagem paterna... tendo a seguinte linha:

 

1 Meu tataravô (Alemão)

2 Meu trisavô (Brasileiro)

3 Meu bisavô (Brasileiro)

4 Minha avó (Brasileira)

6 Meu Pai (Brasileiro)

7 Eu

 

Seguindo esta linha, eu não poderia tirar a cidadania alemã pois minha avó descaracterizaria a linhagem como paterna? Ou pois meu antepassado alemão está num nível muito acima do permitido? Ou não tem problema eu posso tirar a cidadania?

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Jonas, procure saber mais informações sobre seus antepassados..

 

Por exemplo procure no site http://www.familysearch.org por FRIEDRICH AREND, você verá que existem várias pessoas com este nome, por isso é importante saber aproximadamente a data de nascimento e/ou morte e de preferência a cidade do seu antepassado.

 

Att,

 

Rafael.

 

Jonas F. Raimundo

 

MensagemEnviada: 16 Fev 2008 14:14

 

Assunto: CIDADANIA ALEMÃ ......

 

Olá a todos...

 

Meu nome é Jonas, sou descendente de alemães, eu e minha mão estamos juntando documentos para fazer a dupla cidadania alemã. Queria saber se alguem tem como nos ajudar a obter as certidões de nascimento e casamento do meu tatara-vô alemão FRIEDRICH AREND ou ARENDT, casado com CHARLOTTE SCHUCH na Alemanha. E como concigo a MATRICULA CONSULAR dele, ou registro portuarios. Sei que a maioria dos navios com imigrantes saiam dos portos de BREMEM e de HAMBURGO, más não tenho certeza se sairam de lá.

O nome dos Pais dele é FRIEDRICH AREND ou ARENDT E CATHARINA MAYFELS.

O nome dos Pais dela é JOHANN SCHUCH E CAROLINE MAURER.

Não sei de que região nem a cidade onde viveram na Alemanha

 

O meu tatara-vô tem o mesmo nome do Pai dele.

Sei que ele veio para o Brasil por volta de 1861,62,63 ... pois tenho registro de alguns filhos dele aqui em Santa Catarina, más também pode ter vindo alguns anos antes.

Se tiver alguem que poderia me ajudar a obter essas informações, ficaria agradecido em conversarmos. Pois a muito tempo estamos correndo atras de nossos antepassados alemães.

 

OBRIGADO, PELA ATENÇÃO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, acho que achei seu antepassado!! hehe

 

Porém o nome está FRIEDRICUS AREND, mas acho que é normal esta variação do nome.... Segue o link

 

http://www.familysearch.org/Eng/search/IGI/individual_record.asp?recid=500258781805&lds=1&region=8&regionfriendly=Germany&frompage=99

 

Jonas F. Raimundo

 

MensagemEnviada: 16 Fev 2008 14:14

 

Assunto: CIDADANIA ALEMÃ ......

 

Olá a todos...

 

Meu nome é Jonas, sou descendente de alemães, eu e minha mão estamos juntando documentos para fazer a dupla cidadania alemã. Queria saber se alguem tem como nos ajudar a obter as certidões de nascimento e casamento do meu tatara-vô alemão FRIEDRICH AREND ou ARENDT, casado com CHARLOTTE SCHUCH na Alemanha. E como concigo a MATRICULA CONSULAR dele, ou registro portuarios. Sei que a maioria dos navios com imigrantes saiam dos portos de BREMEM e de HAMBURGO, más não tenho certeza se sairam de lá.

O nome dos Pais dele é FRIEDRICH AREND ou ARENDT E CATHARINA MAYFELS.

O nome dos Pais dela é JOHANN SCHUCH E CAROLINE MAURER.

Não sei de que região nem a cidade onde viveram na Alemanha

 

O meu tatara-vô tem o mesmo nome do Pai dele.

Sei que ele veio para o Brasil por volta de 1861,62,63 ... pois tenho registro de alguns filhos dele aqui em Santa Catarina, más também pode ter vindo alguns anos antes.

Se tiver alguem que poderia me ajudar a obter essas informações, ficaria agradecido em conversarmos. Pois a muito tempo estamos correndo atras de nossos antepassados alemães.

 

OBRIGADO, PELA ATENÇÃO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

apesar de ter lido varias mensagens deste forum nao consigo ter certeza a respeito do direito a cidadania alemã.

sou descendente de alemaes por parte materna, pois o avô da minha mae é alemao e veio para o brasil por volta de 1910, casou e teve um filho que é o meu avô. Nao sei se ele se naturalizou brasileiro, mas sei que recebia sua aposentadoria aqui no brasil com moeda alema.

Alguem sabe se isso da o direito da minha mae obter a cidadania alema? E se ela obtiver, eu teria tambem?

Minha mae é nascida em 1956 e eu 1987.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...