Ir para conteúdo

Chile _ Bolívia _ Mato Grosso do Sul : outubro 2009 - 19 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos,

 

Estou aqui para compartilhar minhas aventuras das férias de out/2009 com um grupo de mochileiros , nas quais:

ANDAMOS À PÉ, MAS PELO MUNDO INTEIRO

Formamos um grupo maravilhoso aqui nos mochileiros, pelos meus cálculos foi em torno de 21 pessoas que encontrei nessa viagem. Mas acredito que tenha esquecido de alguém, é muita gente. Além disso, sou péssima em guardar nomes.

Enfim, amei conhecer os companheiros de viagem que fiz nos Mochileiros ;e, aos que nos ajudaram a fazer o roteiro(principalmente a Mi).

Um grande beijo para Letícia e as meninas de Ipatinga/MG : Paula ,Débora, Fabiane, aos parceiros cariocas Rafa, Ju e colega da èrica de inúmeras nacionalidades, Katilab e Jânio, Érikitaaaa, Jô, Leo (carregador-mor de mochila), Douglas, Bella e a parceira do Rio, aos que esqueci o nome. Aos que não conheci pessoalmente, André, Rafa Ribeirão Preto, Luciano, Leandro...

 

bjs bjinhos bjocas,

estamos aí

 

Bem, abaixo está meu sucinto relato:

 

 

 

CHILE – BOLÍVIA – BONITO/MS – 19 dias

Gasto total : R$3119,29

Custo da viagem: (hospedagem, transporte, alimentação ): R$2416,24

 

1º Dia

Saída de Guarulhos/SP – BRA para Santiago/CHI (conexão em Montevidéu/URU) pela Pluna

O ruim da Pluna é que não tem lanche gratuito.

O avião é confortável e o piloto passa bem devagar nos locais estratégicos como Mendonza, Andes etc.

Todavia, meu parceiro de viagem foi pela TAM e disse que nas asas tinham câmeras e nos bancos haviam Tv para visualização do local. Além disso, tinha boca livre.

Chegando em Santiago, peguei o ônibus Centropuerto na porta do Aeroporto. Desci na estação de trem Universidade do Chile e peguei o metrô até a estação Baquedano (local onde ficava o hostal).

Preferi me hospedar no bairro Bella Vista por ser o centro das badalações de Santiago, como se eu gostasse de sair à noite. Pula essa parte!

Fiquei no Hostal Providencia que fica na rua do metro Baquedano. (Vicunna Mackena 92).

Aproveitei o fim da tarde para passar no Cerro San Cristóbal e à noite , encontrei-me com os parceiros de viagem: Leonardo, Letícia, Fabiana, Paula, Jussara, Beto, Viviane, Érica...provavelmente esqueci de alguém. Rsrsrs!

O grupo inicial teve até caricatura elaborada pelo Léo Ramalho e aproveitamos que todos estavam presentes para tirar uma foto conforme o desenho (copiando a idéia do colega ::bruuu:: ).

 

20120622043149.jpg

20120622043235.jpg

 

 

 

2º Dia

Fui direto ao Cal y Canto por indicação do atendente do hostal. Confesso que foi uma indicação daquelas!!! Cheguei lá , conheci o Mercado Central, almocei por lá.

Mas tãnããããã! Encontrei em frente ao Mercado Central uma sapataria de Ponta de Estoque, na qual comprei 8 pares de sapatos baratíssimos (~38000pcl = 144 reais). Ainda fiquei chateada, pois queria comprar uma bota de trilha por 50 reais, mas não tinha meu número. O atendimento foi ótimo, deixaram eu guardar as bolsas lá enquanto ia comprar as roupas de frio, deram-me de presente 8 pares de meias (isso que é atendimento ao cliente, recebi além do esperado!!! Superaram minhas expectativas!). a-haha! Queriam que eu trouxesse um chileno que trabalhava de presente, mas preferi deixá-lo por lá. Na verdade, deveria ter aceitado pois carregadores de bolsa nunca são d+. Rsrsr. Sapataria Beba Calzados (preciso confirmar o nome)

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120622044154.JPG 500 375 Legenda da Foto]Sapatos comprados na Cal y Canto. Em 2012, ainda tenho todos em bom estado, mas tive que colar alguns pq a cola ressecou com o tempo; e o Fila e sapatênis por excesso de uso," já deu"! Kkkk[/picturethis]

