Ir para conteúdo

Cidadania Alemã - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde gente...

Queria saber se eu teria direito de obter a nacionalidade... vamos lá..

Minha avó nasceu aqui no Brasil na decada de 20 ... meus bisavos eram alemães.....

minha avó tbm era alemã!

eu tenho direito de obter a nacionalidade ou só se meu pai adquirir antes?

Espero que alguem me ajude...

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 263
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi, como estao, é minha primeira vez aqui, vou a europa e queria saber se é possível dar entrada no processo de naturalizacao por lá? E eu sendo filho de alemao(Pai e avo materno) posso ficar mais tempo que permite o visto de turista sem cidadania alema?

 

Grato

 

L.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal,

 

Sou Valdete Maria Tenfen, descendente do alemão "Gerhard Heinrich Tenfenne" e estou buscando a cidadania alemã.

 

Ocorre que para isso se faz necessário alguns documentos; primeiramente é comprovar a chegada ao Brasil, todos os alemães que chegaram no Brasil antes de 01 de janeiro de 1904, tinham que se registrarem a cada dez anos em um Consulado Alemão, sob pena de perderem a nascionalidade alemã.

 

Peço encarecidamente se alguém pode me ajudar onde consegui-lo, ou souber se algum descendente da família Tenfen conseguiu a dupla cidadania, ficarei muito agradecida.

 

Tenho as seguintes informações:

 

Imigrante - "Gerhard Heinrich Tenfenne" (nascido em 1859 - Westfália - Alemanha).

Ele chegou primeiramente no Rio de Janeiro, depois se estabeleceu em Santa Catarina.

 

Filiação - Johann Gerhard Tenfenne (nascido em 1829 e falecido em1896).

- Gertrud Albers (nascida em 1830 e falecida em 1917)

 

Atenciosamente,

Valdete Maria Tenfen

Para sua segurança o endereço de email foi editado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Boa Tarde

 

 

Gostaria desesperadamente de todas as informações correspondentes aos benefícios de cidadãos alemães na Alemanha.

Pretendo ir morar e estudar lá, mas quero saber como o governo alemão poderá estar me ajudando. Já pesquisei até em sites alemães mas as informações são muito restritas, o que eu achei foi que o governo concede em até 1000 euros para cidadãos que queiram fazer curso em língua estrangeira.

 

È verdade que eles concedem moradia e Euros? ( fora esses mil..)

Tenho 20 anos e possuo cidadania alemã.

 

 

 

Obrigada desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá.. sou a sexta geração no Brasil e tenho todos os documentos dos meus ascendentes.

 

- Tenho uma lista de famílias que sairam da cidade na Alemanha e vieram para o Brasil. A lista foi feita por um padre na Alemanha.

- Chegaram no Rio de Janeiro na última quinzena de 1846 (não há lista do desembarque no Rio)

- Eles chegaram aqui em SC em 28 de dezembro de 1846 (tenho a lista de passageiros desde navio que levou do RJ para SC)

- Tenho a lista de terras que eles ganharam em SC.

 

Luiz Fermino Hames Jr. (EU)

Luiz Fermino Hames (PAI)

Pergentino Fermino Hammes (AVô)

Fermino João Hammes (BISAVÔ)

João Hammes (TRISAVÔ)

Johann Hammes (TETRAVÔ ALEMÃO) - casado na Alemanha e se óbito não foi registrado. Mas o de sua esposa sim.

 

 

- Como vieram para SC, alguns documentos do consulado alemão que havia aqui se perderam no Governo Vargas, pela repressão e tal. Não sei se fizeram o registro/matrícula consular.

 

- Meu ascendente imigrante NÃO se naturalizou.

 

Tenho condição de requerer a cidadania??

 

Estou indo para München em dezembro para tentar lá... é mais prático fazer isso?

 

Lá tem um órgão que arquiva documentos de famílias por sobrenome, mas não quiseram me passar informações por email, só pessoalmente. Será que arrisco indo até lá?

 

Se puderem responder, fico grato.

 

Luiz Hames

São José, SC.

Email editado para sua segurança

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Após ler algumas vezes os pre-requisitos e ligar no consulado alemão ( a pessoa que me atendeu disse para esquecer dupla cidadania) ainda estou com uma duvida na cabeça:

 

Sou bisneto de alemão que venho ao brasil em 1917, casou com uma brasileira e teve filhos ( Meu avô e irmão ), meu avô cresceu, casou, teve filhos ( meu pai e seus irmãos). Em 1988 eu nasci, no entanto, meu pai não é casado oficialmente com a minha mãe. Isso me impede de conseguir a cidadania alemã?

 

Todos meus primos tiraram, porem sao descententes por parte de mãe ( irmã do meu pai) casada no papel.

 

 

Fica ae a dúvida...

 

Mto Obrigado, Mateus Polking

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Após ler algumas vezes os pre-requisitos e ligar no consulado alemão ( a pessoa que me atendeu disse para esquecer dupla cidadania) ainda estou com uma duvida na cabeça:

 

Sou bisneto de alemão que venho ao brasil em 1917, casou com uma brasileira e teve filhos ( Meu avô e irmão ), meu avô cresceu, casou, teve filhos ( meu pai e seus irmãos). Em 1988 eu nasci, no entanto, meu pai não é casado oficialmente com a minha mãe. Isso me impede de conseguir a cidadania alemã?

 

Todos meus primos tiraram, porem sao descententes por parte de mãe ( irmã do meu pai) casada no papel.

 

 

Fica ae a dúvida...

 

Mto Obrigado, Mateus Polking

 

Mateus sua mãe não ser casada com seu pai não o impede de solicitar a cidadania alemã , o que está pegando aí é que no seu caso somente seu bisavô era alemão então a sua solicitação será através dele , para isso vc tem que apresentar o certificado de nacionalidade alemã de seu bisavô e isso se faz pessoalmente no consulado , existem 2 motivos de impedimento 1 se seu bisavô adquiriu a cidadania brasileira ele perdeu automaticamente a alemã , sendo assim nenhum de seus descendentes têm direito e o segundo é saber a data de nascimento de seu bisavô assim como saber se ele cumpriu o serviço militar , se ele nasceu entre 1871 e 1885 e por algum motivo não serviu o exercito e foi para o Brasil sem cumprimento ele perdeu o direito a nacionalidade.

 

Se vc pudesse dizer o que a funcionária do consulado alegou ao informar o que o impede seria legal para ajudar outros interessados que possam estar na mesma situação que a sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Bom Dia, Me chamo Rafael, sou neto de alemão e possuo muitos tios e tias residindo na Alemanhha.Gostaria de saber, primeiramente, se isso tem alguma influencia para obter o documento de cidadania.

Tenho muita dificuldade com a documentação do meu avo alemão pois a pessoa que custumava ficar com estes documentos simplesmente desapareceu, ou seja, estou de mãos vazias, e já tenho 20 anos, não sei por onde começar.Pra piorar, meu pai e minha mãe não se casaram legalmente.Minhas maiores dúvidas:

Se o Processo se prolongar até eu completar 23 anos, eu perco o direito dessa cidadania?

Devo começar pela certidão de nascimento do meu avô na cidade natal dele?

Solicitar o documento direto na Alemanha é menos demorado?

 

Grato.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...