Ir para conteúdo

Trip Bolivia - Peru em 15 dias


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Buenas mochileiros,

 

Pois bem, a pouco tempo atrás decidi fazer minha primeira viagem de mochileiro mesmo, e nada mais justo que começar com países que sempre tive vontade de conhecer (Bolívia e Peru). Moro no ES, mas como minha família é do interior do Rio Grande do Sul decidi passar uns dias e iniciar minha viagem de lá:

 

Dia 08/04:

Saí de Porto Alegre de manhã cedo de avião com destino a Campo Grande. Foi uma viagem tranquila de umas 3 horas eu acho. Chegando a Campo Grande nem vi nada por lá e já me desloquei a estação rodoviária para pegar um ônibus pra Corumbá. Cheguei em Corumbá no finalzinho da tarde, e fui pra o albergue, onde conheci o Wilian de Barueri e o Adão de Araraquara. Fui dormir cedo pois estava podre de cansado da viagem.

 

Dia 09/04:

Com a passagem na mão para o trem, eu e o Wilian adentramos na Bolívia pra viagem de trem mais demorada da história, o Adão ficou pois iria no dia seguinte. Normalmente a viagem no Superpullman de Puerto Quijarro a Santa Cruz de La Sierra dura 16 horas, mas como somos pessoas de sorte, houve um descarrilhamento de um trem cargueiro... e nossa viagem durou somente 25 horas. Foi interessante, pois ficamos no "barzinho" do trem conversando com os garçons, fiscais, inspetores e tudo mais do trem... pessoal se mostrou muito gente fina... e ainda tomamos suco de graça com eles. Nosso trem ficou parado em Chiochi para que fossem concertados os trilhos e retirado o trem cargueiro que descarrilhou, bem perto da "Muela del Diablo". Lá, tinha um vilarejozinho... e tinha uma senhora fazendo "sonsos" numa casa... ficamos dentro da casa da mulher, na cozinha até que ele fizesse pra nós. Lá conhecemos outros brasileiros, alguns que cursam odontologia em Santa Cruz.

 

Dia 10/04:

Um dia que não teve nada de especial. Chegamos em Santa Cruz de La Sierra por volta das 18:30, e conhecemos o Isac (brasileiro que estuda medicina em Cochabamba) e decidimos seguir o mesmo caminho que ele. Fomos rapidamente ao centro de Santa Cruz e comemos rapidinho e voltamos para o terminal rodoviário para pegar um ônibus as 21:00 direto para Cochabamba.

 

Dia 11/04:

Chegamos em Cochabamba cedinho, por volta das 6:20 da manhã, e o Isac ofereceu a mim e ao Wilian se queríamos tomar banho na casa dele ( a situação tava ficando precária, último banho tinha sido as 11:00 da manhã do dia 9), aceitamos de cara. Tomamos banho e decidimos dar uma volta pela cidade e fomos até o Cristo Redentor de Concórdia (subimos de bodinho, subimos dentro do Cristo (o que quase nos matou de dores nas panturilhas e cochas.. que literalmente nos deixou de cocha bamba), e depois descemos todo morro a pé, numa escadaria muito louca, mas valeu muito a pena). Voltamos e fomos almoçar e depois a um barzinho que só dá brasileiros, sendo que aí conhecemos uma galera muito grande de brasucas que estudam medicina la. Ficamos tomando umas Taquiñas (cerveja do mercado interno de Cochabamba) até ao anoitecer. O Wilian decidiu seguir sua viagem e eu fiquei com o pessoal, sendo que depois fomos a 2 boates para curtir e ficamos tomando tequila até altas horas.

 

Dia 12/04:

Um dia perdido. Incrivelmente eram 15:00 a hora que acordei (com aquele maldita dorzinha de cabeça) e me decidi que era hora de partir e fui para o terminal rodoviário, porém somente consegui passagens pra La Paz as 21:00, e dai fiquei na rodoviária vendo as pessoas passarem e conversando com alguns senhores bolivianos que estavam perto de mim.

