Ir para conteúdo

Picos de Monte Verde e travessia até S. F. Xavier pela Fazenda Santa Cruz


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fala Alexandre, blz.

A trilha que vc pegou, saindo da Pedra Redonda e passando pela Fazenda Sta Cruz tem o nome dessa Fazenda. O problema é vc caminhar 13 Km desde a sede da Fazenda até SFX. Aquela caminhada pelo vale parece não ter fim. Essa estrada que eu peguei não é a da travessia do Jorge hein.

 

Essa trilha do Jorge que falou deve ser uma mais a leste da Pedra Partida. Não está bem perto de onde vc iniciou a trilha.

 

Esse croqui abaixo mostra essas 2 trilhas.

598d9e0929166_Travessiasfx.jpg.540e3cde8a4784f0f3ecb72a47016f30.jpg

 

 

Só uma sugestão: crie um tópico com mais detalhes nesse fórum de relatos de viagem.

 

 

 

Abcs

 

 

Augusto,

 

Acabei de repetir esse seu roteiro, tive sorte porque o tempo ajudo muito !! Nossa o pôr-do-sol no pico do selado foi lindo. Sai na sexta feira (06/06/08) , chegando ao pico por volta das 16:00, armando acampamento em um clarera que havia no mato, por ali vi alguns platôs com possibilidades para armar a barraca. A manhã de sábado estava bem fria e agradável, com excessão pela infinita quantidade de pessoas que estavam no platô (fielmente descrito no roteiro do Augusto). Resolvi tomar um banho, então desci e fui em direção a cidade de monte verde que tem um riachinho. Segui para o Chapéu do Bispo [ agora me lembrei de algo importante, uma mulher me disse quando estava nesse pico que havia um caderno em cima da rocha la no pico do selado e ficou me zuando, pois eu não tinha assinado!!! Portanto quando forem, procurem em cima de uma pedra que tem uma fenda], depois fui para a pedra redonda e pedra partida. Mas como tinha muita, muita gente mesmo e eram 13:00 hrs, resolvi não ficar esperando o anoitece na pedra partida e fui rumo a SFX. E ai que a situação começou a engrossar. Porque pensei que cairia em uma estrada que conheço que liga S. F. Xavier a M.V (a que passa pela fazenda Monte Verde, algo assim.. o dono chama Seu Manoel, um senhor de bigode) e por lá tem um pico (que estou tentando descobrir o nome ) e da para acampar por la. E pelo que o Miragaia do CAT me disse que essa estrada que desci (estrada do roteiro do Augusto) é a da Travessia do Jorge. [informem se eu estiver dizendo bobagem]. Mas enfim, ai fui andando, cheguei na fazenda St. Cruz as 16 e pouco do sábado . E ai fiquei em dúvida em acampar na estrada, e resolvi arriscar. Cheguei na cidade escuro para caramba, depois de caminhar e caminhar naquela estrada. Todo mundo falava que faltavam 11 km, sempre era a mesma quantidade de Km. Ae já estava andando com a lanterna de cabeça, um céu mto lindo ...e tentando carona, mas só faltando 3 km (pelo que o motorista me disse) consegui uma carona numa saverinho !! Ae entra a hospitalidade do interior, o rapaz falou para eu acampar num lugar lá, que ele me levaria e traria no dia seguinte. Mas resolvi ficar pela cidade e tomar uma sopa de shitake. O rapaz do CAT me disse que tem um jeito de ir la do pico da pedra redonda, até a pedra da onça e descer por uma estrada que sai na fazenda Monte Verde, alguém sabe desse caminho ?

 

 

Cultive a Simplicidade!

Abraços

 

ps- algumas fotos no album:

http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=1534087529686334704&aid=1213022428

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

E aí moçada, beleza?

Fiz a travessia de SFX até MV pela trilha do Jorge. Fiz os picos de MV e depois desci de volta pra SFX pela trilha da fazenda Santa Cruz.

Fiz o relato da trip com as dicas e postei também as fotos no meu Multiply.

Segue o link:

http://robneander.multiply.com/photos/album/67/Travessia_SFX-Monte_Verde-SFX_July-2008#

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Fala Robson, blz?

 

Crie um tópico aqui no relatos com o seu também.

O meu tá bem pobrezinho e falta ainda colocar algumas fotos.

 

O seu relato ia ficar bem legal aqui.

