Ir para conteúdo

Cidadania Alemã - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros
11 horas atrás, Sidney Manoel da Silva disse:

Boa noite, sou tataraneto de alemães e pretendo requerer a cidadania alemã.Qual o caminho que devo tomar para alcançar este objetivo?

Conseguir os documentos(certidão de nascimento, batismo, casamento, identidade, etc) de todos os seus antepassados na linhagem que lhe permita chegar ao seu tataravô alemão.  Você pode correr atras disto tudo por conta própria, ou então contratar pessoas que fazem isto, que já sabem onde procurar tais documentos.

Mas já adiantando, a linhagem de descendência tem que ser toda masculina, se em algum ponto a sua descendência alemã foi passada pelo lado da mãe, você não tem mais direito a cidadania.

Alem disto, quando o seu tataravô veio ao Brasil, provavelmente antes de 1904, cidadãos alemães precisavam se registrar no consulado alemão a cada 4 anos, e quase nenhum dos alemães que vieram ao Brasil se registrou, e quase todos eles perderam o direito a cidadania alemã em 1908.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Respostas 267
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Em 26/07/2004 em 14:02, aloisiobk disse:

eu to encaminhando o meu pedido de cidadania, a minha é mais facil e sera mais rapida pelo fato de o meu avô se alemão, outro fator que vai ajudar é o fato de ele ter vindo entre a 1ª e a 2ª guerra mundial e toda a descendencia é de homens, (avô - Pai - filhos).

mas cada caso é um caso, de onde você é?????

se for daqui do sul posso te passar um contato de uma pessoa do consulado que ta me ajudando.

blz

qualquer coisa me escreva

falô

Aloisio

Olá Aloisio, tudo bem?

Eu sou do sul, poderia me ajudar, ou me passar o contato da pessoa que te ajudou do consulado? Estou na luta pela cidadania também...

Obrigada!

Att.

Patricia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

Boa tarde a todos.

Esse negócio de quando a descendência é feminina, perde-se o direito da se conseguir a cidadania? 

No meu caso é: bisavô - avó - mãe - eu. Não tenho direito então?

Já consegui algumas informações, inclusive o navio que meu bisavô desembarcou no Rio de Janeiro.

Existe alguma empresa tipo despachante que possam indicar para fazer o serviço ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membros
Em 12/05/2009 em 00:03, valdetemaria disse:

Olá pessoal,

 

Sou Valdete Maria Tenfen, descendente do alemão "Gerhard Heinrich Tenfenne" e estou buscando a cidadania alemã.

 

Ocorre que para isso se faz necessário alguns documentos; primeiramente é comprovar a chegada ao Brasil, todos os alemães que chegaram no Brasil antes de 01 de janeiro de 1904, tinham que se registrarem a cada dez anos em um Consulado Alemão, sob pena de perderem a nascionalidade alemã.

 

Peço encarecidamente se alguém pode me ajudar onde consegui-lo, ou souber se algum descendente da família Tenfen conseguiu a dupla cidadania, ficarei muito agradecida.

 

Tenho as seguintes informações:

 

Imigrante - "Gerhard Heinrich Tenfenne" (nascido em 1859 - Westfália - Alemanha).

Ele chegou primeiramente no Rio de Janeiro, depois se estabeleceu em Santa Catarina.

 

Filiação - Johann Gerhard Tenfenne (nascido em 1829 e falecido em1896).

- Gertrud Albers (nascida em 1830 e falecida em 1917)

 

Atenciosamente,

Valdete Maria Tenfen

Para sua segurança o endereço de email foi editado

Boa tarde, eu sou descendente do mesmo Johann Gerhard Tenfenne e Gertrud Albers, você conseguiu algo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros
Em 02/08/2009 em 14:33, luizhames disse:

Olá.. sou a sexta geração no Brasil e tenho todos os documentos dos meus ascendentes.

 

- Tenho uma lista de famílias que sairam da cidade na Alemanha e vieram para o Brasil. A lista foi feita por um padre na Alemanha.

- Chegaram no Rio de Janeiro na última quinzena de 1846 (não há lista do desembarque no Rio)

- Eles chegaram aqui em SC em 28 de dezembro de 1846 (tenho a lista de passageiros desde navio que levou do RJ para SC)

- Tenho a lista de terras que eles ganharam em SC.

 

Luiz Fermino Hames Jr. (EU)

Luiz Fermino Hames (PAI)

Pergentino Fermino Hammes (AVô)

Fermino João Hammes (BISAVÔ)

João Hammes (TRISAVÔ)

Johann Hammes (TETRAVÔ ALEMÃO) - casado na Alemanha e se óbito não foi registrado. Mas o de sua esposa sim.

 

 

- Como vieram para SC, alguns documentos do consulado alemão que havia aqui se perderam no Governo Vargas, pela repressão e tal. Não sei se fizeram o registro/matrícula consular.

 

- Meu ascendente imigrante NÃO se naturalizou.

 

Tenho condição de requerer a cidadania??

 

Estou indo para München em dezembro para tentar lá... é mais prático fazer isso?

 

Lá tem um órgão que arquiva documentos de famílias por sobrenome, mas não quiseram me passar informações por email, só pessoalmente. Será que arrisco indo até lá?

 

Se puderem responder, fico grato.

 

Luiz Hames

São José, SC.

Email editado para sua segurança

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 02/08/2009 em 14:33, luizhames disse:

Olá.. sou a sexta geração no Brasil e tenho todos os documentos dos meus ascendentes.

 

- Tenho uma lista de famílias que sairam da cidade na Alemanha e vieram para o Brasil. A lista foi feita por um padre na Alemanha.

- Chegaram no Rio de Janeiro na última quinzena de 1846 (não há lista do desembarque no Rio)

- Eles chegaram aqui em SC em 28 de dezembro de 1846 (tenho a lista de passageiros desde navio que levou do RJ para SC)

- Tenho a lista de terras que eles ganharam em SC.

 

Luiz Fermino Hames Jr. (EU)

Luiz Fermino Hames (PAI)

Pergentino Fermino Hammes (AVô)

Fermino João Hammes (BISAVÔ)

João Hammes (TRISAVÔ)

Johann Hammes (TETRAVÔ ALEMÃO) - casado na Alemanha e se óbito não foi registrado. Mas o de sua esposa sim.

 

 

- Como vieram para SC, alguns documentos do consulado alemão que havia aqui se perderam no Governo Vargas, pela repressão e tal. Não sei se fizeram o registro/matrícula consular.

 

- Meu ascendente imigrante NÃO se naturalizou.

 

Tenho condição de requerer a cidadania??

 

Estou indo para München em dezembro para tentar lá... é mais prático fazer isso?

 

Lá tem um órgão que arquiva documentos de famílias por sobrenome, mas não quiseram me passar informações por email, só pessoalmente. Será que arrisco indo até lá?

 

Se puderem responder, fico grato.

 

Luiz Hames

São José, SC.

Email editado para sua segurança

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...