Ir para conteúdo

Trilha & Assalto em Parnapiacaba


Posts Recomendados

  • Membros

Ola pessoal.

 

Começei a frequentara região de Paranapiacaba no ano passado, desde então retorno sempre q posso e ultimamente não tenho ouvido relatos de assaltos nas trilhas.

A trilha da cachoeira da fumaça e a das 7 cachoeiras, sempre esta muito movimentada nos finais de semana.

A ultima vez q fui na fumaça encontrei pelo menos umas 30 pessoas no caminho espalhadas em diversos pontos das trilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Vivenciei algo muito desagradável em Paranapiacaba em 2003.

Após o Mirante existe uma trilha que leva à um local conhecido como "Pedra Lisa", e prosseguindo chega-se ao "Poço da Moça". Nunca mais ouvi falar desses locais após o ocorrido.

Eu havia acampado na Pedra Lisa no final de 2002. resolvi voltar pra um "bate e volta" com um camarada no carnaval de 2003. Acontece que MUITA, MAS MUITA GENTE MESMO estava voltando, subindo a trilha de volta em um enorme exodo. O motivo? Um assassinato. Pelo menos todos com quem cruzávamos confirmavam a versão. Uma briga que resultou em um desastre...

Depois daquela época, Paranapiacaba ficou muito mais "chata", muitas trilhas estão proibidas de serem feitas, muitas só são feitas com guias (e quase nunca tem guia disponível na Vila). Estão investindo em um turismo mais "elitizado" que não está sendo muito eficiente. No entanto se é pra aumentar a segurança e preservar a natureza certas medidas tem que ser bem-vindas. É uma pena, pois realmente é um local que tem algo de muito "místico", o clima, a natureza, a vila tão clássica e rústica.

Acredito que Paranapiacaba ainda vá encontrar o meio termo entre a aventura e o turismo. E tomara que com segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Eu também participei dessa "roubada" em Paranapiacaba.

Mas, tenho que confessar que, relembrar esse episódio, relatado com tantos detalhes pelo grande trilheiro Jorge, me deu até saudades...

Não, não sou masoquista não. Mas, me deu saudades de um tempo em que agendar uma caminhada, trekking era muito mais complicado que hoje.

Pra quem começou a fazer trilhas já na era do GPS, informações de fácil acesso na internet, redes socias pra facilitar o espírito gregário, talvez não tenha idéia de como era difícil fazer tudo isso sem esses avanços tecnológicos...

Saudades de pessoas como o Jorge, o Sérgio Beck e tantos outros "desbravadores" que se aventuravam em trilhas nunca antes percorridas.

Bom saber que muitos desses grandes trilheiros ainda estão por aí, a exemplo do Jorge. Que além de se "aventurar" em novos caminhos, nos brinda com seus belíssimos relatos.

 

Valeu Jorge!!!

 

Abraços Verdejantes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

este é um tema legal de discussão e de turismo que eu amo .. mas eu vou concordarque Depois daquela época, Paranapiacaba ficou muito mais "chata", muitas trilhas estão proibidas de serem feitas, muitas só são feitas com guias (e quase nunca tem guia disponível na Vila). Estão investindo em um turismo mais "elitizado" que não está sendo muito eficiente. No entanto se é pra aumentar a segurança e preservar a natureza certas medidas tem que ser bem-vindas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

antes de mais nada ai vai uma explicacao suscinta do q julgo ser Paranapiacaba, onde muita coisa confunde alhos e bugalhos..

Paranapiacaba eu poderia dividir em tres setores bem distintos:

1 - o limite com Rio Gde da Serra, isto é, regiao serrana limitrofe com o asfalto de Sto Andre onde geralmente ocorriam os assaltos, proximo da Cachoeira da Fumaça (ou trilha da ferradura ou lamacal)..e q fique claro NAO OCORREM MAIS!

2 - a vila em si, onde tem o Pque Municipal das Nascentes.. e onde ha necessidade de guia/monitor pra dar role nos atrativos do parque supracitado. Mas do vale do Mogi pra direita td beleza..nao tem erro. Pode ir na boa, a menos q nao haja o tradicional Festival de Inverno, onde lota de guardas proibindo ate o acesso á Trilha do Migi, q em tese é liberada o resto do ano.

3 - regiao da Estrada do Taquarucu, q dá acesso tanto pra vila-presepio qto pra Comunidade (Machu Picchu de paranapiacaba) como pra cachu Agua Fria, Vale do Quilombo e Vale do Anhangabau. E respecticos atrativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

...cara esta experiência e realmente chata, já passei parecida, mas vc esta falando de um lugar legal e qe esta com uma infraestrutura legal...o pico eh massa já tive algumas vezes la, existem outras trilhas legais por la...mas eu sou suspeito em falar mas recomendo e garanto qe qem vai, se diverte com certeza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite Galera..

 

Pelo tema discutido acima faz um tempo que essa historia ta rolando, mas como está esse tema agora, os assaltos continuam, auguem tem se aventurado nas trilhas de Paranapiacaba? falo isso porque estou afim de fazer essas trilhas mas estou com receio. Não da pra ariscar se essa onda de assalto ainda estiver rolando.

 

Se auguem tiver informações sobre esse tema posta ai no fórum. Se tiver beleza estou querem me aventurar por lá, só que é minha primeira vez e não conheço, só conheço a vila.

 

Se tiver auguem marcando de fazer essas trilhas da um alo ai que to dentro....

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

O que as pessoas precisam entender é q assaltos ou qq especie de violencia acontecem em TODO lugar, infelizmente. O q varia é a proporção e incidencia deles. Paranapiacaba não é diferente. Mas agora esta muito mais tranquilamente q antes, isso é fato. Bato cartão na regiao e nunca ocorreu nada (comigo, pelo menos) a mais de uma década. Ta sussa.

Minha unica recomendação é evitar fazer trilhas CONHECIDAS durante o tradicional Festival de Inverno (julho ou agosto) ou algum gde festival, onde o fluxo de turistas á vila aumenta consideravelmente, e os olhos dos malacos tb. Com aumento de visitantes, aumenta a galera nas trilhas q atiça a ganancia de qq criminoso, q fica de sobreaviso de grupos numerosos. Tds as (raras) ocorrencias recentes foram nesta epoca. Fora essas circunstancias os roles sao tranquilos. Basta pensar: nenhum meliante vai se dar o trabalho de andar trocentos kms e se enfiar no mato apenas pra assaltar duas pessoas ou alguns gatos pingados.

Outra recomendação é evitar redes sociais abertamente pra agitar rolês com muita gente. Tenho conhecimento de grupos numerosos q ja foram assaltados pq os criminosos ja sabiam do rolê antecipadamente pelo facebook (ou finado orkut), por exemplo. Nunca se sabe a boa-fé de quem está do outro lado da tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...