 

 

Abcs

Augusto

 

E aí moçada, beleza?

Fiz a travessia de SFX até MV pela trilha do Jorge. Fiz os picos de MV e depois desci de volta pra SFX pela trilha da fazenda Santa Cruz.

Fiz o relato da trip com as dicas e postei também as fotos no meu Multiply.

Segue o link:

http://robneander.multiply.com/photos/album/67/Travessia_SFX-Monte_Verde-SFX_July-2008#

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros de Honra

E aí Léo.

 

Seria legal que vc criasse um relato sobre a travessia que vc fez.

Aqui no Fórum Relatos já temos 3 que sobre essa travessia:

Travessia São Francisco Xavier - Monte Verde (Jan/09) Autor: marcelobaptista e

São Xico(TRILHAS) e S. Bento de Sapucaí/MG (Pedra do Baú) Autor: Gustavo_SP

 

Mais relatos só iriam enriquecer o Fórum e ajudar a galera que quisesse fazer o mesmo roteiro.

 

E só um adendo: qdo for escrever qqer mensagem aqui no Fórum procure sempre postar em palavras minusculas. Palavras maiusculas ou em caixa alta equivalem a vc estar gritando, ok.

 

 

Abcs

 

 

 

SALVE MOCHILEIROS!!!

QUEM PRECISAR DE INFORMAÇÕES A RESPEITO DESTA TRAVESSIA, EU SOU DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E CONHEÇO BEM ESTA TRILHA! ESTOU A DISPOSIÇÃO!!!!

 

UM ABRAÇO A TODOS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Augusto!

Bom... a dupla que o Marcelo Baptista encontrou na trilha, um deles era eu..rsrs..

Acho q o Marcelo descreveu bem a trilha, a única diferença foi que na bifurcação que existe lá, ao invés de seguir a trilha da direita, é seguir reto subindo a montanha para se chegar a pedra da onça. (da bifurcação até o cume são aproximadamente 30 min de subida). Não tem como se perder pois a partir da birfurcação só existe essa trilha e é bem demarcada.

 

OBS: Ao chegar no topo, recomendo acampar ao lado de uma "gruta" que existe lá, pois é o lugar que menos venta la em cima.

 

Abraço a todos, e qualquer duvida estou a disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O Marcelo disse lá no relato que vcs (vc e o Anderson) conhecem bem a região.

Tá aí outro motivo p/ vc criar um relato aqui no Fórum. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

 

É bom porque ajuda a galera e incentiva outros a conhecerem mais a região.

 

Estamos no aguardo hein :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá galera.. voltei...

Bom vou contar um pouquinho sobre a trilha de SFX a Monte Verde!

 

Bom... saindo de São José as 8 hs da plataforma 16 da rodoviária, tem +- 1 e 40 hs até a praça central de SFX, eu estava acompanhado do meu amigo Anderson ( Aliás a trilha do Mirante ele não conhecia).

Arrumamos as mochilas que por sinal estavam bem pesadas, pois as barracas eram um pouco grandes, pois tinha-mos programado a trip para ficar 3 dias acampado lá, então levamos muita comida.(estavamos cada um com+- 30 Kg na mochila).

Entramos na estrada que liga São Francisco até Joanópolis e andamos uns 2 Km até chegar a ponte sobre o rio Santa Cruz (acho q é isso mesmo o nome do rio), então tomamos a nossa direita e seguimos pela estrada do bairro dos Ferreiras, para chegarmos até a fazenda Monte Verde ( Fazenda do Jorge).

Ao longo da estrada existem apenas 2 pontos de água, um logo no começo e o outro no meio do percurso onde tem uma "gruta" de Nossa Senhora Aparecida.

Nesse dia o sol pegou forte e desgastou muito na subida até a fazenda, pois são 5 Km da cidade até la.

Por volta das 11 hs, eu e Anderson paramos para descançar e nos encontramos com o Marcelo na última subida antes de chegar a fazenda, essa é a pior de todas....

Então como os nossos ritmos estavam bem parecidos o Marcelo se juntou a nós e começamos a caminhada, mas o destino dele era Monte Verde.

Pois bem, após umas 2 horas de caminhada seguindo montanha acima, o Marcelo como estava mais leve se distanciou da gente e nos esperou na bifurcação. Após uns 15 minutos chegamos a bifurcação e aproveitamos para descançar e eu mostrei a eles o marco da divisa de estados.