 

Dia 13/04:

Outro dia perdido. Cheguei em La Paz por volta das 06:00 e me desloquei ao Hotel Continental. Subi ao quarto pois queria tomar banho e ficar deitado ( a altitude começou a me atacar um pouco, mesmo tendo mascado muita coca desde Cochabamba, me senti muito indisposto, sem muita vontade para nada, só queria ficar deitado vendo tv). De tardinha levantei, dei uma pequena volta ao redor, mas voltei a me sentir indisposto e voltei ao hotel deitar.

 

Dia 14/04:

Acordei bem, já curado da indisposição. Saí cedo do hotel, com minha mochila nas costa e um pequeno mapa da cidade e decidi ir ao palácio do governo. Fui caminhando mesmo, já que era somente a uns 3 km do hotel. Chegando na frente do palácio vejo um tumulto estranho, e quando chego perto para ver o que era, adivinhem, Evo Morales estava fazendo um discurso, fiquei a apenas uns 20 metros dele... ouvindo um monte de besteiras e talz. Não fiquei por muito tempo por lá pois o clima não estava legal (parecia em pé de guerra) e decidi sair e ir para Copacabana. Saí do lado do cemitério de La Paz as 13:30 e fui numa pequena van até Copacabana, numa viagem muito bonita, com vista dos picos nevados, com o lago Titicaca sempre me acompanhando, até que tivemos que atravessar numa pequena balsa, para seguir o caminho. Cheguei em Cocapabana por volta as 17:00 e fui para uma hospedagem. Somente tomei um banho rápido e peguei minha filmadora e corri para a beira do lago Titicaca, pois não queria perder aquele pôr-do-sol de jeito nenhum. E vou falar pra vocês, é uma coisa linda, um ambiente que te torna tudo especial e talz. Fiquei dando algumas voltas, tomando uns chás de coca e voltei a hospedagem.

 

Dia 15/04:

Pior viagem que já fiz. Acordei cedo, dei mais algumas voltas e decidi me ir Cuzco. Peguei um ônibus as 13:00. Passei a fronteira sem problema nenhum, e fomos com destino a Puno. Conheci um casal (ele francês e ela americana) e fomos conversando boa parte da viagem, os dois estão fazendo uma trip de 6 meses pela América do Sul, já haviam passado pelo Chile, Argentina, Brasil, Bolívia, e estavam indo para o Peru, depois Equador e Colômbia. Pois bem, até Puno a viagem foi se demonstrando agradável, sendo que chegamos por volta das 15:00 (sendo que era 1 hora a menos da Bolívia), e dai tive que trocar de ônibus para seguir até Cuzco, aí que começou o inferno. Saímos de Puno por volta de 15:45, mesmo sendo cedo começou a ficar frio, em Juliaca, parecia um parto, em cada esquina parava e subia mais 2 ou 3. Cada vez mais ia entrando um vento frio congelante, e o maldito ônibus ia parando e cada lugar sem noção... pior que ônibus paradouro. Pois bem, consegui sobreviver a tormenta e cheguei em Cuzco por volta das 23:40 e logo me desloquei ao albergue municipal.

 

Dia 16/04:

Acordei cedo, totalmente revigorado de minha viagem anterior. Tomei um belo banho e decidi sair pela cidade. Passei o dia inteiro andando pela ruazinhas e escadarias de Cuzco, uma cidade que tem um clima todo místico e especial. Não visitei nada em especial apenas fiquei admirando as construções e talz. A tardinha voltei ao albergue e fiquei assistindo tv na sala, sendo que ai conheci outro brasileiro, Ricardo de Fortaleza. Ficamos assistindo mais um pouco de tv e decidimos ir jantar e dar uma volta. Acabando jantando num restaurante irlandês e lá acabamos provando o Pisco Sour (bebida muito boa por sinal). Saímos e fomos a uma pequena boate, que tinha alguns ensinamentos sobre salsa (mas não me arrisquei a tentar), ficamos tomando mais pisco e depois voltamos ao albergue.