 

Na calle Bandera 722 (Nabatyie Importados), encontrei um brechó bacana. Atendimento também excelente e ainda ganhei desconto sem pedir. Pois ia trazer só um macacão para neve, macacão comum e colete para neve, já a calça de neve deixaria lá. Mas o vendedor fez um abatimento , daí trouxe tudo por 20000pcl (60 reais). Lembrando, que eu iria pagar em SP 109 reais por uma calça que o vendedor não me garantiu nenhum valor de sensação térmica. Quando perguntei pela eficácia/eficiência da calça , ele me respondeu: “depende”. Como se isso fosse resposta, foi aí que decidi comprar tudo no Chile e fiz uma ótima opção.

No calçadão fui obrigada a comprar uma sacola vagaba só pra carregar tanto volume. No final , a sacola acabou virando bolsa de viagem, que carregou meus sapatos e roupas de neve por toda viagem.

 

3º dia

Parti para o Atacama de Tur Bus, ônibus superconfortável. No Brasil, nunca vi igual. Fui num ônibus um degrau abaixo do top. Se o meu já era mais que excelente, o top então... O que chamam de leito no Brasil não chega nem à sola do pé do ônibus que peguei!

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120622044839.JPG 375 500 Legenda da Foto][bAs poltronas são imensas. Há braços largos e confortáveis que te separa bem do passageiro do lado, caso seja espaçoso. O lanche é bem farto, só não tem água livre. Na minha eles deram, refri. Se como eu , você não bbe refri, leve uma garrafa de água a parte. Até hoje, nunca peguei um ònibus tão confortável na minha vida. A vista é linda. Na ida, sentei a esquerda e pude contemplar os Vales Costeiros, muito bonitos! Sentem a esquerda em direção ao Atacama.[/picturethis]

 

Foram 23 h de viagem de Santiago a San Pedro do Atacama, mas você nem sente. O banco é mais confortável que muito sofá aí. Passei por La Serena, Antofagasta, Vales Costeiros, por Usina Eólica, dá pra ver a neve dos Andes pela janela, enfim, a vista é linda! Delirei! O lanchinho é ótimo, todavia, não servem água. O comissário me safou umas canecas de água, pois eu não bebo refrigerante e todo kit lanche tinha um refri. Para quem gosta de pêssego, todo kit vinha com pêssegos em calda, aliás, tudo lá serve pêssego; que delícia!

 

Engraçado:* no Tur Bus, o comissário abre e fecha as cortinas na hora que eles determinarem. Caso você esteja olhando a paisagem e subitamente, alguém fechar as cortinas...não se assuste! É normal, faz parte!**Estava morrendo de frio, o comissário me cobriu. E enquanto dormia, ele lançou o kit no banco. A-hahaha! Não se assuste, isso também faz parte e já haviam me avisado isso antes! ***Como no ônibus não serve água, o comissário me deu uma água numa caneca de ferro que no interior tinha uns pontos de ferrugem, sem graça e por dentro pedindo a graça de Deus (mas livrai-me de todo mal! Tou viva até hoje!), bebi a água em um só gole sem perguntar a procedência e observar muito o interior da caneca. :lol: Mas quando ele perguntou se eu queria mais, lógico que disse que não! ::hein:

 

 

4º Dia

Chegada no Atacama. O hostal Cabur era longe para quem estava com bagagem, daí tive que pegar um taxi 2000pcl.

Espantei-me quando cheguei no hostal, pois não encontrei meus amigos. Só no fim da tarde, quando abri meus e-mail que descobri que eles estavam em um outro. Pois não gostaram do Cabur. Confesso que o que eles ficaram era muito melhor, mas eles iriam embora no dia seguinte e eu já havia me alojado no Cabur, por comodismo fiquei por lá mesmo.

À tarde, tour pela Atacama Connection para Lagunas Cejar. O carro atolou e ainda tive que vivenciar a vitória do Chile sobre o Uruguai (o q classificou a Argentina para a Copa) ::toma:: . Mas um ano depois, pude assistir a Argentina tomar um caixote da Alemanha e ir para casa. ::lol4:: Adiós! Viva Alemanha 4x0

20091213134907.jpg

 

20091213134304.jpg

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091213134943.jpg 500 375 ][/picturethis]

À noite, megaevento: festa de aniversário minha e do Leo.