Após a despedida do companheiro de trilha, seguimos trilha acima, onde a mata se fecha mais e onde começam as piores subidas.A trilha nesse ponto esta um pouco fechada, mais pelo uso frequente e algumas erosões por causa das chuvas, não tem como se perder.

Após +- 30 min de subida a partir da bifurcação chegamos ao mirante ou pedra da onça, armamos acampamento e aproveitamos um pouco da vista la de cima que é incrível, isso ja era por volta de 15 h.

Com o fôlego recuperado e estômago cheio, sentamos na pedra para apreciar a paisagem quando avistei de longe uma nuvem não muito legal.... era chuva forte chegando.

Eu e o Anderson reforçamos a barraca e por coisa de 20 min a chuva forte chegou.

Era por volta de 22 hs a temperatura la em cima estava próxima aos 6 graus e a chuva ja tinha parado. Eu para ajudar ainda, comi algo que não caiu bem e fiquei mal a noite toda. Decidimos mudar o nosso destino e iriamos sair no outro dia bem cedo e seguir para Monte verde para nos encotrarmos com o Marcelo, para tentar chegar ao Pico do Selado, mas eu já estava sem forças para caminhar, então achei que era melhor voltar para casa.

Esse é um breve relato da nossa trip a SFX, que alias fazia um bom tempo que eu não fazia mais nenhuma trip.

 

Alguns toques sobre a trilha para quem vai para o mirante:

- Se for acampar la em cima, a última bica é uma que fica numa parte descampada da trilha, você verá que na saída da bica existem algumas manilhas (pois antigamente passava por ali uma estrada) antes de chegar a bifurcação, se tiver chovido um dia antes, ao longo de toda a trilha tem bicas.

- La em cima no mirante, tem uma outra "trilhazinha" que dá para uma pedra (alías cuidado la pois venta muito), essa trilha está bem fechada, ela começa um pouco antes da entrada do mirante a esquerda.

- Tem uma coisa bem legal, se você der sorte, ao longo de toda essa trilha pode ver o macaco Muriqui, o maior macaco da américa. Eu particularmente só vi ele 1 vez, durante esses 5 anos de trip.

 

Valew galera, espero ter ajudado em alguma coisa, se precisarem eu estou a disposição.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá Augusto,

 

Nesse final de semana que passou fui fazer a travessia em Monte Verde. Usei como guia o seu relato, inclusive fiz o mesmo caminho, só não fui até SFX porque deixei a moto na frente do Bradesco. Muito obrigado pelas informações relatadas e pela experiência compartilhada. Foi minha primeira travessia e logo vou postar o relato dela. Ler os relatos aqui deixa as coisas mais fáceis, tanto pela parte técnica, como locais de fontes de água, quanto pela parte psicológica.

 

Só uma pergunta: A pedra em que voce acampou no Pico do Selado é aquela que fica à esquerda do Pico olhando logo que se escala? Eu montei a barraca ali e no meio da noite o vento estava muito forte mesmo. Estava tão forte que não me assustaria se de repente acordasse no Platô por conta do vento ::lol4::

 

Obrigado.

Davi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Esta trilha é muito legal mesmo. Eu e minha mulher já fizemos várias vêzes. Tanto de Monte Verde para São Francisco, como o contrário. Para aqueles que tem um bom preparo, dá pra fazer um bate e volta de São Francisco até o Pico Selado com uma mochila leve com água e lanche de trilha. Água somente para quem não costuma beber das trilhas, pois a subida de SFX até a porteira, tem muita água boa. Em São Francisco, deixe o carro na Fazenda e suba. Subindo em silêncio, no meio da trilha onde vc vai começar a ver grandes arvores e vegetação de mata atlântica com bromélias enormes, bem antes da porteira(base da trilha para o Selado, platô, pp), com sorte, costuma aparecer macacos Muriquis. Vá até o Selado e depois volte até a Fazenda. Muito boa caminhada. Dá pra fazer num bate volta legal. O mais interessante nesta trip é que quando chegamos em um café na praça de SFX, contamos a trilha para a proprietária do local. Para nossa surpresa ela nos falou que foi a primeira vez que alguém conseguiu fazer da Fazenda ao Selado e voltou. Segundo ela, alguma coisa sempre dava errado e as pessoas nunca conseguiam chegar ao Selado. Bom, esta é a história que ela nos contou. Será verdade ? Não acredito.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...