 

Dia 17/04:

Acordei cedo mais uma vez, e fui até a estação da Peru Rail comprar minha passagem de trem Backpacker para Águas Calientes para sair na manhã seguinte. Passei mais uma vez dando umas voltas pela cidade, conhecendo o estádio do Cienciano, e indo a uns pequenos bairros pouco afastados do centro. Não sei se bateu um pouco de cansaço da viagem, mas decidi ir ao albergue cedo e apenas ficar vendo tv por um tempo e depois logo dormir cedo.

 

Dia 18/04:

Acordei cedo e fui para a estação em Poroy para pegar o trem com destino a Machu Picchu Pueblo. Na viagem conheci mais alguns brasileiros que estavam indo para lá e ficamos conversando algum tempo. É muito impressionante a vista do trem, são muito belas as paisagens e talz, uma coisa que faz bem pra gente eu acho. Cheguei em Águas Calientes por volta das 11:00 e logo fui comprar a entrada a Machu Picchu, e depois procurar uma hospedagem que achei depois de um bom pouco. Somente joguei minhas coisas na cama e tomei um belo banho (o melhor que tinha tomado na viagem inteira), e decidi sair para almoçar e conhecer toda cidade (já que é muito pequeno o vilarejo). Quando voltei a hospedagem bateu o medo, fui ver quanto dinheiro tinha e vi que só tinha U$$ 100 e s. 150, e não estava conseguindo sacar nem da minha conta corrente nem do cartão de crédito nas máquinas BCP. Fiquei meio preocupado, mas consegui comprar coisas no cartão de débito que consegui me virar depois.

 

Dia 19/04:

Um dia cheio, mas maravilhoso. Sai da hospedagem as 04:30 e decidi que iria subir a Machu Picchu a pé. Iniciei minha ida por volta das 04:55 e fui indo. Não tinha nenhum mapa ou instrução do caminho, apenas sabia o lado que tinha que seguir. Fui com toda mochila nas costas (o que me custou muito esforço), mas mesmo assim fui seguindo com minha lanterna pois estava muito escuro. Fui indo e subindo aquelas imensas escadarias, sempre tomando muito hidrotônico pois estava cansando muito. Na metade da subida de longe avistei um rapaz que me pareceu familiar, ao chegar perto reconheci que era o Wilian (com quem viajei de Corumbá até Cochabamba) e dai continuamos subindo juntos. Chegamos totalmente suados e cansados por volta das 06:20, e entramos na fila para entrar. Nisso vou colocar minha mochila no guarda-bagagens e ao retornar a fila quem encontro, o Adão (que havia conhecido no albergue em Corumbá) e mais um grupo de brasileiros a quem ele se juntou. É muito engraçado essa conhecidência de espaço tempo que ocorre. Pois bem, decidimos correr logo para a entrada a Waynapicchu, e chegando lá após esperar algum tempo somente conseguimos entrada para as 07:00. Nos juntamos eu, Wilian, Adão e o grupo de brasucas e começamos a subida as 07:20. Não sei quanto tempo levou para chegar ao cume, mas foi cansativo, mas muito recompensador. Ficamos sentados sobre a pedra mais alta que há lá. Como era cedo estava muito fechado devido a cerração, demorou algum tempo para podermos ver a cidadela do alto, mas valeu a pena, que vista linda e sensação de estar no topo do mundo. Descemos de lá por volta as 10:35. Voltamos a cidadela e ficamos caminhando e vendo as coisas por lá (gostei mas achei muito "Disney" sabe). Por volta de 14:00 decidimos descer a pé novamente as escadarias. Demoramos cerca de 1 hora para descida e nos separamos pois tinhamos trens em horários diferentes. Saí de Águas Calientes por volta das 17:30 e cheguei a Poroy por volta as 20:50. De lá peguei um táxi de volta ao albergue municipal.