Letícia, o bolo estava ótimo!

 

 

5º Dia

Madrugada, partir para o tão esperado e motivo da viagem Gêiser El Tatio.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120622051653.JPG 500 375 Legenda da Foto]No El Tatio, faz frio mesmo! Vá bem agasalhado!Eu estava com as roupas de neve,casaco para frios excessivos, luvas de lã e napa, gorro que ganhei do Leo e Le :D e blusa de lã.[/picturethis]

 

Deu até para comer llama, no entanto, estava tão temperada que não deu para sentir o gosto da bichinha.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091213130857.jpg 500 375 ][/picturethis]

 

Encontrei Katia e Jânio no tour. A Kátia, eu só conhecia pela internet, depois de tantos desencontros nos encontramos no El Tatio e posteriormente, numa excursão de 3 dias para Uyuni.

Lá no El Tatio, encontrei uns motoqueiros de Minas Gerais, como todo mineiro, super-engraçados e simpáticos. Depois os avistei várias vezes em Atacama. Cidade pequena tem dessas coisas. São maravilhosos, estavam fazendo de moto MG, Chile, Bolívia, Peru, Mato Grosso do Sul. Roteiro muito parecido com um dos meus 5. A-hahaha! Levei 5 roteiros diferentes, pois até lá estava na dúvida sobre o que faria a partir de Uyuni.

À tarde, fui fazer sandboard no Vale da Morte e assistir o poente no Vale da Lua. Conheci dois brasileiros de SP fantásticos. Muito animados.(A brasileira, 2 anos depois, se tornou inha parceira de GMC ::otemo:: ).

Cheguei no hostal , achei estranho quando vi um casal de americanos que dividiam quarto comigo estarem com a mesma roupa. Pois havíamos praticado esporte nas dunas naquele dia. Até que eles me deram a triste notícia de que não havia água no Atacama , daí tivemos que dormir cheios de areia. Para melhorar, faltou luz também.

20120622051042.JPG

 

À noite, reservei a excursão para Uyuni e depois tive o desprazer de errar a senha do VTM ( Visa Travel Money) bloqueando o cartão por 24h. O cara do Cyber da praça deixou eu ligar para o VTM de graça, pois a gente não sabia fazer ligação a cobrar para o Brasil. Até hoje, sou grata a ele, pois não sei o que faria sem essa ligação. Enfim, fiquei até a noite seguinte sem dinheiro. No Atacama não se troca cheque de viagem em lugar nenhum.

 

20091213133727.jpg

 

20091213133914.JPG

 

6º Dia

Parti cedo para Calama, na esperança de trocar meus traveller check. Viagem perdida! Lá também não troca. O “mais próximo” seria Antofagasta ou Santiago. fala sério!!! Retornei ao Atacama, troquei uns reais e às 21h já estava com meu VTM desbloqueado.

Jantei com Jânio e Kátia, comprei um kit lanche para o próximo tour e cama.

 

7º Dia

Partida para Uyuni: excursão em 4x4, 3 dias e 2 noites. Observação: 3 dias sem banho. Rsrsrs!

Como já sabia disso, levei loção desodorante corporal de base alcoólica (para o corpo) e desodorante roll-on 48h da Garnier (para as axilas). Empiricamente comprovado! Realmente o desodorante roll-on funciona 48h! O aerosol, segundo exames do Proteste, não funciona 48h! De qualquer forma, usei esses acessórios por hábito mesmo porque meu suor é cheiroso! ::hahaha::

 

8º Dia

Tour

Passa por várias lagunas diferentes, geiser de enxofre que borbulha uma água cinza que fede horrores, piscina de águas termais, um necroterio que a tia gosta de contar a história do local (fui tirar fotos e deixei os colegas ouvindo a história da tia. Mas era interessante, eu é q não gosto de ouvir histórias longas). Passamos pela parte do Salvador Dali etc. Tour completão. A paisagem é linda e umas cores de outro mundo, quando as pessoas vêem a foto, pensam que é photoshop, mas é tudo dessa cor pastel mesmo, lindo lindo lindo!

