Ir para conteúdo

Cidadania Alemã - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal!

 

Me cadastrei só para avisá-los!

Tel do consulado Alemão da Av. Faria Lima, 2.092 aqui em Sampa!

Tel.: (11)3097-6644

A moça me disse que para a terceira geração pra conseguir a dupla cidadania tem que ter nascido depois de 1975, pois tem a lei que libera adupla nacionalidade para a nossa geração.

Ela falou também, que é necessário eu ter todos os documentos atualizados que comprovem a minha decendência, atualizados e registrados em cartório, no meu caso o meu avó sumiu na ditadura, então a certidão minha e da minha mãe atualizada, que pode me custar uns R$120... Por ae... E para eu acha a do meu Bisavô, que eu só tenho um papel preenchido a lápis ainda, da funerária que informa quando o meu bisa morreu, então eu terei que ir na finerária do cemitério para pegar atualizado e reconhecido firma a certidão de óbito do bisa, e daí ela me disse para entrar no cartório da Alemanha para pedir a atualização de lá... O nome do cartório é STANDESAMT, dá pra acha na internet ela disse, e para achar de qual cidade era o meu Bisa, eu terei que entrar no cite de cada cidade da Alemanha que eles informam se o meu bisa era da cidade ou não... Então é assim... www.nomedacidade.de

A sra foi um amor e super prática comigo, eu só não perguntei qual seria a taxa para pagar no consulado para tirar o documento, e pela net fiquei sabendo que pra tirar dupla cidadania portuguesa os caras cobram acho que um mil Reais por cada geração!

Eu queria tirar, mas se for assim, agora num dá, pois só o dinheiro das passagens já me pesaram bem, e o dinheiro de gastar lá fora tb!

Boa sorte, povo feio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Respostas 267
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 1 mês depois...
  • Membros
Pessoal, uma dúvida.:

 

Meus avós se casaram apenas em igreja, não em cartório. O casamento religoso para fins de cidadania tem o mesmo valor do civil?

 

Obrigado.

 

Olá RufusLenhador,

 

O casamento religioso nao é reconhecido pelos órgaos alemaes, pois a lei no Brasil diz que o casamento em cartório é o oficial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Pesquisei sobre minha família (Koerich) e achei um site muito bom!

 

Descobri que meu tetravô (Bisa do meu avô hauhauah) foi quem veio da alemanha! Nasceu em 1802! Casou na alemanha e morou até 1828. Ele + outros 60 que vieram em um navio formaram a primeira colônia alemã em Santa Catarina em abril de 1829!

 

Aqui está o site:

 

http://gw1.geneanet.org/genealogiasulbrasile?lang=en;pz=allan;nz=kretzer;ocz=0;p=stephanus;n=kerig

 

O bom que fala em que cidade ele nasceu, onde e com quem casou na Alemanha e o nome do navio que ele zarpou e as datas! Data da morte e onde foi enterrado também!

Pose ser uma boa pra quem busca info sobre a fanília.

 

O problema que como ele é Bisa do meu avô (e tbm da minha avó, já que ambos eram primos e tinham mesmo sobrenome). Acho que não tenho a menor chance de obter a nacionalidade né? :lol:

 

Só se por acaso meu avô pedir a nacionalidade e depois eu pedir?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom gente, estou quase lá eu acredito.

Resolvi tentar pedir a cidadania. Meu bisavô, nascido em 1911 na em Wöllstein na Alemanha veio para o Brasil em 1932.

Por enquanto possuo só a certidão de casamento dele e de óbito. Demorei muito tempo para descobrir o nome da cidade que ele nasceu visto que,

o cartório teve a capacidade de cadastrara a cidade como Woelistein, e nem o consulado conseguia achar, por sorte achei no facebook, o filho de uma irmã do meu bisavô. Loucura né? E ele me passou endereço de email do cara que trabalha no cartório de Wöllstein. To meio assim que não consigo o comprovante de chegada no porto. Aliás, para quem está procurando a lista de embarque achei um site muito legal e vou compartilha-lo, http://www.passagierlisten.de/, achei o irmão do meu bisavô, mas ele não e nem a irmã dele. Mas creio que vieram no mesmo navio. Parece que tem uma outra lista de passageiros do porto de Hamburgo, mas não consegui achar. Enfim, acho que ele acabou vindo no vapor Münster. Preciso confirmar, e não sei como consigo. Pior de tudo, arquivo nacional ta em greve!

Vamos ver se com os documentos que tenho consigo dar entrada, sem o comprovante do porto, só com carteira de identidade de estrangeiro, certidão de nascimento, casamento e óbito.