 

Dia 20/04:

Levantei cerca das 10:00 e decidi ir a Lima. Fui a pé até a estação rodoviária (cerca de 5 Km), comprei minha passagem e voltei pegar minhas coisas. Saí as 14:00 de Cuzco com destino a Lima, em ônibus da Cruz der Sur (altamente recomendado, atendimento a bordo, janta e café da manhã, banco altamente reclináveis, travesseiro e cobertor).

 

Dia 21/04:

Depois de 20 e tantas horas de viagem cheguei a Lima por volta das 10:40. Fiquei espantado com o trajeto de Ica até o final, pelo tamanho do deserto que demonstra por lá. Ao chegar em Lima, peguei um táxi e fui ao albergue da juventude, localizado em Miraflores. Pra variar tomei um revigorante banho, peguei um pequeno mapa que tinha e decidi dar algumas voltas até a tardinha. Voltei já estava anoitecendo ao albergue, cansado de tanto caminhar, deitei cedo e dormi fácil.

 

Dia 22/04:

Saí cedo do albergue, com uma idéia louca na cabeça, de ir até o palácio de governo a pé, com a mochila nas costas. Então saí de Miraflores, passei por San Izidro, Lince, e cheguei a Lima (centro), não sei quanto caminhei, mas acredito que seja de 8 a 9 Km. Chegando ao palácio do governo me senti pela 1ª vez inseguro na viagem, mesmo lotado de policiais, senti como se estivesse sendo "observado" por maus elementos, e decidi nem retirar a filmadora da bolsinha. Fiquei algum tempo por ai e fui a algumas lojas que achei coisas baratas. Por volta das 17:00 fui para o aeroporto, pois não sabia mais o que fazer. Cheguei no aeroporto e fiquei muito tempo rodando e vendo as lojas e restaurantes, e decidi que iria comer o ceviche. Gostei sabe, mas não aguentei comer tudo devido a pimenta que tinha e que queimava toda boca. Despachei minha mochila por volta as 21:30, e logo fui para a área de embarque pois sei que é demorado a alfândega e talz. Demorei cerca de 1 hora até passar por tudo (pagamento de taxa de embarque, inspeções de bagagem de mão, detector de metais, e a imigração), mas foi tudo tranquilo. Dei uma voltinha nos free shops, mas não estava com vontade de comprar nada.

 

Dia 23/04:

Eram 00:30 quando embarquei no avião, com destino a São Paulo, viajando pela Lan Peru. A viagem foi tranquila, vim boa parte cochilando. Muito bom o atendimento da companhia e as comidas. Cheguei em São Paulo por volta as 08:20, dei uma pequena volta no aeroporto e me segui para o check in novamente, pois tinha outro vôo com destino a Vitória as 11:00. Cheguei em Vitória por volta as 12:30, e fui a estação rodoviária, donde peguei um ônibus as 13:30 e cheguei em casa por volta das 17:20.

 

Em resumo, minha viagem foi muito boa, não me ative muito a coisas que devia visitar ou não, chegava em um lugar e decidia o que iria fazer. Deixei alguns lugares que poderia ter conhecido para trás, mas isso quem sabe não é um pretesto para uma próxima viagem.

No geral gastei cerca de R$ 2.000,00 com passagens de avião e mais R$ 2.000,00 lá (comida, compras, dormitórios, etc).

Foi uma viagem que fez bem a mim, pois me apaixonei pela mochilagem, caminhadas e trekking, que pretendo continuar em breve. E me serviu para me conhecer melhor e ver o que posso fazer.

 

Grande abraço a todos. E até minha próxima viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Buenas véio,

 

Assim, minha opinião é que vale sim, Cochabamba é muito bonita e ajeitada, e tem muitas coisas a conhecer (Jesus Cristo de Concórdia, Fábrica da Taquiña, Pico Nevado Tunari, também tem uns passeios no meio das montanhas, etc). Mas tudo depende do seu gosto né.

Mas a viagem é muito interessante e vale tudo que for investido.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...