20120622053600.JPG

 

Na fronteira com a Bolívia, qd souberam que eu era brasileira e do RJ, tinha que ver a festa. Eles gostam de nós e fui muito bem tratada. ::cool:::'> Agora quando chega um de uns países que gostam de humilhar os latinos, em todo o lugar que visitei na Bolívia, ::quilpish:: . Deixa quieto!

Pernoite no hotel de sal e até que enfim, degustei uma bela llama. Parece carne de cordeiro.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091213131253.jpg 375 500 Legenda da Foto]Ah! o hotel de sal é salgado[/picturethis]

 

 

 

9º Dia

Tour

 

Isla Pescado: linda! Na época, com cactos centenários de 12m de altura! Uma ilha de sal cheia de cactos, parece coisa de filme, um sonho, mas é real e eu estava lá. Vale a pena os 3 dias sem banho. Tudo é belo mesmo!

20120622054257.JPG

 

Chegada ao Uyuni.

Para variar, encontrei uns brasileiros gritando Brasil, Brasil quando me viam. A-hahaha! Estamos em todas as partes e não somos nada discretos.[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091213131410.jpg 375 500 Legenda da Foto]Banheiro de Uyuni. Senti-me um homenzinho. wo-hoo! Já posso dizer que urinei em pé. Cai certinho[/picturethis]

Parti para Potosi. De quebra, literalmente de quebra, o vidro do ônibus quebrou na esquina do Terminal. Logo, os machos desceram do ônibus e ajudaram o motorista a prender parafilm com fita durex. Interessante! Quando eu dirigia, costumava ter no carro macaco e chaves, lá eles usam filmes e fitas! Rsrsr

O ônibus atolou e não conseguia subir a ladeira...parada para baño naturales. A-hahaha! Tinha uma alemã comigo desde Atacama. Ela perguntava em todas as quitandas se havia banheiros e eles diziam que não com a cabeça. Até que ela perguntou: “Baños naturales?” eles disseram que sim. Pois bem, quando a gente olha no matinho ao lado do ônibus, estava quase o ônibus todo arriando as calças, jovens, senhores, crianças, até as 3 freiras...muito engraçado. Eu dispensei os banhos naturais. Dava para agüentar.

Bobagem que nessa viagem, a estrada e ônibus eram tão empoeirados que minha câmera que estava no meu bolso pifou perdendo a nitidez. Nem nas dunas minha máquina havia pifado, mas nesse ônibus, sim.

 

10º Dia

Chegada em Potosi

Ida a Mina Cerro Rico por excursão conjunta com o hostal La Casona.

Um absurdo o check-out do La Casona é às 10h30. Ainda demoram a servir o café-da-manhã. Uma restrição e burocracia que só, para o café!!! Fala sério!

Ah! Nem conto! Eles não usam iluminação noturna nos corredores, como eu não queria procurar banheiro, resolvi ir ao banheiro da portaria. Não é que no meio da madrugada, encontro um candango na saída do banheiro que era longe de tudo. Me assustei e afônica comecei a balbuciar de pavor e matar barata. Matar barata = pisotear no mesmo lugar como se estivesse fazendo aquecimento para entrar no campo de futebol. Me senti no Sccoby Doo quando eles viam um fantasma. Pior de tudo foi encontrar o cara no café e passar o dia inteiro com ele no mesmo tour. Morri de vergonha :oops:

 

Depois disso tudo, me despedi da alemã e ida a La Paz.

Comi pela cidade mesmo. Daí, pedi a bebida para viagem e eles disseram que embalavam, pq não havia latinhas na lanchonete era tudo em garrafa retornável. Entrei no ritmo, eles colocam a bebida num saco de plástico como esses de mercado que a gente põe as frutas, batatas etc. Enfim, dão um nó e para beber, é só furar com o canudo. Até que funcionou, chegou intacto. Mas o medo daquilo estourar e molhar tudo era grande.

 

11º Dia

Chegada em La Paz

20120622060404.JPG

No hostal Loki encontrei com parte do pessoal que estava na Cerro Rico, com meus companheiros de mochilão que estavam sempre partindo quando eu chegava ( quem manda fazer roteiro diferente da maioria?), conheci o carioca Rafael que eu só me comunicava pela net e o Douglas.