Alguém sabe se, seu eu abrir o processo por lá é mais rápido, que nem na Itália, escutei falar que tu entra na mesma fila, e que não é mais ágil, mas para ter certeza. Será que com esses documentos só eu consigo, hj me falaram no consulado que não era necessário o documento de chegada no porto, mas pra eu tentar achar que quanto mais melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá, pessoal! Minha dúvida é sobre o procedimento do consulado no qual tirei meu passaporte alemão. Sou neta de alemão (meu avô paterno, nascido em 1920, era alemão) e consegui tirar o passaporte alemão sem dar entrada em nenhum processo de pedido de cidadania/nacionalidade. Fiquei confusa com esta concessão direta do passaporte e este, inclusive, foi o único documento estrangeiro que me foi dado. Alguém teve uma experiência parecida? Fiquei na dúvida se este procedimento é realmente correto. Grata!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Olá,

Tenho atualmente 19 anos, um ascendente meu (tetravô) PETER BLASIUS, veio da PRÚSSIA provavelmente arredores Saarland-Theley em 1861 com 26 anos ao Brasil, aqui se casou e constituiu família em São Pedro de Alcântara-SC (descendência toda masculina)

Acredito ainda conseguir mais informações sobre o mesmo.

 

Gostaria de saber se há possibilidade de eu conseguir dupla cidadania, nacionalidade, ou algo do genero alemão?

 

 

OBRIGADA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

Tenho atualmente 19 anos, um ascendente meu (tetravô) PETER BLASIUS, veio da PRÚSSIA provavelmente arredores Saarland-Theley em 1861 com 26 anos ao Brasil, aqui se casou e constituiu família em São Pedro de Alcântara-SC (decendência toda masculina)

Acredito ainda conseguir mais informações sobre o mesmo.

 

Gostaria de saber se há possibilidade de eu conseguir dupla cidadania, nacionalidade, ou algo do genero alemão?

Se há como adquirir algum documento de nascimento na Alemanha legítimo.

 

OBRIGADA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Oi gente,

 

Resolvi responder ao tópico pois pode ser que eu consiga ajudar algumas pessoas.

 

Meu trisavô (tataravô?) é alemão.

Veio ao Brasil em 1895.

Casou-se no Brasil com uma alemã e teve filhos.

Meu bisavô nasceu no RS em 1903.

Mudou-se para o interior de SP onde casou-se com minha bisavó e teve filhos.

Meu avô nasceu em 1934, casou-se e teve filhos com a minha avó.

Minha mãe nasceu 1963, casou-se e eu nasci em 1989.

 

Somos na seguinte ordem:

Trisavô -> Bisavô -> Avô -> Mãe -> Eu

 

Como eu procedi e em que passo está a minha cidadania.

 

1o Li muiiiito sobre o assunto até ter certeza que não gastaria tempo e dinheiro à toa.

 

2o Fui atrás de parentes distantes, que tem o mesmo ascendente e perguntei se tinham conseguido a Cidadania e como foi o procedimento.

 

3o Perguntei aos meus familiares quem havia ficado com os documentos daqueles que já haviam falecido.

 

Achei que seria fácil, afinal meu avô como filho mais velho havia ficado com todos os documentos de meu bisavô, MAS para minha surpresa a irmã de meu avô pegou TODOS os documentos para ela e se negou a me emprestar!

 

Pois bem...

 

Fiquei tão passada com a atitude que consegui todos os documentos em super pouco tempo, 2 MESES!!!

 

Liguei nos Cartórios da cidade que sabia que meu trisavô morou, casou, teve o meu bisavô e morreu e consegui que me enviassem pelos Correios.

 

Faltava apenas o MAIS difícil: a certidão de nascimento de meu trisvô. Que não encontrei!

Mas como ele veio ao Brasil na época em que era necessário se registrar de tempos em tempos no Consulado Alemão. Entrei em contato por e-mail e eles me enviaram pelos Correios a Matrícula Consular, que substitui a certidão de nascimento.

 

Para minha surpresa também recebi uma cópia da Matrícula Consular de um órgão alemão que havia me comunicado por e-mail.

 

Com todos os documentos em mãos, me encontrei com um primo distante que me "emprestou" uma cópia de sua Cidadania Alemã, para arquivar em meu processo. O que facilita muito, afinal, nosso ascendente é o mesmo.

 

Procurei o Consulado Alemão mais próximo e marquei um horário pelo telefone, no meu caso o Consulado Honorário de Rolândia - Paraná.

Expliquei minha situação, disse que meus parentes distantes já possuem a Cidadania Alemã e fui muito bem atendida.

 

Depois que eles disseram que SIM, eu podia dar entrada na documentação, procurei um Tradutor Juramentado para traduzir meus documentos e preenchi as fichas com a ajuda de uma amiga que fala fluente alemão e já havia feito para outras pessoas.

 

Marquei novamente o horário no Consulado de Rolândia e entreguei toda a documentação comum, traduzida e as fichas preenchidas.

 

Conclusão, entreguei meus documentos há 2 meses e essa semana recebi a "famosa" carta cordial que diz que os documentos chegaram na Alemanha, mas existe uma fila e que assim que possível vão verificar meus documentos e entrar em contato para uma resposta definitiva.

Estou otimista, pois tenho primos distantes na mesma linhagem que eu que já possuem a Cidadania Alemã e já tiraram o passaporte.

 

Desculpa o texto, mas sei que têm várias pessoas com dúvidas em relação a distância de parentesco do ascendente alemão.

 

Espero ter ajudado.

 

Boa sorte à todos,

 

Lívia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...