Como cheguei 8h, boa parte dos tours já haviam partido. Daí , decidi ir a um sozinha. Fui então ao Tiwanaco por meios próprios devido ao horário. Essa do Tiwuanaco foi boa. Peguei uma van para o cemitério e do cemitério para Tiwanaco. Pois bem, havia protestos e as ruas estavam bloqueadas. Assim, a van passou por todos os lugares, deu uma volta terrível tateando a cidade a fim de achar uma rua liberada. No retorno , o pesadelo! Não havia transporte para La Paz devido os bloqueios, fiquei mais de duas horas no ponto com medo de ter que dormir na rua e com minhas malas no corredor do hostel pq saí dele e o quarto não estava liberado. ::sos:: Até que uma vivalma resolveu trabalhar assim mesmo. Todavia, ele sempre parava para olhar o pneu careca até que por fim, o pneu furou, o cara continuou a viagem assim mesmo a 5km/h e depois o motor pifou...Daí, não teve como continuar a viagem e eles sumiram sem dar satisfação a ninguém nem devolveram o nosso dinheiro. Mas consegui me safar, apesar dos pesares! Pois o carro pifou na estrada principal e pude ir baldeando até La Paz. Peguei mais duas vans e dois taxi.

 

 

Fui ao Museu da Coca. Nada demais. Eles emprestam um livro cheio de datas e manda a gente se virar e ficar lendo um monte texto colado nuns biombos que não traziam nenhuma novidade. Fala sério! Mas deu para passar o tempo. ::bad::

 

12º Dia

Ida ao Chacaltaya e Valle La Luna de excursão. Na Bolívia a melhor opção é excursão, devido ao preço e conforto. Fui sutil na expressão conforto, queria dizer outra coisa, vá lá e descubra o porquê!

Quem for alto ou gordo, nem sonhe em entrar numa das vans públicas. E eu tinha que sentar na janela, só que a janela era o lugar de passagem. Daí , eles ficavam revoltados porque eu não passava pro centro da van de jeito nenhum. Toda vez que alguém queria entrar ou sair, eu me levantava e isso atrasava um pouco a viagem. Mas eu que não era doida de sair da janela ::tchann::

20120622062533.JPG

Voltando ao Chacaltaya, tinha uma russa que misericórdia! A mulher era a última a sair da van, ficava parada dez horas igual dois de paus no mesmo lugar e quando o povo queria ir embora era que ela decidia fazer as visitas e tirar fotos. Pior que não falava espanhol. E quando inventou que falava inglês, ::lol4:: , ninguém entendia nada! Pior que como ela encontrei vários, teve uma irlandesa que inventou que falava português e eu tive que perguntar a ela que lingua ela estava falando. E ela disse que era português ::ahhhh:: , deve ter frequentado o mesmo curso da russa. E a mesma irlandesa era a guia dos amigos que só falavam inglês porque ela meteu o caô dizendo que também falava espanhol. Ou seja, o guia não entendia nada e eu que tinha que traduzir do inglês para o portunhol sem ganhar nada com isso. Eu merecia um desconto no tour ::putz:: . Infelizmente, não pensei nisso na época ::dãã2::ãã2::'>

Encontrei dois brasileiros, pai e filha do sul do Brasil, que a menina estudava medicina lá, como todos os brasileiros que eu encontrava pela rua. Ë muita gente estudando medicina na Bolívia! Foi divertido! Os funcionários do Chacaltaya superagradáveis com os brazucas ::otemo:: e no fim agradecida pela atenção, deixei meu garrafão de água lá e eles ficaram tão felizes. E eu mais ainda por um gesto tão simples, poder ajudar. Eles estavam com falta de água, havia uma caixa d'água vazia que há semanas ninguém levava água para abastecer o local. Os caras moravam lá e estavam com restrição de água, um bem essencial a humanidade. Ou seja, coisas que vc só descobre quando se aproxima das pessoas e eu não podia voltar para o hotel sem deixar com eles minha água; se eu soubesse, teria levado mais.

 

Sobre o Chacaltaya, fui em outubro e já não havia muita neve, só umas raspinhas de geladeira. Sobre o Vale de La Luna, interessante.

20120622062850.JPG

 

 

 

13º Dia

Comprinhas na Uruguaiana com 25 de março boliviana. Casacos em torno de 50 bs (15 reais).

Troquei os cheques de viagem por dólares. A Bolívia também aceita dólar como moeda corrente em diversos estabelecimentos.. Troquei no Banco Union da Av Camacho esq Loyaza. http://www.bancounin.com.bo paguei apenas 5 usd de comissão e recebi cotação de mercado. Sem fila e frescura. Ótimo atendimento.

Partida para Santa Cruz de La Sierra pela Flota Cosmos. Ônibus muito ruim, todavia pelo que observei, não há ônibus bom pela Bolívia. Só peguei leito e eram todos péssimos. Nem quero saber com são os convencionais. Ah! A Flota Cosmos só deixa você pôr no bagageiro uma bagagem. O resto tem que ir dentro do ônibus, você que se vire. Ah! Você tem que conferir os horários pessoalmente nas rodoviárias. Tanto em Uyuni quanto em La Paz, os horários disponibilizados no site estavam todos desatualizados com discrepâncias muito significativas! No ônibus, é um entra-e-sai de ambulante durante a viagem inclusive na madruga. ::grr:: Às 22h da noite querendo dormir, entrou no ônibus um garoto desafinado cantando e pedindo esmola. Pedi para ele ::xiu:: , pois era noite e queria dormir. Mas ele e funcionários da Flota Cosmos não estavam nem aí ::bad::. Nem quero saber como deve ser o ônibus + barato ::mmm: .

 

14º Dia

Chegada em Santa Cruz.

O terminal é bimodal. Logo,a estação de trem é ao lado da rodoviária. Cheguei às 9h45 e fui direto comprar passagens para o trem da morte das 12h. Os lugares são marcados, durante a viagem guarde o ticket pois em toda Bolívia e Santiago, eles conferem os ticket ou durante ou depois da viagem. Dentro do trem há um espaço muito grande para guardar as malas, bolsas de viagem etc. logo, só despache as malas caso o volume ou peso sejam muito grande. Eu, desavisada, despachei minhas bolsas sem necessidade. Todavia, é tudo organizado mediante comprovantes de despacho de bagagens.

O trem da morte é só um mito. Viagem tranqüila. Paisagem com nada a acrescentar. Ambulantes vendendo comida durante horário de almoço e jantar. No almoço, há frango com milho, estava cheiroso e com uma cara boa. O pessoal de Santa Cruz é asseado e limpinho! Não obstante, só comprei água e uns churrasquinhos durante a noite. Os churrascos estavam muito bons mesmo! ::otemo::

 

Bobagem que arrumei quizumba em St Cruz. Estava eu , feliz e contente com minhas bagagens ao chão e sentada no banco da ferroviária a fim de esperar o trem da morte. A menina da limpeza passou por mim a 1ª vez e pediu pra levantar minha bolsa e me deslocar para q ela passasse pano no chão. Na 1ª vez, tudo bem. Ela foi até o fim do corredor e voltou. na 2ª volta dela, xinguei e fui para outro local. Em pé na fila para despacho de bagagens, uma outra veio pedir novamente a mesma coisa. daí, pirei. ::grr:: Ela com as mãos nas cadeiras esperando que eu me deslocasse. Falei que dali não sairia e ela se quisesse, retirasse minha bagagem da fila e a retornasse novamente. enfim, ela desistiu de passar pano molhado naquele lugar. Vá se entender. :?

 

15º Dia

Chegada em Puerto Quijarro. Meu amigo , que mora em Corumbá, buscou-me na ferroviária. Hospedei-me na casa dele e conheci Ladário/Corumbá.

 

16º Dia

Corumbá

Ida a fronteira comprar muambas. Algumas coisas estavam o mesmo preço do Rio como chocolates, biscoitos...

Todavia, os produtos de cabelo e bebidas estavam bem em conta. Um creme de cabelo de 18usd, encontrei em SP por 78rbl; e o de 42usd por 96rbl. Se soubesse, traria uma caixa. ::putz::Confesso q na época, achei q tava caro!

 

17º Dia

Parti com esse meu amigo de Corumbá para Bonito.

Chegamos em Bonito e ficamos na aconchegante Pousada Sucuri. Indicação de nativo. Uma baita indicação , pois na camaradagem saiu mais em conta que o albergue que pretendíamos ficar. Iríamos ficar no albergue da juventude pelo preço, só por isso, porque o atendimento pelo telefone foi horrível. Uma grosseria e descaso tremendo. Daí, meu amigo danificou o peito de aço nas pedras da estrada e paramos numa oficina que o rapaz nos indicou a tal pousada Sucuri que fica bem no Centro ( o Hihostel era um pouco longe do Centro e quase o mesmo preço)

À noite, depois de uma viagem cansativa. Nada mais justo que comer jacaré e ver o Flamengo perder. Rsrsrs. Confesso que preferi assistir a novela da Record Poder Paralelo e ver o filé do Gabriel Braga Nunes em Toni Castelamari.

 

18º Dia

Expedição tão sonhada e motivo para dar um pulo em Bonito/MS: Gruta do Lago Azul. ::otemo::

Guardo na memória, pois as fotos ficaram horríveis. A câmera não captou o lago devido a baixa luminosidade. Um fotógrafo me disse depois do leite derramado que eu teria que programar a máquina para flash ISO e a pessoa que quisesse sair na foto teria que ficar bem distante. Se alguém for até lá , por favor, teste e me diga se funciona mesmo.

Almoçamos no O Casarão, modelo pague R$15,90 e coma à vontade. Mais uma indicação dos nativos :idea: . Porque comida lá é megacara.

Partimos para Campo Grande e na estrada, por duas vezes, encontramos milhares de gado. Nunca vi tanto gado reunido, ainda bem que meu amigo safíssimo, conseguiu dar uma acelerada. Senão iríamos ficar pelo menos uns 30 minutos por vez ou mais esperando a boiada passar. Pois os bois nessa caminhada, ocupam os dois lados da pista. É tudo muito bonito em filme, mas não na estrada. Quanto a vista, as fazendas são lindas e enormes. Já estávamos a 15min, mais de 100km/h e a fazenda do cara não terminava. ::hãã2::

Até que chegamos em Campo Grande e fomos ao rodízio à noite. E dormimos na casa doZOTRO. Kkk

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091217193300.jpg 500 281.25 Gruta do Lago Azul- Bonito/MS - BRA]só posso dizer q Bonito é bonito. Com a câmera bichada, tive q guaradar apenas na memória [ ][/picturethis]

 

19º Dia

Almoçamos na casa do ZOTRO.

Os meninos para variar inventaram que iam ao lava-jato e ficaram horas na rua. Até que eu fui ao salão realçar minha beleza e eles tiveram a cara-de-pau de ir ao salão apressar minha cabeleireira. Vou pensar se os perdôo!!!

À tarde, parti para o RJ num longo vôo pela Trip. O lado bom é que nas 7 escalas que fiz de MS ao RJ recebi um lanchinho do bom! Foram 2 escalas (MS _ Londrina_Curitiba _ RJ).

Bobagem que minha passagem era Corumbá – Campo Grande – São José do Rio Preto - RJ, pedi apenas para alterar meu embarque para Campo Grande. E eles, não conseguiram fazer isso e mudaram o meu vôo. Enfim, odiei a Trip mas como não há outra empresa, tive engolir isso. Com isso, ao invés de chegar às 20h no RJ, cheguei às 23h30. Além disso, o site não permite que você localize o seu vôo; quando pedi para trocar o local de check-in a atendente confirmou pelo telefone e disse que me enviaria um e-mail de confirmação que eu havia solicitado esta formalidade. Ainda bem que pedi e-mail de solicitação,pois a tal não me enviou e-mail nenhum. Liguei para o aeroporto e ela não estava mais na sala. Liguei de novo e ela me informou que não havia conseguido fazer a troca. Bobagem que eu já estava pronta para embarcar em Campo Grande e ela havia me garantido que a troca tinha sido bem-sucedida. Ou seja, se eu não ligasse , iria perder o vôo. E ela tinha meu telefone e não telefonou. Enfim, a tal conseguiu transferir meu check-in para Campo Grande em um outro vôo. Lembrando que no vôo antigo, eu já passaria por Campo Grande. Resumindo, a Trip é horrível, os funcionários são despreparados, o atendimento ao cliente é um cocô ( o 0800 ninguém atende!) e as comissárias ficam correndo no corredor para dar tempo de servir lanche ( no avião pequeno haviam 4 comissários para fazer o serviço de bordo e na aeronave grande, 2. Matemática estranha, né!) . enfim, que venha a CONCORRÊNCIA. A única coisa boa é o lanche, melhor que o da TAM. Melhor que o da Gol também , pra isto não precisa se esforçar muito (Viva barrinhas de cereais! E suco de laranja amargando). Ufa! Desabafei!

Ah! E na Trip não há assentos marcados. É salve-se quem puder. Resumo, te enche a paciÊncia no check-in e ainda deixa vocÊ escolher a poltrona para depois vc descobrir que era só teatro. Dava pena de ver os casais sentarem separados e pais longe dos filhos. Eu tive que sentar em poltrona diferente da minha e quando chegava o dono, também não levantei por nada porque ficar trocando de poltrona em todas as escalas não dá ::bad::::bad::::bad::::bad::::bad::

 

20º Dia

O Rio de Janeiro continua lindo... ::love::

 

(Enfim, 3 anos depois que consegui concluir o relato da viagem, ::bruuu::::lol4:: )

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

em construção

 

A cada vez que olho o fórum, desejo acrescentar algo.

Na verdade, como diz Raul Seixas: SÃO TANTAS EMOÇÕES! ::lol4::

Então, percebi que na verdade, a construção é constante. Dessa forma, resolvi parar de alterá-lo. Assim, quaisquer dúvidas, comentários e curiosidades, é só postar.

 

Obrigada a todos pela atenção,

 

Viviane (bra_carioca)

 

links de colegas de viagem, os mais legais de bom que também andam a pé , mas pelo mundo inteiro:

* chile-bolivia-e-peru-de-pucon-a-mp-em-26-dias-t38113.html

* 19-dias-de-pura-aventura-chile-bolivia-e-peru-relato-concluido-t38418.html

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vivinha!!!

 

E ai garota... muito bom o relato... sua cara!!!.. Ja vi muita gente relatando perrengues aqui no forum, mas vc foi a unica ate hoje que eu vi fazer isso dando risada de tudo!... Muito bom!

 

Ano que vem é nois denovo!

 

Bjs

 

Léo ::ahhhh::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Jogo rápido do Vô, Não Vô

 

Se liguem nessa:

 

Vô e vô novamente:

 

* Gêiser El Tatio - São Pedro do Atacama

*Sandboard no Vale da Morte - São Pedro do Atacama

*Chacaltaya - Bolívia

*Tour de 3 dias no Salar de Uyuni

*Fazer a festa nos free shopping, na Cal y Canto(Santiago -Chile), Centro de La Paz e na fronteira Brasil-Bolívia (Corumbá-Quijarro) - um pechincha!

*comprar alfajor nos camelôs da Bolívia

*Biscoito de chocolate Frac - marca Costa (Bolívia)

*refrigerante de gengibre (gilger) em Santiago (aos adeptos de água mineral gasosa: não há na Bolívia)

*carne de llama (Bolívia)

*carne de jacaré e capivara em Bonito - MS - BRA

*passeios ecoturísticos de Bonito

*atendimento na Pousada Sucuri - Bonito e Hostal Providencia - Santiago

*Frango assado no mercado municipal de Calama

 

O bonequinho viu e não achou nada de muito emocionante

*Trem da Morte

*Museu da Coca - La Paz

*Cerro San Cristóbal

 

Não vô mêrmu e passo bem longe:

*Transporte público coletivo na Bolívia (prefira as excursões)

*Voar pela trip

*Cheque de viagem no Atacama (ninguém troca +)

*ter q esperar a boiada passar na estrada Bonito-Campo Grande

*batata frita (chips) de barraquinha de rua em Potosi

*Frango frito em La Paz

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vivi !!!!!!!!!!!!!!!

 

Acredita que só hoje li o seu roteiro!!!!!! E olha que o Leo ja tinha me falado mesmo..

Acho que ninguem ira conseguir ganhar de vc em tanto perrengue!

Realmente a viagem foi muito boa! E foi um prazer imenso conhecer todos voces..

Acho que isso fica claro tanto no seu roteiro, quanto no do Leo e da Erika.

 

Com certeza as amizades feitas, foram a melhor parte da viagem!

 

A gente se encontra em breve!

 

bjos!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...